Aline Hitomi Sumiya

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5905384991815623
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Doutoranda e mestra pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo - USP - e licenciada em Letras com habilitação em português-francês pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Na graduação, fez pesquisas na área de francês língua estrangeira para crianças através de gêneros textuais específicos e do lúdico e, no mestrado, estudou o gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições para o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira por adolescentes. Atualmente pesquisa os gêneros multimodais, emergentes ou não na era digital, e seus desdobramentos na didática do francês como língua estrangeira. É membro do grupo ALTER-AGE (CNPq/USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Hitomi Sumiya
Nome em citações bibliográficas
SUMIYA, A. H.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira por adolescentes,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: interacionismo sociodiscursivo; ensino-aprendizagem de FLE; gêneros multimodais; tutorial; adolescentes.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Português e Francês.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Aprender brincando: O ensino/aprendizagem de francês para crianças através do lúdico.
Orientador: Christianne Benatti Rochebois.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Professor Adhemar Bolina, BOLINA, Brasil.
2002 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Professor Adhemar Bolina, BOLINA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Multimodalidade e interacionismo sociodiscursivo: considerações teóricas e. (Carga horária: 7h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil.
2017 - 2017
Seminário: Textualité, discursivité et figuration - BRONCKART e BULEA. (Carga horária: 12h).
Facultad de Humanidades y Artes - Universidad Nacional de Rosario, URN, Argentina.
2016 - 2016
Estágio de pesquisa sob a orientação de OLIVIER DEZUTTER (5 meses).
Université de Sherbrooke, UDES, Canadá.
2015 - 2015
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Preparação pedagógica. (Carga horária: 14h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil.
2014 - 2014
Stage pour professeurs et formateurs de FLE. (Carga horária: 42h).
Centre de Linguistique Apliquée, CLA, França.
2013 - 2013
VII Módulo de Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 5h).
Associação dos Professores de Francês do Estado de Minas Gerais, APFMG, Brasil.
2012 - 2012
Formation des Professeurs du Français. (Carga horária: 8h).
Associação dos Professores de Francês do Estado de Minas Gerais, APFMG, Brasil.
2012 - 2012
L'enseignement/apprentissage du français aux entants - HÉLÈNE VANTHIER. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Agence Universitaire de la Francophonie, AUF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do grupo de pesquisa


Cursos Extracurriculares de Francês, FFLCH - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora-bolsista, Carga horária: 18
Outras informações
Atividade de extensão realizada Turmas de nível I e nível IV


Aliança Francesa de Viçosa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Professora


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Curso de Extensão em Língua Francesa, CELIF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária e supervisora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Supervisão de estagiários iniciantes; Professora/estagiária da turma de nível IV intensivo.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária
Outras informações
Turmas: Nível I extensivo; Nível II extensivo; Nível II intensivo; Nível III intensivo; Nível IV extensivo.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 4


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 20


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Francês 5 - Graduação em francês, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estado das aprendizagens e usos profissionais do francês no Brasil
Descrição: Financiada pela Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), esta pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, tem enfoque em dois eixos: 1)Quem aprende e onde se aprende a língua francesa hoje no Brasil? 2) Quem utiliza e onde se utiliza a língua francesa em situações profissionais hoje no Brasil? Ela tem como principais objetivos: atender às necessidades de formação, de pesquisa (produção e / ou promoção) que contribuam para o desenvolvimento no Sul, através da produção e disseminação do conhecimento local, da apropriação do conhecimento e de sua adaptação contextual; promover o desenvolvimento e fortalecimento da parceria multilateral entre os estabelecimentos do Sul e do Norte, valorizar a implicação de mulheres e de jovens; valorizar o multilinguismo e o lugar do francês na produção, divulgação e ensino do conhecimento e facilitar o seu acesso na construção de um espaço francófono interamericano aberto para outras regiões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira para crianças
Descrição: Este trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de MG (FAPEMIG), é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante o ano letivo de 2012 com aprendizes de quatro a seis anos, em processo de alfabetização, em duas escolas maternais mantidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A partir deste estudo, esperamos contribuir para a reflexão do ensino/aprendizagem de francês às crianças e a motivação dessa aprendizagem através do lúdico. O brincar, inerente às crianças, é importante para a formação de sua identidade, pois estimula a curiosidade, auxilia na noção de regras, favorece as relações sociais e o respeito recíproco. Dessa forma, com base nos pressupostos de Vanthier (2010), nosso trabalho consiste na construção de atividades lúdicas ? jogo da memória, esconde-esconde, bingo, músicas, por exemplo ? que proporcionem um espaço rico culturalmente e que despertem o interesse das crianças em participar das aulas de francês, uma vez que este projeto ocorre simultaneamente a outras atividades das escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos específicos
Descrição: Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Iniciação à Docência Metodologias, Técnicas e Práticas Docentes Interdisciplinares de caráter inovador
Descrição: Financiada pela CAPES, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) tem como intuito incentivar a a formação de docentes em nível superior para a educação básica, bem como contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Os bolsistas organizavam oficinas de leitura e produção de textos com o objetivo de dar suporte às escolas estaduais de Viçosa. Carga horária: 12 horas semanais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Bolsa Internacional: Le programme des futurs leaders dans les Amériques (PFLA) - Estágio de pesquisa, Governo do Canadá.
2015
DELF B2 - Diplôme d'études en langue française, Ministère de l'Éducation Nationale - République Française.
2014
Bolsa de estudos - Mestrado, CNPq.
2013
Aprovação em 2º lugar no concurso público de professor substituto de língua francesa, Universidade Federal de Viçosa.
2012
Bolsa de estudos - Iniciação Científica, FAPEMIG.
2011
Bolsa de estudos - Iniciação Científica, FAPEMIG.
2010
Menção Honrosa ao trabalho Leitura, Produção de Textos e Teatro, Universidade Federal de Viçosa.
2010
Bolsa de estudos - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), CAPES.
2008
4o Lugar na Etapa Redação e Conhecimentos Gerais do Prêmio Desafio e Conquista 2008, Universidade de Braz Cubas; TV Diário.
2003
Certificate Japanese - Language Profiency - Level 4, Japan Foundation and the Association of International Education.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SUMIYA, A. H.2018SUMIYA, A. H.. O Tutorial em vídeo para o desenvolvimento de capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira de alunos adolescentes. NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP, v. 7, p. 19-38, 2018.

2.
SUMIYA, A. H.2013SUMIYA, A. H.; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: o ensino-aprendizagem de Francês para crianças. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS UFV, v. 13, p. 342-354, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MELAO, P. A. ; SUMIYA, A. H. . O Gênero textual "anúncio publicitário": multimodalidade e ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira. In: LOUSADA, E. G.; ROCHA, S. M.. (Org.). Gêneros Textuais no Ensino e na Aprendizagem das Línguas: Dos Estudos Teóricos às Práticas Didáticas. 1ed.Curitiba: Editora Appris, 2018, v. 1, p. 44-63.

2.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. . Le français dans les pratiques professionnelles au Brésil. In: CUNHA, J. C.; LOUSADA, E.; CHARDENET, P.. (Org.). États des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil/ Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil. 1ed.Araraquara: Letraria, 2018, v. 1, p. 20-37.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SUMIYA, A. H.. O Gênero Multimodal Tutorial para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: reflexões teórico-metodológicas. In: V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo - Actividad de lenguage, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención, 2017, Rosário, Santa Fé. Libro de resúmenes, V Encuentro ISD, 2017. p. 199-199.

2.
SUMIYA, A. H.. O desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos adolescentes por meio da produção de tutoriais em vídeo em FLE. In: VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2016, Londrina. Caderno de resumos VI CLAFPL, 2016. v. 1. p. 329-329.

3.
SUMIYA, A. H.. A Sequência Didática do gênero multimodal tutorial em vídeos em FLE para adolescentes. In: 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture, 2016, São Paulo. Caderno de resumos SLP5, 2016. v. 1. p. 33-33.

4.
SUMIYA, A. H.. O Modelo Didático do gênero textual vídeo tutorial: considerações metodológicas. In: VII Encontro de pesquisas do Francês, 2015, São Paulo. VII Encontro de pesquisa do Francês, 2015.

5.
SUMIYA, A. H.. O gênero multimodal tutorial para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: o Modelo Didático. In: VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2015, São Paulo. VIII SIGET, 2015.

6.
SUMIYA, A. H.. Vídeos tutoriais em FLE: análise das produções iniciais e finais de alunos adolescentes. In: IV Encontro de pesquisa do grupo ALTER-AGE, 2015, São Paulo. IV Encontro do grupo ALTER-AGE, 2015.

7.
GOTTI, R. L. ; SUMIYA, A. H. ; ROCHEBOIS, C. B. . Le Ludique dans l'enseignement/apprentissage du français langue étrangère aux enfants.. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niterói. Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013. v. 1. p. 75-75.

8.
SUMIYA, A. H.; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: Uma abordagem de ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças. In: I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas: Plurilinguismo em Contexto Universitário, 2012, São Paulo. I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas: Plurilinguismo em contexto universitário, 2012. v. 1. p. 101-101.

9.
SUMIYA, A. H.; ROCHEBOIS, C. B. . O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos específicos. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2012, Viçosa - MG. Simpósio de Integração Acadêmica, 2012. v. 1.

10.
SUMIYA, A. H.; COLOMBINI, M. T. ; LADEIRA, W. T. . Leitura, Produção de textos e teatro. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2010, Viçosa. Divulgação das Sessões de Apresentação dos Trabalhos, 2010. v. i.

Apresentações de Trabalho
1.
SUMIYA, A. H.; ROCHA, S. M. . J'apprends, donc je suis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SUMIYA, A. H.. O gênero multimodal tutorial em vídeos no ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: reflexões teórico-metodológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. . Le français dans les pratiques professionnelles. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SUMIYA, A. H.. Gêneros textuais e multimodalidade: uma proposta de adaptação do modelo de análise textual do ISD para gêneros multimodais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SUMIYA, A. H.. O desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos adolescentes por meio da produção do tutorial em vídeos em FLE: discussão dos resultados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SUMIYA, A. H.. O Modelo Didático do gênero textual vídeo tutorial: considerações metodológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SUMIYA, A. H.. O gênero multimodal tutorial para o ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira por adolescentes: o modelo didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SUMIYA, A. H.. Réviser le français en jouant au jeu de l'oie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SUMIYA, A. H.. Vídeos tutoriais em fle: análise das produções iniciais e finais de alunos adolescentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SUMIYA, A. H.. Je suis un conseilleur amoureux. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SUMIYA, A. H.. O tutorial: um gênero multimodal para o ensino-aprendizagem de francês por adolescentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SUMIYA, A. H.; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Le Ludique dans l'enseignement/apprentissage du français langue étrangère aux enfants. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SUMIYA, A. H.; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: Uma abordagem de ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SUMIYA, A. H.; PINTO, L. E. ; ROCHEBOIS, C. B. . Le développement du processus d'enseignement/aprentissage de la langue française aux enfants. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PINTO, L. E. ; SUMIYA, A. H. . Les chansons francophones en classe de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SUMIYA, A. H.; COLOMBINI, M. T. ; LADEIRA, W. T. . Leitura, Produção de textos e teatro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . Ensinar francês a partir de gêneros textuais (ministrante de uma aula do curso). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BRONCKART, J. P. ; BRONCKART, E. B. ; LOUSADA, E. G. ; BUENO, L. ; GUIMARÃES, A. M. M. ; SUMIYA, A. H. . Livro: As unidades semióticas em ação - Estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2017. (Integrante da equipe de tradução, revisão e padronização dos capítulos).

3.
ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. . Atelier d'écriture et d'oralité à partir des genres textuels (2016/01). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SUMIYA, A. H.; ROCHA, S. M. . Atelier d'écriture et d'oralité à partir des genres textuels (2016/02). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SUMIYA, A. H.; DIAS, A. P. . Je m'exerce en chantant et en prononçant des poèmes en français. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SUMIYA, A. H.. O tutorial: um gênero multimodal para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes. 2015. (Relatório de qualificação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Atelier: La littérature francophone en classe de FLE: pourquoi? quoi? Comment? - Oliveir Dezutter. 2018. (Outra).

2.
Conférence: Argumentation directe et indirecte - Alain Rabatel -. 2018. (Outra).

3.
Colloque International Portrait d'une francophonie plurielle au Brésil et dans les Amériques.Le français dans les pratiques professionnelles. 2017. (Outra).

4.
Conférence: Sous l'enseignent une personne: culture éducative, style personnel et agir professoral, présentée par Francine Cicurel (Université Sorbonne 3). 2017. (Outra).

5.
Conferência: Formação inicial de professores: por uma abordagem clínica e dialógica. 2017. (Outra).

6.
XVe Journée de Formation - L'enseignant en action: l'agir professoral sous différentes perspectives. 2017. (Outra).

7.
III Colloque International en Éducation. 2016. (Outra).

8.
IV CICA - Congresso internacional da Clínica de Atividade. 2016. (Congresso).

9.
Minicurso: Approches méthodologiques en clinique du travail : de la recherche clinique à la clinique de l?activité. 2016. (Outra).

10.
Minicurso: Choisir les méthodes indirectes pour analyser le travail enseignant en situation réelle. 2016. (Outra).

11.
Minicurso: Perspectiva dialógica na análise de dados em Clínica da Atividade. 2016. (Outra).

12.
Palestra: A escrita acadêmica em sua interface pedagógica: desafios e possibilidades?,. 2016. (Outra).

13.
VIII Encontro do Francês.O desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos adolescentes por meio da produção do tutorial em vídeos em FLE: discussão dos resultados. 2016. (Encontro).

14.
Conférence - Quelle(s) place(s) pour la créativité dans l'enseignement-apprentissage du FLE. 2015. (Outra).

15.
I Semana da Graduação em francês. 2015. (Outra).

16.
Le langage comme instrument psychologique dans la théorie de Vygotski. 2015. (Outra).

17.
Minicurso: Multimodality: A social semiotic framing of communication and learning (Multimodalidade: Abordagem da Semiótica Social da comunicação e da aprendizagem). 2015. (Outra).

18.
Usage créatif des applications et des genres textuels typiques d?Internet: un atout en classe de FLE. 2015. (Oficina).

19.
VII Encontro de pesquisas do Francês.O Gênero Multimodal Tutorial. 2015. (Encontro).

20.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O Gênero Multimodal Tutorial para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: o Modelo Didático. 2015. (Simpósio).

21.
XIe Journée de formation.Je suis un conseilleur amoureux. 2015. (Outra).

22.
XII Journée de formation.Réviser le français en jouant au jeu de l'oie. 2015. (Outra).

23.
II Encontro do Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do Grupo ALTER em debate,. 2014. (Encontro).

24.
III Encontro do Grupo ALTER-AGE.O tutorial: um gênero multimodal para o ensino-aprendizagem de francês por adolescentes. 2014. (Encontro).

25.
Présentation Alter Ego +. 2014. (Outra).

26.
VI Encontro de Pesquisas do Francês. 2014. (Encontro).

27.
Xe Journée de Formation « Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis ». 2014. (Outra).

28.
Conferance: L'approche de genres discursifs dans l'enseignement des langues étrangères. 2013. (Outra).

29.
Palestra: Escrevo para agir: A luta de Voltaire pela Tolerância. 2013. (Outra).

30.
Palestra: Evoé Baco: O Álcool e a Literatura. 2013. (Outra).

31.
XIX Congresso brasileiro dos professores de francês. Le Ludique dans l'enseignement/apprentissage du français langue étrangère aux enfants. 2013. (Congresso).

32.
Bain Linguistique: week-end d'immersion en français. 2012. (Outra).

33.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH/USP.Aprender brincando: Uma abordagem de ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças. 2012. (Encontro).

34.
Palestra: A aprendizagem da língua francesa como reconstrução de identidade. 2012. (Outra).

35.
Palestra: Albert Camus e a pena de morte na França. 2012. (Outra).

36.
Simpósio de Integração Acadêmica.O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos específicos. 2012. (Simpósio).

37.
IX Semana Acadêmica de Letras - Há Linguagem no Oco das Palavras. 2011. (Outra).

38.
La journée de la musique.Les chansons francophones en classe de FLE. 2011. (Outra).

39.
Nas sendas brasileiras do Haicai. 2011. (Oficina).

40.
Simpósio Internacional - Literatura, Cultura e Sociedade. 2011. (Simpósio).

41.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês (In)Formar para Transformar. Le développement du processus d'enseignement/aprentissage de la langue française aux enfants. 2011. (Congresso).

42.
II Colóquio sobre o Livro DIdático de Francês no Ensino do Brasil. 2010. (Outra).

43.
II Encontro Nacional de Licenciaturas de Francês no Brasil. 2010. (Encontro).

44.
I Seminário de Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas. 2010. (Seminário).

45.
I Simpósio de Literatura da UFV: teorias e práticas intertextuais. 2010. (Simpósio).

46.
IVème Semaine de la Francophonie. 2010. (Outra).

47.
Simpósio de Integração Acadêmica.Leitura, Produção de textos e teatro. 2010. (Simpósio).

48.
IIème Semaine de la Francophonie. 2009. (Outra).

49.
III Semana de Estudos Shakespearianos. 2009. (Outra).

50.
XII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XIVe Journée de Formation «Enseigner à apprendre: l?évaluation formative au coeur des pratiques». 2017. (Outro).

2.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. ; LONGHI, S. M. D. ; FAZION, F. ; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. . III CICA: Colóquio Internacional de Clínica e da Atividade. 2016. (Outro).

3.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XIe Journée de Formation. 2015. (Outro).

4.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. ; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. ; BARIONI, M. . VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Outro).

5.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XIIe Journée de formation. 2015. (Outro).

6.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . I Journée des Apprenants. 2014. (Outro).

7.
LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . II Encontro do Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do Grupo ALTER em debate. 2014. (Outro).

8.
ROCHEBOIS, C. B. ; SUMIYA, A. H. . Bain Linguistique: week-end d'immersion en français. 2012. (Outro).

9.
ROCHEBOIS, C. B. ; SUMIYA, A. H. ; PINTO, L. E. . Journée de la musique. 2011. (Outro).

10.
DUDALSKI, S. S. ; SUMIYA, A. H. . III Semana de Estudos Shakespearianos. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Kátia Pereira. Supervisão das atividades de um estagiário como parte do Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa. 2011. Orientação de outra natureza - Curso de Extensão em Língua Francesa. Orientador: Aline Hitomi Sumiya.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:35:47