Alfredo Nava Sánchez

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  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Professor Visitante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em História pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM) (2005) e em Antropologia pela Universidad Autónoma Metropolitana, campus Iztapalapa (UAM-I) (2017). Possui mestrado em História pela Facultad de Filosofía y Letras, UNAM (2010), e doutorado em História por El Colegio de Mexico (COLMEX) (2013). Pós-doutor em Antropologia pela Escuela Nacional de Estudios Superiores da UNAM-Morelia (2014) e em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2018). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: História Intelectual e História Cultural da América e Historiografia Comparada da América Latina. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Histórica e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e Antropologia Histórica dos Povos Originários da América. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alfredo Nava Sánchez
Nome em citações bibliográficas
SÁNCHEZ, A. N.;NAVA SÁNCHEZ, ALFREDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte.
Av. Lourival Melo Mota, s/n
Tabuleiro do Martins
57072900 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (55) 32208000


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2013
Doutorado em História.
El Colegio de México, COLMEX, México.
Título: La construcción de los indios: disputas alrededor de una clasificación política y social, 1492 - 1555, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Pilar Gonzalbo Aizpuru.
Bolsista do(a): Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, CONACYT, México.
Palavras-chave: Conquista da América; História da América Latina; Historia social; História cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2005 - 2010
Mestrado em História.
Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, UNAM, México.
Título: Teatro de ideales, teatro de conflictos. La fiesta del Corpus Christi en la Ciudad de México durante el siglo XVII,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dr. Antonio Rubial García.
Coorientador: Dr. Enrique González González.
Bolsista do(a): Posgrado UNAM, UNAM, México.
Palavras-chave: História da Nueva España; Historia social; História política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Etnomusicologia (Diplomado). (Carga Horária: 100h).
Instituto de Antropología e Historia, INAH, México.
Título: Etnomusicilogia. Ano de finalização: 2005.
2005 - 2017
Graduação em Antropologia.
Universidad Autonoma Metropolitana - Iztapalapa, UAM, México.
Título: Interacción, construcción del espacio social y sexualidad en el Metro de la ciudad de México.
Orientador: Dra. Edith Calderón Rivera.
2000 - 2005
Graduação em História.
Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, UNAM, México.
Título: Luis Barreto, esclavo mulato y el mejor cantor de las Indias.
Orientador: Dr. Antonio García de Léon.
Bolsista do(a): Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnológica, PAPIIT, UNAM, México.


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
Bolsista do(a): Dirección General de Asuntos del Personal Académico, DGAPA, UNAM, México.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Formação Complementar


2016 - 2016
Escuela de Verano en Historia Conceptual. (Carga horária: 60h).
El Colegio de México, COLMEX, México.
2014 - 2014
Introducción a ARCGIS 10.2. (Carga horária: 40h).
Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, ENES, UNAM, México.
2005 - 2005
Diplomado de apreciación musical. (Carga horária: 20h).
Centro Musical Bartok, S.C., CMB, México.
2004 - 2004
Cultura y sociedad en la España moderna. (Carga horária: 50h).
Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, UNAM, México.
2004 - 2004
La música en tiempos de Isabel la Católica: Teoría y praxis. (Carga horária: 20h).
Universidad de Valladolid, UVa, Espanha.
2003 - 2003
Jornadas sobre metodología e informática aplicadas a la catalogación de arc. (Carga horária: 20h).
Instituto de Investigaciones Estéticas, UNAM, México.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte, .

Linhas de pesquisa
Historiografia e diferença
08/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História
08/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga
08/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Sociológica
08/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor bolsista de pós-doutorado

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em História, .

Linhas de pesquisa
Memória e Patrimônio
02/2018 - 07/2018
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário da Linha de Pesquisa Memória e Patrimônio
08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Aprofundados em História Contemporânea - Nova Espanha e América Portuguesa
08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de História e Patrimônio
03/2017 - 07/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América Contemporânea I
05/2017 - 05/2017
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Historiografias Comparadas: Brasil e México nos Séculos XIX e XX

Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, ENES, UNAM, México.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor de dedicación exlcusiva,asociado C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2016 - 10/2016
Extensão universitária , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, .

Atividade de extensão realizada
Difusão e promoção das graduações da ENES, UNAM.
08/2016 - 10/2016
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introducción a la Teoría Social
Indoamérica y América Colonial
08/2016 - 10/2016
Ensino, Maestría en Docencia para la Educación Media Superior (MADEMS), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teórico-Metodológicos de las Ciencias Sociales
02/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Maestría en Docencia para la Educación Media Superior (MADEMS), .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção dos Candidatos ao Mestrado (MADEMS).
12/2014 - 10/2016
Extensão universitária , Maestría en Docencia para la Educación Media Superior (MADEMS), .

Atividade de extensão realizada
Tutor acadêmico dos estudantes em seus estágios docentes e seus projetos de pesquisa.
09/2014 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, .

09/2014 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Licenciatura em Geohistoria.

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Geohistoria.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia y Teoria de la Historia
Historia Intelectual
02/2015 - 02/2016
Direção e administração, Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Graduação em Geohistoria.

Cargo ou função
Coordenador acadêmico-administrativo da graduação em Geohistoria.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Indoamérica y América Colonial
Mundo Antiguo y Renacimiento
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Licenciatura em Geohistoria.

Atividade de extensão realizada
Tutor de turma de primeiro semestre.
08/2015 - 11/2015
Ensino, Maestría en Docencia para la Educación Media Superior (MADEMS), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teórico-Metodológicos de las Ciencias Sociales
02/2015 - 06/2015
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia y Teoria de la Historia
Historia Prehispánica y Novohispana
06/2014 - 02/2015
Extensão universitária , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, .

Atividade de extensão realizada
Criação do Diplomado Internacional de Historia Intelectual.
09/2014 - 12/2014
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Indoamérica y América Colonial
07/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM.

Atividade realizada
Criação de plano curricular de novo curso.
09/2014 - 09/2014
Estágios , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, .

Estágio realizado
Estagio acadêmico na Facultad de Filosofia y Humanidades da Universidad de Chile.
05/2014 - 05/2014
Extensão universitária , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Graduação em Geohistoria.

Atividade de extensão realizada
Difusão e promoção da graduação em Geohistoria de ENES, UNAM.

Universidad Iberoamericana Ciudad de México, UIA, México.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2016 - 06/2016
Ensino, Doutorado em História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Corrientes Historiográficas
08/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado em Historia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica de Textos

Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, ENES, UNAM, México.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de Pós-Doutoramento, sob a supervisão da Prof. Dra.Diana Tamara Martínez Ruiz

Atividades

08/2013 - 12/2014
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introducción a la Teoría Social
08/2013 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, .

08/2013 - 08/2014
Extensão universitária , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Licenciatura em Geohistoria.

Atividade de extensão realizada
Tutor da primeira turma da graduação em Geohistoria.
08/2013 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM, Escuela Nacional de Estudios Superiores, UNAM.

Atividade realizada
Criação de plano curricular para curso novo.
02/2014 - 06/2014
Ensino, Geohistoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia Prehispánica y Novohispana

Universidad Autonoma Metropolitana - Iztapalapa, UAM, México.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 11/2013
Ensino, Licenciatura en Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigación Histórica I
04/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura en Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia de América Latina II: Siglo XIX
Metodología de la Historia Cultural
01/2013 - 04/2013
Ensino, Licenciatura en Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia de América Latina I: Colonia
04/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura en Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia de América Latina II: Siglo XIX
01/2012 - 04/2012
Ensino, Licenciatura en Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia de América Latina I: Colonia

Universidad Autónoma Metropolitana Cuajimalpa, UAM, México.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ajudante de pós-graduação, Carga horária: 20

Atividades

10/2012 - 07/2013
Ensino, Ciencias Sociales y Humanidades, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Taller de apoyo a la investigación

Instituto Cultural Hélenico, ICH, México.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Mestrado em História do México, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Historia del cuerpo: de la Nueva España al México Posrevolucionario
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura en Historia y Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografía Virreinal 2
01/2012 - 06/2012
Ensino, Licenciatura en Historia y Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografía Virreinal 2

El Colegio de México, COLMEX, México.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado


Posgrado UNAM, UNAM, México.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Pós-graduando

Atividades

12/2005 - 06/2006
Estágios , Pós-graduação em História, .

Estágio realizado
Estagio de pesquisa na Universidad de Sevilla e no Archivo de Indias.

Instituto Nacional de Antropología e Historia, INAH, México.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Atividades

01/2005 - 07/2005
Serviços técnicos especializados , Coordinación Nacional de Museos y Exposiciones (INAH), .

Serviço realizado
Classificação e cadastramento de peças do Museo Nacional de Historia.

Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, UNAM, México.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduando

Atividades

06/2004 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , UAM - Azcapotzalco, .

01/2003 - 06/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Dirección de Etnología y Antropología Social, INAH, .

02/2003 - 03/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Investigaciones Estéticas, UNAM, .


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Memória e Patrimônio

Objetivo: Nesta linha incluem-se pesquisas que proponham estudos históricos acerca da memória e do patrimônio material e imaterial historicamente constituído. O ser humano, na condição de agente histórico seleciona, escolhe e arbitra os elementos que o representam em classes, grupos, etnias, sociedades, ambientes, que são escolhidos para criar, legitimar, identificar ou reforçar culturas, materializando-se através da eleição dos patrimônios culturais e ambientais. Da mesma forma, estes bens eleitos, tomados como patrimônio, são dotados de materialidade, e seu estudo pode ser realizado pela vertente da cultura material, dos métodos e técnicas da arqueologia, da expografia em museus, da teoria da história, da fenomenologia da memória, das técnicas de conservação e restauro em arquivos, entre outras possibilidades. Propõe-se, ainda, indagar a memória como construção social de lembranças e de esquecimentos, especialmente no contexto de proliferação dos estudos sobre patrimônio e do boom da memória, bem como sua relação com diversas formas de construção da consciência histórica. Nesse sentido, trata-se de pensar a patrimonialização como um processo em que a produção de lugares de memória está relacionada com os diversos usos que se faz do passado.
Palavras-chave: Memória; Patrimônio; Historiografía.
2.
Los usos políticos del pasado

Objetivo: El objetivo de esta linea es analizar las formas y los medios por los cuales una producción del pasado se orienta y confluye con intenciones politicas y sociales particulares..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Palavras-chave: Historia da historia; Historia Intelectual; História da América Latina.
3.
Violencia y antropología del cuerpo

Objetivo: Está linea busca establecer el tipo de interacciones sociales que configuran algunas prácticas de la violencia cotidiana en el espacio urbano..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Antropologia Urbana; Sexualidade.
4.
Historia de la Música en Nueva España y el México Independiente

Objetivo: Está linea estudia los aspectos sociales, politicos y culturales de la práctica musical en Nueva España y el México Independiente durante los siglos XVI-XX..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Palavras-chave: História da Nueva España; Historia da música; Historia social.
5.
Problemas urbanos en Mexico 1890-1970

Objetivo: El proyecto tiene como tarea principal la identificación de procesos de modernización de la infra-estrutura urbana y la habitación en las ciudades más importantes de México durante el siglo XX.
Palavras-chave: História urbana.
6.
Historia de la población africana en México

Objetivo: Esta línea tiene como objetivo estudiar la presencia y trazos de la población de origen africano que habitó y habita el territorio Mexicano actual..
Palavras-chave: Historia do Corpo; História da América Latina.
7.
Historiografia e diferença

Objetivo: O objeto desta linha de pesquisa é estudar as formas pelas quais a produção historiografica tem configurado e pensado a diferença em dois sentidos. Por um lado, a diferença mesma entre passado e presente. Por outro, a diferença social das personagens que representa nos seus textos. Esse estudo centra-se particularmente nos séculos XIX e XX na América Latina..
Palavras-chave: História Comparada; Historiografía.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Uma historiografia da diferença: a construção do ?passado colonial? e de suas categorias sociais na criação historiográfica do Brasil e do México durante o século XIX
Descrição: Este projeto tem como objetivo propor um estudo historiográfico situado no século XIX, num primeiro momento na Cidade do México e no Rio de Janeiro, em seguida em Morelia e em Maceió. Seus principais pontos da análise são a criação de um período ?colonial?, assim como as formas e as categorias de classificação sócio-políticas que idealmente teriam surgido naquele momento. Insere-se nos critérios orientadores da Linha de Pesquisa ?História Cultural?, do Programa de Pós-Graduação em História da UFAL com área de concentração em ?Poder, Cultura e Sociedade? e pretende estudar as formas contingentes de produção do conhecimento histórico e de suas categorias. Deste modo, buscamos propor uma ?desnaturalização? dessas categorias a partir de uma análise comparativa e relativa das próprias categorias e da produção historiográfica. Em termos temporais e espaciais, o projeto abrange quase todo o século XIX, ainda que esteja ligado particularmente à fundação e ao desenvolvimento de instituições ?acadêmicas? no Rio de Janeiro e em Maceió, bem como na Cidade do México e em Morelia: o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, o Instituto Arqueológico e Geográfico Alagoano, a Sociedad Mexicana de Geografía y Estadística, a Academia Mexicana de la Lengua e o Primitivo y Nacional Colegio de San Nicolás de Hidalgo. A pesquisa centra-se nos temas e nas formas de produção historiográfica. Estas últimas marcadas pelas mudanças epistemológicas da modernidade iluminista, assim como as classificações sociais foram marcadas pela necessidade de estabelecer fronteiras para mostrar especificidades ?nacionais? antes não pensadas. Serão estudados com especial atenção conceitos ainda vigentes sobre a ?marca da diferença?: ?índio?, ?indígena?, ?ameríndio?, ?aborígene?, ?nativo?, ?negro?, ?crioulo?, ?caboclo?, ?mestiço?, ?espanhol?, ?português?, ?mexicano?, ?brasileiro?, etc. Embora exista um consenso em estabelecer estas categorias, um dos objetivos mais importantes do projeto é tentar questionar seu apriorismo e sua ?naturalidade?. Assim, procuraremos investigar uma periodização e um conjunto de classificações sócio-políticas que podem ser estudadas segundo o plano elaborado e reelaborado recentemente pela História Cultural, História Intelectual, História dos Conceitos e História Social do Conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
A companhia de Jesus nas historiografias do Brasil e do México durante os séculos XIX e XX: Um estudo de memória cultural desde sua restauração em 1814 á
Descrição: Tomando como ponto de orientação e critério de análise a história da Companhia de Jesus, este projeto propõem estudar em detalhe as formas e, sobretudo, as mudanças na escrita dessa história em ambos os países durante o período proposto, e tenta identificar mais precisamente as implicações e peculiaridades que ela assumiu, as experiências de tempo, lugares sociais que permitem a escrita da história, o exercício desse campo nas universidades, a política, as associações civis e os meios de comunicação. Esta análise se baseia no conceito de memória cultural, que pode ser definido como as formas e significados que uma empresa utiliza para explicar, em referência ao tempo, particularmente o que se define como passado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Formação Histórica da Região do Rio da Prata: Instituições, Movimentos e Fronteiras
Descrição: Análise da formação histórica da Região do Rio da Prata desde as comunidades indígenas que viviam nessa região e que construíram as suas territorialidades como os GE, TAPUIA (origem do KAINGANG), GUARANI, CHARRUA, MINUANO, GUENOA, MBYA, e suas relações com as frentes de conquistas ibéricas - Castelhanos e luso-brasileiros - a partir do século XVI e demais relações com as comunidades advindas da África a partir do processo de escravização e seus desdobramentos afrodescendentes. O objeto é analisar as diferentes frentes formativas das Sociedades platinas e suas instituições coloniais em seus diferentes momentos de construção do espaço colonial platino e seus referenciais identitários numa proposta intercultural, hibrida e multicultural, em meio aos conflitos e negociações. Nesta perspectiva a formação histórica platina está sendo analisada a partir de seus movimentos, instituições e fronteiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Los usos políticos del pasado en la expansión de la monarquía hispana: el proceso de dominación de las Indias occidentales 1492 - 1535.
Descrição: El proyecto que se presenta tiene carácter de exploratorio y busca abrir una perspectiva nueva de estudio sobre el papel del pasado en el inicio del proceso de dominación de las indias occidentales por parte de la monarquía hispánica. En principio plantea romper con las fronteras nacionales ?coherentes solo en el presente pero no en el período? en el análisis de dicho proceso, y de manera principal tiene como meta contextualizar el significado y usos del pasado en materiales escritos y visuales, conocidos en el mundo cristiano occidental del siglo XVI con los nombres de historia, crónica, relación y pintura ?en esta última categoría se encontrarían lo que hoy clasificamos como mapas, pinturas y representaciones arquitectónicas?; producidos alrededor del proceso de expansión de la monarquía hispana. Que para esta investigación abarcaría en términos temporales el periodo que va de 1492 a 1535 (de la llegada de Cristóbal Colón a lo que llamó San Salvador hasta la conquista del Perú, pasando por la de Nueva España), y respecto a los espaciales territorios que hoy pertenecen a países cuyas costas moja el mar Caribe (por ejemplo, Cuba, República Dominicana, Haití, Guatemala, El Salvador, Perú, México, entre otros)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Violencia sexual y antropología del cuerpo en el Metro de la Ciudad de México
Descrição: A partir del estudio de las interacciones sociales en las tres líneas del Metro de la ciudad de México con mayor afluencia de la red, y desde una perspectiva microsociológica y constructivista, este trabajo plantea la ambigüedad y flexibilidad de los comportamientos que, según contextos específicos, imponen las normas sociales vigentes. Según éstas, el espacio público del Metro es solo el lugar ocupado por pasajeros que buscan permanentemente el anonimato y la indiferencia. No obstante esos pasajeros suelen transformarse y transformar el espacio para construir un territorio íntimo en un espacio público. Más allá de la verbalización, el cuerpo sirve como medio para comunicar y expresar individualidad e incluso sexualidad.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2013
La construcción de los "Indios" 1492.1555. Disputas de una categoría política y social
Descrição: Este proyecto tiene como meta estudiar las formas por las que un conjunto de personas fue definida por otro como "indios" durante el final del siglo XV y el siglo XVI. Este proceso, no obstante, no estuvo exento de ambiguedades y disputas, que el análisis intenta rescatar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Historia de la Música en las Catedrales de Nueva España durante el siglo Historia de la Música en las Catedrales de Nueva España durante el siglo XVII
Descrição: Este proyecto tiene como objetivo la busqueda de datos sobre música y músicos en los archivos catedralicios de las sedes episcopales más importantes de lo que fue Nueva España. Este material sirvió para escribir una biografía sobre uno de los músicos de la Catedral de la Ciudad de México, Luis Barreto, un esclavo capón, con la mejor voz de la capilla de música, según algunos documentos de finales del siglo XVI y principios del siglo XVII.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Historia de la población africana en Nueva España
Descrição: La investigación tiene como objetivo la compilación de datos sobre el papel de la población africana en la ciudad de México durante el siglo XVII. De manera especifica, se centra en su papel cultural y en el caso del cantor mulato Luis Barreto, que trabajó en la capilla de música de la catedral de México durante el inicio de aquel siglo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2018
Red de Investigadores de Teoría y Metodología de la Historia
Descrição: La labor historiográfica es un proceso en construcción, en el que se renuevan los temas, las perspectivas de abordaje y los criterios teóricos de producción de conocimiento. El trabajo del quehacer historiográfico se bifurca en varios caminos, además de la construcción de un sendero de la investigación, debe atender los pasajes que otras investigaciones en curso están edificando, al tiempo que mirar las herencias (las deudas y las dudas) que tiene con disertaciones realizadas con anterioridad. Una estrategia de acercamiento a este recorrido es atender a la forma de cada camino, pensar en las maneras de exposición y narración de los resultados de la investigación. Otra manera posible, mucho más rica y más complicada, es mirar el contenido de las formas, pensar en las prácticas que están detrás de las investigaciones históricas (las contemporáneas y las pretéritas) y no sólo en sus resultados. Esta segunda estrategia de trabajo es poco práctica en los ámbitos académicos, que por falta de tiempo o interés, han dejado a otras disciplinas la disertación sobre las prácticas de investigación que están en el fondo de los trabajos historiográficos. En general la reflexión sobre las teorías y métodos de la labor historiográfica no suelen ser comunes; pero eso no significa que no sean importantes, sobre todo en tiempos en los que las certidumbres del pensamiento social están en proceso de refundación. Desempolvar la crítica para pensar el quehacer historiográfico es el fin de la Red de Investigadores de Teoría y Metodología de la Historia, para construir un piso común de diálogo entre las distintas formas de la investigación histórica, más allá de las temáticas o de los métodos de trabajo, centrándose en las estrategias teóricas a partir de las cuales se construyen los problemas de las pesquisas y los métodos para tratar de explicarlos y exponerlos. La crítica de los fundamentos teóricos y de método mira la estructura de las obras, su arquitectónica por la que se sostienen..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Cineclube "Cine Latino": Imagens da América-Latina a serem descifradas
Descrição: Este projeto de extensão busca atender a comunidade da Tríplice Fronteira ? Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, bem como os alunos, professores e servidores da UNILA. Procuraremos formar um público cineclubista e ampliar o conhecimento e o debate sobre as produções latino­americanas. Trata-se de um projeto proposto pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Relações Internacionais e Integração, destinado a oxigenar a vida cultural e o pensamento sobre cinema na região com vistas a contribuir para a integração. Ademais, buscaremos promover o trabalho interdisciplinar entre os campos de conhecimento representados na UNILA, por meio da reflexão cinematográfica; fortalecer os laços entre as atividades da UNILA e a comunidade transfronteiriça; introduzir os estudantes (bolsistas e voluntários) ao trabalho de redação sobre cinema (críticas, sinopses etc.), a atividades relacionadas à organização de cineclubes e mostras de cinema e a gravação e edição de vídeos. Buscaremos também priorizar a relação entre extensão e pesquisa com a publicação de um livro pela Editora da UNILA com artigos das melhores discussões do Cinelatino desde a sua criação até hoje..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - 2018
PERSPECTIVAS RECENTES SOBRE HISTÓRIA POLÍTICA E VIOLÊNCIA NAS AMÉRICAS, SÉCULOS XX E XXI
Descrição: Objeto: História politica recente do Brasil, Estados Unidos e México. Objetivos: O evento apresenta como finalidade oferecer a estudantes e professores do departamento de história e outros afins da UFSM pontos de vista de pesquisadores que desenvolvem sua labor fora do Brasil e que têm como especialidade dois temas de uma atualidade relevante: história politica e violência. Metodologia: Esperamos alcançarmos nosso objetivo mediante palestras dos participantes e um seminário de três dias dedicado a pensar a história da violência na América durante o século XX.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Diseminaciones.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2016
Agência de fomento: Dirección General de Asuntos del Personal Académico
2015 - 2015
Agência de fomento: Dirección General de Asuntos del Personal Académico


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Trashumante: revista americana de historia social
2015 - Atual
Periódico: Tzintzun. Revista de Estudios Históricos
2016 - 2016
Periódico: Legajos. Boletín del Archivo General de la Nación, (Mex)
2016 - Atual
Periódico: Historía y Grafía
2018 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnológica
2015 - 2015
Agência de fomento: Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnológica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria Antropológica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Povos Originários.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3SÁNCHEZ, A. N.2018SÁNCHEZ, A. N.. Por una disciplina del ?quizá?: Resenha a Ricardo Nava Murcia. Deconstruir el archivo: la historia, la huella, la ceniza. Cidade do México: UIA. 2015. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA, v. 26, p. 251-260, 2018.

2.
4SÁNCHEZ, A. N.2018SÁNCHEZ, A. N.. Esbozo de una historiografía comparada de las misiones jesuitas en Brasil y México durante los siglos XIX y XX. TRAVESÍA - REVISTA DE HISTORIA ECONÓMICA Y SOCIAL, v. 24, p. 423-436, 2018.

3.
1SÁNCHEZ, A. N.2018SÁNCHEZ, A. N.. Terroristas y caníbales: dos construcciones históricas de la identificación del enemigo. Diálogos (On-line), v. 22, p. 160-184, 2018.

4.
2SÁNCHEZ, A. N.;NAVA SÁNCHEZ, ALFREDO2018 SÁNCHEZ, A. N.. Los límites de la biografía en Nueva España. Tres biografías de Hernán Cortés y una relación de méritos y servicios como biografema. Tzintzun. Revista de Estudios Históricos, v. 67, p. 3-34, 2018.

5.
5SÁNCHEZ, A. N.2016SÁNCHEZ, A. N.. La invención del mundo prehispánico en Nueva España o de cómo los indios se convirtieron en una 'civilización'. Latinoamérica, v. 2, p. 12-15, 2016.

6.
6NAVA SÁNCHEZ, ALFREDO2012NAVA SÁNCHEZ, ALFREDO. Construyendo diferencias: categorías anacrónicas  y herramientas analíticas en el estudio de la sociedad novohispana del siglo XVI. NUEVO MUNDO-MUNDOS NUEVOS, v. 1, p. 7, 2012.

7.
7SÁNCHEZ, A. N.;NAVA SÁNCHEZ, ALFREDO2007SÁNCHEZ, A. N.. El mejor cantor de las Indias a principios del siglo XVII: El esclavo mulato Luis Barreto. Summa Historiae, v. 2, p. 151, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
SÁNCHEZ, A. N.. As possibilidades historiográficas de 'A missão' e a representação do passado colonial da América. In: Flavio Vilas-Bôas Trovão; Alexandre G.C. Alves Junior. (Org.). História das Américas Através do Cinema. 1ed.Curitiba: PRISMAS, 2018, v. 1, p. 1-19.

2.
SÁNCHEZ, A. N.. La 'Historia de los Triumphos de Nuestra Santa Fee' y el concepto de misión jesuita en el siglo XVII. In: Quevedo, Julio; Venturini, Sérgio.. (Org.). Novo olhar sobre o pioneirismo jesuítico-guarani: o caso Caaró. 1ed.Santa Maria, RS: Curso Caxias, 2017, v. , p. 121-136.

3.
SÁNCHEZ, A. N.. La carta de libertad de Luis Barreto, esclavo y cantor de la catedral de México en el siglo XVII. In: Quinta Chilla ediciones. (Org.). Cinco siglos de documentos notariales en la historia de México. Época virreinal. 1ed.Cidade do Mexico: Colegio de Notarios del DF - Quinta Chilla ediciones, 2015, v. , p. 79-88.

4.
SÁNCHEZ, A. N.. Solemnidad y escándalo público: el juego del estatus en la celebración del Corpus Christi de la ciudad de México durante el siglo XVII. In: Rafael Castañeda. (Org.). Entre la solemnidad y el regocijo. Fiestas, devociones y religiosidad en Nueva España y el mundo hispánico. 1ed.Zamora, México: El Colegio de Michoacán, CIESAS, 2015, v. , p. 233-254.

5.
SÁNCHEZ, A. N.. Doña Marina: las virtudes de una conquistadora. In: Margo Glantz. (Org.). La Malinche, sus padres y sus hijos. 3ed.Cidade do Mexico: Taurus, 2013, v. , p. 87-113.

6.
SÁNCHEZ, A. N.. La voz descarnada. Un acercamiento al canto y al cuerpo en la Nueva España. In: Estela Roselló Soberón. (Org.). Presencias y miradas del cuerpo en la Nueva España. 1ed.Cidade do Mexico: Instituto de Investigaciones Históricas, UNAM, 2011, v. , p. 21-44.

7.
SÁNCHEZ, A. N.. Es por meter miedo a los hombres?: el miedo al infierno en el siglo XVI novohispano. In: Pila Gonzalbo Aizpuru; Anne Staples; Valentina Torres Septién. (Org.). Una historia de los usos del miedo. 1ed.Cidade do Mexico: El Colegio de México, 2009, v. , p. 185-202.

8.
SÁNCHEZ, A. N.. La fiesta del Corpus Christi: entre el poder y la rebelión. In: Monserrat Gali. (Org.). Lo sagrado y lo profano en la festividad de Corpus Christi. 1ed.Cidade do Mexico: Instituto de Investigaciones Históricas, UNAM, 2008, v. , p. 77-92.

9.
SÁNCHEZ, A. N.. El cantor mulato Luis Barreto. La vida singular de una voz en la catedral de México en el amanecer del siglo XVII. In: Patricia Díaz Cayeros. (Org.). Lo sonoro en el ritual catedralicio: Iberoamérica siglos XVI-XIX. 1ed.Cidade do Mexico: Instituto de Investigaciones Históricas, UNAM, 2007, v. , p. 105-120.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁNCHEZ, A. N.. La construcción de los indios. Una lectura de antropología histórica de la Conquista de México. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SÁNCHEZ, A. N.. Varnhagen y Alamán: dos perspectivas historiográficas del siglo XIX en América sobre la Compañía de Jesús. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SÁNCHEZ, A. N.. Varnhagen y Alamán: dos formas historiográficas en América durante el siglo XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SÁNCHEZ, A. N.. Perspectivas recentes sobre história política e violência nas Américas, séculos XX e XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SÁNCHEZ, A. N.. Esbozo de una Historiografía Comparada de las misiones jesuitas. Brasil y México en el siglo XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SÁNCHEZ, A. N.. O México que o turista não vê!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SÁNCHEZ, A. N.. Identidade e patrimônio no México do Século XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SÁNCHEZ, A. N.. El miedo al infierno en Nueva España. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SÁNCHEZ, A. N.. La palabra 'indio': esencia e invención en la historiografía mexicana contemporánea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SÁNCHEZ, A. N.. Teoría de Historia: Trayectorias convergentes y retos en común. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SÁNCHEZ, A. N.. La construcción del concepto índio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SÁNCHEZ, A. N.. Caníbales, mexicanos y chichimecas. Contextos y formas de construir la diferencia en la monarquía española durante el siglo xvi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SÁNCHEZ, A. N.. Las fuentes de la historia de la Conquista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SÁNCHEZ, A. N.. La construcción del indio en el siglo XVI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SÁNCHEZ, A. N.. Biografía, biografema y ego-documento. La vida de Juan, cacique de Coyoacán en el siglo XVI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SÁNCHEZ, A. N.. La invención del índio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SÁNCHEZ, A. N.. Cuerpo y música en la Nueva España. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SÁNCHEZ, A. N.. Los usos políticos del pasado en la conquista de las Indias Occidentales (1492-1535). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SÁNCHEZ, A. N.. Una metodología de la historia sociocultural del cuerpo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SÁNCHEZ, A. N.. El espacio en el tiempo: historiografía contemporânea y giros espaciales. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SÁNCHEZ, A. N.. Situación, sexualidad y producción de espacio en el Metro de la Ciudad México: reflexiones alrededor de la geografía cultural en el transporte público. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SÁNCHEZ, A. N.. Propuesta interdisciplinaria para la desentralización de la educación en Ciencias Sociales Aplicadas de la ENES,Morelia, UNAM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SÁNCHEZ, A. N.. Disputas políticas de una categoría de comunidad: los indios en la conquista de las Indias Occidentales. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SÁNCHEZ, A. N.. La construcción de los indios. Disputas políticas y clasificación social en la conquista de las Indias occidentales. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SÁNCHEZ, A. N.. La conquista de México. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SÁNCHEZ, A. N.. La antropología en proyectos multi e interdisciplinarios de Educación Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SÁNCHEZ, A. N.. Construcción espacial y sexualidad en el Metro de la Ciudad de México. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SÁNCHEZ, A. N.. La reflexión teórica y el saber histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SÁNCHEZ, A. N.. Construyendo la Conquista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SÁNCHEZ, A. N.. Nuevas interpretaciones del Descubrimiento y la Conquista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
SÁNCHEZ, A. N.. El espacio subterráneo: cuerpos, redes y nodos territoriales en el metro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SÁNCHEZ, A. N.. Historiar la diferencia: 'el indio' y 'el español' como problemas historiográficos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SÁNCHEZ, A. N.. Relación de méritos de doña Marina (la Malinche). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
SÁNCHEZ, A. N.. La invención del mundo prehispánico o de cómo los indios se convirtieron en una 'civilización'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
SÁNCHEZ, A. N.. Construyendo diferencias: categorías anacrónicas y herramientas analíticas en el estudio de la sociedad Novohispana del siglo XVI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
SÁNCHEZ, A. N.. Solemnidad y escándalo público: el juego del estatus en la celebración del Corpus Christi de la ciudad de México durante el siglo XVII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
SÁNCHEZ, A. N.. Dios no es neutral. Sobre los enemigos de la verdadera fe hace 10 y 500 años. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
SÁNCHEZ, A. N.. El choro: orden y música en la catedral de México, s.XVI-XVII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
SÁNCHEZ, A. N.. La concepción europea de `persona': el processo de indetificación de los índios, siglo XVI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
SÁNCHEZ, A. N.. Juan Hernández: maestro de capilla, cantor, secretario. Un músico novohispano de principios del siglo XVII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
SÁNCHEZ, A. N.. La fiesta del Corpus Christi en la Ciudad de México durante el siglo XVII cultura de masas? o teatro de ideales?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
SÁNCHEZ, A. N.. Cuerpo y voz en el siglo XVII novohispano, capones en la catedral de la ciudad de México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SÁNCHEZ, A. N.. El cuerpo masculino y el canto en la Nueva España. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
SÁNCHEZ, A. N.. Seminario de Música, Cultura y Sociedad en la Nueva España. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
SÁNCHEZ, A. N.. La voz desencarnada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
SÁNCHEZ, A. N.. Es por meter miedo a los hombres: el miedo a la excomunión y al infierno en el siglo XVI novohispano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
SÁNCHEZ, A. N.. El cantor mulato Luis Barreto. La vida singular de una voz en la catedral de México en el amanecer del siglo XVII. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
SÁNCHEZ, A. N.. El nacimiento del barroco: Juan Hernández. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SÁNCHEZ, A. N.. Ecomuseu do Cipó. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SÁNCHEZ, A. N.. História e historiografias comparadas: Brasil e México nos séculos XIX e XX. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SÁNCHEZ, A. N.. Coloquio de tesistas de la Maestría en Historia. 2016. (Acadêmica).

3.
SÁNCHEZ, A. N.. Apresentação do livro 'José Gaos en México. Una biografía intelectual 1938-1969' de Aurelia Valerio. 2016. (Difusão da História).

4.
SÁNCHEZ, A. N.. Apresentação do livro 'Entre la Solemnidad y el regocijo'. 2016. (Difusão da História).

5.
SÁNCHEZ, A. N.. Apresentação do livro 'Lo duro de las ciencias blendas: MIcroensayo sobre la sociedad contemporânea, la ciência y su historia'. 2016. (Difusão da História).

6.
SÁNCHEZ, A. N.. Apresentação do livro 'Doconstruir el archivo. La historia, la huella, la ceniza'. 2016. (Difusão da História).

7.
SÁNCHEZ, A. N.. IV Coloquio de la Línea Terminal de Investigación. 2015. (Acadêmica).

8.
SÁNCHEZ, A. N.. Seminario de Avances de Investigación y Tesis III. 2015. (Acadêmica).

9.
SÁNCHEZ, A. N.. Primer Seminario de Tesis, Programa de Maestría en Historia. 2015. (Acadêmica).

10.
SÁNCHEZ, A. N.. Apresentação do periódico 'Boletín Rosa de los Vientos'. 2015. (Difusão da História).

11.
SÁNCHEZ, A. N.. La memoria de los nombres: la toponímia en la conformación histórica del território. 2015. (Acadêmica).

12.
SÁNCHEZ, A. N.. Primer colóquio Senderos, Paisaje y Patrimonio'. 2014. (Difusão da História).

13.
SÁNCHEZ, A. N.. 3er. taller Perspectivas de la Investigación Histórica. 2014. (Acadêmica).

14.
SÁNCHEZ, A. N.. Seminario de Avances de Investigación, Posgrado en Ciencias Sociales. 2013. (Acadêmica).

15.
SÁNCHEZ, A. N.. Coloquio 'Mesoamérica. Sus tempos y sus fractales'. 2013. (Difusão da História).

16.
SÁNCHEZ, A. N.. IX Encuentro Internacional de Historiografía. 2013. (Difusão da História).

17.
SÁNCHEZ, A. N.. Coloquio de maestrantes, Instituto Cultural Helénico. 2012. (Acadêmica).

18.
SÁNCHEZ, A. N.. Tercer Colóquio del Seminario Permanente de Historia y Música en México. 2011. (Difusão da História).

19.
SÁNCHEZ, A. N.. Segundo Colóquio del Seminario Permanente de Historia y Música en México. 2010. (Difusão da História).

20.
SÁNCHEZ, A. N.. Primer Coloquio del Seminario Permanente de Historia y Música en México. 2009. (Difusão da História).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PADOIN, M. M.; SÁNCHEZ, A. N.; RECKZIEGEL, A. L. S.. Participação em banca de Gustavo Figueira Andrade. A trajetória política do general João Nunes da Silva Tavares, através da análise de correspondências. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SÁNCHEZ, A. N.. Participação em banca de Mijir Rodrigo Madrigal Ochoa. Metáforas de la Revolución. Discurso revolucionario e invención del intelectual en Molina Enríquez, Cabrera y Vasconcelos (1909-1916). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Historia de México) - Instituto de Investigaciones Históricas, Universidad Michoacana de San Nico.

3.
SÁNCHEZ, A. N.; HERNANDEZ, G.. Participação em banca de Carina Emilia Guzmán Bullock. Expresión cartografía de la matricula de tributos: desarrollo de un SIG histórico para una fuente de tradición mesoamericana. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografía) - Posgrado UNAM.

4.
SÁNCHEZ, A. N.. Participação em banca de Ricardo Herrera Torres. Más bueno que el pan: significados y representaciones del consumo de pan en la ciudad de México (1920-1930),. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Historia de México) - Instituto Cultural Hélenico.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁNCHEZ, A. N.; MARTINEZ, D. T. ; CHAVEZ, M. ; TORRES, N. . Simposio La Antropología en proyectos multi e interdisciplinarios de Educación Superior. 2014. (Outro).

2.
SÁNCHEZ, A. N.; SOLIS, D. I. ; MENDIOLA, A. ; ZERMENO, G. ; BETANCOURT, F. ; PIE, A. V. ; HERNANDEZ, M. . Segundo Coloquio de Teoria y Crítica en el quehacer historiografico. 2014. (Congresso).

3.
PIE, A. V. ; SOLIS, D. I. ; CORNEJO, T. ; MENDIOLA, A. ; ZERMENO, G. ; BETANCOURT, F. ; HERNANDEZ, M. ; SÁNCHEZ, A. N. . Primer Coloquio de Teoria y Crítica en el quehacer historiografico. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
José Delfino Soto Buenaventura. Filosofía y educación en el bachillerato: el reto por incentivar el carácter crítico-reflexivo en los ciudadanos del porvenir. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Maestría en Docencia para la Educación Media Superior (MADEMS)) - Escuela Nacional de Estudio Superiores, UNAM. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisco Jaime Jiménez Valenzuela. Julio Cesar Oliva. Semblanza biográfica de un guitarrista y compositor mexicano siglo XX-XXI. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Historia) - Facultad de Filosofía y Letras, UNAM. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Guilherme Rigo Neumann. História da América Platina e os processos de construção e consolidação dos estados nacionais no século XIX e início do século XX. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ileana Muñoz Rodríguez. Cuerpo, música y esclavitud en las capillas catedralicias novohispanas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Estudios y Gestión de la Cultura) - Universidad del Claustro de Sor Juana. Orientador: Alfredo Nava Sánchez.

2.
Citlalli Fernández Zongua. Identidad franciscana. Manifestación material de un mundo espiritual en la Nueva España del siglo XVI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Historia) - Universidad Autonoma Metropolitana - Iztapalapa. Orientador: Alfredo Nava Sánchez.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SÁNCHEZ, A. N.. Identidade e patrimônio no México do Século XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁNCHEZ, A. N.; MARTINEZ, D. T. ; CHAVEZ, M. ; TORRES, N. . Simposio La Antropología en proyectos multi e interdisciplinarios de Educación Superior. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovado em concurso público para professsor efetivo de História Moderna (UFMG, 2017), História Moderna e Contemporânea (UFSM, 2017), História Moderna (UFBA,2017) e Teoria e Filosofia da Historia (UnB, 2018). No ano de 2013 defendi minha tese de doutorado intitulada "La Construcción de los indios: disputas alrededor de una clasificación política y social (1492-1555)", no El Colegio de Mexico (COLMEX). Fui aprovado com nota 10,0 com indicação para publicação da tese pela Editora do COLMEX (Serie Publicaciones - El Colegio de Mexico, A.C.) . O livro será publicado durante o ano de 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:48:38