Líliam Cafiero Ameal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5659565246077612
  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Possui Especialização em Musicoterapia, Graduação em Música e Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Graduação em Pedagogia com Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, MG. Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior - FAFI - PRONAFOR, Além Paraíba, MG. É professora da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (RJU) do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, atuando como coordenadora de Educação Musical e docente no campus Humaitá I. Como professora de música na educação básica, também já atuou como professora e coordenadora nos cursos técnicos em música no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado em Leopoldina, MG, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, (Educação Infantil e Ensino Fundamental), na FAETEC - ISERJ, na rede privada de ensino, no Projeto Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil , como coordenadora do Projeto Cultural Música Encantada, coordenadora das oficina de Música dos Eventos Dia do Cérebro e dos Workshops Arte+Ciências e Inclusão promovidos por Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da UFRJ, coordenadora do blog Arte+Ciências Inclusão. É membro da diretoria da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Líliam Cafiero Ameal
Nome em citações bibliográficas
AMEAL, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Campus Humaitá I.
Rua João Afonso, 56
Humaitá
21710261 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25362845


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Arte, Ciências e Inclusão: A utilização da música e da musicoterapia em ambientes multidisciplinares de discussão e compartilhamento de experiências,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Alfred Sholl-Franco.
Palavras-chave: Música; Musicoterapia; Artes; Neurociência; Inclusão.
2012 - 2013
Especialização em Musicoterapia. (Carga Horária: 390h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: Utilização de Canções em Musicoterapia na Unidade de Tratamento Intensivo e Neonatal.
Orientador: Martha Negreiros Sampaio Vianna.
2001 - 2002
Especialização em Didática do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Faculdade De Filosofia, Ciências e Letras "Profª Nair Fortes Abu Merhy", FAFI - PRONAFOR, Brasil.
Título: Violência na Sala de Aula.
Orientador: Humberto Chianini de Oliveira Neto.
2000 - 2000
Graduação em [Licenciatura Plena em] Educação Artística/Música.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Música / Flauta Doce.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em PEDAGOGIA.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, FAFIC, Brasil.
1991 - 1993
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Individual Music-Centered Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorde. (Carga horária: 16h).
Developmental Music Health Services, DVMS, Brasil.
2016 - 2016
1º Ciclo de Estudos Desenvolvimento e Aprendizagem em Música. (Carga horária: 30h).
MUS Produção e Consultoria em Educação Musical, MUS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Música Corporal. (Carga horária: 30h).
Forum Latino Americano de Educação Musical, FLADEM BRASIL, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical. (Carga horária: 60h).
Forum Latino Americano de Educação Musical, FLADEM BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
Metodologia e Ética na Pesquisa Acadêmica. (Carga horária: 12h).
Universidad Iberoamericana, UNIBE, Paraguai.
2012 - 2012
XVIII Fórum Estadual de Musicoterapia. (Carga horária: 25h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2011 - 2011
I Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II.
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2008 - 2008
Jogando com os Sons e Brincando com a Música. (Carga horária: 6h).
Livraria Paulinas, LP, Brasil.
2008 - 2008
A Pedagogia de Dalcroze. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2008 - 2008
Incluindo a Psicomotricidade em Sala de Aula. (Carga horária: 20h).
Colégio Princesa Isabel, CPI, Brasil.
2004 - 2004
Prática Regência Coral. (Carga horária: 100h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2001 - 2001
Flauta Doce. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2001 - 2001
Prática e Ensino da Flauta Doce. (Carga horária: 40h).
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Educação Musical. (Carga horária: 80h).
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.
1991 - 1993
Magistério em Educação Artística. (Carga horária: 420h).
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.
1991 - 1992
Habilitação Profissional Curso Normal.
Escola Coronel Luiz Salgado, ECLS, Brasil.
1980 - 1990
Técnico em Instrumento Violão.
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.
1980 - 1989
Técinico em Instrumento, Flauta Doce.
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.
1980 - 1989
Técnico em Instrumento, Piano.
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.


Atuação Profissional



Mente Sã e Música, MSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 10


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical e Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 40


Ciep Chanceler Willy Brandt, CCWB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR I Educação Musical, Carga horária: 16


Colégio Guido de Fontgalland, CGF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 4


Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação Musical

Vínculo institucional

1990 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 40


Creche e Escola Princesa Isabel, CEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 6


Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I, Educação Musical, Carga horária: 24



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMEAL, L. C.. Arte, Ciência e Inclusão: a música e a musicoterapia em um fórum multidisciplinar de discussão e compartilhamento de experiências. Revista Interlúdio, ano 4, n 6, Rio de Janeiro, p. 16 - 27, 20 jun. 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMEAL, L. C.; SHOLL-FRANCO, A . Arte, Ciênciae Inclusão: uma perspectiva multidisciplinar sobre a utilização de atividades musicais e da musicoterapia no contexto educacional. In: XV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia, 2015, Rio de Janeiro. Musicoterapia e Políticas Públicas. Rio de Janeiro: Caderno de Resumos, 2015. p. 98-98.

Apresentações de Trabalho
1.
AMEAL, L. C.. Atividades musicais para inclusão educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMEAL, L. C.. Tópicos da Educação Musical e da Musicoterapia para a inclusão de alunos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMEAL, L. C.; SHOLL-FRANCO, A . Arte, Ciência e Inclusão: uma perspectiva multidisciplianr sonbre a utilização da música e da musicoterapia no contexto educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMEAL, L. C.; Pires, T.. M. R . Musicoterapia para o professor: prevenção ao estresse e a síndrome de Burnout. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMEAL, L. C.. Flauta Doce Soprano - Projeto Sopro Novo Yamaha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AMEAL, L. C.. Prática de Conjunto - Projeto Sopro Novo Yamaha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
AMEAL, L. C.. Flauta Doce Soprano - Projeto Sopro Novo Yamaha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
AMEAL, L. C.. Oficina de Musicalização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AMEAL, L. C.. Oficina de Prática da Flauta Doce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMEAL, L. C.. Musicalização por meio da Flauta Doce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
AMEAL, L. C.. Musicalização por meio da Flauta Doce. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AMEAL, L. C.. Musicalizaçõa por meio da Flauta Doce. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
AMEAL, L. C.. Musicalização por meio da Flauta Doce. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AMEAL, L. C.. Arte+Ciências Inclusão. 2015; Tema: Arte+Ciências e Inclusão. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMEAL, L. C.. Oficina de Flauta Doce. 2017. .

2.
SHOLL-FRANCO, A ; AMEAL, L. C. . Divulgação Científica I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SHOLL-FRANCO, A ; AMEAL, L. C. . Neurociências Aplicada a Educação e Difusão Cientíifica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMEAL, L. C.; SERRA, Dayse; REQUIAO, L.. Participação em banca de Sarah Cristina Costa Pereira. Produção de Software para a Educação Musical adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
AMEAL, L. C.. Participação em banca de Sarah Cristina Costa Pereira. Música e Autismo - Uso de Software para a Educação Musical de Autistas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMEAL, L. C.; REPSOLD, M.. Processo de Seleção e Classificação de novos alunos à 1ª série do Ensino Médio Inegrado do Colégio Pedro II. 2015. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Brasileiro de Neurociências. 2018. (Simpósio).

2.
I Simpósio Brasileiro de Neurociências.Arte, Neurociências e Inclusão: Música e Musicoterapia em ambientes multidisciplinares de discussão e compartilhamento de experiências. 2018. (Simpósio).

3.
III Seminário Estadual de Musicoterapia. 2017. (Seminário).

4.
II Workshop Arte+Ciência e Inclusão.Atividades musicais para inclusão educacional. 2017. (Oficina).

5.
IV Congresso Internacional e XXIV Brasileiro da ABENEPI. 2017. (Congresso).

6.
IV Seminário Saberes Docentes.Por uma alfabetização como processo discursivo: o Projeto. 2017. (Seminário).

7.
IV Seminário Saberes Docentes. 2017. (Seminário).

8.
IV Seminário Saberes Docentes.Crianças e cultura indígenas: esperiências, identidade e representações. 2017. (Seminário).

9.
VIII Semana do Cérebro.Coordenador da Oficina de música O Corpo no Som. 2017. (Oficina).

10.
III Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II.Mesa Redonda Educação Musical e Inclusão. 2016. (Encontro).

11.
II Seminário Estadual de Musicoterapia.A utilização da Música e da Musicoterapia em um fórum multidisciplinar de discussão e compartilhamento de experiências. 2016. (Seminário).

12.
I Workshop Arte+Ciência e Inclusão.Atividades de Música e Musicoterapia para auxiliarem a inclusão educacional. 2016. (Oficina).

13.
VII Semana do Cérebro.Oficina de Música. 2016. (Oficina).

14.
Workshop Orquestra de Flauta Doce. 2016. (Outra).

15.
IBRO 2015 9º World Congress. 2015. (Congresso).

16.
II Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II.Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração. 2015. (Encontro).

17.
XIV Coléquio de Pesquisa do PPGM UFRJ.Musicoterapia para o professor: prevenção ao estresse e à síndrome de Burnout. 2015. (Outra).

18.
XV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia.A memória auditiva e sua interlocução com a Musicoterapia: uma reflexão neurocientífica. 2015. (Simpósio).

19.
XXI Seminário Latino Americano de Educação Musical. 2015. (Seminário).

20.
Além da Clínica: Direitos e Deveres do Profissional Musicoterapeuta. 2014. (Seminário).

21.
I Congresso Nacional Sopro Novo Yamaha. 2014. (Encontro).

22.
I Fórum de Canto Coral do Colégo Pedro II. 2014. (Outra).

23.
Oficina de Flauta Doce. 2014. (Oficina).

24.
10º Encontro Nacional Sopro Novo Yamaha. 2013. (Encontro).

25.
O Musicoterapeuta e Sua Inserção nas Pólíticas Públicas Brasileiras. 2013. (Seminário).

26.
8º Encontro Nacional Sopro Novo Yamaha.Prática de Ensino da Flauta Doce. 2011. (Encontro).

27.
I Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II.Oficina Prática de Flauta Doce. 2011. (Encontro).

28.
Oficina A Prática da Flauta Doce nas primeiras séries do Ensino Fundamental.A Prática da Flauta Doce nas primeiras séries do Ensino Fundamental. 2011. (Oficina).

29.
Professor de Música Voluntária da 45ª Colônia de Férias do Forte do Leme.Oficina de Musicalização. 2010. (Oficina).

30.
7º Encontro Nacional Sopro Novo Yamaha.Prática de Ensino da Fluata Doce. 2009. (Encontro).

31.
VIII Oficina Coral e Musicalização. 2009. (Oficina).

32.
5º Encontro Nacional Sopro Novo Yamaha. 2008. (Encontro).

33.
6º Encontro Nacional Sopro Novo Yamaha. 2008. (Encontro).

34.
4º Encontro Nacional Sopro Novo Yamaha. 2007. (Encontro).

35.
3ª Semana de Flautas do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.Prática de Conjunto de Flautas. 2006. (Encontro).

36.
2ª Semana de Flautas do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.Prática de Conjunto de Flautas. 2005. (Encontro).

37.
1ª Semana de Flautas do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.Prática de Conjunto de Flautas. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMEAL, L. C.. Oficina Prática de Música O Corpo no Som - VIII Semana do cérebro. 2017. (Outro).

2.
AMEAL, L. C.. Oficina Prática de Música O Corpo no Som - VIII Semana do cérebro. 2017. (Outro).

3.
AMEAL, L. C.. Oficina Prática de Música O Corpo no Som - VIII Semana do cérebro. 2017. (Outro).

4.
AMEAL, L. C.; SHOLL-FRANCO, A . II Workshop Arte+Ciências e Inclusão. 2017. (Outro).

5.
AMEAL, L. C.. II Encontro Artístico. 2017. (Outro).

6.
AMEAL, L. C.. IV Saberes Docentes. 2017. (Outro).

7.
AMEAL, L. C.. Oficina Prática de Música VII Semana do Cérebro. 2016. (Outro).

8.
AMEAL, L. C.. Oficina Práritca de Música VII Semana do Cérebro. 2016. (Outro).

9.
AMEAL, L. C.. Oficina Prática de Música VII Semana do Cérebro. 2016. (Outro).

10.
AMEAL, L. C.. I Workshop Arte + Ciência e Inclusão. 2016. (Outro).

11.
AMEAL, L. C.. I Encontro Artístico. 2016. (Outro).

12.
AMEAL, L. C.. Evento Pedagógico Cultural "Projeto Carnaval". 2011. (Outro).

13.
AMEAL, L. C.. Evento Pedagógico Cultural " O primeiro ano da Unidade Realengo I". 2011. (Outro).

14.
AMEAL, L. C.. Evento Pedagógico Cultural " II Evento Literário de Realengo I". 2011. (Outro).

15.
AMEAL, L. C.. Evento Pedagógico Cultural " II Evento Literário de Realengo I"Evento Pedagógico Cultural " II Evento Literário de Realengo I"Evento Pedagógico Cultural " II Evento Pedagógico Cultural " Integração dos alunos da Educação Infantil com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMEAL, L. C.. Arte, Ciência e Inclusão: a música e a musicoterapia em um fórum multidisciplinar de discussão e compartilhamento de experiências. Revista Interlúdio, ano 4, n 6, Rio de Janeiro, p. 16 - 27, 20 jun. 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SHOLL-FRANCO, A ; AMEAL, L. C. . Neurociências Aplicada a Educação e Difusão Cientíifica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SHOLL-FRANCO, A ; AMEAL, L. C. . Divulgação Científica I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Coordenadora do blog Arte+Ciência e Inclusão. 
Coordenadora da Oficina de Música O Corpo no Som. Evento do Museu Itinerante de Neurociências, UFRJ.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:21:47