Vinicius da Silva Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3410359174835241
  • Última atualização do currículo em 21/10/2017


Estudante de Engenharia Civil pelo CEFET/RJ, e técnico em Química Industrial pelo IFRJ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vinicius da Silva Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, V. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Engenharia Civil.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
2011 - 2015
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Gerenciamento de escopo de projeto. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Introdução a ciência de engenharia de custos. (Carga horária: 40h).
Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.
2017 - 2017
Mini-curso de REVIT. (Carga horária: 4h).
AXIOM, AXIOM, Brasil.
2016 - 2016
Mini-curso de MS Project. (Carga horária: 3h).
Green Habbit, GREEN HABBIT, Brasil.



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
PFRH - MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO E DERIVADOS
Descrição: Com a finalidade de obter material para estudo da contaminação de resíduos petrolíferos em corpos d?água e sedimentos, foi feita uma coleta em Suruí, um dos seis distritos do município de Magé. Neste local são realizadas atividades pesqueiras, uma vez que o rio desemboca na baia de Guanabara. Tal área foi escolhida como local da coleta, pois há registros de contaminação do manguezal e do sedimento do rio após vazamento de óleo no ano de 2000. O objetivo deste trabalho é a identificação da contaminação por petróleo e derivados no corpo d?água e sedimento do rio Suruí e análise dos impactos provocados por esta contaminação sobre o ecossistema aquático. Foram escolhidos três pontos para coleta de material, e em cada um deles foi utilizado o oxímetro para medir oxigênio dissolvido e temperatura, foram recolhidas amostras do corpo d?água, utilizando a garrafa de Van Dorn, e de sedimentos usando a draga de Eikcman. Em laboratório, foram realizados ensaios de inibição de crescimento algal e de letalidade em peixes, alem de avaliação de pH, salinidade e condutividade. Foram também realizados ensaios microbiológicos onde houve a inoculação em meio de cultura sólida com petróleo, nafta, gasolina e óleo diesel para verificar a presença de organismos capazes de degradar hidrocarbonetos derivados de petróleo nas amostras coletadas. No ensaio com algas, foi observada intensa inibição de crescimento nas amostras comparativamente aquele ocorrido no controle. Nos ensaios com peixes, houve alta letalidade apenas no ponto da coleta mais próximo a baía. Nos testes de biodegradação, houve resultados positivos, isso implica dizer que tanto nos sedimentos quanto na água coletada, havia organismos capazes de decompor os hidrocarbonetos. Os resultados preliminares indicam que a área estuarina é aquela que apresenta as alterações mais representativas. Nas amostras sedimentares e de corpo d?água os resultados positivos para biodegradação foram satisfatórios, pois foi observada a presença de organismos hábeis para decompor os derivados de petróleo no local. Unindo os resultados de toxidade e degradação biológica observa-se que, apesar da existência de organismos degradadores de hidrocarbonetos, o que explica em parte o fato da contaminação por vazamento de óleo não ter exterminado a atividade pesqueira da região, há impactos importantes sobre o crescimento algal e a saúde dos peixes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vinicius da Silva Souza - Coordenador / Mary Hellen Macedo de Azevedo - Integrante / Nathalia Vaz - Integrante / Vitoria Montresor Ferreira - Integrante / Leticia Toledo - Integrante / Cristina Maria Teixeira Soares Carneiro - Integrante / Danielle Frias Ribeiro Bisaggio - Integrante.Financiador(es): Petroleo Brasileiro S/A - Bolsa.
2013 - 2013
PFRH - INSTRUMENTAÇÃO APLICADA A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS, ENERGIA E BIOCOMBUSTÍVEIS
Descrição: Introdução: Atualmente a velocidade das transformações e as crescentes exigências impostas a indústria por mercados extremamente competitivos, nos direciona a buscar soluções cada vez mais inteligentes e inovadoras para garantir e sustentar o sucesso dos negócios. A tecnologia (desenvolvimento tecnológico) é considerada cada vez mais como um fator de produção que traz um diferencial competitivo as empresas. Este desenvolvimento permitiu grandes avanços nas áreas de controle e monitoramento de processos para os setores industriais com aplicação de técnicas de automação de processos e a utilização de instrumentos e sensores a cada dia mais inteligentes. Desta forma é importante o conhecimento básico de instrumentação para a área de petróleo, gás, energia e biocombustíveis. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo auxiliar o estudante de nível médio técnico em Química desenvolver e vivenciar, no ambiente acadêmico, a prática profissional do futuro ambiente de trabalho. A oportunidade de vivenciar, durante o processo de formação do estudante, situações que porventura encontrarão no ambiente de trabalho amplia a possibilidade deste estudante em desenvolver na prática profissional soluções inovadoras e inteligentes. Metodologia: Para tal foi realizada pesquisa bibliográfica tendo como tema os principais instrumentos utilizados para medir as grandezas mais relevantes na indústria de processo (temperatura, pressão, nível e vazão) e atividades práticas em laboratório com exemplos de tais instrumentos para as grandezas pressão e temperatura. Resultados: Além de apresentações feitas sobre as características e aspectos relevantes da área de instrumentação, com destaque para as medições de temperatura, de pressão, de nível e de vazão, os conceitos envolvidos foram aplicados em atividades práticas desenvolvidas em laboratório com a execução de calibração de manômetros e termopares. Conclusão: O contato com instrumentos de medição industriais e suas particularidades, além do conhecimento obtido com as atividades realizadas agregaram valor à qualificação técnica e profissional dos participantes do programa de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vinicius da Silva Souza - Integrante / Elton Flach - Coordenador.
2012 - 2013
PFRH - COMUNIDADES AQUÁTICAS E BIOINDICADORES DE CONTAMINAÇÃO POR PETRÓLEO
Descrição: O projeto tem como objetivo mostrar aos alunos como utilizar bioindicadores e comunidades aquáticas para analisar ecossistemas contaminados por petróleo, ao mesmo tempo em que se aplica um estudo de caso.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vinicius da Silva Souza - Coordenador / Mary Hellen Macedo de Azevedo - Integrante / Nathalia Vaz - Integrante / Vitoria Montresor Ferreira - Integrante / Leticia Toledo - Integrante / João José Leal - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2° Encontro de Peritos. 2017. (Encontro).

2.
Workshop de negócios de impacto social. 2016. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:00:23