Marco de Almeida Fornaciari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9477902028804213
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (concluída em 2013) e mestrado em História na Universidade Federal Fluminense (concluído em 2016). É doutorando em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (início em 2017). Tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em História contemporânea, História dos Estados Unidos, História e videogame, ensino de História e Educação digital. Membro da Rede Estudos dos Estados Unidos. Foi professor voluntário do Grupo Comunitário de Apoio Pedagógico - Rio de Janeiro (GCAP-RJ) entre 2013 e 2017, atuando no Núcleo Engenho de Dentro, lecionando História Geral e História do Brasil. Foi professor voluntário da disciplina "Games Inteligentes I", oferecida pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), entre o segundo semestre de 2013 e o segundo semestre de 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco de Almeida Fornaciari
Nome em citações bibliográficas
FORNACIARI, Marco de Almeida


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A guerra em jogo: a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty, 2003-2008,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Cecília da Silva Azevedo.
Palavras-chave: Videogame; Guerra Mundial, 1939-1945; Estados Unidos da América; Nacionalismo liberal; Guerras culturais; Mito da guerra.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: História e videogame: a visão ocidental sobre os soviéticos em Call of Duty.
Orientador: Samantha Viz Quadrat.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Persp. de invest. e desaf. p. o hist. no séc. XXI. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso Análise de imagens: algumas a. e metod.. (Carga horária: 2h).
Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.
2012 - 2012
Games Inteligentes - Módulo Avançado I. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Professor voluntário na disciplina "Games Inteligentes I" (NCG001), oferecida pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE-UFRJ).



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Digital.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Sobrevivendo ao teste do tempo: Samuel Huntington, Sid Meier's Civilization e o choque de civilizações. In: IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2017, São Paulo. Anais do IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017. p. 200-211.

2.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Muitas nações unidas: Spielberg, liberais nacionalistas e a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty (2003). In: III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2015. v. 2. p. 151-172.

Apresentações de Trabalho
1.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Representações históricas em videogames estadunidenses: um percurso de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Progredir ou perecer: modernidade, aceleração da história e etnocentrismo em Sid Meier's Civilization. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Sobrevivendo ao teste do tempo: Samuel Huntington, Sid Meier's Civilization e o choque de civilizações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Fizemos tudo que nos foi pedido: os Estados Unidos em Call of Duty: World at War (2008). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Jogo, teoria e História: perspectivas teórico-metodológicas para a análise histórica de videogames. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos ; DOMINGUES, Maria Perpétua B. ; COSTA, Marcella Albaine F. da ; FORNACIARI, Marco de Almeida . Ensino de História e História Pública: o digital em debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Muitas nações unidas: Spielberg, liberais nacionalistas, e a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty (2003). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.

9.
FORNACIARI, Marco de Almeida; NOGUEIRA, Érica Calil ; SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos ; SIQUEIRA, Marcelo Kosawa da C. N. de . História do Audiovisual: do cinema aos jogos eletrônicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FORNACIARI, Marco de Almeida. A guerra em jogo: a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SIQUEIRA, Marcelo Kosawa da C. N. de ; FORNACIARI, Marco de Almeida ; ANDRADE, Everardo Paiva de . G.A.M.E. - História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FORNACIARI, Marco de Almeida. HIstória e Videogame: a visão ocidental sobre os soviéticos em Call of Duty. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos ; BALTHAZAR, Pedro Henrique Barbosa ; FORNACIARI, Marco de Almeida ; NOGUEIRA, Érica Calil . Quem é o vilão da (aula de) História? Trabalhando a noção de tempo histórico numa oficina de jogos de videogame. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.

15.
FORNACIARI, Marco de Almeida. Guia de fontes audiovisuais para a história do Brasil Republicano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Progredir ou perecer: modernidade, aceleração da história e etnocentrismo em Sid Meier's Civilization. 2018. (Encontro).

2.
Games e museus: a história em jogo. 2017. (Seminário).

3.
IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Sobrevivendo ao teste do tempo: Samuel Huntington, Sid Meier's Civilization e o choque de civilizações. 2017. (Encontro).

4.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio.Fizemos tudo que nos foi pedido: os Estados Unidos em Call of Duty: World at War (2008). 2016. (Encontro).

5.
2º Encontro de Pós-Graduandos do CEO-NUPEHC.Jogo, teoria e História: perspectivas teórico-metodológicas para a análise histórica de videogames. 2015. (Encontro).

6.
III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Muitas nações unidas: Spielberg, liberais nacionalistas e a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty (2003). 2015. (Encontro).

7.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.Ensino de História e História Pública: o digital em debate. 2015. (Encontro).

8.
1º Encontro CEO-NUPEHC.A guerra em jogo: a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty. 2014. (Encontro).

9.
2º Simpósio Internacional de História Pública.História e Videogame. 2014. (Simpósio).

10.
XI Encontro Internacional da ANPHLAC. 2014. (Encontro).

11.
XIII Festival Internacional de Cinema de Arquivo.História do audiovisual: do cinema aos jogos eletrônicos. 2014. (Outra).

12.
I Encontro Discente de Estudos Contemporâneos.História e videogame: a visão ocidental sobre os soviéticos em Call of Duty. 2013. (Encontro).

13.
II Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura.G.A.M.E. - História. 2013. (Outra).

14.
I Olimpíada Estadual de Filosofia - Rio/2013. 2013. (Olimpíada).

15.
VII Encontro Estadual do Ensino de História - RJ.Quem é o vilão da (aula de) História? Trabalhando a noção de tempo histórico numa oficina de jogos de videogame. 2013. (Encontro).

16.
VI Oficina do Diretório Acadêmico José Pedro Esposel.Videogames e Documentos Audiovisuais. 2013. (Oficina).

17.
XIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Guia de fontes audiovisuais para a história do Brasil republicano. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Igor Monteiro de Oliveira. Aplicação de técnicas de gamificação em ambientes de trabalho. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Matemáticas e da Terra) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marco de Almeida Fornaciari.

2.
Nefhar Rocha dos Santos. Aplicativo de criação de personagens para o estudo da auto-imagem infanto-juvenil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Matemáticas e da Terra) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marco de Almeida Fornaciari.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 9:32:24