Lucas Vassalle de Castro

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3040664088409644
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade FUMEC (2012) e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais.Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: estação de tratamento de água e esgoto, floculadores hidráulicos, fármacos e desreguladores endócrinos e unidades de polimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Vassalle de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, L. V.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: César Rossas Mota Filho.
Coorientador: Fabiana Lopes Del Rei Passos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE FÁRMACOS E DESREGULADORES ENDÓCRINOS EM FILTROS DE POLIMENTO PARA ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: César Rossas Mota Filho.
Bolsista do(a): Foreign and Commonwealth Office, FCO, Grã-Bretanha.
Palavras-chave: Microcontaminantes; Fármacos; Desreguladores Endócrinos; Polimento; Estação de Tratamento; Efluente Doméstico.
2013 - 2014
Especialização em Meio Ambiente e Saneamento Ambiental. (Carga Horária: 456h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: ESTUDO HIDRÁULICO DOS ORIFÍCIOS DOS FLOCULADORES DE BANDEJAS PERFURADAS SUPERPOSTAS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA.
Orientador: Marcos Rocha Vianna.
2008 - 2012
Graduação em Engenharia Ambiental.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: Projeto Conceitual - Estação de Tratamento de Esgoto para o município de Sabará.
Orientador: Marcos Rocha Vianna.




Formação Complementar


2013
Meio Ambiente e Saneamento Ambiental. (Carga horária: 456h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2017 - 2017
Cromatografia de Íons. (Carga horária: 4h).
Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.
2016 - 2016
Pipetagem e manuseio de líquidos. (Carga horária: 4h).
Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Tecnológico e Industrial B, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista - DTI B - no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), criado pelo departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da UFMG em parceria com outras faculdades no Brasil (UFMS, USP, ISAE/FGV, UFC, UFPE e UFRJ) e no exterior, que tem como objetivo atuação no campo de tratamento de esgoto para buscar melhorias para a área. Atuação na gerência executiva do INCT ETEs Sustentáveis.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do projeto Minas Gerais Sustainable Sewage Treatment, financiado pelo governo do Reino Reino Unido, através do Foreign & Commonwealth Office. Atividades desenvolvidas relacionadas à pesquisa, especificamente no âmbito da identificação e proposição de tratamento de microcontaminantes emergentes em efluentes domésticos.


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
Outras informações
Bolsista de Iniciação cientifica com fomento da empresa YC Engenharia sob orientação do Professor Marcos Rocha Vianna. Atividades relacionadas ao desenvolvimento de protótipo para avaliar o desempenho de floculadores de bandejas perfuradas em Estações de Tratamento de Água.


YC Engenharia Ltda, YC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Outras informações
Gestão e desenvolvimento de projetos para companhias nacionais de saneamento. Atividades relacionadas à estudos de concepção de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, assim como o desenvolvimento de projeto básico dos mesmos sistemas.


CONVERGE CONSULTORIA JR., CONVERGE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Licitações, Carga horária: 15
Outras informações
Atividade desenvolvida junto à empresa júnior da Universidade FUMEC no curso de Engenharia Ambiental.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Caracterização e soluções sustentáveis de tratamento de resíduos e efluentes doméstico e agroindustrial visando à melhoria da saúde ambiental.
Descrição: A ocorrência de microcontaminantes emergentes em resíduos e efluentes de ETEs representa uma preocupação de saúde pública. O avanço das tecnologias industriais empregadas para a produção de inúmeros consumíveis utilizados para melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, levou à inserção de uma variedade de compostos químicos no meio ambiente. Esses compostos prejudicam a fauna, a flora e a saúde pública, constituindo um fator de risco ambiental. Dentre a gama de produtos desenvolvidos pode-se citar os fármacos (especialmente os antibióticos), produtos de higiene pessoal e defensivos agrícolas, que compõem a maioria das classes de tais contaminantes. Nas últimas décadas o estudo e monitoramento dessas substâncias no meio ambiente vêm adquirindo grande interesse da comunidade científica devido ao uso indiscriminado de antibióticos, tanto pela população quanto no agronegócio, e ao reconhecimento dos efeitos adversos à saúde humana e animal: toxicidade, perturbação endócrina e seleção de bactérias patogênicas resistentes. O objetivo geral deste projeto é caracterizar e tratar resíduos e efluentes domésticos e agroindustriais quanto aos parâmetros físico-químicos incluindo a presença de fármacos, (desreguladores endócrinos; antibióticos) e microbiológicos, incluindo microrganismos patogênicos e aqueles resistentes aos antibióticos presentes nessas matrizes, visando o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a manutenção da qualidade ambiental e redução de riscos à saúde pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Lucas Vassalle de Castro - Integrante / Cesar Rossas Mota Filho - Integrante / Emanuel Manfred Freire Brandt - Integrante / Carlos Augusto de Lemos Chernicharo - Integrante / Robson José de Cássia Franco Afonso - Integrante / Sérgio Francisco de Aquino - Integrante / Juliana Calábria de Araújo - Coordenador / Fabiana Lopes d'El Rei Passos - Integrante / Lariza dos Santos Azevedo - Integrante / Camila Costa Amorim - Integrante / Maria Fernanda Espinosa Cordero - Integrante / Maria Clara Starling - Integrante / Elizangela Pinheiro da Costa - Integrante / Matthew E. Verbyla - Integrante / Silvana de Queiroz Silva - Integrante / Aline Gomes de Oliveira Paranhos - Integrante / Elayne Cristina Machado - Integrante / Cintia Dutra Leal - Integrante / Renata de Oliveira Pereira - Integrante / Edgard Henrique Oliveira Dias - Integrante / Sue Ellen Costa Bottrel - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto - INCT ETEs Sustentáveis
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto - INCT ETEs Sustentáveis é o projeto de criação de um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, ancorado em cinco pilares: i) nucleação de competências na área de tratamento de esgoto; ii) formação de recursos humanos de alto nível para atuar na área; iii) realização de pesquisas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valoração dos subprodutos do tratamento; iv) transferência de conhecimento para a sociedade; e v) transferência de conhecimento para o setor empresarial e governo. O grupo é formado por 7 (sete) das mais importantes instituições de ensino e pesquisa na área de saneamento básico no Brasil, a saber: UFMG (líder), UFC, UFMS, UFPE, UFRJ, USP e ISAE/FGV, além de diversos parceiros, nacionais e estrangeiros, entre instituições de ensino, órgãos governamentais e empresas. O objetivo principal decorrente da criação do INCT ETEs Sustentáveis é o de agregar, em rede cooperativa de pesquisa, as principais competências nacionais e internacionais em torno de um centro de excelência que possa desenvolver ações de pesquisa, de formação de recursos humanos e de transferência de conhecimentos para a sociedade, para o setor empresarial e para o governo, com vistas à melhoria, à ampliação e ao avanço técnico-científico na área de tratamento de esgoto em nosso país, que possibilitará o desenvolvimento de investigações que estão na fronteira do conhecimento, mas sem deixar de lado a abordagem de temas que são de importância estratégica para o país. Além do desenvolvimento do componente de pesquisas básicas e aplicadas, o Programa de Pesquisa do INCT ETEs Sustentáveis prevê diversos mecanismos e ações de formação de pessoal e de transferência de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .
Integrantes: Lucas Vassalle de Castro - Integrante / Cesar Rossas Mota Filho - Integrante / Thiago Bressani Ribeiro - Integrante / Carlos Augusto de Lemos Chernicharo - Coordenador / Fábio José Bianchetti - Integrante / Sérgio Francisco de Aquino - Integrante / Juliana Calábria de Araújo - Integrante / Marcos Von Sperling - Integrante / Antonio Teixeira de Matos - Integrante / Cláudio Leite de Souza - Integrante / Fabiana Lopes d'El Rei Passos - Integrante / Fabrício José Pacheco Pujatti - Integrante / Taciana Toledo de Almeida Albuquerque - Integrante / Uende Aparecida Figueiredo Gomes - Integrante / Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima - Integrante / Valter Lúcio de Padua - Integrante / Roque Passos Piveli - Integrante / Gustavo Rafael Collere Possetti - Integrante / Paula Loureiro Paulo - Integrante / Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Isaac Volschan Junior - Integrante / André Bezerra dos Santos - Integrante / Izabel Cristina Chiodi de Freitas - Integrante / Lariza dos Santos Azevedo - Integrante / Lívia Cristina Silva Lobato - Integrante / Rafael Kopschitz Xavier Bastos - Integrante.
2016 - 2017
Minas Gerais Sustainable Sewage Treatment
Descrição: O projeto objetiva produzir informações para que os prestadores de serviço de saneamento do estado de Minas Gerais aprimorem o processo de tomada de decisão quanto à incorporação de estações de tratamento de esgoto existentes e futuras ao conceito de economia circular. A adequação ou implementação de infraestruturas associadas a este conceito permitirá a redução de impactos ambientais por meio de tecnologias de valorização de resíduos e subprodutos, a partir do seu aproveitamento no ciclo produtivo, melhorando assim as condições de vida e saúde pública da população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Lucas Vassalle de Castro - Integrante / Cesar Rossas Mota Filho - Coordenador / Emanuel Manfred Freire Brandt - Integrante / Thiago Bressani Ribeiro - Integrante / Carlos Augusto de Lemos Chernicharo - Integrante / Fábio José Bianchetti - Integrante / Renata Leandro Rodrigues - Integrante / Lucas de Almeida Chamhum Silva - Integrante / Daniel Benjamin de Oliveira Dutra - Integrante / Luísa Ornelas Ferreira - Integrante / Matheus Pascoal de Freitas - Integrante / Vanessa Rodrigues de Melo - Integrante.
2012 - 2017
Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas de estações de tratamento de água
Descrição: Floculadores de bandejas perfuradas, da forma como são utilizados atualmente em dezenas de estações de tratamento de água brasileiras, foram inicialmente utilizados pela COPASA em suas estações de tratamento de água pré-fabricadas. No que diz respeito às fórmulas e coeficientes utilizados para o cálculo hidráulico dessas unidades, nenhuma verificação de campo foi efetuada. Não se sabe ao certo sequer se os coeficientes de descarga adotados correspondem à realidade. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver de sanar as duvidas com relação a estes coeficientes através de experimentos desenvolvidos no laboratório de hidráulica da Universidade FUMEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Vassalle de Castro - Integrante / Marcos Rocha Vianna - Coordenador / Camila Oliveira - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: WATER RESOURCES MANAGEMENT
2018 - Atual
Periódico: ENVIRONMENTAL POLLUTION
2018 - Atual
Periódico: SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2CASTRO, L. V.2018 CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. ; OLIVEIRA, C. ; ALTAIR, L. S. . A INFLUÊNCIA DOS COEFICIENTES DE DESCARGA DE ORIFÍCIOS AFOGADOS NO DIMENSIONAMENTO DOS FLOCULADORES DE BANDEJAS PERFURADAS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA. REVISTA AIDIS DE INGENIERÍA Y CIENCIAS AMBIENTALES, v. 11, p. 36-48, 2018.

2.
1CASTRO, L. V.2018 CASTRO, L. V.; BRANDT, E. M. F. ; AQUINO, S. F. ; AFONSO, R. J. C. F. ; CAMPOS, A. C. V. ; WERNER, D. ; DAVENPORT, R. ; CHERNICHARO, C. A. L. ; MOTA FILHO, C. R. . Behavior of Micropollutants in Polishing Units that Combine Sorption and Biodegradation Mechanisms to Improve the Quality of Activated Sludge Effluent. WATER, AIR AND SOIL POLLUTION (DORDRECHT. ONLINE), v. 229, p. 1-11, 2018.

3.
3VIANNA, M. R.2015 VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. ; OLIVEIRA, C. . Perforated tray-type hydraulic flocculator for potable water treatment: concept and state of the art in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF EMERGING TECHNOLOGY AND ADVANCED ENGINEERING, v. 5, p. 5-7, 2015.

4.
4VIANNA, M. R.2014VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. . Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água. CONSTRUINDO, v. 06, p. 39-41, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L. V.; BRANDT, E. M. F. ; CAMPOS, A. C. V. ; WERNER, D. ; AQUINO, S. F. ; AFONSO, R. J. C. F. ; MOTA FILHO, C. R. . Behavior of micropollutants in polishing units that combine sorption and biodegradation mechanisms to improve the effluent quality of a domestic sewage treatment plant. In: 1st Latin American Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems - SDEWES, 2018, Rio de Janeiro. Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems, 2018.

2.
RIBEIRO, T. B. ; AZEVEDO, L. S. ; PASSOS, F. L. R. ; LOBATO, L. C. S. ; CASTRO, L. V. ; BIANCHETTI, F. J. ; CHERNICHARO, C. A. L. . Understanding the environmental impacts of anaerobic-aerobic sewage treatment systems through life cycle assessment. In: 4th IWA Specialized International Conference ? Ecotechnologies for Wastewater Treatment, 2018, London. 4th IWA Specialized International Conference ? Ecotechnologies for Wastewater Treatment. London: IWA, 2018.

3.
CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. . Comparação dos coeficientes de descarga de orifícios de parede delgada, de seção circular e afogados em floculadores de bandejas perfuradas através de metodologias distintas. In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Congresso ABES FENASAN 2017. São Paulo: ABES, 2017.

4.
LOPES, A. M. ; FRANCO, A. F. T. ; CASTRO, L. V. ; GONGORA, G. A. ; MOTA FILHO, C. R. . Avaliação e gestão das condições tróficas na qualidade da água de um reservatório neotropical utilizado para abastecimento público em Arequipa (Peru). In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Congresso ABES FENASAN 2017. São Paulo: ABES, 2017.

5.
DUTRA, D. B. O. ; CASTRO, L. V. ; COSTA, E. S. ; DAVENPORT, R. ; MOTA FILHO, C. R. . Identificação genética e avaliação da mudança da biota de filtros de polimento utilizados em estação de tratamento de esgoto para remoção de microcontaminantes. In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Congresso ABES FENASAN 2017. São Paulo: ABES, 2017.

6.
CASTRO, L. V.; BRANDT, E. M. F. ; CAMPOS, A. C. V. ; AFONSO, R. J. C. F. ; MOTA FILHO, C. R. . Avaliação da remoção de microcontaminantes em filtros lentos de baixo custo para o polimento de efluentes de estações de tratamento de esgoto. In: 29ª Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Congresso ABES FENASAN 2017. São Paulo: ABES, 2017.

7.
CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. ; OLIVEIRA, C. . A influência dos coeficientes de descarga no dimensionamento dos floculadores de bandejas perfuradas em estações de tratamento de água (ETAs). In: XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Florianópolis: ABES, 2016.

8.
CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. ; OLIVEIRA, C. . Orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas de estações de tratamento de água: determinação dos coeficientes de descarga. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Brasília: ABRH, 2015. v. 21. p. 1-8.

9.
VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. . Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água. In: 12.º Congresso da Água / 16.º ENASB / XVI SILUBESA, 2014, Lisboa. 12.º Congresso da Água / 16.º ENASB / XVI SILUBESA. LISBOA: ABES, 2014.

10.
VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. ; OLIVEIRA, C. . Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água. In: XII Simpósio Ítalo Brasileiro de engenharia sanitária e ambiental - SIBESA, 2014, Natal. XII Simpósio Ítalo Brasileiro de engenharia sanitária e ambiental. Natal: ABES, 2014.

11.
VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. ; OLIVEIRA, C. . Comportamento hidráulico dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água quando submetidos a baixos números de Reynolds. In: II SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, Belo Horizonte. II SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO. Belo Horizonte: FUMEC, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L. V.; BRANDT, E. M. F. ; AFONSO, R. J. C. F. ; WERNER, D. ; MOTA FILHO, C. R. . Behaviour of micro pollutants in filter unit based in conjugation of adsorption and biological degradation mechanisms to polish a domestic sewage. In: IWA World Water Congress & Exhibition 2018, 2018, Tóquio. IWA World Water Congress & Exhibition 2018, 2018.

2.
DUTRA, D. B. O. ; CASTRO, L. V. ; AZEVEDO, L. S. ; LOPES, A. M. ; WERNER, D. ; DAVENPORT, R. ; MOTA FILHO, C. R. . Evaluation of microbial diversity in filters removing emerging micropollutants. In: IWA World Water Congress & Exhibition 2018, 2018, Tóquio. IWA World Water Congress & Exhibition 2018, 2018.

3.
CASTRO, L. V.; AZEVEDO, L. S. ; EMRICH, A. L. ; AQUINO, S. F. ; PASSOS, F. L. R. ; MOTA FILHO, C. R. . Micro-pollutant removal in microalgae based UASB post-treatment. In: XII Latin american workshop and symposium on anaerobic digestion, 2018, Medelin. BOOK OF ABSTRACTS OF THE LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON ANAEROBIC DIGESTION DAAL-2018. Medelin: Universidad de Antioquia, 2018. v. 1. p. 125-127.

4.
VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. . Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água. In: SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade FUMEC, 2015, Belo Horizonte. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade FUMEC. Belo Horizonte: FUMEC, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, L. V.; BRANDT, E. M. F. ; CAMPOS, A. C. V. ; WERNER, D. ; AQUINO, S. F. ; AFONSO, R. J. C. F. ; MOTA FILHO, C. R. . Behavior of micropollutants in polishing units that combine sorption and biodegradation mechanisms to improve the effluent quality of a domestic sewage treatment plant. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, L. V.. O que todos deveríamos saber sobre a água ? um bem comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, L. V.; AZEVEDO, L. S. ; EMRICH, A. L. ; AQUINO, S. F. ; PASSOS, F. L. R. ; MOTA FILHO, C. R. . Micro-pollutant removal in microalgae based UASB post-treatment. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, L. V.. Importância da atuação profissional do engenheiro ambiental no mercado atual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. . Comparação dos coeficientes de descarga de orifícios de parede delgada, de seção circular e afogados em floculadores de bandejas perfuradas através de metodologias distintas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CASTRO, L. V.; BRANDT, E. M. F. ; CAMPOS, A. C. V. ; AFONSO, R. J. C. F. ; MOTA FILHO, C. R. . Avaliação da remoção de microcontaminantes em filtros lentos de baixo custo para o polimento de efluentes de estações de tratamento de esgoto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CASTRO, L. V.; EDIM, J. R. J. . Energia Solar - O aumento de usuários vs impactos ambientais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. ; OLIVEIRA, C. . A INFLUÊNCIA DOS COEFICIENTES DE DESCARGA NO DIMENSIONAMENTO DOS FLOCULADORES DE BANDEJAS PERFURADAS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETAs). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CASTRO, L. V.; VIANNA, M. R. ; OLIVEIRA, C. . ORIFÍCIOS DOS FLOCULADORES DE BANDEJAS PERFURADAS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA: DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE DESCARGA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
VIANNA, M. R. ; CASTRO, L. V. . ESTUDO HIDRÁULICO DOS ORIFÍCIOS DOS FLOCULADORES DE BANDEJAS PERFURADAS SUPERPOSTAS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, L. V.. Cenário do saneamento no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, L. V.; FREITAS, E. F.. Participação em banca de Victor Paulino Faria.Análise do efluente da universidade federal de minas gerais e a aplicabilidade do programa de recebimento e coleta de efluentes não domésticos - PRECEND - na instituição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CASTRO, L. V.; PEREIRA, L. A.; PAIS, P. S. M.. Participação em banca de Miton Francisco de Jesus Júnior.As técnicas e importância da restauração e recuperação das estrituras e fundações de edificações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

3.
CASTRO, L. V.; SANTOS, J. M. B.. Participação em banca de Letícia de Souza Alves.Projeto, implantação e operação inicial de câmara de dessorção de gases dissolvidos em efluentes de reatores UASB tratando esgoto doméstico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
CASTRO, L. V.; SANTOS, J. M. B.. Participação em banca de Celio Moura Tolentino.Avaliação da remoção de sulfeto de hidrogênio em reator anaeróbio UASB no tratamento de esgoto doméstico por meio de microaeração e recirculação do biogás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BRAZ, M. G.; MEDEIROS, V. A.; CASTRO, L. V.. Participação em banca de Arthur A; Isabela F; Lucas PL; Luis B; Luiza D; Mayra L;.Proposta de um sistema de compostagem integrado à horta comunitária para o município de Capim Branco - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.

6.
BRAZ, M. G.; SILVA, A. C. V.; CASTRO, L. V.. Participação em banca de Adriano D;Bernardo B;Julia L;Kelly A;Mábilli S; Sebastião D.Estudos das estratégias para implantação de metodologia BIM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade FUMEC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1st LA sdewes Conference. Water. 2018. (Congresso).

2.
1st LA sdewes Conference. Behavior of Micropollutants in Polishing Units that combine sorption and biodegradation mechanisms to improve the effluent quality of a domestic sewage treatment plant. 2018. (Congresso).

3.
29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da remoção de microcontaminantes em filtros lentos de baixo custo para o polimento de efluentes de estações de tratamento de esgoto. 2017. (Congresso).

4.
Importância da atuação profissional do engenheiro ambiental no mercado atual.Importância da atuação profissional do engenheiro ambiental no mercado atual. 2017. (Seminário).

5.
Simposío Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambietal.A influência dos coeficientes de descarga no dimensionamento dos floculadores de bandejas perfuradas em estações de tratamento de água (ETAs). 2016. (Simpósio).

6.
XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ORIFÍCIOS DOS FLOCULADORES DE BANDEJAS PERFURADAS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA: DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE DESCARGA. 2015. (Seminário).

7.
12.º Congresso da Água / 16.º ENASB / XVI SILUBESA.Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água. 2014. (Simpósio).

8.
XII - Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - SIBESA.Estudo hidráulico dos orifícios dos floculadores de bandejas perfuradas superpostas de estações de tratamento de água. 2014. (Simpósio).

9.
O desenvolvimento de atividades empresariais modificadoras do meio ambiente e a efetivação do princípio de precaução. 2010. (Outra).

10.
Responsabilidade socioambiental do empreendedor. 2010. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Christopher dos Santos Jorge. DRENAGEM URBANA ? DIAGNÓSTICO DE RAPOSOS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Belo Horizonte. (Orientador).

2.
Betina Andrade Salviano. CARACTERÍSTICAS E RISCOS ASSOCIADOS A FÁRMACOS E DESREGULADORES ENDÓCRINOS PRESENTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, L. V.. O que todos deveríamos saber sobre a água ? um bem comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:51:35