Rubem Marques Magalhães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3451365760408895
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1997) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2000). Atualmente é professor do Centro Universitário de Barra Mansa. Tem nove anos de experiência na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, nas áreas de Mineração, Petroquímico e Energia, Linhas de Transmissão e Subestação Elétrica; Construção Civil Pesada, Infraestrutura, Construção Naval, Siderurgia, Consultoria e Ensino Superior e Técnico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rubem Marques Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, R. M.


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2000
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 660h).
Fundação Educacional Rosemar Pimentel, FERP, Brasil.
Título: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Orientador: Paulo Cesar de Souza.
1988 - 1997
Graduação em Engenharia Civil.
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.
Título: Nao houve monografia.
Orientador: Não houve monografia.




Formação Complementar


2009 - 2009
Operador de Ponte Rolante. (Carga horária: 30h).
Instituto de Cultura Técnica Sociedade Civil Ltda., ICT, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Estaleiro Ilha SA, EISA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenou uma equipe de 23 técnicos de Segurança do Trabalho, responsável por verificar o cumprimento das normas e procedimentos nas linhas de montagens de navios, e desenvolver e atualizar os procedimentos de segurança aplicados no estaleiro. Realizava todo o processo de investigação de acidentes, treinamentos diversos tais como trabalho em altura, espaço confinado, entre outros. Realização de simulados para resgate em altura e espaço confinado. Realizava inspeções diárias nas linhas de montagens dos blocos, montagem dos cascos dos navios, montagem final dos navios (já lançados ao mar), participação nas reuniões com a diretoria para apresentação dos dados estatísticos do setor de SMS.


KVG Engenharia, KVG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou como consultor para a área de Segurança do Trabalho na demolição de duas chaminés (35 e 55 metros de altura) na Siderúrgica Barra Mansa (Grupo Votorantim). A demolição foi executada com a utilização de ferramentas manuais e aplicação da técnica de ALPINISMO INDUSTRIAL. Participava das reuniões junto a Siderúrgica Barra Mansa para tratar dos assuntos de segurança e acompanhamento do cronograma da obra. Realizou junto à produção as análises preliminares de riscos das atividades, identificando os perigos e propondo soluções para a redução dos riscos, bem como acompanhando as atividades. Aplicação de treinamentos na área de segurança do trabalho para atendimentos legais, desenvolvimento e qualificação da mão de obra direta e indireta da empresa.


Consorcio Tubovias Comperj, TUBOVIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 44
Outras informações
Engenheiro de Segurança do Trabalho na construção da TUBOVIA (interligação das unidades) no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (obra Petrobras) em Itaboraí, obra certificada nas Normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001; coordenou uma equipe de 17 técnicos de segurança do trabalho, responsável por acompanhar as fiscalizações (Petrobras, Ministério do Trabalho e Sindicato), e as auditorias (interna e externa) em todas as frentes de trabalho da obra bem como participar das reuniões junto à PETROBRAS para apresentar dados estatísticos e situações de campo. Desenvolveu os programas PPRA, PCMAT, PPR, PCA, Programa Ergonômico, entre outros e diversos procedimentos de segurança do trabalho, como por exemplo, espaço confinado e proteção à descargas atmosféricas. Realização de diversos simulados com cenários possíveis na obra. Presença constante nas frentes de trabalho visando o cumprimento das NR?s e procedimentos da empresa e interagindo com a produção para sanar os desvios detectados em campo.


Consorcio Itaboraí - URE, URE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 44
Outras informações
Engenheiro de Segurança do Trabalho exercendo a função de assistente de SMS, responsável pela gestão integrada nas áreas de Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Responsabilidade Social na construção da Unidade de Recuperação de Enxofre no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ em Itaboraí, subordinado diretamente ao gerente de QSMSCRS. Desenvolveu os programas PPRA, PCMAT, PPR, PCA, Programa Ergonômico, entre outros e diversos procedimentos de segurança do trabalho, como por exemplo, espaço confinado e proteção à descargas atmosféricas.


SNC-Lavalin Marte, SNC-LAVALIN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 44
Outras informações
Engenheiro de segurança do Trabalho exercendo a função de gerente de SSO responsável pela ?Engenharia do Proprietário Complementar? (fiscalização) para a MGE TRANSMISSÃO, consorcio formado por ?FURNAS, ENGEVIX e J MALUCELLI?, na construção da Sub-Estação de Energia Elétrica de VIANA2 de 500/345 Kv, na ampliação de duas Sub-Estações de Energia Elétrica (VIANA de 345 Kv e MESQUITA 500 Kv) e duas Linhas de Transmissão (MESQUITA/VIANA2 e VIANA2/VIANA).


Toniolo Busnello, TBSA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 44
Outras informações
Engenheiro de Segurança do Trabalho exercendo a função de coordenador de SSO no projeto Mineroduto Minas/Rio da Anglo American com fiscalização da Camargo Correa e Logos Engenharia na construção de dois túneis (variando entre solo classe I à 5), com escavação mecânica e utilização de explosivos, para desfile de dutos. Desenvolveu os programas PPRA, PCMAT, PPR, PCA e diversos procedimentos de segurança do trabalho, como por exemplo, ?espaço confinado? e ?procedimento para desmonte de rocha em túneis e a céu aberto com utilização de explosivos?. Realizava inspeções diárias nas frentes de trabalho e nos túneis.


EMPA Engenharia SA, EMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 20
Outras informações
Engenheiro de Segurança do Trabalho na construção de uma Pequena Central Hidrelétrica, responsável também pela área de Meio Ambiente e todos os treinamentos relativos a estas duas áreas. A obra compreende etapas de desmonte de rocha (com utilização de explosivos), construção de túnel, construção da casa de força, construção da barragem, construção do canal de desvio do rio e manutenção dos acessos à obra com a utilização de material humano e maquinário pesado (terraplanagem). Um dos responsáveis pelo processo de certificação ?NBR ISO 9001:2008? da empresa, e um dos responsáveis para adequar a empresa no Sistema de Gestão Integrada (Qualidade, Ambiental e Segurança & Saúde no Trabalho) visando à certificação ?NBR ISO 14001:2004? e ?OHSAS 18001:2007?.


Instituto Politécnico de Saúde, ABACO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços
Outras informações
Presidente da comissão verificadora das condições de funcionamento do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Segurança do Trabalho, nomeado através da Portaria CEE n. 1116/2008, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro em 18/08/2008. Situado à Praça Ana Amélia, n. 9, 3o, 4o, 5o e 6o andares - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Presidente da comissão verificadora das condições de funcionamento do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Segurança do Trabalho, nomeado através da Portaria CEE n. 1316/2008, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro em 04/12/2008. Situado à Av.Nossa Senhora de Copacabana, n. 928 - 5o andar - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ.


Ormec Engnehria, ORMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 44



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sistema de Gestão Integrada (ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007.Sistema de Gestão Integrada (ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. 2013. (Outra).

2.
Como fazer corretamento o PPRA, PPP, novo cálculo do SAT/FAP.Como fazer corretamento o PPRA, PPP, novo cálculo do SAT/FAP. 2012. (Seminário).

3.
Gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais e dos perigos e danos..Gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais e dos perigos e danos.. 2010. (Outra).

4.
Curso de prevenção a fraudes documentais para instituições financeiras..Curso de prevenção a fraudes documentais para instituições financeiras. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
de Souza, A M; Lima D S; de Assis, S R. Intervenção do engenheiro civil nas normas de segurança na execução de obras e construção civil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. (Orientador).

2.
Machado, M A; Corrêa, M A; Siqueira, V R. Análise de acessibilidade da passarela Sergio Azambuja. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. (Orientador).

3.
Pires, R S; Sá, G A P; Gomes, R L. Uso de guindastes na construção civil (Plano de Rigging). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. (Orientador).

4.
da Silva, A V B; Delfino, R C. Pequenas centrais hidrelétricas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. (Orientador).

5.
Menegati, A C M; Neto, K S S. Estudo de caso sobre implementação de contêineres na utilização residencial em área litorânea.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pereira, K M L; Ribeiro, W L B; dos Santos, W R. Sistema de proteção contra incêndio baseado nas normas do COSCIP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

2.
Souza, B C; Gomes, B S; Valadares, D S. Aproveitamento de Resíduos na Construção Civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

3.
da Silva, F P; Gomes, R F; Rosa, R R S. O uso de materiais de construção alternativos visando a sustentabilidade nas edificações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

4.
Silva, R L R; Barros, F. Gestão de resíduos no canteiro de obras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

5.
Leandro, D G; Luz, L X; Vilela, T J. Planejamento e orçamento de obras residenciais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

6.
Lopes, C F; Raguzzoni, P A C; Marinho, P H M. Telhado Verde com aproveitamento de água de chuva para edifícios em Volta Redonda.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

7.
Figueiredo, P S; Souza, P P. Segurança do trabalho na construção de edifícios.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.

8.
Lostte, F G; Souza, H S. Identificação e recuperação da câmara de exaustão do lingotamento continuo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Rubem Marques Magalhães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 12:02:20