Verônica Mendes Borges Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5083376277502720
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Graduada em Artes Visuais na modalidade Licenciatura no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPel), RS. Atuou como bolsista Proext no Programa de Extensão "Gênero, educação e arte: artesania, arte popular e formação em oficinas de criação coletiva", sob coordenação da Profa. Dra. Márcia Alves da Silva. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Atuante como professora de teatro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Verônica Mendes Borges Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, V. M. B.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: ESPACO VIRTUAL E O APRENDIZADO: ESTIMULANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS FERRAMENTAS CANVA E POWERPOINT..
Orientador: Geralcy Carneiro da Silva.
2012 - 2016
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: Claudia Mariza Mattos Brandão.




Formação Complementar


2016
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
"A ditadura da beleza: O corpo como objeto estético no cotidiano de estudantes da educação básica."
Descrição: Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. A investigação focaliza a discussão acerca das transformações nas imagens corporais e suas representações artísticas, em especial na Grécia Antiga, Renascimento e Modernidade, problematizando os padrões contemporâneos de beleza, presentificados cotidianamente em nossas vidas através dos meios de comunicação de massa. Questionando os reflexos desses padrões no âmbito escolar, a investigação tem como objetivo investigar sobre o sentido do corpo como objeto estético no cotidiano de estudantes da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Professora de teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estagiaria na escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Viana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, V. M. B.. ''A beleza suprema': Sobre o sentido do corpo e da estética na escola.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARBOSA, V. M. B.; BONILHA, C. L. . Paisagem brasileira: do retrato pictórico ao retrato fotográfico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Congresso de Iniciação Científica, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. o ""A beleza suprema": sobre o sentido do corpo e da estética na escola". 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudia Mariza Mattos Brandão. A DITADURA DA BELEZA: O CORPO COMO OBJETO ESTÉTICO NO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Verônica Mendes Borges Barbosa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:32:22