Amanda Dalla'cort Chaves

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4835298972255436
  • Última atualização do currículo em 24/01/2019


Biomédica formada pela Universidade Feevale, com habilitação em Patologia Clínica. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno pela PUC-RS e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no qual desenvolve um projeto na linha de Ensino de Fisiologia, intitulado: Desenvolvimento e validação de metodologias ativas aliadas a aula expositiva tradicional como estratégia de ensino em Fisiologia Humana. Também atua na categoria de Aperfeiçoamento Científico no projeto de pesquisa "Tecnologias Aplicadas ao Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências Básicas da Saúde". Além disso, é integrante dos Laboratórios de Fisiologia e Biofísica (L.F.B) e de Computação Aplicada da Universidade Feevale e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) da Universidade Federal do Pampa. O foco de atuação se situa nas área de inovação tecnológica em saúde, com ênfase em Inteligência Artificial, Jogos Educacionais, Modelagem e Impressão Tridimensional de modelos didáticos para ensino na saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Dalla'cort Chaves
Nome em citações bibliográficas
CHAVES, A. D.;CHAVES, Amanda Dalla'cort.;DALLA'CORT CHAVES, Amanda;CHAVES, AMANDA DALLA?CORT


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Fisiologia).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Desenvolvimento e validação de metodologias ativas aliadas a aula expositiva tradicional como estratégia de ensino em Fisiologia Humana,Orientador: Pâmela Billig Mello Carpes.
Coorientador: Cláudio Felipe Kolling da Rocha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2019
Especialização em andamento em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Biomedicina.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: DIMINUIÇÃO DO USO DE BOLSAS DE SANGUE EM CIRURGIAS CARDIOVASCULARES PELO USO DA RECUPERAÇÃO INTRAOPERATÓRIA DE CÉLULAS.
Orientador: Cláudio Felipe Kolling da Rocha.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Biomedicina.
Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
Ano de interrupção: 2014




Formação Complementar


2018 - 2018
Biofabrication and 3D bioprinter. (Carga horária: 4h).
Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society, TERMIS, Estados Unidos.
2018 - 2018
Modelagem Básica para Impressão 3D no Fusion 360. (Carga horária: 4h).
Usina Fab Lab, U, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Projeto de Ensino Integração Fisiológica. (Carga horária: 16h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2017 - 2017
GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: PARA ALÉM DAS DENOMINAÇÕES. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2017 - 2017
OFICINA: METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2017 - 2017
Workshop - Imuno-Hemoterapia. (Carga horária: 9h).
Instituto Nacional de Cursos, INCURSOS, Brasil.
2017 - 2017
Jogos Multimodais: como adaptar novas mídias para múltiplas plataformas. (Carga horária: 4h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Anatomia Humana - 16a Edição. (Carga horária: 15h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2016
Programa de Atualização em Psiquiatria. (Carga horária: 120h).
Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Projeto de Ensino Integração Fisiológica. (Carga horária: 60h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Neurociência Cognitiva e Educação III. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Neurociências e Comportamento. (Carga horária: 32h).
Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, IENH, Brasil.
2015 - 2015
Líquor: Rotina Básica e Avançada. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Líquidos Corporais: Espermograma. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Estratégias de Prevenção de Dificuldades de Memória. (Carga horária: 7h).
World Congress on Brain, Behavior and Emotions, WCBBE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Introdução à Pesquisa na Fisiologia. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Uroanálise. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014
Conceitos Básicos de Virologia Clássica. (Carga horária: 5h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2013 - 2013
Ensaios de Genotoxicidade. (Carga horária: 4h).
Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
2013 - 2013
Saúde Pública: Comprometimento com o Trabalho. (Carga horária: 4h).
Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
2013 - 2013
Coleta de Sangue. (Carga horária: 4h).
Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Aperfeiçoamento Científico, Carga horária: 12
Outras informações
Aperfeiçoamento Científico Voluntário, no Grupo de Pesquisa em Computação aplicada, no projeto Tecnologias Aplicadas ao Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências Básicas da Saúde

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Aperfeiçoamento Científico, Carga horária: 12
Outras informações
Aperfeiçoamento Científico Voluntário, no Grupo de Pesquisa em Computação aplicada, no projeto Novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da saúde.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Aperfeiçoamento Científico, Carga horária: 12
Outras informações
Aperfeiçoamento Científico Voluntário, no Grupo de Pesquisa em Computação aplicada, no projeto Health Simulator - Simulador de Casos Clínicos.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária no Convênio de Combate e Prevenção a Dengue da Universidade Feevale em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora de Fisiologia, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora voluntária nas disciplinas de Fisiologia I, Fisiologia II e Fisiologia Humana.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações
Iniciação científica voluntária no Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, no projeto Health Simulator - Simulador de Casos Clínicos.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações
Iniciação científica voluntária no Grupo de Pesquisa em Bioanálises, atuando no projeto de pesquisa Caracterização, desenvolvimento e avaliação biológica de nanomedicamentos para o tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária no Convênio de Combate e Prevenção a Dengue da Universidade Feevale em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.



Projetos de pesquisa


2019 - Atual
Tecnologias Aplicadas ao Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências Básicas da Saúde
Descrição: Proposta de pesquisa e inovação tecnológica que visa o desenvolvimento de recursos educacionais através de fabricação e virtualização. Os recursos produzidos serão aplicados ao ensino prático de disciplinas da saúde como método substitutivo ao uso de animais. A execução do projeto está baseada em realidade aumentada, realidade virtual, modelagem e impressão tridimensional. Utiliza como referência os movimentos ?makers? e ?do-it-yourself? em uma abordagem interdisciplinar. Busca ainda o processo de virtualização como método de elaboração de atividades que promovam engajamento e aprendizado significativo. Propõe a interação com projeto de extensão como uma das formas de disseminação para comunidade educacional da região, fomentando demonstrações práticas dos recursos produzidos através de um laboratório itinerante. Espera-se produção de recursos educacionais que promovam o aprendizado prático efetivo, a participação ativa de alunos de diferentes áreas como produtores de conhecimento, a interação entre pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a interação entre academia e sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Integrante / Daniela Fernanda Pigozzo - Integrante / João Miguel Menezes Dutra - Integrante / Cláudio Felipe Kolling da Rocha - Coordenador.
2018 - Atual
Desenvolvimento e validação de metodologias ativas aliadas a aula expositiva tradicional como estratégia de ensino em Fisiologia Humana
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Integrante / Cláudio Felipe Kolling da Rocha - Coordenador / Pâmela Billig Mello Carpes - Integrante.
2018 - Atual
Novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da saúde
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar, desenvolver e validar novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da saúde como os simuladores, wearables devices, entre outras, proporcionando ferramentas que permitam ao estudante entender sua área de atuação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Integrante / MARTA ROSECLER BEZ - Coordenador / João Miguel Menezes Dutra - Integrante / Luana Daniela de Souza Rockenback - Integrante.
2016 - Atual
Health Simulator - Simulador de Casos Clínicos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Integrante / Fernando Helwanger - Integrante / Paulo Ricardo M. Barros - Integrante / Daniela Fernanda Pigozzo - Integrante / MARTA ROSECLER BEZ - Coordenador.
2015 - 2016
Caracterização, desenvolvimento e avaliação biológica de nanomedicamentos para o tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central
Descrição: Com o envelhecimento da população, doenças do sistema nervoso central (SNC) representam a maior área e de maior e mais rápido crescimento das necessidades médicas não atendidas. Parkinson (DP), é uma desordem neurológica, sendo a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente. A DP resulta principalmente da perda de neurônios dopaminérgicos da parte compacta da substância negra, o que ocasiona disfunções cognitivas. Evidências recentes mostram que a leptina, uma proteína sintetizada primariamente pelo tecido adiposo, e seus receptores são difundidas no SNC e podem fornecer sinais de sobrevivência neuronal. A desregulação da leptina na doença humana também resulta em susceptibilidade neuronal reforçada à danos e o desenvolvimento de nanocápsulas de leptina como uma metodologia terapêutica é uma possibilidade atraente e viável.A nanotecnologia desempenha um papel único instrumental no desenvolvimento revolucionário da entrega de drogas ao cérebro. Com o auxílio de nanopartículas de alta especificidade e multifuncionalidade, esses avanços permitirão um progresso considerável na compreensão, diagnóstico e tratamento de doenças do SNC. Objetivos: o objetivo do presente estudo será desenvolver nanocápsulas poliméricas de leptina e avaliar o seu potencial terapêutico na neuroproteção em modelo animal de doença de Parkinson. Metodologia: As suspensões de nanocápsulas serão preparadas conforme o método descrito por Fessi e colaboradores (1988), denominado de deposição interfacial de polímero pré-formado. Os ratos serão divididos randomicamente em 4 grupos: grupo controle, grupo com DP, grupo com DP nanocápsulas de leptina e grupo nanocápsulas de leptina (NL). No grupo com DP os animais receberão infusões de 6-hidroxidopamina (6-OHDA) na via nigroestriatal, de forma a promover a morte dos neurônios dopaminérgicos, no grupo com DP NL, os animais serão tratados com 6-OHDA e nanocápsulas de leptina na dose de 0,8 µg/Kg de peso corporal; no grupo NL os animais receberão a mesma dose acima citada e no grupo controle os animais receberão somente o veículo. As NL serão aplicadas a cada 12h durante 2 dias (injeção intraperitoneal), após serão realizados testes comportamentais e imunohistoquímicos para a avaliar a neuroproteção causada pela leptina. A hipótese a ser testada é que as nanocápsulas de leptina apresentem significativo potencial terapêutico como neuroprotetora na doença de Parkinson..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Integrante / Andreza Alves Cardoso - Integrante / Luciane Rosa Feksa - Coordenador / Fernando Dal Pont Morisso - Integrante / Vanusca Dalosto Jahno - Integrante / Sandra Hass - Integrante / Carlos Pandolfo Carone - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Projeto Despertar
Descrição: O Projeto Despertar é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que objetiva promover a democratização e o fácil acesso a ciência a partir de aulas gratuitas disponibilizadas a alunos que tenham interesse em participar de discussões sobre questões avaliadas pela prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM. As discussões são ministradas por profissionais das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Coordenador / Marina Moraes Mattarredona Brião - Integrante / Leonardo Airton Ressel Simões - Integrante / Marjoriane de Amaral - Integrante / Isadora D'Ávila Tassinari - Integrante / Eduardo Echer dos Reis - Integrante / Patricia Helena Lucas Pranke - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da saúde
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar, desenvolver e validar novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da saúde como os simuladores, wearables devices, entre outras, proporcionando ferramentas que permitam ao estudante entender sua área de atuação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Integrante / MARTA ROSECLER BEZ - Coordenador / João Miguel Menezes Dutra - Integrante / Luana Daniela de Souza Rockenback - Integrante.
2016 - Atual
Health Simulator
Descrição: O projeto Health Simulator objetiva oferecer ao professor uma ferramenta de auxílio que visa desenvolver, através da prática e interatividade com o ambiente e situações clínicas comuns, o raciocínio clínico do aluno. É um ambiente que proporciona experiências reais e cotidianas da rotina na área da saúde, sem a presença dos riscos usuais inerentes. Oferece ao aluno maior segurança na hora de aplicar seus conhecimentos, salientando as melhores decisões e atitudes, minimizando incertezas que possam surgir no decorrer do jogo, e assim, venha a apreender o raciocínio clínico esperado à situação apresentada. Desta forma, no exercício da sua profissão, casos semelhantes poderão ser resolvidos com muito mais confiança e precisão. Para o desenvolvimento do projeto conta-se com uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais das áreas da informática, design, jogos digitais e saúde. A interação entre as diferentes áreas permite uma visão mais ampla do projeto como um todo, bem como, uma rica interlocução entre os diversos participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Amanda Dalla'cort Chaves - Coordenador / Diego Reidel - Integrante / Fernando Helwanger - Integrante / Marta Bez - Integrante / Paulo Ricardo M. Barros - Integrante / Daniela Fernanda Pigozzo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: NEUROFISIOLOGIA.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Educação em Saúde.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Menção honrosa na IV Mostra de Projetos em Fisiologia, Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DALLA'CORT CHAVES, Amanda2018 DALLA'CORT CHAVES, Amanda; ALVES CARDOSO, ANDREZA ; FELIPE KOLLING DA ROCHA, CLÁUDIO . DIMINUIÇÃO DO USO DE BOLSAS DE SANGUE EM CIRURGIAS CARDIOVASCULARES PELO USO DA RECUPERAÇÃO INTRAOPERATÓRIA DE CÉLULAS. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 7, p. 42-53, 2018.

2.
CHAVES, AMANDA DALLA?CORT2018 CHAVES, AMANDA DALLA?CORT; DUTRA, JOÃO MIGUEL MENEZES ; KOLLING DA ROCHA, CLÁUDIO FELIPE . Impressão 3D aplicada ao ensino de ciências básicas da saúde: onde estamos e onde queremos chegar. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM, v. 21, p. 43-58, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAVES, A. D.; PIGOZZO, D. F. ; FURUSHO, D.N. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; ROCHA, C. F. K. . Criação de redes bayesianas para o ensino em Biomedicina. In: Computer on the Beach, 2018, Florianópolis. Anais Computer on the Beach. Florianópolis: Univali, 2018. p. 532-541.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RHODEN, J. ; CHAVES, A. D. ; MÜLLER, I. R. ; ROCHA, C. F. K. . UM MODELO FÍSICO INTERATIVO PARA O APRENDIZADO DO CICLO DE KREBS. In: Feira de Iniciação Científica (FIC) - Inovamundi 2018, 2018, Novo Hamburgo. Anais da Feira de Iniciação Científica, 2018. v. 10.

2.
CHAVES, A. D.; CARDOSO, A. A. ; ROCHA, C. F. K. . DIMINUIÇÃO DO USO DE BOLSAS DE SANGUE EM CIRURGIAS CARDIOVASCULARES PELO USO DA RECUPERAÇÃO INTRAOPERATÓRIA DE CÉLULAS. In: FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FIC) - INOVAMUNDI 2017, 2017, Novo Hamburgo/RS. ANAIS FIC 2017, 2017. v. 9. p. 39-806.

3.
CHAVES, A. D.; FURUSHO, D.N. ; PIGOZZO, D. F. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; ROCHA, C. F. K. . Rede Bayesiana: um método probabilístico para estudo do diagnóstico diferencial de Dengue, Zika e Chikungunya. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017, Chapecó, SC. Anais - I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017.

4.
BEZ, M. R. ; ROCHA, C. F. K. ; CARVALHO, J. V. ; CHAVES, A. D. . Desenvolvimento e validação de tecnologias para o aprendizado em saúde. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017, Chapecó, SC. Anais - I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017.

5.
SCHNEIDER, T. ; CHAVES, A. D. ; FURUSHO, D.N. ; PIGOZZO, D. F. ; DUTRA, J. M. M. ; NUNES, A. M. S. ; BEZ, M. R. . DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE ANEMIA FALCIFORME PELA REDE BAYESIANA. In: XXIV MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2017, São Leopoldo. Anais da Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. São Leopoldo: Unisinos, 2017. p. 288-289.

6.
PIGOZZO, D. F. ; CHAVES, A. D. ; FURUSHO, D.N. ; DUTRA, J. M. M. ; NUNES, A. M. S. ; BEZ, M. . REDE BAYESIANA COMO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE SIFILIS. In: XXIV MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2017, São Leopoldo. Anais da Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. São Leopoldo: Unisinos, 2017. p. 318-319.

7.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, A. D. ; SILVA, L.G.A ; BEZ, M. R. ; CARVALHO, J. V. . O papel do aluno de graduação como divulgador de ciência e sua relação com a humanização do atendimento ao paciente. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017, Chapecó, SC. Anais - I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017.

8.
CHAVES, A. D.; GUILHERME, C. . SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: O QUE MOSTRAM ESTUDOS RECENTES. In: Feira de Iniciação Científica (FIC) - Inovamundi, 2015, Novo Hamburgo, RS. ANAIS FIC 2015. Novo Hamburgo, RS: Universidade Feevale, 2015. v. 7. p. 4-4.

9.
CHAVES, A. D.; SILVA, J. Z. ; CRUZ, F. F. ; BOFF, L. V. ; MACHADO, A. B. ; PRESOTTO, A. T. ; VIEIRA, C. E. S. ; FEKSA, L. R. . EFEITO DA PROLINA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E NEUROLÓGICO DE FILHOTES DE RATAS COM HIPERPROLINEMIA. In: Feira de Iniciação Científica (FIC) - Inovamundi, 2015, Novo Hamburgo, RS. ANAIS FIC 2015. Novo Hamburgo, RS: Universidade Feevale, 2015. v. 7. p. 26-26.

10.
MACHADO, A. B. ; PRESOTTO, A. T. ; BARBOSA, I. ; GOELZER, D. P. ; CHAVES, A. D. ; CRUZ, F. F. ; BOFF, L. V. ; SANTOS, A. G. ; FEKSA, L. R. . EFEITO DA PROLINA SOBRE A ATIVIDADE DA PIRUVATOQUINASE EM CÓRTEX CEREBRAL, HIPOCAMPO E RIM DE FILHOTES DE RATAS COM HIPERPROLINEMIA. In: Feira de Iniciação Científica (FIC) - Inovamundi, 2015, Novo Hamburgo, RS. ANAIS FIC 2015. Novo Hamburgo, RS: Universidade Feevale, 2015. v. 7. p. 11-11.

11.
CZARNABAY, D. ; CHAVES, A. D. ; IZQUIERDO, I. ; BENETTI, F. . Early neonatal maternal deprivation induces memory deficits is mediated by changes in cholinergic transmission. In: Evento comemorativo dos 60 anos do Instituto de Fisiologia Experimental da UFRGS e IV Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso e IV Mostra de Projetos em Fisiologia, 2014, Porto Alegre. IV Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso e IV Mostra de Projetos em Fisiologia, 2014. p. 127-128.

12.
CHAVES, A. D.; CZARNABAY, D. ; BENETTI, F. . Pré testes semanais melhoram o desempenho de estudantes nas provas de conhecimentos em fisiologia. In: Evento comemorativo dos 60 anos do Instituto de Fisiologia Experimental da UFRGS e IV Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso e IV Mostra de Projetos em Fisiologia, 2014, Porto Alegre. IV Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso e IV Mostra de Projetos em Fisiologia, 2014. p. 125-125.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAVES, A. D.; PIGOZZO, D. F. ; FURUSHO, D.N. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; ROCHA, C. F. K. . Criação de redes bayesianas para o ensino em Biomedicina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CHAVES, A. D.; CARDOSO, A. A. ; ROCHA, C. F. K. . DIMINUIÇÃO DO USO DE BOLSAS DE SANGUE EM CIRURGIAS CARDIOVASCULARES PELO USO DA RECUPERAÇÃO INTRAOPERATÓRIA DE CÉLULAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, A. D. ; SILVA, L.G.A ; BEZ, M. R. ; CARVALHO, J. V. . O papel do aluno de graduação como divulgador de ciência e sua relação com a humanização do atendimento ao paciente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CHAVES, A. D.; FURUSHO, D.N. ; PIGOZZO, D. F. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; ROCHA, C. F. K. . Rede Bayesiana: um método probabilístico para estudo do diagnóstico diferencial de Dengue, Zika e Chikungunya. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BEZ, M. R. ; ROCHA, C. F. K. ; CARVALHO, J. V. ; CHAVES, A. D. . Desenvolvimento e validação de tecnologias para o aprendizado em saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHAVES, A. D.; GUILHERME, C. . SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: O QUE MOSTRAM ESTUDOS RECENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CHAVES, A. D.; SILVA, J. Z. ; CRUZ, F. F. ; BOFF, L. V. ; MACHADO, A. B. ; PRESOTTO, A. T. ; VIEIRA, C. E. S. ; FEKSA, L. R. . EFEITO DA PROLINA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E NEUROLÓGICO DE FILHOTES DE RATAS COM HIPERPROLINEMIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CHAVES, A. D.; CZARNABAY, D. ; BENETTI, F. . Análise do desempenho de estudantes de graduação que cursaram fisiologia e foram submetidos ou não a pré-testes semanais previamente ao teste escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CHAVES, A. D.; SONAGLIO, P. H. ; MENEGOTTO, L. G. . Inativação de Enzimas pelo Método de Branqueamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, Amanda Dalla'cort. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; RHODEN, J. . SciMakers. 2018; Tema: Desenvolvimento de formas inovadoras de ensinar ciências da saúde tanto em ambientes formais quanto informais de aprendizagem. Tendo creative commons como norte, os recursos educacionais serão disponibilizados.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAVES, A. D.; SILVA, L.G.A ; DUTRA, J. M. M. ; PIGOZZO, D. F. ; COLORIO, R. V. ; ROSA, J. M. ; ROCHA, C. F. K. ; CARPES, P. B. M. . Tabuleiro Sináptico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Educacional).

2.
CHAVES, Amanda Dalla'cort.. Mitocôndria 3D. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modelo 3D).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Internacional de Ensino na Saúde: Educação Baseada em Evidências. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ALUNOS SUBMETIDOS A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA. 2018. (Congresso).

2.
II SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs UNIPAMPA/URUGUAIANA e III SIMPÓSIO GAÚCHO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE.PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DA SAÚDE SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO: UMA VISÃO PÚBLICA E PRIVADA. 2018. (Simpósio).

3.
IX Computer On The Beach.Criação de redes bayesianas para o ensino em Biomedicina. 2018. (Outra).

4.
I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde. Rede Bayesiana: um método probabilístico para estudo do diagnóstico diferencial de Dengue, Zika e Chikungunya. 2017. (Congresso).

5.
VIII Curso de Neurociências da UFRGS. 2017. (Outra).

6.
I Simpósio Gaúcho de Farmacologia. 2016. (Simpósio).

7.
VIII Congresso Internacional de Bioanálises. 2015. (Congresso).

8.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. 2015. (Congresso).

9.
Congresso Nacional de Biomedicina - CONAB. 2014. (Congresso).

10.
Evento comemorativo dos 60 anos do Instituto de Fisiologia Experimental da UFRGS e IV Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso e IV Mostra de Projetos em Fisiologia.Pré-teste semanais melhoram o desempenho de estudantes nas provas de conhecimentos em fisiologia. 2014. (Simpósio).

11.
II Simpósio Sobre Nanobiotenologia e Suas Aplicações. 2014. (Simpósio).

12.
VII Congresso Internacional de Bioanálises. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, A. D. ; PIGOZZO, D. F. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; RHODEN, J. . III Semana Nacional do Cérebro - Universidade Feevale. 2018. (Outro).

2.
CARDOSO, A. A. ; BRUSCHI, L. F. R. S. ; CHAVES, A. D. ; CEGONI, G. S. ; EISEN, A. K. A. ; URNAU, B.M. ; ALBINO, S.M. . Semana Acadêmica de Biomedicina - Feevale. 2015. (Outro).

3.
ALBINO, S.M. ; BRUSCHI, L. F. R. S. ; CAMPOS, A. C. R ; CARDOSO, A. A. ; CEGONI, G. S. ; CHAVES, A. D. ; EISEN, A. K. A. ; FLORES, G.T. ; MARTINI, E. ; RIZZANA, D.U. ; URNAU, B.M. . Semana Acadêmica de Biomedicina - Feevale. 2014. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHAVES, AMANDA DALLA?CORT2018 CHAVES, AMANDA DALLA?CORT; DUTRA, JOÃO MIGUEL MENEZES ; KOLLING DA ROCHA, CLÁUDIO FELIPE . Impressão 3D aplicada ao ensino de ciências básicas da saúde: onde estamos e onde queremos chegar. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM, v. 21, p. 43-58, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
CHAVES, A. D.; SONAGLIO, P. H. ; MENEGOTTO, L. G. . Inativação de Enzimas pelo Método de Branqueamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CHAVES, A. D.; CZARNABAY, D. ; BENETTI, F. . Análise do desempenho de estudantes de graduação que cursaram fisiologia e foram submetidos ou não a pré-testes semanais previamente ao teste escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CHAVES, A. D.; GUILHERME, C. . SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: O QUE MOSTRAM ESTUDOS RECENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHAVES, A. D.; SILVA, J. Z. ; CRUZ, F. F. ; BOFF, L. V. ; MACHADO, A. B. ; PRESOTTO, A. T. ; VIEIRA, C. E. S. ; FEKSA, L. R. . EFEITO DA PROLINA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E NEUROLÓGICO DE FILHOTES DE RATAS COM HIPERPROLINEMIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CHAVES, A. D.; CARDOSO, A. A. ; ROCHA, C. F. K. . DIMINUIÇÃO DO USO DE BOLSAS DE SANGUE EM CIRURGIAS CARDIOVASCULARES PELO USO DA RECUPERAÇÃO INTRAOPERATÓRIA DE CÉLULAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, A. D. ; SILVA, L.G.A ; BEZ, M. R. ; CARVALHO, J. V. . O papel do aluno de graduação como divulgador de ciência e sua relação com a humanização do atendimento ao paciente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CHAVES, A. D.; FURUSHO, D.N. ; PIGOZZO, D. F. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; ROCHA, C. F. K. . Rede Bayesiana: um método probabilístico para estudo do diagnóstico diferencial de Dengue, Zika e Chikungunya. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BEZ, M. R. ; ROCHA, C. F. K. ; CARVALHO, J. V. ; CHAVES, A. D. . Desenvolvimento e validação de tecnologias para o aprendizado em saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CHAVES, A. D.; SILVA, L.G.A ; DUTRA, J. M. M. ; PIGOZZO, D. F. ; COLORIO, R. V. ; ROSA, J. M. ; ROCHA, C. F. K. ; CARPES, P. B. M. . Tabuleiro Sináptico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Educacional).

2.
CHAVES, Amanda Dalla'cort.. Mitocôndria 3D. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modelo 3D).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, A. A. ; BRUSCHI, L. F. R. S. ; CHAVES, A. D. ; CEGONI, G. S. ; EISEN, A. K. A. ; URNAU, B.M. ; ALBINO, S.M. . Semana Acadêmica de Biomedicina - Feevale. 2015. (Outro).

2.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, A. D. ; PIGOZZO, D. F. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; RHODEN, J. . III Semana Nacional do Cérebro - Universidade Feevale. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, C. F. K. ; CHAVES, Amanda Dalla'cort. ; DUTRA, J. M. M. ; SILVA, L.G.A ; RHODEN, J. . SciMakers. 2018; Tema: Desenvolvimento de formas inovadoras de ensinar ciências da saúde tanto em ambientes formais quanto informais de aprendizagem. Tendo creative commons como norte, os recursos educacionais serão disponibilizados.. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:25:49