Arthur de Araújo Filgueiras

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8126518370255553
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutorando em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco). Mestre em Linguística e Ensino com pesquisa voltada para o Discurso da Matemática (Universidade Federal da Paraíba). Especialista em Matemática e Educação (2013). Possui graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2008). Atualmente é coordenador geral da Pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco. Atuou como Tutor a distância do Curso de Licenciatura em Matemática (UFPE). Atuou como professor e coordenador geral da Pós-Graduação na Faculdade dos Guararapes. É professor de Matemática na Educação Básica na Prefeitura do Recife.Tem experiência na área de Matemática e em língua inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur de Araújo Filgueiras
Nome em citações bibliográficas
FILGUEIRAS, A. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Orientador: Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo.
2013 - 2015
Mestrado profissional em Linguística e Ensino.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: AS MÚLTIPLAS FACES DO DISCURSO ESCOLAR SOBRE A MATEMÁTICA: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagem, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Onireves Monteiro de Castro.
Palavras-chave: Discurso; Matemática; Ensino; Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estrutura e dinâmica da língua em atividades de aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 420h).
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Título: Arte como Ferramenta Didática: Novas possibilidades para o ensino de Razão e Proporção.
Orientador: Heloisa das Dores de Santana Arruda.
2005 - 2008
Graduação em Matemática.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Arte e matemática: uma nova perspectiva para o ensino de razão e proporção.
Orientador: Suelly Gomes Teixeira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Discip.Educa. Matemática e Formação de professores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2013
Capacitação metodológica no ensino de inglês. (Carga horária: 20h).
MICROLINS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, MICROLINS, Brasil.
2010 - 2011
Formação de professores do Projeto Travessia Médio. (Carga horária: 160h).
Gerência regional de educação Metropolitana Norte, GRE METRONORTE, Brasil.
2010 - 2010
Programa de formação continuada para ensino médio. (Carga horária: 120h).
Gerência regional de educação Metropolitana Norte - Escola Dr. Luis C. de M, GRE METRONORTE, Brasil.
2008 - 2008
PCK-Refresher. (Carga horária: 12h).
CCAA IDIOMAS, CCAA, Brasil.
2001 - 2008
Curso de inglês - Do nível básico ao avançado. (Carga horária: 540h).
CCAA IDIOMAS, CCAA, Brasil.
2003 - 2003
Espanhol Básico. (Carga horária: 80h).
CCAA IDIOMAS, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral da Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador Geral de Pós-Graduação do Centro Universitário Tirandes - UNIT PE. Lançou os cursos de Gestão de Acervos e Unidades de Informação e Psicologia Organizacional, coaching e inovação em 2018.1. Coordena os cursos Lato sensu de Saúde, Gestão / negócios e Tecnologias.


Faculdade dos Guararapes, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto A, Carga horária: 21
Outras informações
Professor das disciplinas Matemática Financeira, Estatística para Gestores, Inglês Profissional I, Inglês Profissional II e Jogos Matemáticos.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto A, Carga horária: 25
Outras informações
Docente nas disciplinas Jogos matemáticos e Lingua Inglesa Aplicada IV no curso de Bacharelado em Administração; Matemática Financeira no curso de Ciências contábeis e Métodos Quantitativos no CST em Recursos Humanos.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral da Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão em Controladoria e Finanças, Marketing e vendas e Gerenciamento de Projetos.Lançou e coordenou a partir de março de 2017 os cursos de Relações Trabalhistas, "Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva" e Libras. Responsável pelo Núcleo de Egressos dos CST em Marketing e em Logística. Membro do NDE dos referidos cursos em 2017.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso de administração com a disciplina Introdução à Língua Inglesa.

Atividades

01/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
Inglês Profissional 1
Matemática Financeira
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Língua Inglesa
Matemática Financeira
Metodologia da Ciência
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Língua Inglesa.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a distância do Curso de Licenciatura em Matemática com a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática


Prefeitura Municipal de Ipojuca, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 25

Atividades

11/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Prefeitura da Cidade do Recife, PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


CCAA IDIOMAS, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7


MICROLINS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, MICROLINS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como professor de inglês na Escola de Referência em Ensino Médio Ernesto Silva com o Projeto Ganhe o Mundo.


ESCOLA DOM PEDRO BANDEIRA DE MELO, EDPBM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ciências exatas, Carga horária: 50
Outras informações
Atuação no Projeto Travessia como professor de ciências exatas com turmas de correção de fluxo no ensino médio. Vinculo como servidor estadual em regime de contrato temporário.


Escola Doutor Luiz Cabral de Melo, EDLCM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 50
Outras informações
Professor de matemática no ensino fundamental e médio. Vínculo de trabalho como servidor estadual com contrato temporário.

Atividades

02/2009 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física

Escola Professora Maria Alves Machado, EPMAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de matemática e, Carga horária: 25
Outras informações
Vinculo como servidor estadual de contrato temporário.


Prefeitura da Cidade do Paulista, PCP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente admnistrativo, Carga horária: 30


ESCOLA NOVO HORIZONTE, ENH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 6

Atividades

02/2012 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
05/2007 - 12/2008
Estágios , Escola Novo Horizonte, .

Estágio realizado
Estágio na docência em Matemática no Ensino Fundamental.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Metodologia do Ensino da Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra Linear.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Financeira.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Metodologia da Ciência.
6.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FILGUEIRAS, A. A.; CORDEIRO, H. B. . CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E SEU DESENVOLVIMENTO. In: XXVI Jornada do Gelne, 2016, Recife. ANAIS ELETRÔNICOS da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Norde, 2016. p. 137-148.

2.
OTERO, R. M. ; FILGUEIRAS, A. A. . Educação Matemática Crítica e a proposta de atividades de leitura: uma proposta interdisciplinar entre língua portuguesa e matemática na sala de aula. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, Olinda. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - Espaço do COnhecimento. Recife: Sistema Fecomércio / Senac / Sesc, 2015. v. 13.

3.
FILGUEIRAS, A. A.. AS MÚLTIPLAS FACES DO DISCURSO DA MATEMÁTICA: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagem. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, Olinda. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife: Sistema Fecomércio / Senac / Sesc, 2015. v. 13.

4.
CORDEIRO, H. B. ; FILGUEIRAS, A. A. ; OTERO, R. M. ; RODRIGUES, H. W. S. . O livro didático de língua portuguesa: os desafios entre o seu uso em sala de aula e a formação docente. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, Olinda. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife: Instituição Fecomércio / Sesc / Senac, 2015. v. 13.

5.
FILGUEIRAS, A. A.. ANÁLISE DISCURSIVA DOS PREFÁCIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma perspectiva dialógica e heterogênea do discurso. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal. Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste - GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. v. 25.

6.
FILGUEIRAS, A. A.. A importância da Arte como recurso didático no Ensino de Razão e Proporção. In: II Simpósio Interdisciplinar da Pós-Graduação, 2013, Olinda. Anais - II Simpósio de Pós-graduação de práticas interdisciplinares, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FILGUEIRAS, A. A.. A Matemática no discurso midiático: o Ethos no programa de TV Passa ou Repassa. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2014. v. 1.

2.
FILGUEIRAS, A. A.. A importância dos recursos didáticos no ensino e aprendizagem da matemática. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2014. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
FILGUEIRAS, A. A.. Mesa-Redonda PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FILGUEIRAS, A. A.; OTERO, R. M. . Educação Matemática Crítica e a proposta de Atividades de Leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FILGUEIRAS, A. A.. As múltiplas faces do discurso da matemática: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORDEIRO, H. B. ; FILGUEIRAS, A. A. ; OTERO, R. M. ; RODRIGUES, H. W. S. . O livro didático de língua portuguesa: os desafios entre o seu uso em sala de aula e a formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FILGUEIRAS, A. A.; CORDEIRO, H. B. . Contribuições da linguística para o ensino de língua estrangeiras: uma reflexão sobre os métodos e seu desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FILGUEIRAS, A. A.. ANÁLISE DISCURSIVA DOS PREFÁCIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma perspectiva dialógica e heterogênea do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FILGUEIRAS, A. A.. A importância dos Recursos didáticos no ensino e aprendizagem da matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FILGUEIRAS, A. A.. A MATEMÁTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO: o Ethos no Programa de TV 'Passa ou Repassa'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FILGUEIRAS, A. A.. A matemática no discurso midiático: o ethos no programa de TV 'Passa ou Repassa'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FILGUEIRAS, A. A.. Arte e matemática: novas possibilidades para o ensino de razão e proporção.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FILGUEIRAS, A. A.; CORDEIRO, H. B. . Contribuições da linguística para o ensino de línguas estrangeiras: uma reflexão sobre os métodos e seu desenvolvimento. João Pessoa: Editora da UFPE, 2014 (Resumo).

2.
FILGUEIRAS, A. A.. A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Campina Grande: Editora Realize, 2014 (Resumo).

3.
FILGUEIRAS, A. A.. A MATEMÁTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO: o ethos no programa de TV 'Passa ou Repassa'. Campina Grande: Editora Realize, 2014 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
FILGUEIRAS, A. A.. Uso de Jogos como recurso didático no ensino da matemática. 2015. .

2.
FILGUEIRAS, A. A.. Formação continuada de professores na Aldeia Nissi em Angola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FILGUEIRAS, A. A.. Formação continuada com professores em Educação Matemática. 2011. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FILGUEIRAS, A. A.. O fim dos tempos no livro das revelações. 2010. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FILGUEIRAS, A. A.. Participação em banca de André Hélio de Barros. A influência africana no transporte fluvial recifence no século XIX: 1829-1835. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em História da África) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

2.
FILGUEIRAS, A. A.. Participação em banca de Franklin da Silva Freire. Matemática Financeira e Estatística Aplicada a Enfermagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática Financeira e Estatística) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

3.
FILGUEIRAS, A. A.. Participação em banca de Rosivaldo Xavier Rodrigues. Matemática Financeira sob a perspectiva de Qualidade de vida. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática Financeira e Estatística) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Formação do Programa Escola em Movimento. 2015. (Encontro).

2.
Pensar pedagógico é Poder Vivenciar o Potencial de um Centro Universitário. 2015. (Outra).

3.
Professores em Transformação - Rumo ao Centro Universitário. 2015. (Outra).

4.
Temas transversais: 6 R (Reciclar, Reutilizar, Repensar, Reparar, Repor e Reduzir, R. 2015. (Seminário).

5.
Treinamento para plano de ensino, plano de aula e cronograma e diários de classe. 2015. (Encontro).

6.
XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. AS MÚLTIPLAS FACES DO DISCURSO DA MATEMÁTICA: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagem. 2015. (Congresso).

7.
XV Encontro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana do Recife Re.Concepções de Educação Popular e suas interconexões com a EJA. 2015. (Encontro).

8.
25ª Jornada Nacional do GELNE. ANÁLISE DISCURSIVA DOS PREFÁCIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma perspectiva dialógica e heterogênea do discurso. 2014. (Congresso).

9.
Congresso Nacional de Educação. A importância dos Recursos didáticos no ensino e aprendizagem da matemática. 2014. (Congresso).

10.
Congresso Nacional de Educação. A MATEMÁTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO: o Ethos no Programa de TV "Passa ou Repassa". 2014. (Congresso).

11.
I COLOQUIO NACIONAL DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO.CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: uma reflexão sobre os métodos e seu desenvolvimento. 2014. (Encontro).

12.
XVII Congresso Internacional da ALFAL. 2014. (Congresso).

13.
Encontro de Professores - Editora Positivo. 2007. (Encontro).

14.
IX Congresso dos estudantes da Universidade de Pernambuco. 2007. (Congresso).

15.
Minicurso: A Webquest como Ferramenta Pedagógica. 2007. (Outra).

16.
Oficina: A Arte-Educação nas Práticas Educativas: Música. 2007. (Oficina).

17.
Oficina: Aprendizagem da Matemática numa Perspectiva de Gênero. 2007. (Oficina).

18.
Oficina: O texto matemático no Word. 2007. (Oficina).

19.
Palestra: Introdução a Teoria dos Fractais. 2007. (Outra).

20.
Mesa redonda: Diversidade sexual e prática pedagógica. 2006. (Outra).

21.
Palestra: Sociedade e Cultura do Nordeste. 2006. (Outra).

22.
Conferência Universidade & Compromisso Social. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FILGUEIRAS, A. A.. I Jornada Profissional da Pós-Graduação Faculdade dos Guararapes. 2017. .

2.
FILGUEIRAS, A. A.. Mini-curso Introdução à Prática de Libras. 2017. (Outro).

3.
FILGUEIRAS, A. A.. Gestão de Acervos: os desafios contemporâneos para as unidades de informação. 2017. (Outro).

4.
FILGUEIRAS, A. A.. Minicurso: Escrita Acadêmica para artigos científicos. 2017. (Outro).

5.
FILGUEIRAS, A. A.. Mesa redonda: Empregado versus empregador e os conflitos da justa causa. 2017. (Outro).

6.
FILGUEIRAS, A. A.. MESA REDONDA: OS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MERCADO DE TRABALHO. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thayane Kalyne Teixeira de Freitasa. A importância da educação financeira e do planejamento das finanças pessoais para jovens entre 18 e 25 anos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato senso em Controladoria e Finanças) - Faculdade dos Guararapes. Orientador: Arthur de Araújo Filgueiras.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FILGUEIRAS, A. A.. Arte e matemática: novas possibilidades para o ensino de razão e proporção.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FILGUEIRAS, A. A.; CORDEIRO, H. B. . Contribuições da linguística para o ensino de língua estrangeiras: uma reflexão sobre os métodos e seu desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FILGUEIRAS, A. A.. ANÁLISE DISCURSIVA DOS PREFÁCIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma perspectiva dialógica e heterogênea do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FILGUEIRAS, A. A.. A importância dos Recursos didáticos no ensino e aprendizagem da matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FILGUEIRAS, A. A.. A matemática no discurso midiático: o ethos no programa de TV 'Passa ou Repassa'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FILGUEIRAS, A. A.; OTERO, R. M. . Educação Matemática Crítica e a proposta de Atividades de Leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FILGUEIRAS, A. A.. As múltiplas faces do discurso da matemática: por uma reconstrução discursivo-metodológica do seu ensino e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORDEIRO, H. B. ; FILGUEIRAS, A. A. ; OTERO, R. M. ; RODRIGUES, H. W. S. . O livro didático de língua portuguesa: os desafios entre o seu uso em sala de aula e a formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FILGUEIRAS, A. A.. Mesa-Redonda PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FILGUEIRAS, A. A.. Uso de Jogos como recurso didático no ensino da matemática. 2015. .

2.
FILGUEIRAS, A. A.. Formação continuada com professores em Educação Matemática. 2011. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 8:35:04