Edvaldo Luiz Rando Junior

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  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Profissional formado em Engenharia Mecânica, analista de mapeamento de perfil comportamental, com certificação internacional, especialização na área educacional, fluência em Língua Inglesa, em curso Mestrado Profissional em Educação. Sólidos conhecimentos da legislação educacional, dos processos conceituais na área de engenharia e matemática, e de padrões de qualidade. Forte atuação no planejamento e organização de atividades da produção. Facilidade no desenvolvimento de orçamentos, de controle de custos e de matérias primas, e do uso adequado funcionamento de máquinas e equipamentos de produção, através de programas de manutenção. Conhecimento das principais ferramentas de gestão da produção e das normas ISO, além do desenvolvimento de projetos com as ferramentas da Qualidade, 5S, metodologia de resolução de problemas, ergonomia, métodos e tempo etc. Elaboração e Administração de budget, habilidade de trabalho em equipe, capacidade de liderança e flexibilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edvaldo Luiz Rando Junior
Nome em citações bibliográficas
RANDO JUNIOR, E. L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Mestrado em Educação e Novas Tecnologias.
UNINTER, UNINTER, Brasil.
Título: ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA PROPOSTA PARA USO DE SIMULADORES,Orientador: Mario Sergio Cunha Alencastro.
Grande área: Ciências Humanas
2017 - 2018
Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática e Física.
Faculdade São Luiz, FSL, Brasil.
Título: PÓS GRADUADO.
2009 - 2014
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Título: ANÁLISE DE OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO EM UMA FÁBRICA DE TIPOLOGIA DE PRODUÇÃO ENGINEER TO ORDER.
Orientador: Luiz Fernando Rodrigues Campos.




Atuação Profissional



Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Aluno do Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Internacional, .



Linhas de pesquisa


1.
Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação

Objetivo: Investigar a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços de educação, referenciadas pelas relações sócio-políticas, históricas e culturais para o alcance da docência. A construção da identidade do professor mediante as trajetórias de formação, produção de saberes e a aprendizagem docente, buscando o desenvolvimento em nível profissional. Os temas que serão abordados na formação docente envolvem desafios ao nível das concepções, das atitudes, da ação e da interlocução dos próprios estilos de novos saberes. Investigar a influência das Novas Tecnologias na relação ensino-aprendizagem, relativa tanto como no suporte aos procedimentos já estabelecidos quanto à concepção de processos inovadores, visando à aquisição e à reinvenção de competências diferenciadas pelos docentes durante sua formação profissional. Contempla, ainda, a elaboração de plataformas e modelos inovadores em educação, baseados nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação..
Grande área: Ciências Humanas


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Aspectos Teórico-Metodológicos em Educação Científica e Tecnológica na Perspectiva CTS
Descrição: Com a conscientização acerca de uma eminente crise socioambiental, teve início, já na década de 1970, um movimento que ficou conhecido como ?Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)?. Tal movimento tem como preocupação central uma abordagem educacional que contemple estas questões, sendo que o repensar do ensino de ciências se justifica pela necessidade de instrumentalizar e alertar os indivíduos sobre as consequências decorrentes dos impactos da ciência e da tecnologia no ambiente e na sociedade. Os estudos sobre ?Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS? representam uma análise crítica e interdisciplinar para a compreensão do fenômeno científico-tecnológico considerando sempre suas consequências. No âmbito educacional, a perspectiva CTS surge como uma alternativa de organização curricular, cuja principal característica seria a abordagem dos conteúdos científicos e tecnológicos em seus contextos sociais, preparando assim os discentes para o pleno exercício da cidadania. Desta feita, os currículos de ciências e tecnologia com ênfase em CTS vêm sendo desenvolvidos em todo mundo e mais recentemente no Brasil. O presente projeto de pesquisa insere-se neste cenário e representa um esforço investigativo voltado para a compreensão das questões epistemológicas que circundam os processos de construção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico e seus desdobramentos em contextos educacionais formais e não formais. Por se tratar de um projeto ?guarda-chuva?, abarca diversas áreas de investigação que contemplam as seguintes temáticas: ?Configurações curriculares sob o enfoque CTS?; ?Práticas inovadoras de ensino com ênfase nos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade?; ?Formação docente e educação tecnológica?; Alfabetização e letramento científicos e tecnológicos?; ?Educação ambiental?; ?Educomunicação?. O objetivo geral é contribuir para a formação docente mediante a apresentação, discussão, aplicação e desenvolvimento de temas relacionados à ciência e tecnologia com vistas a uma prática pedagógica contextualizada socialmente. Para tanto pretende-se: ? Compreender as relações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir de uma perspectiva pluralista e interdisciplinar. ? Promover a reflexão e o debate sobre as dimensões sociais, ambientais, culturais, políticas e éticas da ciência e da tecnologia. ? Prospectar práticas inovadoras de ensino que focalizem os estudos CTS. ? Analisar as possibilidades e limites das configurações curriculares sob o enfoque CTS. ? Investigar os processos de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia com vistas ao exercício da cidadania. ? Pesquisar os aportes epistemológicos do conceito de Educomunicação a fim de delinear possibilidades de utilização como estratégia didática na perspectiva CTS. No decorrer da pesquisa dar-se-á continuidade ao esforço de aproximação com outros programas de mestrado que desenvolvem trabalhos no campo das CTS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Edvaldo Luiz Rando Junior - Coordenador / Mario Sergio Cunha Alencastro - Integrante / Eleandro de Souza Cabral - Integrante / Leandro Aparecido do Prado - Integrante / Jorge Wilson Michalowski - Integrante / Miguel Balloussier Ratton - Integrante / Izabel Cristina Wagner - Integrante / Eloisa Beling Loose - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
RANDO JUNIOR, E. L.; ALENCASTRO, M. S. C. . NOVAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DA ENGENHARIA EM EAD: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RANDO JUNIOR, E. L.; ALENCASTRO, M. S. C. . UM ESTUDO ACERCA DAS NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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