Igor Vinícius Pinto de Sales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4939577886396882
  • Última atualização do currículo em 07/03/2017


Graduando em Arquivologia pela UEPB. Bolsista do PIBIC - CNPq. Membro do grupo de Pesquisa GPAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Vinícius Pinto de Sales
Nome em citações bibliográficas
SALES, I. V. P.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Arquivologia.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, CPMPB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA: INVESTIGANDO AS FRONTEIRAS DO PROJETO SESA
Descrição: O projeto ?Linguagem, cultura e memória: investigando as fronteiras do Projeto SESA? aborda sobre a temática de um multi(letramento) necessário para a formação dos discentes de arquivologia e/ou ciência da informação, é a continuação da pesquisa realizada no curso de Arquivologia e ampliada, a partir de 2014, a três universidades portuguesas: Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto. Desenvolvemos um projeto piloto de ensino de gêneros acadêmicos o qual tornou-se objeto de estudo do nosso doutorado, com o intuito de preparar os alunos na futura produção de suas monografias e trabalhos acadêmicos, nas disciplinas de Metodologia Científica e Oficina de Texto II do segundo período do curso de Arquivologia da UEPB, entre 2007.2 e 2010, esse projeto piloto interdisciplinar, doravante Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), buscou inseri-los no universo acadêmico e incentivá-los a participar da iniciação científica na área de Arquivologia. O objetivo geral deste projeto é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos, vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba, Universidade do Porto-PT, Universidade de Coimbra-PT, Universidade Politécnico do Porto-PT à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas, ao discurso de outrem na fronteira da interação verbal e ao próprio ato responsável na universidade e na vida. Os objetivos específicos são: 1. Investigar a escrita dos gêneros acadêmicos nos cursos de Arquivologia da UEPB, de Ciência da Informação da UP, UC e IPP. 2. Expor os princípios de linguagem que nortearam a proposta de ensino à luz das ideias de Bakhtin e do Círculo; 3. Analisar a aplicabilidade das diretrizes de ensino do projeto SESA; 4. Discutir sobre o conceito de cultura e memória acadêmica e as exigências normativas de escrita de um texto acadêmico; 5. Analisar a participação dos alunos no AVA, plataforma Moodle; 6. Investigar os gêneros blog, fóruns, entre outros com os quais os alunos terão acesso; 7. Analisar a organização de gêneros acadêmicos na modalidade oral .realizada pelos discentes . O objeto de pesquisa ? o ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia e Ciência da Informação ? conjuga ações de natureza linguística, pedagógica e de Ciência da Informação. Dadas as várias faces do objeto, acreditamos que é preciso olhá-lo de forma interdisciplinar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Igor Vinícius Pinto de Sales - Coordenador / Eliete Correia dos Santos - Integrante / JOSÉ JANDUY DOS SANTOS FILHO - Integrante / CLEBER FERREIRA SILVA - Integrante / RAMON DE FRANÇA MAGALHÃES - Integrante / JEFFERSON HIGINO DA SILVA - Integrante / Joseane Farias de Souza - Integrante / Tereza Ludimila de Castro Cardoso - Integrante / Layene Marques da Silva - Integrante / Gregório Goldman dos Santos - Integrante / VITOR HUGO TEIXEIRA ARAÚJO - Integrante / JOSÉ NAILTON ALBUQUERQUE - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Curso Preparatório para o Primeiro Emprego dos Moradores da Comunidade Do Cristo Redentor em João Pessoa ? PB
Descrição: O curso ?Preparatório para o Primeiro Emprego? é uma ação pedagógica, de caráter teórico e prático, presencial, planejada e organizada, importante porque capacitará e incentivará as pessoas para terem acesso ao primeiro emprego, repassando conhecimentos importantes sobre: mercado de trabalho; modalidades de; como preparar um currículo; como participar de uma entrevista de emprego; comunicação; apresentação pessoal e postura profissional; relações interpessoais; e redes sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Igor Vinícius Pinto de Sales - Coordenador / Ana Lúcia Carvalho de Souza - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SALES, I. V. P.. O Desafio do Arquivista nas Informações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário de Sensibilização Sobre o Papel da Associação dos Ar Arquivistas da Paraíba. 2016. (Seminário).

2.
III Semana Acadêmica de Arquivologia UEPB. 2016. (Outra).

3.
II Semana Acadêmica de Arquivologia UEPB. 2016. (Outra).

4.
VII Seminário de Saberes Arquivísticos - SESA. 2016. (Seminário).

5.
XII SEMEP - Seminário e Exposição Sobre Profissões.Exposição sobre o curso de Arquivologia da UEPB. 2016. (Seminário).

6.
I Simpósio do Grupo de Pesquisa em Arquivologia e Sociedade - GPAS. 2015. (Simpósio).

7.
IV REPARQ - Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. 2015. (Congresso).

8.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:37:08