Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (2006). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales de Paris/França (EHESS). Professora Adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. É Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH - UFSCar), (2020-2024 e 2024-2028) e Coordenadora do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, (2021-2023 e 2023-2025). Integra a Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara) na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI-MEC). Desenvolve estudos e pesquisas na área de educação das relações étnico-raciais e processos de racialização, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras e da diáspora negra.
Certificado pelo autor em
11/04/2025.