Fernanda Maria Grasselli Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3897040124373511
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Assistente de Pesquisa​ e Colaboradora do ​Grupo Fundamentos Epistêmicos da Bioética - UNISINOS​ e do Grupo de Pesquisa Clínica de Direitos Humanos - BioTecJus da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduada em Educação Física pela UNISINOS (2003). Áreas de interesse: Bioética, Interrupção Voluntária de Gestação e Esterilização Voluntária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Maria Grasselli Freitas
Nome em citações bibliográficas
GRASSELLI F., Fernanda M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2018
Graduação em Direito.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A dominação dos corpos na esterilização voluntária.
Orientador: Gerson Neves Pinto.
1999 - 2003
Graduação em Educação Física.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Extensão universitária em Missão Acadêmica Paris 2015. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Normas Elab. Formatação de Textos Acadêmicos e TCC. (Carga horária: 3h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
PROJETO: 800143/2016-7 - Sistemas Jurídicos Contemporâneos e a possibilidade da fundamentação do biodireito ORIENTADOR: Gerson Neves Pinto

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pratic, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação ao Extensionismo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .



Linhas de pesquisa


1.
Clínica de Direitos Humanos|BioTecJus

Objetivo: A Clínica de Direitos Humanos | BioTecJus (CDH|BTJ) exerce atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em temáticas transdisciplinares sobre direitos humanos. Tem como foco os impactos da tecnociência na vida humana, animal e planetária, nos âmbitos legal, ético e social. A metodologia clínica do ensino jurídico é um pressuposto que orienta as atividades da CDH|BTJ, as quais incluem i) elaboração e execução de projetos de pesquisa teórica e empírica no Direito e ii) projetos de extensão, com foco em práticas de intervenção social. Além das parcerias no Brasil e no exterior (Paris X, Sciences Po e EHESS, UNED, CES), realizamos publicações, eventos e grupos de estudo. A CDH|BTJ pretende dar seguimento aos índices de produtividade acadêmica dos últimos anos, ampliando os impactos: científicos, por meio de publicações estratégicas no Brasil e no exterior; sociais, por meio dos projeto de extensão; pedagógicos, ao propor e executar novas metodologias de ensino clínico em Direitos Humanos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Gênero; Bioética; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Interdisciplinariedade; Violência Sexual.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Sistemas Jurídicos Contemporâneos e a possibilidade da fundamentação do biodireito
Descrição: PROJETO: 800143/2016-7 ORIENTADOR: Gerson Neves Pinto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Maria Grasselli Freitas - Coordenador / Gerson Neves Pinto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa na XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, unisinos.
2015
Destaque Grandes Áreas, PUC RS.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: violências Institucionais e de gênero no controle do livre exercício da sexualidade e do acesso às visitas íntimas.. In: SOCIOLOGY ON THE MOVE 2015 PERSPECTIVES FROM LATIN AMERICA, 2015, CANOAS. CONGRESSO DO MESTRADO EM DIREITO E SOCIEDADE DO UNILASALLE, 2015. p. 1-4072.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRASSELLI F., Fernanda M.. A Valoração da Vida: análise dos fundamentos utilizados para moralizar a prática de aborto no Brasil.. In: XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2018, SÃO LEOPOLDO. XXV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. v. 1. p. 1-1062.

Apresentações de Trabalho
1.
GRASSELLI F., Fernanda M.. A valoração da vida: análise dos fundamentos utilizados para moralizar a prática do aborto no Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GRASSELLI F., Fernanda M.. Como Brasil e Espanha recepcionaram o procedimento da esterilização voluntária no ordenamento jurídico pátrio.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. . Direitos Sexuais e Reprodutivos de adolescentes no Brasil: análise e concretização pela via da pesquisa empírica e das práticas extensionistas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GRASSELLI F., Fernanda M.; SCHIOCCHET, T. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: violências institucionais e de gênero no controle do livre exercício da sexualidade e do acesso às visitas íntimas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. . Exercício dos Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes: mapeamento das instituições e estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GRASSELLI F., Fernanda M.. Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; Cunha, A. S. ; Eidelwein, N. ; Silva, R. L. B. . I Congresso de Direito, Biotecnologia e Sociedades Tradicionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GRASSELLI F., Fernanda M.; SCHIOCCHET, T. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GRASSELLI F., Fernanda M.; PACHECO, E. J. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GRASSELLI F., Fernanda M.; Cunha, A. S. ; PACHECO, E. J. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Silva, R. L. B. ; Cunha, A. S. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; Eidelwein, N. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no contexto brasileiro: tutela e efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Eidelwein, N. ; SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; Cunha, A. S. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no contexto brasileiro: análise histórica e antropológica do conceito da sexualidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina sobre enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. 2015. (Oficina).

2.
SOCIOLOGY OF LAW ON THE MOVE - A Sociologia do Direito em Movimento: Perspectivas da América Latina. EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES NO BRASIL:VIOLÊNCIAS INSTITUCIONAIS E DE GÊNERO NO CONTROLE DO LIVRE EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE E DO ACESSO ÀS VISITAS ÍNTIMAS. 2015. (Congresso).

3.
VI CISCA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DE ADOLESCENTES: MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES E ESTRATÉGIAS EXTENSIONISTAS À EFETIVIDADE DO DIREITO AO ABORTO E AS VISITAS ÍNTIMAS. 2015. (Congresso).

4.
XVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES NO BRASIL: análise e concretização pela via da pesquisa empírica e das práticas extensionistas. 2015. (Outra).

5.
XXII Mostra UNISINOS de Iniiação Científica e Tecnológica.DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DE ADOLESCENTES NO BRASIL: ANÁLISE E CONCRETIZAÇÃO PELA VIA DA PESQUISA EMPÍRICA E DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS. 2015. (Seminário).

6.
I Congresso de Direito, Biotecnologia e Sociedades Tradicionais. 2014. (Congresso).

7.
XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES NO BRASIL: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2014. (Congresso).

8.
XXI Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Popularização da Ciência. EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES NO BRASIL: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2014. (Congresso).

9.
4° Mostra de Iniciação Científica da Faculdade LaSalle.. EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES NO BRASIL: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2013. (Congresso).

10.
III Salão de Iniciação Científica Fundação Escola Superior do Ministério Público.. EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES NO BRASIL: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas.. 2013. (Congresso).

11.
Notas sobre o Direito Contratual Brasileiro Contemporâneo. 2013. (Outra).

12.
XIII Jornada Brasilcon Autalização CDC. 2013. (Outra).

13.
Direito e Mídia. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; LAZZARETTI, B. K. ; Cunha, A. S. ; PACHECO, E. J. . CINEJUS: Em perspectiva de Gênero/2. 2015. (Outro).

2.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; LAZZARETTI, B. K. ; Cunha, A. S. ; PACHECO, E. J. . CINEJUS: Em perspectiva de Gênero/1. 2015. (Outro).

3.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; Eidelwein, N. ; LAZZARETTI, B. K. ; Cunha, A. S. . CINEJUS: Em perspectiva de Gênero. 2014. (Outro).

4.
SCHIOCCHET, T. ; Cunha, A. S. ; Silva, R. L. B. ; Eidelwein, N. ; LAZZARETTI, B. K. ; GRASSELLI F., Fernanda M. . I Congresso de Direito, Biotecnologia e Sociedades Tradicionais. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GRASSELLI F., Fernanda M.. Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; Cunha, A. S. ; Eidelwein, N. ; Silva, R. L. B. . I Congresso de Direito, Biotecnologia e Sociedades Tradicionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GRASSELLI F., Fernanda M.; SCHIOCCHET, T. . Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos por adolescentes no Brasil: estratégias extensionistas à efetividade do direito ao aborto e as visitas íntimas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GRASSELLI F., Fernanda M.. A valoração da vida: análise dos fundamentos utilizados para moralizar a prática do aborto no Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHIOCCHET, T. ; GRASSELLI F., Fernanda M. ; LAZZARETTI, B. K. ; Cunha, A. S. ; PACHECO, E. J. . CINEJUS: Em perspectiva de Gênero/2. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 9:31:03