Isternândia Araújo França

Bolsista de Mestrado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 14/03/2018


Isternândia França possui bacharelado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Minas Gerais (2017), estagiou na empresa CEMIG D - Companhia Energética de Minas Gerais. Atualmente, cursa Mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Minas Ferias (UFMG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isternândia Araújo França
Nome em citações bibliográficas
FRANCA, I. A.;FRANCA, Isternândia A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Eduardo Gontijo Carrano.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2017
Graduação em Engenharia Elétrica.
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Orientador: Eliézer Furtado de Oliveira.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Qualificação em Operação de Processos de Instalações Elétricas. (Carga horária: 320h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2016 - 2016
Programa Futuros Engenheiros: Competências Comportamentais. (Carga horária: 80h).
SESI - Departamento Regional de Minas Gerais, SESI-DRMG, Brasil.
2014 - 2015
Intercâmbio.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2012 - 2012
Informática. (Carga horária: 72h).
Microlins Centro de Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitora da Disciplina Geometria Analítica e Àlgebra Linear no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.


Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia Elétrica, Carga horária: 792



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Operação integrada de unidades geradoras em sistemas com geração hidroelétrica e termoelétrica de pequeno porte
Descrição: Nesta pesquisa é abordada a operação integrada de unidades geradoras hidroelétricas e termoelétricas em sistemas de energia elétrica de pequeno porte. As unidades geradoras hidroelétricas e termoelétricas em questão são ambas enquadradas na categoria de renováveis em virtude das características das fontes primárias usadas no acionamento dos correspondentes geradores síncronos. No caso, as unidades geradoras hidroelétricas são aquelas contextualizadas nos limites de enquadramento até Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH). No caso de unidades termoelétricas são consideradas aquelas limitadas à capacidade de geração máxima de 30 Megawatt e com energia primária obtida de biomassa da atividade sucroalcooleira. Diante dessas delimitações em enquadramento as duas fontes podem ser consideradas como renováveis. O estudo dessa operação é particularmente importante porque as duas fontes se prestam ao provimento de outros serviços primários, também essenciais, e em um segundo patamar, se prestam à produção de eletricidade. Para essas situações de utilidade é imperioso que a exploração desses recursos como fontes de energia elétrica seja pautada com base em alguma política de operação que ajude na sustentabilidade dos recursos envolvidos ao mínimo custo efetivo e atendendo aos múltiplos usos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Isternândia Araújo França - Integrante / Manuel Camela Rafael - Coordenador.
2014 - 2014
Operação eletro-energética de unidades geradoras termoelétricas de pequeno porte
Descrição: Este projeto, como parte da pesquisa "Otimização da operação do fornecimento de energia elétrica em regiões com sistemas compostos por unidades geradoras hidrelétricas e termelétricas a biomassa energética" aborda o problema da operação eletro-energética de unidades geradoras termoelétricas de pequeno porte. Este plano é a segunda parte do mesmo projeto (acima citado). A primeira parte, ainda em curso, aborda a operação eletro-energética de unidades geradoras hidrelétricas de pequeno porte. As unidades geradoras a partir dessas duas fontes primárias (hidrelétrica de pequeno porte e a biomassa renovável) representam potencial significativo para o atendimento da demanda de potência e energia, particularmente em regiões não supridas por sistemas interligados de grande porte, os chamados sistemas isolados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isternândia Araújo França - Integrante / Manuel Camela Rafael - Coordenador.
2013 - 2014
Operação eletro-energética de unidades geradoras hidrelétricas de pequeno porte
Descrição: Este projeto, como parte da pesquisa "Otimização da operação do fornecimento de energia elétrica em regiões com sistemas compostos por unidades geradoras hidrelétricas e termelétricas a biomassa energética", aborda o problema da operação eletro-energética de unidades geradoras hidrelétricas de pequeno porte. Em virtude dessas unidades representarem potencial significativo para o atendimento da demanda de potência e de energia, particularmente em regiões não supridas por sistemas interligados, tipicamente, de grande porte, e os usos dos cursos de água terem que satisfazer outras necessidades da população, políticas sobre o uso criterioso desses cursos d´água, para a geração de energia elétrica, tornam-se necessárias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Isternândia Araújo França - Integrante / Manuel Camela Rafael - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Matemática em Ação Articulado na Educação Básica
Descrição: O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Matemática em Ação Articulado na Educação Básica
Descrição: O Projeto Matemática em Ação Articulado na Educação Básica é uma iniciativa de professores do Núcleo de Matemática da Escola Politécnica e professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Unileste. O projeto visa a interlocução com a Educação Básica na preparação de alunos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de atividades cognitivas relacionadas as áreas de conhecimento da Matemática com uso de objetos de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Informática na Educação
Descrição: O projeto Informática na Educação tem como objetivo principal disseminar a cultura da informática educativa nas escolas de educação básica da rede pública de municípios do Vale do Aço. As ações desse projeto estão articuladas com as pesquisas sobre a temática em questão, também, desenvolvidas no Unileste; com ensino das disciplinas Informática e Educação, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e Avaliação do Ensino e da aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Mãos à Obra
Descrição: O projeto tem como proposta buscar aproximação dos estudantes com a prática profissional e com a chamada engenharia social, bem como atender às necessidades da população mais carente. Neste projeto, os alunos realizam projetos de interesse social no entorno do Unileste. Os estudantes com respaldo dos professores orientadores darão suporte técnico, para os diversos projetos que corroborem para solucionar as questões relacionadas com a adequação de ambientes de uso de crianças e idosos seja com pequenas intervenções em instalações elétricas, hidráulicas e em acabamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Física Divertida
Descrição: O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Física e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Capacitação em Instalações Elétricas Residenciais
Descrição: O projeto compreende o ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e instalações elétricas residenciais e comerciais, objetivando capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos em manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo de ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Física Divertida
Descrição: O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Física e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Matemática em Ação
Descrição: O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Uso de Software e Atividades Lúdicas no Ensino de Matemática
Descrição: A presença das tecnologias, principalmente do computador, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a questão do uso desses recursos, particularmente na educação, ocupa posição central e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos. A meta principal deste trabalho consiste na utilização integrada do software Geogebra como ferramenta nas aulas de Matemática. Apesar do grande número de estudos que vêm sendo desenvolvidos sobre tecnologias e Matemática, observamos que ainda há uma grande resistência por parte dos professores no seu uso em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Física Divertida
Descrição: O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Física e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Capacitação em Instalações Elétricas Residenciais
Descrição: O projeto compreende o ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e instalações elétricas residenciais e comerciais, objetivando capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos em manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo de ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Uso de Software no Ensino da Matemática
Descrição: Uma questão importante na melhoria da qualidade do ensino é a formação continuada do professor. Nesse sentido, considerando que o uso de ferramentas computacionais é uma das possibilidades didáticas em sala de aula e que ocupa papel de destaque nas orientações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, este curso oferece aos professores uma oportunidade de se atualizar para o ensino de matemática. Além disto, muitas escolas públicas possuem laboratórios de informática e uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação é a implantação de laboratórios de informática para todas as escolas públicas. Sendo, portanto, necessário que estes professores estejam preparados para efetivamente utilizar dos recursos que estarão disponíveis afim de melhorar a qualidade de suas aulas, colocando-se numa melhor posição profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Iniciação à Robótica
Descrição: O projeto têm por objetivo ensinar conceitos de Robótica através de práticas simples e divertidas. O mesmo foi direcionado para alunos do ensino maternal e fundamental da Escola Educação Criativa, em Ipatinga.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Matemática em Ação
Descrição: O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Matemática em Ação
Descrição: O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Mérito de melhor aluna do 3° ano do Ensino Médio, Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCA, I. A.; FERREIRA, T. M. A. ; FREITAS, F. B. . Extensão universitária no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais: projeto física divertida 2014. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2015, 2015, São Bernardo do Campo. Aprendizagem Ativa: engenheiros colaborativos para um mundo competitivo, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
Gomes, Maria Aparecida de Faria ; Nascimento, Jaqueline Ribeiro Linhares ; FRANCA, I. A. . Reuso de Objetos de Aprendizagem de Matemática: Possibilidades e Limites. CIPPUS - Revista de Iniciação Científica da UNILASALLE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, T. M. A. ; FREITAS, F. B. ; FRANCA, Isternândia A. . Física Divertida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, T. M. A. ; FREITAS, F. B. ; FRANCA, I. A. . Mãos à Obra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FRANCA, I. A.; FERREIRA, T. M. A. ; FREITAS, F. B. . Extensão Universitária no Centro Universitário de Minas Gerais: Projeto Física Divertida 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, V. C. ; BRASIL, M. A. ; FREITAS, F. B. ; FRANCA, Isternândia A. ; MOREIRA, V. A. ; ROCHA, R. . Extensão Universitária no Ensino da Matemática: Matemática em Ação 2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RAFAEL, M. C. ; FRANCA, I. A. . Operação Eletro-Energética de Unidades Geradoras Termoelétricas de Pequeno Porte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RAFAEL, M. C. ; FRANCA, I. A. . Capacitação em Instalações Elétricas Residenciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, V. C. ; BRASIL, M. A. ; FRANCA, I. A. . Matemática em Ação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRANCA, I. A.. Física Divertida. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LabX: Programa de Liderança da Fundação Estudar. 2016. (Simpósio).

2.
16ª Semana de Iniciação Científica e 7ª Semana de Extensão: Ética e Formação de Profissionais Inovadores. 2015. (Congresso).

3.
XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2015. (Congresso).

4.
15ª Semana de Iniciação Científica e 6ª Semana de Extensão: Tecnologias Intermediando Relações Sociais. 2014. (Congresso).

5.
Dia do Voluntário da Universidade do Porto 2014 -. 2014. (Seminário).

6.
13ª Semana de Iniciação Científica e 4ª Semana de Extensão: Responsabilidade Social e Voluntariado. 2012. (Congresso).

7.
CONCIEX - Congresso da Área de Ciências Exatas 2012. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, S. T. ; BRUM, A. A. ; FRANCA, I. A. . Comissão de Organização 14° Semana de Iniciação Científica e 4° Semana de Extensão. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



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