Paulo José Tente da Rocha Santos Osório

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1943693427044592
  • Última atualização do currículo em 01/05/2018


Paulo Osório é Licenciado em Humanidades - Português, Latim e Grego, pela Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa (1994); Mestre em Linguística Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1998); Doutor em Letras (Linguística Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior (2002); Pós-Doutor em Letras (Estudos da Linguagem), pela PUC-Rio (2006) e obteve o título de Agregado, em 2009, no ramo de Letras (Linguística Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior. Desenvolve investigação em Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e em Aquisição e Aprendizagem de L2 e tem, nesses domínios, orientado inúmeras dissertações de Mestrado e de Doutoramento. Tem proferido conferências em vários países (Portugal, Brasil, Espanha, Polónia, Macau, Alemanha, Cabo Verde, Angola, Venezuela, EUA, França, Reino Unido, entre outros) e é autor de inúmeros livros e artigos, integrando, também, o Comité Científico de inúmeras revistas internacionais no âmbito das suas especialidades. É membro de variadíssimas organizações científicas internacionais e nacionais da área, tendo presidido à Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) entre 2014-2017 e, no momento, para além de Vice-Presidente da Assembleia Geral da AILP é, igualmente, Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Professores de Português (APP). Colabora, atualmente, em projetos de investigação no Instituto de Lingua Galega da Universidade de Santiago de Compostela e é investigador convidado do Grupo Nêmesis ? Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e do Grupo de Estudos Semânticos do Português da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em Portugal, é membro integrado do LabCom.IFP da UBI. Ao nível da docência, tem vindo a lecionar cursos de curta duração em Universidades estrangeiras (nomeadamente no Brasil), destacando-se a colaboração com a Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca durante o 2º semestre do ano letivo 2017/2018. Atualmente, é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), onde tem desempenhado variadíssimos cargos de gestão académica, tendo presidido, entre 2013 a 2017, ao Departamento de Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo José Tente da Rocha Santos Osório
Nome em citações bibliográficas
Osório, Paulo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Beira Interior, Faculdade de Artes e Letras.
Departamento de Letras
Pólo I
6200 - Covilhã, - Portugal
Telefone: (00351) 919731253


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Doutorado em Linguística.
Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Título: Reflexões Metalinguísticas Sobre a Sintaxe do Português e a Dimensão Histórica de Fenómenos Sintácticos do Português Arcaico Médio, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: João Malaca Casteleiro.
Palavras-chave: Linguística Histórica; Sintaxe Histórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 1998
Mestrado em Linguística Portuguesa.
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, FLUC, Portugal.
Título: Estudo Sintáctico e Axiológico do Livro de Falcoaria de Pero Menino. A Dinâmica Linguística e o Funcionamento do «Sistema Verbal» num Texto Português do Século XIV,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Jorge Morais Barbosa.
Palavras-chave: Linguística Histórica; Sintaxe; Sistema Verbal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1990 - 1994
Graduação em Humanidades (Português, Latim e Grego).
Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa, UCP, Portugal.


Pós-doutorado e Livre-docência


2009
Livre-docência.
Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Título: A Mudança Linguística como Problema: na Pista de Eugenio Coseriu, Ano de obtenção: 2009.
Palavras-chave: Linguística Histórica; Mudança Linguística; Teoria Linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2006
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado com Agregação



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Outras informações relevantes


Paulo Osório tem repartido a sua atividade de docência e de investigação no âmbito da Linguística Histórica, Sintaxe Histórica e Aquisição e Aprendizagem de L2. Faz parte de diversas sociedades científicas e tem integrado corpos diretivos dessas mesmas Sociedades, nomeadamente a presidência da AILP (2014-2017). Integrou o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa entre 2002 e 2013 e, no momento, é investigador integrado do LabCom.IFP. Faz parte do Conselho Científico de várias revistas da área da Linguística e tem integrado a Comissão Científica de diversos eventos académicos. Tem larga experiência em gestão académica, sendo membro do Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, membro do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior e foi presidente do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (2013-2017). Tem integrado painéis de avaliação de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento (área da Linguística) da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e é perito da Agência de Acreditação de Cursos da A3ES. Tem, ainda, larga experiência na formação de professores de línguas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:58:05