Paulo Renato Almeida Cellular

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5531200829428256
  • Última atualização do currículo em 20/01/2015


Possui graduação em Engenharia de Ciência dos Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974). Atualmente é Diretor Executivo do Centro de tecnologia em Dutos - CTDUT e atua desde outubro de 2013 até o presente data como VICE-PRESIDENTE da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem, FBTS (RJ), em trabalho voluntariado, sendo corresponsável pela Gestão Estratégica e Supervisão da Gestão Operacional.. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase na fiscalização da construção de terminais e responsável pelo planejamento e condução da implementação de oleodutos e gasodutos. No CTDUT é responsável junto à FINEP, ANP e PETROBRAS quanto aos projetos de infraestrutura do CTDUT e pela gestão dos projetos de pesquisa de clientes nas áreas de corrosão, integridade e escoamento de fluidos, entre outras, com execução das atividades nos laboratórios do CTDUT. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Renato Almeida Cellular
Nome em citações bibliográficas
CELLULAR, P. R. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Tecnologia em Dutos.
Rua Ingá, 997
Campos Elíseos
25225763 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
Telefone: (21) 27778504
URL da Homepage: www.ctdut.org.br


Formação acadêmica/titulação


1975 - 1975
Especialização em Engenharia de Terminais e Oleodutos (1.500h). (Carga Horária: 1500h).
Centro de Formação da Petróleo Brasileiro S.A., Petrobras, Brasil..
Título: Recristalização em monocristal de alumínio e suas propriedades mecânicas..
Orientador: Fernando Cosme Rizzo Assunção..
1970 - 1974
Graduação em Engenharia de Ciência dos Materiais e Metalurgia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Recristalização em monocristal de alumínio e suas propriedades mecânicas..
Orientador: Fernando Cosme Rizzo Assunção.




Atuação Profissional



Centro de Tecnologia em Dutos, CTDUT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIRETOR EXECUTIVO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela Gestão do Centro de Tecnologia em Dutos CTDUT. Responsável junto à FINEP, ANP e PETROBRAS (Partícipe e co-financiadora) quanto aos projetos de infraestrutura do CTDUT e pela gestão dos projetos de pesquisa de clientes nas áreas de corrosão, integridade e escoamento de fluidos, entre outras, com execução das atividades nos laboratórios do CTDUT.

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia em Dutos - CTDUT, .


Petróleo Brasileiro S.A. PETROBRAS, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador e executor parcial do Contrato CT-EPE-025/2011 com a Empresa de Pesquisa Energética EPE, órgão do Ministério de Minas e Energia MME para execução de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de metodologia, provisão de uma base de dados e programa computacional para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) a serem utilizados para a seleção de opções referentes ao planejamento da expansão e ampliação da infraestrutura de transporte terrestre de gás natural brasileira.

Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela Engenharia de projetos conceituais e básicos de oleodutos e gasodutos, estações de bombeamento e de compressão, terminais aquaviários e terrestres de derivados de petróleo e terminais de GNL como também dos estudos ambientais para estas unidades e de projetos de inovação tecnológica em construção e montagem de dutos, da Petróleo Brasileiro S.A. PETROBRAS.

Vínculo institucional

1992 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE IMPLEMENTAÇÃO DE EMPREENDIMENTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1992 - 1998 Responsável pela condução da implementação do Oleoduto OSBRA - REPLAN (SP) à Brasília (DF) e de suas bases de armazenamento e estações de bombeamento da Petróleo Brasileiro S.A. PETROBRAS. 1999 - 2002 Responsável pela condução da implementação das unidades de processamento de gás natural em Cabiúnas e do Etenoduto Macaé à refinaria REDUC da Petróleo Brasileiro S.A. PETROBRAS. 2002 - 2004 Responsável pela condução da implementação do empreendimento nas fases de FEL 1, FEL 2 e FEL 3 do oleoduto Barra do furado (RJ) à Guararema (SP) da Petróleo Brasileiro S.A. PETROBRAS

Vínculo institucional

1984 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE PLANEJAMENTO E CONTRATAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela condução do planejamento e contratação dos serviços para a implementação do Gasoduto Guamaré (RN) - Recife (PE), do Etanoduto Camaçari (BA) - Aracajú(SE), dos Terminais de GLP no AM, PA e MA, do Terminal Aquaviário da Refinaria de Manaus (AM), da Estação de compressores do Terminal de Carmópolis (SE).

Vínculo institucional

1976 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE TERMINAIS E DUTOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1976 - 1977 Responsável pela fiscalização da construção do Terminal de Guararema, integrante do Oleoduto São Sebastião (SP) - Vale do Paraíba, Utinga OSVAT. 1978 - 1980 Responsável pela supervisão do projeto do Oleoduto Barra do Furado (RJ) à refinaria REDUC (RJ). 1981 - 1983 Responsável pela execução do planejamento onshore para a implementação da fase de instalação e interligação dos módulos e pré-operação da Plataforma de Namorado 1 na Bacia de Campos.



Linhas de pesquisa


1.
Unidade Piloto para Estudos em Proteção Catódica e Avaliação de Revestimentos Anticorrosivos (LPCR)
2.
Estudo e desenvolvimento de alternativa para o controle de danos estruturais provocados pelo empuxo em linhas dutoviárias que atravessam áreas alagáveis em substituição ao uso de jaqueta de concreto armado no processo de construção e montagem. (TC ARRANCA
3.
Circuito piloto de dutos de petróleo e derivados para ensaios e pesquisa. (LOOP12)
4.
Circuito piloto de 14" para testes, ensaios e pesquisas com água e gás inerte. (LOOP14)
5.
Determinação de comportamento à fadiga de tubulações com defeito tipo mossa e reparo com material compósito (TC FADIGA)
6.
Avaliação de reparos em dutos com material compósito. (MATCOMP)
7.
Desenvolvimento de tecnologia de extensômetros a rede de Bragg em fibra óptica para monitoramento de deformações e corrosão de longos trechos de dutos. (ERBF)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Soldagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Outras informações relevantes


Atuação desde outubro de 2013 até o presente data como VICE-PRESIDENTE da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem, FBTS (RJ), Brasil, em trabalho voluntariado, sendo corresponsável pela Gestão Estratégica e Supervisão da Gestão Operacional.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:20:56