Thais Ferreira Pilotto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8287620865818829
  • Última atualização do currículo em 19/05/2017


Mestranda do Programa de Pós-graduação em História da UERJ(PPGH/UERJ).Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). Integrou o projeto do CNPq "Entre a Politica e as Letras: o lugar dos impressos no Brasil, 1ª metade do Oitocentos", vinculado ao Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, sob a orientação da Profª Drª Lucia Maria Bastos Pereira das neves. Integrou o projeto de cooperação internacional do CNPq"A circulação transatlântica dos impressos a globalização da cultura no século XIX". Atua e tem interesse nos seguintes temas: História do Brasil, história das ideias e dos intelectuais; as relações entre imprensa e literatura no século XIX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Ferreira Pilotto
Nome em citações bibliográficas
PILOTTO, T.F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Lucia Maria Bastos das Neves.
2012 - 2017
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A atuação de um peruano em Minerva Brasiliense (1843-1845): O caso de Santiago Nunes Ribeiro.
Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Carmela Dutra, IECD, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC/CNPq, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
A circulação transatlântica dos impressos a globalização da cultura no século XIX
Descrição: O projeto de cooperação internacional A circulação transatlântica dos impressos a globalização da cultura no século XIX pretende conhecer melhor os impressos e as ideias em circulação entre Inglaterra, França, Portugal e Brasil, no longo século XIX (1789 1914). Seus principais objetivos são identificar e analisar as práticas culturais, econômicas e políticas inerentes aos processos de circulação dos impressos e ideias em escala transnacional, assim como observar as apropriações dessas ideias por homens e mulheres nos quatro países. Para tanto, pesquisam-se os escritos e ações dos letrados, bem como as atividades de censores, editores, impressores e livreiros, em escala transnacional. O projeto, coordenado por Márcia Abreu (UNICAMP - Brasil) e Jean-Yves Mollier (UVSQ - França) reúne 34 pesquisadores da Inglaterra, França, Portugal e Brasil...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Entre a Politica e as Letras: o lugar dos impressos no Brasil, 1ª metade do Oitocentos
Descrição: Este projeto integra o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, ligado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação/UERJ, inserido no GRPesq (1997) Idéias, Cultura e Política na Formação da Nacionalidade Brasileira, liderado por Lúcia Guimarães e por Lucia Bastos Pereira das Neves. Dialoga ainda com o Pronex FAPERJ/CNPq Dimensões e fronteiras do Estado Brasileiro do século XIX (2009-2012), do qual sou proponente, sob a coordenação acadêmica de José Murilo de Carvalho. Apresenta como objetivo principal o estudo dos impressos que circularam no Brasil, na primeira metade do século XIX, voltando-se especificamente para os escritos tanto de caráter político quanto para aqueles que, na época, se consideravam como de cunho literário. Nesse sentido, propõe um novo olhar sobre a história dos impressos a partir da análise de folhetos, panfletos, jornais de opinião e imprensa periódica voltados para as letras, entendidas, naquele momento, como erudição, ciências e humanidades. Pretende, portanto, contribuir para uma história dos impressos, demonstrando que, se a grande maioria dos jornais existentes na primeira metade do oitocentos dedicava-se principalmente a discutir questões políticas, outros tipos de periódicos foram criados, inseridos em diversos campos das idéias e representações. Estes, ainda que não se voltassem para a discussão da política, em suas entrelinhas, refletiam as posturas de seus autores, que muitas vezes exerciam um duplo papel: o de letrados e o de políticos. Consideram-se pois que tais textos eram instrumentos de poder daqueles que detinham o privilégio do saber e da escrita, embora ainda dependessem do Estado para a sua sobrevivência. Afinal, esses indivíduos até então não se constituíam propriamente enquanto intelectuais. O trabalho articula a pesquisa empírica com reflexão teórica, consistindo sua originalidade não só no estudo da cultura impressa nessas múltiplas dimensões, como também dos conceitos e das linguagens utilizadas no período...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PILOTTO, T.F.. Linhas de interpretação sobre a história da literatura brasileira: um legado construído no século XIX.. In: EPHIS- UFMG, 2015. Anais EPHIS, 2015.

2.
PILOTTO, T.F.. Um ?brasileiro adotivo? dedicado à literatura e vulgarização do conhecimento. In: X Semana de História Política, 2015, Rio de Janeiro. Anais da X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA: Minorias étnicas, de gênero e religiosas, 2015.

3.
PILOTTO, T.F.. O ENSAIO MANIFESTO DE SANTIAGO NUNES RIBEIRO: A SEGUNDA FASE DA MINERVA BRASILIENSE. In: XVI Encontro Regional de História: ANPUH- RJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais(Textos Completos), 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PILOTTO, T.F.. Bibliotheca Brasilica ou colleção de obras originaes, ou traduzidas de autores celebres: Um empreendimento literário sob a direção de Santiago Nunes Ribeiro. In: 25ª SEMIC- UERJ, 2016, Rio de Janeiro. 25ª SEMIC- UERJ, 2016.

2.
PILOTTO, T.F.. Linhas de interpretação sobre a história da literatura brasileira: um legado construído no século XIX. In: 4º EPHIS- UFMG, 2015, Belo Horizonte. 4º Encontro de Pesquisa em História- UFMG, 2015.

3.
PILOTTO, T.F.. Um ?brasileiro adotivo? dedicado à literatura e vulgarização do conhecimento. In: X Semana de História Política da UERJ, 2015. Caderno de resumos- X Semana de História Política, 2015.

4.
PILOTTO, T.F.. História da literatura na primeira metade do XIX: um estudo sobre os ensaios de Santiago Nunes Ribeiro e Domingos José Gonçalves de Magalhães. In: SEMIC 2015, 2015. Resumos SEMIC 2015, 2015.

5.
PILOTTO, T.F.. Gonçalves de Magalhães e Santiago Nunes Ribeiro: Visões sobre a História da Literatura Brasileira. In: 3ª Semana de História da UFF, 2015, Niterói. 3ª Semana de História da UFF, 2015.

6.
PILOTTO, T.F.. ENSAIO MANIFESTO DE SANTIAGO NUNES RIBEIRO: A SEGUNDA FASE DA MINERVA BRASILIENSE. In: XVI Simpósio Regional de História- ANPUH/Rio, 2014, Rio de Janeiro. ncontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014.

7.
PILOTTO, T.F.. Entre permanências e rupturas: os traços da illustração na redação de Santiago Nunes Ribeiro no Minerva Brasiliense. In: SEMIC 2014, 2014, Rio de Janeiro. Resumos SEMIC 2014, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PILOTTO, T.F.. Bibliotheca Brasilica ou colleção de obras originaes, ou traduzidas de autores celebres: Um empreendimento literário sob a direção de Santiago Nunes Ribeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PILOTTO, T.F.. Linhas de interpretação sobre a história da literatura brasileira: um legado construído no século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PILOTTO, T.F.. História da literatura na primeira metade do XIX: um estudo sobre os ensaios de Santiago Nunes Ribeiro e Domingos José Gonçalves de Magalhães. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PILOTTO, T.F.. Um ?brasileiro adotivo? dedicado à literatura e vulgarização do conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PILOTTO, T.F.. Gonçalves de Magalhães e Santiago Nunes Ribeiro: visões sobre a história da literatura brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PILOTTO, T.F.. O Ensaio manifesto de Santiago Nunes Ribeiro:A Segunda Fase da Minerva Brasiliense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PILOTTO, T.F.. Entre permanências e rupturas: os traços da illustração na redação de Santiago Nunes Ribeiro no Minerva Brasiliense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PILOTTO, T.F.. Bibliotheca Brasilica ou colleção de obras originaes, ou traduzidas de autores celebres: Um empreendimento literário sob a direção de Santiago Nunes Ribeiro. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
PILOTTO, T.F.. História da literatura na primeira metade do XIX: um estudo sobre os ensaios de Santiago Nunes Ribeiro e Domingo José Gonçalves de Magalhães. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
PILOTTO, T.F.. Entre permanências e rupturas: os traços da illustração na redação de Santiago Nunes Ribeiro no Minerva Brasiliense. 2014. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25ª SEMIC- UERJ.Bibliotheca Brasilica ou colleção de obras originaes, ou traduzidas de autores celebres: Um empreendimento literário sob a direção de Santiago Nunes Ribeiro. 2016. (Seminário).

2.
24ª Semana de Iniciação Cientifica da UERJ. História da literatura na primeira metade do XIX: um estudo sobre os ensaios de Santiago Nunes Ribeiro e Domingo José Gonçalves de Magalhães. 2015. (Congresso).

3.
3ª Semana de História da UFF. Gonçalves de Magalhães e Santiago Nunes Ribeiro: visões sobre a história da literatura brasileira. 2015. (Congresso).

4.
IVº EPHIS- Encontro de pesquisas em História.Linhas de Interpretação sobre a história da literatura brasileira: um legado construído no século XIX. 2015. (Encontro).

5.
Literatura no dente-Seminário de Favelofagia. 2015. (Seminário).

6.
Minerva Brasiliense em exame. 2015. (Seminário).

7.
X Semana de História Política da UERJ. Um " Brasileiro Adotivo" dedicado à literatura e vulgarização do conhecimento. 2015. (Congresso).

8.
23ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. Entre permanências e rupturas: os traços da illustração na redação de Santiago Nunes Ribeiro no Minerva Brasiliense. 2014. (Congresso).

9.
XVI Simpósio Regional de História- ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas.O ensaio-manifesto de Santiago Nunes Ribeiro: a segunda fase da Minerva Brasiliense. 2014. (Simpósio).

10.
Internacionalização e politização dos intelectuais na Europa no período entre as duas Guerras Mundiais. 2013. (Outra).

11.
Refletindo acerca dos significados e práticas atuais da História Pública. 2013. (Oficina).

12.
Workshop "Livros e Leituras em Portugal no século XIX". 2013. (Outra).

13.
II Congresso Internacional de Religião, Mito e Magia na Antiguidadade. 2012. (Congresso).

14.
Universidade Necessária: Os desafios históricos de uma nova Universidade. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PILOTTO, T.F.. X Semana de História Política. 2015. (Congresso).

2.
NEVES, L. M. B. P. ; PILOTTO, T.F. . IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade. 2014. (Congresso).

3.
PILOTTO, T.F.. X Semana de História UERJ. 2013. (Congresso).

4.
PILOTTO, T.F.; LEMOS, M. T. T. B. . VII Fórum de Debates- Povos e Culturas das Américas/ Cidades em debate: Economia- Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 5:49:56