Ana Paula Passaglia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6121339559852469
  • Última atualização do currículo em 14/10/2016


Acadêmica de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) desde o segundo semestre de 2013. Foi monitora na disciplina de anatomia no curso de enfermagem- UNIFENAS no primeiro semestre de 2014, e monitora na disciplina "Bases das técnicas cirúrgicas" no curso de medicina-UNIFENAS, no segundo semestre de 2016. Atualmente é integrante de um grupo de pesquisa "Carcinogênese e Cirurgia Experimental" na UNIFENAS e bolsista PIBIC UNIFENAS Presidente da Liga de Emergência e Trauma na UNIFENAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Passaglia
Nome em citações bibliográficas
PASSAGLIA, A. P.


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Medicina.
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Capitao Getulio Lima, EECGL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
EFEITO DO HELIANTHUS ANNUUS (LINNÉ) SOBRE NEOPLASIAS MAMÁRIAS EM MODELO MURINO DE CARCINOGÊNESE QUIMICAMENTE INDUZIDAS: UM ESTUDO IMUNOHISTOMÉTRICO
Descrição: Como o câncer representa atualmente a segunda causa de morte no mundo, correspondendo a cerca de 13% de todas as causas de óbito, sendo responsável por sérios problemas na vida humana, incluindo a agonia física e mental e pressão econômica, a prevenção e o tratamento do câncer são de extrema importância para reduzir esses números e/ou amenizar os problemas correlacionados com a doença. Desta forma, há um crescimento exponencial no interesse e no uso das medicinas alternativas e complementares (MAC), principalmente em países ocidentais desenvolvidos. A literatura indica que também em países em desenvolvimento e pobres, as medicinas não convencionais são elemento significativo no tratamento. Assim, torna-se de extrema importância o teste anticarcinogênico da H. annuus L., colaborando com a necessidade de encontrar, desenvolver, e introduzir na terapêutica, modalidades de tratamento mais eficientes para o câncer. Contando com cento e setenta animais, fêmeas, virgens, Sprague-Dawley provenientes do Biotério da Unifenas, pesando entre 130-200g e com idade entre 45-55 dias, serão induzidas ao tumor de mama com DMBA (7,12 dimetylbenz(a)antraceno) e tratadas com o extrato Oleoso da Semente de Girassol, com o objetivo de avaliar a ação do extrato oleoso da semente de H. annuus L. sobre achados histológicos em espécimes tumorais obtidas. Ao fim do protocolo de tratamento, as ratas experimentais e seus controles correspondentes serão anestesiadas com Diazepam (2 mg/kg), Quetamina (75 mg/kg) e, em seguida, submetidas ao aprofundamento anestésico em câmara de Isoflurano, seguido de deslocamento cervical pós apnéia, na presença de um Médico Veterinário. Serão ressecados os cinco pares de mamas das ratas contendo os tumores induzidos e as mamas livres de crescimentos macroscópicos. Todos os animais serão submetidos à necropsia completa para avaliação macro e microscópica de doença metastática e outras comorbidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Passaglia - Coordenador / Maria Cristina Costa Resk - Integrante.Financiador(es): Universidade José do Rosário Vellano - Bolsa.
2014 - 2014
Análise do Perfil dos Usuários de Academias em Alfenas - MG
Descrição: O objetivo do atual trabalho foi analisar os usuários e não usuários de suplementos alimentares em academias na cidade de Alfenas, MG, em associação à análise do perfil socioeconômico dos mesmos. O total de pessoas pesquisadas foi de 165, excluindo menores de 18 anos e não praticantes das cinco academias pesquisadas. A amostra foi dividida em dois grupos: usuários (38%) e não usuários (62%) de suplementos alimentares. Com o fim da pesquisa, constata-se que a utilização de suplementos no sexo masculino é bem mais expressiva do que no sexo feminino. Além disso, os praticantes de academia com maior tempo de prática de exercícios físicos são os que mais fazem consumo de suplementos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ana Paula Passaglia - Coordenador / Bruna Alves dos Reis - Integrante / Anna Luiza Souza - Integrante / Caroline Almeida Rodrigues - Integrante / Marcelo Rodrigues Tavares - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2014
Monitoria de Anatomia I.
Descrição: Participou do grupo de Monitoria de Anatomia I para o curso de Enfermagem no primeiro semestre de 2014, com plantões semanais e participação em aulas práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Passaglia - Coordenador / Marcelo Rodrigues Tavares - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Fórum de extensão universitária.Liga de Emergência e Trauma e suas atuações. 2016. (Outra).

2.
XVII Simpósio da liga de emergência e trauma. 2016. (Simpósio).

3.
XX Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia. Amputação pós traumática de Emergência da perna esquerda. 2016. (Congresso).

4.
XX Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia.Fratura Cominutiva de Membro inferior direiro. 2016. (Simpósio).

5.
I Campanha de doação de sangue. Quer Salvar Vidas? - Doe sangue!. 2015. (Exposição).

6.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DAS LIGAS DO TRAUMA. Lesão Traumática no Mesentério com Necrose de Intestino Delgado.. 2015. (Congresso).

7.
XVIII Simpósio da liga de Angiologia e cirurgia vascular. 2015. (Simpósio).

8.
XVI Simpósio da liga de emergência e trauma.Reanimação Cardio-pulmonar. 2015. (Simpósio).

9.
I mesa redonda da liga de ciências morfológicas. 2014. (Simpósio).

10.
I Palestra da Liga de Infectologia: a Visão Humanitária no Direito Internacional e a Infectologia no Médicos Sem Fronteira. 2014. (Outra).

11.
I Simpósio da Liga de Endocrinologia e Metabologia. 2014. (Simpósio).

12.
I Simpósio da Liga de Ginecologia. 2014. (Simpósio).

13.
VI Simpósio da Liga de Clínica Médica. 2014. (Simpósio).

14.
XIII Simpósio da Liga de Cardiologia. 2014. (Simpósio).

15.
XV Simpósio da Liga de Emergência e Trauma. 2014. (Simpósio).

16.
IX Simpósio da Liga de Neurologia e Neurocirurgia. 2013. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 3:58:07