Renata Borges Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8212805547080541
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Mestre pela Universidade Federal de Goiás, pelo programa Projeto e Cidade, Especialista em Master em Arquitetura pelo IPOG (2007), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UCG atual PUC (2000). Graduanda em Psicologia pela Universo Salgado de Oliveira e Pós Graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. Atua como AT (Assistente Terapêutica) na Bueno Psicologia do Comportamento. Atua com arquitetura e arquitetura de interiores desde o fim da graduação. Trabalhou na empresa Terrano Empreendimentos Imobiliários e Participações LTDA de 2008 até 2013, onde trabalhou como assistente de desenvolvimento de produto, aprovando projetos em todo centro-oeste, tendo a empresa Goldfarb como parceira. Trabalhou como professora da Faculdade Cambury no período de 2015 à 2016 e atuou como Coordenadora e Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Araguaia, do início de 2016 até o final de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Borges Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. B.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Projeto e Cidade.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A teoria educacional e o edifício pedagógico,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: MÁRCIA METRAN DE MELLO.
Palavras-chave: EDIFÍCIO EDUCACIONAL; PROPOSTA PEDAGÓGICA.
2018
Especialização em andamento em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - ABA. (Carga Horária: 440h).
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
Título: Análise conceitual do autismo.
Orientador: Flavia de Souza Costa.
2018
Especialização em andamento em INTERVENÇÃO ABA PARA AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (Carga Horária: 360h).
CHILD BEHAVIOR INSTITUTE, CBI OF MIAMI, Brasil.
2018
Especialização em andamento em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (Carga Horária: 360h).
CHILD BEHAVIOR INSTITUTE, CBI OF MIAMI, Brasil.
2011 - 2013
Especialização em Master em Arquitetura. (Carga Horária: 480h).
Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.
Título: O estudo da importância da Psicologia Ambientel na formação do Arquiteto.
Orientador: Cassia Fopa.
2018
Aperfeiçoamento em andamento em APRIMORAMENTO NO MODELO TEACCH. (Carga Horária: 70h).
BORGES E CAETANO CURSOS, BORGES E CAETANO, Brasil.
2018 - 2018
Aperfeiçoamento em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA. (Carga Horária: 10h).
CENTRO DE ORIENTAÇÃO, REABILITAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ENCEFALOPATA, COREA, Brasil.
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Ano de finalização: 2018.
2018
Graduação em andamento em PSICOLOGIA.
UNIVERSO SALGADO DE OLIVEIRA, UNIVSERO, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Modificação da tipologia arquitetônica da Cidade de Goiás.
Orientador: Gustavo Neirva.




Formação Complementar


2014
Pós-Graduação-Projeto e Cidade-Cultura do habitar. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013
Inglês. (Carga horária: 1200h).
Brasas English Course, BRASAS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Setembro amarelo. (Carga horária: 2h).
UNIVERSO SALGADO DE OLIVEIRA, UNIVSERO, Brasil.
2018 - 2018
I Simpósio Universo sobre Transtorno do Espectro Autista - Congresso. (Carga horária: 12h).
UNIVERSO SALGADO DE OLIVEIRA, UNIVSERO, Brasil.
2017 - 2018
THE ARCHITECTURAL IMAGINATION. (Carga horária: 30h).
Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2017 - 2017
Extensão universitária em Seis modos de ver a cidade. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Inovações sustentáveis na engenharia e arquitetura. (Carga horária: 20h).
Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
2017 - 2017
Centenário de João Vilanova Artigas nos pormenores um universo. (Carga horária: 3h).
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, CAU-GO, Brasil.
2017 - 2017
Aula Magna do Cau - "Arquitetura, Comunidade e Habitação". (Carga horária: 3h).
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, CAU-GO, Brasil.
2017 - 2017
Patrimônio e Políticas Públicas. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte Contemporânea de Goiás, MAC, Brasil.
2017 - 2017
MOBILIDADE URBANA: ACESSIBILIDADE, GESTÃO URBANA E POLÍTICA TARIFÁRIA. (Carga horária: 7h).
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO, ESMP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Comitê de Ética da UFG. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Infraestrutura Verde Urbana. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Mobilidade Urbana: presente e futuro. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Clima como fator chave na arquitetura e planejamento urbano. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Pré-fabricação: Arquitetura ou Construção?. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Aula Magna - Mobilidade Urbana - Bike. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Coaching Emocional - 10 Leis da Qualidade de Vida. (Carga horária: 20h).
Menthes Cursos. Educação Emocional, MENTHES, Brasil.
2016 - 2016
Coaching Emocional - 10 Regras de outro das Relações Saudáveis. (Carga horária: 20h).
Menthes Cursos. Educação Emocional, MENTHES, Brasil.
2016 - 2016
Coaching Emocional - 10 Códigos do Profissional Brilhante. (Carga horária: 20h).
Menthes Cursos. Educação Emocional, MENTHES, Brasil.
2016 - 2016
Gentrificação Ambiental de Edificação e Eficiência Hídrica e Reuso. (Carga horária: 4h).
Conselho da Arquitetura e Urbanismo, CAU/GO, Brasil.
2016 - 2016
Gestão de Uso de Resíduos e Construções Sustentáveis. (Carga horária: 4h).
Conselho da Arquitetura e Urbanismo, CAU/GO, Brasil.
2016 - 2016
Geração solar Distribuída e Eficiência Energética. (Carga horária: 4h).
Conselho da Arquitetura e Urbanismo, CAU/GO, Brasil.
2015 - 2015
Practitioner Coaching. (Carga horária: 48h).
EZCOACHING, EZCOACHING, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento Computacional em software Revit 2013. (Carga horária: 72h).
Morfos Arquitetura, MORFOS, Brasil.
2008 - 2008
Arquitetura, Iluminação Natural, Artificial.. (Carga horária: 8h).
Fórum Nacional de Arquitetura Iluminação e Sustentabilidade, FONAI, Brasil.
2006 - 2006
Curso Livre de Fotografia. (Carga horária: 60h).
Casa da Fotografia, CASA FOTOGRAFIA, Brasil.
2005 - 2005
Formação Básico e Aperfeiçoamento em Fotografia. (Carga horária: 120h).
Casa da Fotografia, CASA FOTOGRAFIA, Brasil.
1999 - 1999
Imagem da Cidade: Revitalização Urbana. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1995 - 1996
Microinformática Básica. (Carga horária: 60h).
Roma Consultoria e treinamento em Microinformática, ROMA, Brasil.
1993 - 1993
Memorização. (Carga horária: 32h).
Grupo Empresarial para o Desenvolvimento Humano, GEDH, Brasil.
1992 - 1993
Datilografia. (Carga horária: 100h).
Instituto Buritis de Datilografia, IBD, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Cambury de Goiânia, CAMBURY, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 10
Outras informações
2015/1 - Desenho Técnico - 80 horas - Projeto de Decoração - 160 horas

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 12
Outras informações
2015/2 - Desenho e Forma - 40 horas - Gerenciamento de Projetos de Decoração e Paisagismo - 40 horas - História, Teoria e Crítica das Artes - 40 horas - Projeto de Decoração - 160 horas


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Terrano Empreendimentos Imobiliários e Participações LTDA, TERRANO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Desenvolvimento de Produto, Carga horária: 44
Outras informações
Gerente de aprovação de projetos no Centro-Oeste - Coordenação de definição do produto, aprovação de projetos nas prefeituras e lançamento dos empreendimentos de acordo com legislação local (loteamentos e condomínios fechados verticais e horizontais). Treinamento de equipe de vendas. Treinamento de equipe interna da empresa. Organização da rede virtual de arquivos e documentos da empresa. Organização documental da empresa. Desenvolvimento de procedimentos internos. Acompanhamento da execução de stands de venda. Acompanhamento de obras Desenvolvimento de regimento interno de condomínios Desenvolvimento de projeto de portaria e lazer para condomínios fechados

Atividades

2008 - 2013
Outras atividades técnico-científicas , Administração, Administração.

Atividade realizada
Acompanhamento da execução de stands de venda e de obras.

Renata Borges, RENATA BORGES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto de Arquitetura Escolar para Cidade de Altamira (Loteamento Residencial Viena, com área construída de 537,13 metros quadrados. Projeto de Arquitetura Residencial no Jardins Valência com área de 266 metros quadrados, na cidade de Goiânia Projeto de Arquitetura Residencial no Alphaville Araguaia com área de 212,33 metros quadrados em Goiânia

Atividades

01/2000 - Atual
Serviços técnicos especializados , Administração, .

Serviço realizado
Projeto de arquitetura de interiores residenciais, corporativos e comerciais (Goiânia e Brasília).; Projeto de arquitetura residencial, educacional e institucional (Goiânia, Brasília e Altamira).

Gisèlle Moreira Arquitetura, GISÈLLE MOREIRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de arquitetura e interiores residências, comerciais, institucionais e corporativos. Acompanhamento de obras.

Atividades

06/1999 - 06/2000
Serviços técnicos especializados , Administração, .

Serviço realizado
Projeto de arquitetura e interiores residências, comerciais, institucionais e corporativos. ; Acompanhamento de obras..

Illuminato Projetos e Iluminação LTDA, ILLUMINATO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de iluminação para áreas internas e externas, residenciais e comerciais.

Atividades

07/1997 - 01/1998
Serviços técnicos especializados , Administração, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de projetos de iluminação para áreas internas e externas, residenciais e comerciais..

Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 20
Outras informações
2017/1 - Estética e História da Arte II para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Estética e História da Arte para Arquitetura e Urbanismo - 72 horas - Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Arquitetura e Interiores da Arquitetura e Urbanismo - 72 horas

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 20
Outras informações
2017/2 - Estética e História da Arte para Arquitetura e Urbanismo - 72 horas - Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Arquitetura e Interiores da Arquitetura e Urbanismo - 72 horas

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 10
Outras informações
Participação na Banca de aprovação do curso com MEC. Curso Aprovado pelo MEC com nota 4. Participação na avaliação 2016/1 - Desenho Básico para Engenharia Civil - 72 horas - Arquitetura e Urbanismo para Engenharia Civil - 36 horas - Estética e História da Arte I para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Desenho Básico para Tecnólogo em Construção de Edifícios - 72 horas

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 16
Outras informações
2016/2 - Arquitetura e Urbanismo para Engenharia Civil - 36 horas - Estética e História da Arte I para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Estética e História da Arte II para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I para Arquitetura e Urbanismo - 36 horas - Desenho Básico para Tecnólogo em Construção de Edifícios - 72 horas

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Setor Bueno, .


Renata Borges Arquitetura Interiores e Urbanismo, RB ARQ URB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta Autônoma, Carga horária: 20


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Aluna mestrado, Enquadramento Funcional: Aluna mestrado, Carga horária: 6

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Materias Teóricas e Aplicadas a Artes.


Bueno Psicologia do Comportamento, BPC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária (Auxiliar Terapêutico) do método ABA - Trabalhando exclusivamente com crianças com (TEA) Transtorno do Espectro Autista.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Ambiental - Construção Sustentável
2.
Estudo de caso - edifícios arquitetônicos e metodologias pedagógicas


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa é por si a criação de um Grupo de Pesquisa permanente que irá promover estudos na área de Educação Ambiental dentro da Faculdade Araguaia através da aplicação de diferentes modalidades: Promoção de atividades artísticas na forma de Peças Teatrais e Dança, Oficina de Reciclagem, Capacitação de Professores do ensino fundamental do município de Goiânia (GO) e Produção de material didático voltados à temática do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Renata Borges Silva - Integrante / Ressiliane Ribeiro Prata Alonso - Coordenador / FERNANDO ERNESTO UCKER - Integrante / MILTON GONÇALVES DA SILVA JUNIOR - Integrante.
2013 - Atual
A CONDUÇÃO DE DEFICIÊNCIAS SENSÓRIAS (VISUAIS E AUDITIVOS) EM EDIFICAÇÕES DE FORMA INTERATIVA POR RÁDIO FREQUÊNCIA
Descrição: As aplicações computacionais possuem diversas formas de interação com os usuários. Entradas de dados via teclado, mouse, telas sensíveis ao toque são algumas das formas mais comuns de interação nos dias de hoje. Com a evolução da informática outros meios de interação foram desenvolvidos, alguns recentes e outros nem tanto. A Identificação por Rádio Frequência (RFID) surgiu há mais de meio século com finalidade militar e atualmente possui grande parte de sua utilização no gerenciamento de cadeia de suprimento, dentre outros. Os pedágios nas rodovias privatizadas utilizam esta tecnologia para permitir a passagem de clientes previamente cadastradas em seus sistemas, liberando sua passagem com a aproximação do veículo a determinados sensores. Pretendemos utilizar uma forma automática de condução de um deficiente sensório assistida por Identificação por Rádio Frequência (RFID), acionando sinais visuais e/ou auditivos em ambientes controlados permitindo assim que deficientes físicos sejam conduzidos por ambientes comerciais e que os mesmos cheguem a uma determinada empresa em um prédio ou shopping center e retornem ao ponto inicial. Finalmente, considera-se que tais proposições contribuam para o avanço no campo da acessibilidade, proporcionando acesso público assistido a deficientes físicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata Borges Silva - Coordenador / Murilo Borges Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, R. B.2017SILVA, R. B.; METRAN, M. . A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ARQUITETO. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA, v. 11, p. 383, 2017.

2.
SILVA, R. B.2017SILVA, R. B.; METRAN, M. . A importância da Psicologia Ambiental na Formação do arquiteto. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA, v. 11, p. 383-395, 2017.

3.
METRAN, M.2016 METRAN, M. ; SILVA, R. B. . Espaço Público e espaço privado, Imagem e Imaginário: de que forma é possível tornar 'privado' o espaço 'público' da escola infantil. Pensando Projeto Pensando a Cidade, v. 1, p. 279-288, 2016.

4.
SILVA, R. B.2016SILVA, R. B.; METRAN, M. . ESPAÇO PUBLICO E ESPAÇO PRIVADO, IMAGEM E IMAGINÁRIO: DE QUE FORMA É POSSÍVEL TORNAR 'PRIVADO', O ESPAÇO 'PÚBLICO' DA ESCOLA INFANTIL. Pensando Projeto Pensando a Cidade, v. 1, p. 279-288, 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. B.; ZIMMERMANN, A. P. O. ; SANTIAGO, R. . ECONOMIA CRIATIVA ? ALTERNATIVAS NO PROJETO DE INTERIORES.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ZIMMERMANN, A. P. O. ; SILVA, R. B. ; SANTIAGO, R. . Metodologias Praticas Cambury. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ZIMMERMANN, A. P. O. ; SILVA, R. B. ; SANTIAGO, R. . Metodologia Prática Cambury. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, R. B.; ZIMMERMANN, A. P. O. ; OLIVEIRA, B. . Metodologia Prática Cambury. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALONSO, R. R. P.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Sheya Rodrigues da Silva. A Participação social como elemento da Administração Pública na Gestão dos Resíduos Sólidos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas) - Faculdade Araguaia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GODOY, P. B.; CARVALHO, M. L. U.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Isabela Rocha Lisita.Goiânia e o Design de Ambientes entre os anos de 1964 e 1968 a partir dos anúncios da revista Oásis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CARVALHO, M. L. U.; GODOY, P. B.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Renata Soares Torres.Oficina Midiática Itinerante: Proposta dinâmica para adolescentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CARVALHO, M. L. U.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Polliana A. Rezende.Projeto efêmero: doença de Alzheimer, fragmentos de uma memória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CARVALHO, M. L. U.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Cristina H. S. Maeshima e Gabriela Assim Castro.Ambiente Snoezelen: desmitificação dos sentidos através da integração no CIEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, R. B.; PILOTO, S.; OLIVEIRA, M. M. B.. Participação em banca de Ian Tomas, Janaína de Oliveira, Vannessa Ferro.Requalificação da Biblioteca Municipal Padre João Cardoso - Trindade - Go. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Faculdade Cambury de Goiânia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
SILVA, R. B.. Colegiado Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo para aprovação curso no Mec. 2015. Faculdade Araguaia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Engenharias, Arquitetura e Construção da Faculdade Araguaia. 2017. (Congresso).

2.
Restauro do Patrimônio Edificado. 2016. (Seminário).

3.
Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade. Espaço Público e espaço privado, Imagem e Imaginário: de que forma é possível tornar. 2016. (Congresso).

4.
Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade. 2016. (Seminário).

5.
VI Jornada de iniciação Científica.Oficina de Cartões de origami. 2016. (Outra).

6.
30 Círculo do Conhecimento - Direitos Humanos.Montagem de Cadernos com retalho de papel de parede. 2015. (Outra).

7.
FONAI-Fórum Nacional de Arquitetura Iluminação e Sustentabilidade. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. B.; ALONSO, R. R. P. ; RIBEIRO NETO, J. G. ; UCKER, F. E. ; SILVA JUNIOR, M. G. . Congresso de Engenharias, Arquitetura e Construção da Faculdade Araguaia. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, R. B.. VIII Jornada de Iniciação Científica. 2017. (Outro).

3.
SILVA, R. B.; ALONSO, R. R. P. . VI Jornada de Iniciação Científica. 2016. (Outro).

4.
SILVA, R. B.; PILOTO, S. ; SANTIAGO, R. ; OLIVEIRA, B. . Economia Criativa - Alternativas no Projeto de Interiores. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ariele Lopes Tavares. Influência dos elementos do design na construção de uma atmosfera de aprendizado no Ensino Fundamental II. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de ambientes) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Borges Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lays Pereira de Souza e Vanessa Oliveira Silva. O Design no cuidado da depressão: o ambiente na melhora da qualidade de vida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Borges Silva.

2.
Vannessa F. Morais, Ian T. A. Ferreira, Janaina O. Menezes. Santa Leitura: Requalificação da Biblioteca Municpipal Padre João Cardoso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Interiores) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Renata Borges Silva.

Iniciação científica
1.
Elisa Saraiva, Filemon Tiago, Thomas Ferreira, Elbia Moreira. Tecnologia e Sustentabilidade - Placas Fotovoltaicas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Araguaia. Orientador: Renata Borges Silva.

2.
José Inácio, Rafaela Carvelo, Ranielle Amorim, Rejane Scafut. A presença do negro no Barroco Mineiro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Araguaia. Orientador: Renata Borges Silva.

3.
Adna Esther,Tais Vitória,Eleusa Helena,Nicole Magalhães, Lor. A influência cultural europeia no traçado urbano de Goiânia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Araguaia. Orientador: Renata Borges Silva.

4.
Alessandra Araújo, Dennis Antônio, Ibez Joelma, Lucas Silva. Telhado Verde: Prática Sustentável na Arquitetura Urbana. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Araguaia. Orientador: Renata Borges Silva.

5.
Adyna Lorrane, Sophia Amui, Thomas Costa, Vanessa Cunha. Cidade para pessoas: Dimensão humana e as Cidades. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Araguaia. Orientador: Renata Borges Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
METRAN, M.2016 METRAN, M. ; SILVA, R. B. . Espaço Público e espaço privado, Imagem e Imaginário: de que forma é possível tornar 'privado' o espaço 'público' da escola infantil. Pensando Projeto Pensando a Cidade, v. 1, p. 279-288, 2016.

2.
SILVA, R. B.2017SILVA, R. B.; METRAN, M. . A importância da Psicologia Ambiental na Formação do arquiteto. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA, v. 11, p. 383-395, 2017.



Outras informações relevantes


Estudo e interesse nas seguintes áreas: Psicologia Ambiental, Arquitetura e sustentabilidade, Arquitetura comercial e de shoppings, Arquitetura de instituições educacionais e Arquitetura de espaços efêmeros.

Desenvolvimento de trabalho assistencial com famílias carentes em Aparecida de Goiânia - Setor Parque das Nações.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 22:48:37