Isadora Bolina Monteiro Vivacqua

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1878913894178376
  • Última atualização do currículo em 07/08/2017


Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e realiza Mestrado na mesma instituição, na linha de História e Culturas Políticas, orientada pela professora Doutora Adriane Vidal Costa. Atualmente pesquisa a trajetória político-intelectual da escritora chilena Diamela Eltit. Tem interesse na área de História das Américas, com ênfase na História dos Intelectuais, História e Literatura e História e Gênero. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isadora Bolina Monteiro Vivacqua
Nome em citações bibliográficas
VIVACQUA, I. B. M.;VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO;VIVACQUA, Isadora.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Arte marginal e resistência política: um estudo sobre a obra e o engajamento da escritora chilena Diamela Eltit (1979-1989),Orientador: Adriane Vidal Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
A pesquisa histórica com um olhar contra hegemônico. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Introdução aos Campos de Pesquisa em História. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Introdução à História Oral. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à História Política. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
A revolução cubana em perspectiva. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado em História, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado com apoio do CNPq, no projeto ''Escrita marginal e resistência política: um estudo sobre a obra e o engajamento da escritora chilena Diamela Eltit (1979-1989)'', orientada pela professora Doutora Adriane Vidal Costa, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG no projeto ''Escrita marginal e resistência política: um estudo sobre o engajamento da escritora chilena Diamela Eltit'', orientada pela professora Doutora Adriane Vidal Costa, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária
Outras informações
Integrante voluntária do grupo de pesquisa ''Dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano'', coordenado pela professora Doutora Adriane Vidal Costa, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, entre 01/03/2014 a 31/07/2016.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Jovens Talentos Para a Ciência (PJTC), agenciado pela CAPES, no projeto ''Ensino de História e Linguagens: Escritas das Américas da graduação à educação básica, práticas de leitura documental'', no período de 01/08/2013 à 31/07/2014, sob a orientação da professora Drª Adriane Vidal Costa, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Participou como voluntária do projeto ''Ensino de História e Linguagens: Escritas das Américas da graduação à educação básica, práticas de leitura documental'', no período de 01/03/2013 a 31/07/2013, sob a orientação da professora Drª Adriane Vidal Costa, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Núcleo de pesquisa em História das Américas - NUPHA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriane Aparecida Vidal Costa em 07/08/2017.
Descrição: O NUPHA, Núcleo de Pesquisa em História das Américas, vinculado ao Departamento de História da UFMG, é um Núcleo de pesquisa coordenado pelas professoras Dra. Adriane Vidal Costa e Dra. Kátia Gerab Baggio que busca tanto integrar o corpo discente e docente da comunidade interna à UFMG através da orientação de alunos da Graduação e da Pós-Graduação em História das Américas, como fazer intercâmbios com universidades brasileiras e estrangeiras, convidando conferencistas, professores visitantes e especialistas para realizar trabalhos junto ao Núcleo. Suas atividades são diversas e vão desde o desenvolvimento de projetos acadêmicos e a realização de pesquisas em História das Américas até a constituição de acervos bibliográficos e documentais, passando pelo oferecimento de palestras e cursos de extensão para a comunidade interna e externa à UFMG, pela realização de congressos, simpósios e encontros, pela publicação de livros (impressos e digitais), de artigos científicos e de anais de eventos, entre outras.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Escrita marginal e resistência política: um estudo sobre o engajamento da escritora chilena Diamela Eltit

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriane Aparecida Vidal Costa em 14/03/2016.
Descrição: Durante a ditadura militar de Augusto Pinochet no Chile (1973-1990), Diamela Eltit (1949-) escreveu diversas obras literárias marcadas pelo caráter de denúncia política, como Lumpérica (1983), Por la patria (1986), El cuarto mundo (1988) e El padre mío (1989). A autora também foi co-fundadora do Colectivo Acciones de Arte (CADA), realizando performances e intervenções urbanas que procuravam envolver a população na luta contra a violência empreendida pelo Estado. A proposta da pesquisa é realizar uma investigação sobre a trajetória intelectual da escritora chilena, destacando as suas variadas maneiras de engajamento político durante o contexto da ditadura pinochetista. Além disso, procurar-se-á debater sobre o tema da memória, ressaltando como no pós-ditadura as obras da artista auxiliam no trabalho de luto, mantendo vivas e de modo crítico, vozes e histórias que alguns desejam esquecer ou apagar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Isadora Bolina Monteiro Vivacqua - Integrante / Adriane Aparecida Vidal Costa - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2014 - 2016
Dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano
Descrição: O exílio sempre foi uma tradição na cultura latino-americana, afirmou certa vez o crítico uruguaio Ángel Rama. A história da América Latina tem sido, desde o século XIX, marcada pelo exílio, seja ele forçado ou voluntário, seja para países do Continente Americano ou para a Europa. Grandes figuras do século XIX ilustram essa tradição: Sarmiento, no Chile; Montalvo, na Colômbia e na França; José Martí, na América Central e EUA. No século XX, o século do exílio, continuaram a tradição Octavio Paz, Julio Cortázar, Pablo Neruda, Vargas Llosa, García Márquez, Ferreira Gullar, Guillermo Cabrera Infante e tantos outros. O exílio tem sido uma das mais importantes formas de expressão política na América Latina. A condição exílica é relevante nos estudos sócio-históricos e literários e é considerada como categoria de discussão a respeito das produções daqueles que estão, por diversas razões, fora de sua terra de origem. O grupo de pesquisa pretende contribuir para a ampliação dos estudos sobre as dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano nos séculos XIX e XX ao investigar as ideias culturais e políticas que circulam em periódicos, narrativas literárias e biográficas criadas por intelectuais no exílio. Para tal, analisar-se-á as práticas políticas e as estratégias de intervenção intelectual motivadas pela condição exílica. O grupo congregará pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e participantes externos que se dedicam a temas relacionados ao exílio latino-americano. As pesquisas produzidas pelos membros do grupo se ampliarão sob aspectos temáticos, conceituais e de possibilidades historiográficas, explorando fontes de natureza variada (impressos, romances, biografias, petições, manifestos, correspondências) e buscando promover ampla discussão e divulgação de produção acadêmica. Promover-se-á seminários nacionais e internacionais, participação dos membros em congressos e buscar-se-á edições de textos em livros e artigos em periódicos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Ensino de História e Linguagens: Escritas das Américas da graduação à educação básica, práticas de leitura documental
Descrição: O projeto ''Escritas das Américas'' objetiva ampliar as possibilidades e as abordagens dos estudos sobre as Américas na graduação e na educação básica, por meio da análise de fontes produzidas em diversos períodos históricos, contemplando temáticas do período colonial ao tempo presente. A ideia é também de apresentar, a partir de diferentes enfoques e fontes (escritas e audiovisuais), o desafio de se estudar um continente, onde convivem povos, etnias, idiomas, tradições, culturas e sistemas políticos diversificados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Isadora Bolina Monteiro Vivacqua - Integrante / Adriane Aparecida Vidal Costa - Coordenador / José Antônio de Souza Queiroz - Integrante / Bárbara Munaier Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Literatura.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Intelectuais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Gênero.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, JACQUELINE MAIA DOS2016SANTOS, JACQUELINE MAIA DOS ; VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO . Lentes de Resistência: olhares de intelectuais negros sobre iniciativas africanas nos séculos XIX e XX. Epígrafe, v. 3, p. 115-136, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO. Arte comprometida: reflexões sobre o movimento ''Escena de Avanzada'' e o grupo CADA no contexto ditatorial chileno (1979-1989). In: V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. V Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 01. p. 822-831.

2.
VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO; PUBLIO, H. L. L. . Cinema Western e a construção da identidade nacional norte-americana: um estudo do filme Rastros de Ódio (1956), de John Ford. In: V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. V Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 01. p. 1076-1085.

3.
VIVACQUA, I. B. M.; PICININ, E. M. F. . O Clube pelas esquinas da cidade. In: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 2015, 2015, Belo Horizonte. Anais da III Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - FEBRAT 2015. Belo Horizonte: Museu Itinerante Ponto UFMG, 2015. v. 1. p. 488-494.

4.
VIVACQUA, I. B. M.. Vídeo-arte e literatura de testemunho no Chile: um estudo da obra ''El padre mío''. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015, Belo Horizonte. Anais do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 07. p. 834-845.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO. Arte comprometida: reflexões sobre o movimento ''Escena de Avanzada'' e o grupo CADA no contexto ditatorial chileno (1979-1989). In: V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. V Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 01. p. 223-224.

2.
VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO; PUBLIO, H. L. L. . Cinema Western e a construção da identidade nacional norte-americana: um estudo do filme ''Rastros de ódio'' (1956), de John Ford. In: V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. V Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 01. p. 304-305.

3.
VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO. Arte marginal e resistência política: um estudo sobre a obra Lumpérica (1983), de Diamela Eltit. In: VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 01. p. 249-250.

4.
VIVACQUA, I. B. M.. Vídeo-arte e literatura de testemunho no Chile: um estudo da obra ''El padre mío''. In: IV Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. Anais do Caderno de Resumos/IV Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 01. p. 117-117.

Apresentações de Trabalho
1.
VIVACQUA, ISADORA BOLINA MONTEIRO. Arte marginal e resistência política: um estudo sobre a obra Lumpérica (1983), de Diamela Eltit. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VIVACQUA, I. B. M.; PUBLIO, H. L. L. . Cinema Western e a construção da identidade nacional norte-americana: um estudo do filme ''Rastros de ódio'' (1956), de John Ford. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VIVACQUA, I. B. M.. Arte comprometida: reflexões sobre o movimento ''Escena de Avanzada'' e o grupo CADA no contexto ditatorial chileno (1979-1989). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VIVACQUA, I. B. M.. Vídeo-arte e literatura de testemunho no Chile: um estudo da obra ''El padre mío''. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
VIVACQUA, I. B. M.; PICININ, E. M. F. . O Clube pelas esquinas da cidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VIVACQUA, I. B. M.. Ensino de História e Linguagens: Escritas das Américas - da graduação à educação básica, práticas de leitura documental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VIVACQUA, I. B. M.; QUEIROZ, J. A. S. ; OLIVEIRA, B. M. . Escrita das Américas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
VIVACQUA, I. B. M.; OLIVEIRA, B. M. ; QUEIROZ, J. A. S. . Escritas das Américas. 2014; Tema: História das Américas e a literatura como fonte. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gente que labura: memoria, dictadura y trabajo en una comunidad obrera del Gran Buenos Aires durante la ultima dictadura militar. 2017. (Outra).

2.
VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Arte marginal e resistência política: um estudo sobre a obra Lumpérica (1983), de Diamela Eltit. 2017. (Simpósio).

3.
V Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Cinema Western e a construção da identidade nacional norte-americana: um estudo do filme ''Rastros de ódio'' (1956), de John Ford. 2016. (Encontro).

4.
V Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Arte comprometida: reflexões sobre o movimento ''Escena de Avanzada'' e o grupo CADA no contexto ditatorial chileno (1979-1989). 2016. (Encontro).

5.
III FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas. O Clube pelas esquinas da cidade. 2015. (Feira).

6.
IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS.Vídeo-arte e literatura de testemunho no Chile: um estudo da obra ''El padre mío''. 2015. (Simpósio).

7.
Congresso Internacional Ordens Religiosas na Idade Média (séc. XII-XV). 2014. (Congresso).

8.
História do Brasil Nação. 2014. (Seminário).

9.
III Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 2014. (Encontro).

10.
Mostra das profissões UFMG.Mostra das profissões UFMG (Sala de História). 2014. (Outra).

11.
Seminário 1964-2014 | Um olhar crítico para não esquecer - UFMG. 2014. (Seminário).

12.
XXIII Semana de Iniciação Científica - UFMG.Ensino de História e Linguagens: Escritas das Américas - da graduação à educação básica, práticas de leitura documental. 2014. (Encontro).

13.
1º Seminário América Latina: Diversidade, Cultura e Mídia - COMCULT/UFMG. 2013. (Seminário).

14.
II Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 2013. (Encontro).

15.
IV Semana da Letras Travessia - UFMG. 2013. (Seminário).

16.
Semana Cultural Travessia: Poéticas da América Latina - UFMG. 2013. (Seminário).

17.
XVI Encontro de Extensão - UFMG.Escrita das Américas. 2013. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. A. V. ; FERRAZ, A. C. P. ; VIVACQUA, I. B. M. ; CABRAL, U. C. ; PUBLIO, H. L. L. ; QUEIROZ, J. A. S. ; SANTOS, E. ; MARQUES, R. ; MONCAO, C. . Mostra das profissões UFMG (2014). 2014. (Outro).

2.
MOTTA, R. P. S. ; COSTA, A. A. V. ; HERMETO, M. ; AMATO, G. ; FERNANDES, L. A. V. ; VIVACQUA, I. B. M. ; OLIVEIRA, B. M. ; FARIA, R. N. ; FERRAZ, A. C. P. ; CABRAL, U. C. . Seminário 1964-2014 | Um olhar crítico para não esquecer. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 21:54:58