Jacir Mario Tedesco Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9041052065884095
  • Última atualização do currículo em 07/02/2019


Possui graduação em Gestão Pública (2013) e especialização em Sociologia Política (2015) ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Paraná. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Instituto Federal do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jacir Mario Tedesco Filho
Nome em citações bibliográficas
TEDESCO FILHO, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Título: Da participação em programas de Iniciação Científica ao mundo do trabalho: Um estudo de caso com egressos ex-bolsistas dos cursos técnicos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná ? IFPR - Campus Curitiba, Ano de Obtenção: .
Orientador: Sandra Terezinha Urbanetz.
2014 - 2015
Especialização em Sociologia Política. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Conselhos gestores de políticas públicas: Revisão de literatura.
Orientador: Renato Monseff Perissinotto.
2011 - 2013
Graduação em Gestão Pública.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Reflexos dos investimentos e políticas culturais no índice do desenvolvimento humano dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Orientador: Maria Aparecida da Cruz Bridi.




Formação Complementar


2016 - 2016
Metodologia da Educação Superior. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Moodle: Prática Tutorial. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Estratégica. (Carga horária: 10h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2014 - 2015
FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação na Ferramenta Moodle 2.6. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Legislação aplicada à Gestão de Pessoas. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Agentes Públicos. (Carga horária: 24h).
JML Consultoria e Eventos, JML, Brasil.
2010 - 2010
Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93. (Carga horária: 26h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 15
Outras informações
Tutoria presencial do PNAP - Programa Nacional de Administração Pública. Realizado pela UFPR através do Sistema UAB - Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Programa de Iniciação à Docência - Monitoria. Disciplina Legislação Básica, sob orientação do Professor José Elmar Feger. Totalizando 180 horas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Programa de Iniciação à Docência - Monitoria. Disciplina Fundamentos da Qualidade sob orientação da Professora Karen Menger da Silva Guerreiro. Totalizando 204 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de biblioteca, Carga horária: 40


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Pesquisador II, do Curso Técnico em Serviços Públicos.

Atividades

04/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, .

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, .

Linhas de pesquisa
Educação Profissional

URBS - Urbanização de Curitiba S/A, URBS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 44
Outras informações
Licitações (Revisão de processos licitatórios) Infrações de trânsito (Recursos, Atendimento ao público)


Departamento Estadual de Trânsito - PR, DETRAN - PR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Execução, Carga horária: 40
Outras informações
Infrações de trânsito Atendimento ao público


Câmara Municipal de Curitiba, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor parlamentar, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Organização do Currículo e dos Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica

Objetivo: Pesquisar os temas que trabalham na perspectiva do currículo integrado e dos espaços formais e não formais, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da Educação Profissional e Tecnológica e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Espaços formais de ensino; Espaços não-formais de ensino; Currículo Integrado; Educação profissional e tecnológica.
2.
Educação Profissional

Objetivo: Os estudos desenvolvidos buscam compreender o trabalho em sua dimensão de produção da existência humana em suas múltiplas possibilidades o que implica no entendimento do mesmo enquanto princípio educativo, norteador dos processos de humanização presentes nos processos educativos da educação profissional, mediada pelas tecnologias de comunicação e informação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Trabalho; Educação; Educação profissional.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Tecnologia e Educação Tecnológica: a reformulação curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná.
Descrição: A pesquisa visa contribuir para a reformulação curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná. Nessa perspectiva, constitui-se de dois eixos principais de análise. O primeiro refere-se ao exame dos atos normativos relativos aos Cursos Superiores de Tecnologia em geral, aos cursos na área de gestão de modo específico, do projeto político-pedagógico do curso e de experiências de outros cursos nessa área. O segundo trata das percepções dos alunos egressos sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná e das expectativas dos alunos matriculados em relação ao curso. A investigação, de abordagem qualitativa, será desenvolvida por meio das metodologias de pesquisa documental e análise de conteúdo, e pela utilização das técnicas de documentação e questionário. O estudo baseia-se nos referenciais teóricos sobre tecnologia e educação tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Jacir Mario Tedesco Filho - Integrante / Cleci Korbes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional e Tecnológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEDESCO FILHO, J. M.; PUPO, M. D. M. ; URBANETZ, S. T. ; Urnauer, S. . A contribuição do marxismo para a Educação Profissional. In: SIMPÓSIO NACIONAL EDUCAÇÃO, MARXISMO E SOCIALISMO, 2018, Belo Horizonte. ANAIS DO II SIMPÓSIO NACIONAL EDUCAÇÃO, MARXISMO E SOCIALISMO ​. Belo Horizonte, 2018.

2.
URBANETZ, S. T. ; MACHADO, M. F. R. C. ; TEDESCO FILHO, J. M. ; PUPO, M. D. M. ; Urnauer, S. . A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. In: II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, 2018, Brasília. Anais do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. Recife: Even3, 2018. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
URBANETZ, S. T. ; TEDESCO FILHO, J. M. . A pesquisa enquanto princípio educativo - a experiência do PIBIC no IFPR. In: I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação, 2018, Fortaleza. I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação. Joaçaba: Editora UNOESC, 2018. v. 1. p. 21-26.

2.
PUPO, M. D. M. ; TEDESCO FILHO, J. M. ; Urnauer, S. . Trabalho e educação na Formação Docente. In: VI Colóquio Internacional de Educação da Unoesc, 2018, Joaçaba. Anais do VI Colóquio Internacional de Educação. Joaçaba: UNOESC, 2018. v. 4. p. 605-608.

Artigos aceitos para publicação
1.
TEDESCO FILHO, J. M.; URBANETZ, S. T. . Dez anos da Revista Germinal - O que dizem as entrevistas. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
TEDESCO FILHO, J. M.; PUPO, M. D. M. ; Urnauer, S. . TRABALHO E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PUPO, M. D. M. ; TEDESCO FILHO, J. M. ; Urnauer, S. . Formação profissional de jovens e adolescentes na contramão da Reforma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TEDESCO FILHO, J. M.; URBANETZ, S. T. . A pesquisa enquanto princípio educativo - A experiência do PIBIC no IFPR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
URBANETZ, S. T. ; Urnauer, S. ; TEDESCO FILHO, J. M. ; PUPO, M. D. M. ; MACHADO, M. F. R. C. . A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TEDESCO FILHO, J. M.. Iniciação Científica na UFPR. 2017.

2.
TEDESCO FILHO, J. M.. Chamada Universal/CNPQ - UFPR. 2017.

3.
TEDESCO FILHO, J. M.. Números da Pós-Graduação na UFPR. 2017.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TEDESCO FILHO, J. M.. 17º ENEC - Encontro de Extensão e Cultura. 2018. Universidade Federal do Paraná.

2.
TEDESCO FILHO, J. M.; NICKEL, D. C.; DOTTO NETO, I.. 25º EVINCI - Evento de Iniciação Científica. 2017. Universidade Federal do Paraná.

3.
Garcia, R. G.; CHAGAS, A. S.; TEDESCO FILHO, J. M.. Avaliação de desempenho em estágio probatório de Anna Paula Zanine Koslinski. 2016. Universidade Federal do Paraná.

4.
ARCHANJO, D. R.; SPIESS, M. A.; TEDESCO FILHO, J. M.. 8ª SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal do Paraná.

5.
TEDESCO FILHO, J. M.; BRAHIM, A. C. S. M.; KORBES, C.; COSTA, J. C. M.. 24ª EVINCI - Evento de Iniciação Científica. 2016. Universidade Federal do Paraná.

6.
AGUIAR, M. F. X.; RODRIGUES, D. G.; TEDESCO FILHO, J. M.. Avaliação de desempenho em estágio probatório de Wagner Bitencourt. 2015. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado.A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. 2018. (Seminário).

2.
VI Colóquio Internacional de Educação da Unoesc.Trabalho e educação na Formação DOcente. 2018. (Outra).

3.
9ª SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2017. (Outra).

4.
Gestão de Políticas Públicas de Juventude em Curitiba. 2017. (Outra).

5.
5ª Conferência Municipal de Cultura de Curitiba. 2015. (Outra).

6.
Gestão de conflitos e clima organizacional. 2013. (Outra).

7.
Gestão em Saúde no SUS. 2013. (Outra).

8.
Gestão de convênios na UFPR. 2012. (Outra).

9.
O papel do fiscal no contrato administrativo. 2012. (Outra).

10.
UFPR: Cursos e Profissões. Representação discente no stand do curso de Gestão Pública. 2012. (Feira).

11.
Os desafios da Administração Pública Municipal. 2011. (Outra).

12.
UFPR: Cursos e Profissões. Representação discente no stand do curso de Gestão Pública. 2011. (Feira).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
TEDESCO FILHO, J. M.; URBANETZ, S. T. . Dez anos da Revista Germinal - O que dizem as entrevistas. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, 2018.



Outras informações relevantes


Certificação de Suficiência em Língua Estrangeira INGLÊS emitido pela PROGRAD/UFPR (2016).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 16:46:27