Adriana Souza dos Santos

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8751808580659990
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Formada em Enfermagem (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, onde foi bolsista de Iniciação Científica durante dois anos, desenvolvendo pesquisa com base em um Modelo Experimental de Paralisia Cerebral. Além disso, foi monitora das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Biofísica, e Enfermagem Perioperatória. Atualmente é Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Neurociências) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS desenvolvendo pesquisa na área de Plasticidade do Neurodesenvolvimento. Tem experiência nas áreas de neuro-histologia, morfologia e neurodesenvolvimento. Tem interesse principalmente nas áreas de Neurologia e Neurociências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Souza dos Santos
Nome em citações bibliográficas
DOS SANTOS, A. S;DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde.
Rua Sarmento Leite
Centro Histórico
90046902 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 3308
Ramal: 3599


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Neurociências).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Orientador: Simone Marcuzzo.
Coorientador: Lígia Aline Centenaro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2017
Graduação em Enfermagem.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Caracterização da Marcha em ratos Submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral e sua relação com Alterações Morfológicas na Medula Espinal e no Estriado Dorsal.
Orientador: Lígia Aline Centenaro.




Formação Complementar


2017 - 2017
Neuroanatomia Humana. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Enfermagem em Saúde do Idoso. (Carga horária: 34h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica- Fund.Araucária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica-UNIOESTE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Efeitos do Exercício Resistido Gestacional sobreo comportamento e a Neuroplasticidade de mães e da prole submetida a um Modelo de Separação Materna
Descrição: A depressão é uma doença complexa e heterogênea, acometendo cerca de duas vezes mais em mulheres do que homens e afeta cerca de 6% da população adulta em todo o mundo resultando em deficiências graves que interferem ou limitam a capacidade de realizar atividades importantes na vida diária. Aproximadamente 30% dos pacientes não respondem a tratamentos farmacológicos, mesmo após várias tentativas. Assim, tendo em vista a gravidade dos efeitos dos transtornos psiquiátricos, estratégias preventivas tornam-se de extrema importância e relevância. Sabe-se que o exercício físico aeróbico durante a gestação produz efeitos benéficos na prole, como melhora na aprendizagem, aumento no número de neurônios no hipocampo, aumento de BDNF e diminuição do comportamento do tipo ansioso, porem, os efeitos do exercício resistido durante a gestação são pouco estudados. Desta forma, o objetivo deste trabalho será investigar se o exercício resistido gestacional é capaz de prevenir/proteger ou atenuar os possíveis efeitos da separação materna no comportamento do tipo ansioso/depressivo e na neuroplasticidade das mães e da prole..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Avaliação do desenvolvimento neurológico da prole de ratas submetidas à infecção pelo vírus zika durante o período gestacional
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Injeções pré-natais de lipopolissacarídeo, anóxia perinatal e restrição sensório-motora como um modelo de paralisia cerebral: Implicações sobre o número de astrócitos no corpo estriado
Descrição: A paralisia cerebral (PC) é uma encefalopatia crônica que afeta os movimentos, a locomoção e a postura, resultante de lesões encefálicas não-progressivas. Uma ampla variedade de fatores de risco pré-natais, perinatais e pós-natais estão associadas à ocorrência dessa condição clínica. Assim, com o intuito de reproduzir os achados clínicos observados nessa patologia, os modelos animais de PC baseiam-se na combinação de agressões ambientais nestes períodos do desenvolvimento. Este estudo terá como objetivo verificar a estrutura do corpo estriado (CE) de ratos após a indução de um modelo de PC que associa injeções de lipopolissacarídeo (LPS), anóxia perinatal e restrição sensório-motora. Ratos machos serão divididos em dois grupos: 1) Controle - filhotes de ratas injetadas com solução salina durante a gestação (CT, n=8) e 2) PC - filhotes de ratas injetadas com LPS durante a gestação, submetidos a uma anóxia perinatal e a uma restrição sensório-motora desde o nascimento até 30 dias de idade (PC, n=8). Dezoito dias após o término das restrições, a eutanásia dos animais foi realizada, seguida pela dissecação do encéfalo. Com o intuito de determinar o número de astrócitos presentes na região do CE, as amostras coletadas serão coradas com o método de Golgi. Busca-se com este trabalho caracterizar possíveis alterações morfológicas em áreas motoras do encéfalo decorrentes da indução desse modelo experimental de PC e correlacionar esses achados com os observados em pacientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Avaliação dos Déficits Motores e da Estrutura da Medula Espinal em Ratos após a Indução de um Modelo Experimental de Paralisia Cerebral
Descrição: A paralisia cerebral (PC) é uma encefalopatia crônica que afeta os movimentos, a locomoção e a postura, resultante de lesões encefálicas não-progressivas. Uma ampla variedade de fatores de risco pré-natais, perinatais e pós-natais estão associadas a essa condição clínica. Desta maneira, os modelos animais de PC baseiam-se na combinação de agressões ambientais aplicadas nestes períodos. Este estudo pretende avaliar parâmetros locomotores em ratos submetidos a um modelo de PC baseado na exposição pré-natal ao lipopolissacarídeo (LPS), anóxia perinatal e restrição sensório-motora, além de avaliar possíveis alterações estruturais na medula espinal desses animais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Desvendando a Neuroanatomia
Descrição: Atualmente, é escasso o material em português disponível na internet com peças anatômicas de corpos humanos em estudo, e a universidade não dispõe de nenhum material de suporte para o estudo dessa natureza. No entanto, A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS apresenta um acervo rico em peças anatômicas que ilustram diversas estruturas do sistema nervoso. Com isso, a disponibilidade online de imagens identificadas deste acervo proporcionará material confiável e de qualidade para a correlação dos estudos teóricos com a realidade prática da neuroanatomia, tanto para estudantes desta universidade, quanto de outras instituições de ensino. Serão utilizadas as peças do acervo do Instituto de Ciências Biológicas da Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (14) .
Integrantes: Adriana Souza dos Santos - Integrante / tais malysz - Coordenador / Adrieli Sachett - Integrante / Elissa Kerli Fernandes - Integrante / Joelma Alves Lúcio Padilha - Integrante / Querusche Klippel Zanona - Integrante.
2016 - 2017
Humanização no Cuidado á Mulher
Descrição: Projeto de Extensão para atendimento Ginecológico - Prevenção do câncer de mama e cérvicouterino - Exame Clínico das Mamas, Exame especular para Citologia Oncótica - CO, Orientações sobre o AEM. Consulta de Enfermagem à Gestante no Pré-natal de Risco.Habitual Educação em Saúde à mulher em Ginecologia e Gestantes. Encaminhamentos e Tratamentos quando necessários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
Conhecendo Melhor o Corpo Humano
Descrição: A divulgação científica é uma importante estratégia de aproximação das universidades com a população em geral. Um dos mecanismos usados tem sido o desenvolvimento de projetos de extensão que propiciem a visitação pública em espaços pré-estabelecidos, como os laboratórios de Anatomia Humana. O estudo da Anatomia é fundamental para se entender a constituição e o funcionamento do corpo humano, sendo importante na formação cultural e para a saúde da população. Esse tema é contemplado na educação básica, mas as escolas da rede de ensino público e privado no Brasil não dispõem de laboratórios específicos de Anatomia Humana. Visando preencher a lacuna existente na educação básica brasileira e propiciar a integração da universidade com a comunidade, a UNIOESTE/campus de Cascavel desenvolve o projeto Conhecendo o Corpo Humano , com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos da área de Anatomia Humana. O projeto atende alunos visitantes de instituições públicas de Cascavel das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A realização deste projeto possibilita à comunidade e alunos da educação básica conciliar teoria e prática em um ambiente de laboratório, onde visualizar, tocar e interagir com as peças anatômicas proporciona uma visão real do posicionamento dos órgãos e das partes constituintes do corpo humano. Além disso, contribui com a formação dos discentes das áreas da saúde e biológicas da UNIOESTE/campus de Cascavel, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos e experiências. Este projeto recebeu Financiamento da Seleção de Programas ou Projetos de Extensão para Obtenção de Financiamento junto a Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE/PROEX, conforme Edital: 027/2007 - PROEX, no período de 29 de outubro 2007. Os materiais adquiridos foram um projetor multimídia e um notebook..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2017
Monitoria Acadêmica de Enfermagem Perioperatória
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- Voluntário
Descrição: Trata-se de Programa da Capes destinando ações e recursos para a qualificação e valorização da docência durante a formação de licenciados. O curso de enfermagem atua no projeto inserindo-se na educação básica em instituições que ofertam ensino fundamental e médio e ensino profissionalizante introduzindo os alunos bolsistas e voluntários nas ações docentes que têm lugar no cenário escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Monitoria Acadêmica de Fisiologia Humana e Biofísica
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Preparação de Ossos do Esqueleto Humano
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Monitoria Acadêmica de Anatomia Humana
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
SEGUNDO LUGAR na categoria APRESENTAÇÃO ORAL pela apresentação do trabalho AUMENTO DO NÚMERO DE ASTRÓCITOS NO ESTRIADO DORSAL DE RATOS SUBMETIDOS A UM MODELO DE PARALISIA CEREBRAL, V Congresso Médico do Oeste do Paraná-COMOP e XII Simpósio Médico da Unioeste.
2016
Primeiro lugar na CATEGORIA PÔSTER pela apresentação do trabalho "Modelo experimental de paralisia cerebral altera a locomoção sem afetar a estrutura da medula" na XXV Semana Acadêmica de Biologia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.
2015
Primeiro lugar na CATEGORIA PÔSTER pela apresentação do trabalho "Alterações na marcha e no córtex somatossensorial primário de ratos submetidos a um modelo de PC na XXIV Semana Acadêmica de Biologia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA2017 DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; DE ALMEIDA, WELLINGTON ; POPIK, BRUNO ; SBARDELOTTO, BRUNO MARQUES ; TORREJAIS, MÁRCIA MIRANDA ; DE SOUZA, MARCELO ALVES ; CENTENARO, LÍGIA ALINE . Characterization of a cerebral palsy-like model in rats: Analysis of gait pattern and of brain and spinal cord motor areas. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, v. 60, p. 48-55, 2017.

2.
POPIK, B.2016POPIK, B. ; OLIVEIRA, B. C. R. ; ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; TORREJAIS, M. M. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Caracterização de um Modelo de Paralisia Cerebral em Ratos: Cognição e Estrutura do Hipocampo e Amígdala. REVISTA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA, v. 52, p. 37-44, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSIN, J. ; MATOS, F. G. O. A. ; Alves, D. C. I ; KUPKA, F. S. ; VALTER, J. M. ; DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA . Avaliação do Processo de Desinfecção de Artigos Semicríticos em um Hospital Escola. In: Fabrício Loreni da Silva Cerutti; Cristiane Rickli Barbosa; Lais Daiene Cosmoski. (Org.). Biomedicina e Farmácia: Aproximações. 1ed.: Atena, 2018, v. , p. 190-200.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DOS SANTOS, A. S; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; CENTENARO, L. A. . Número de astrócitos no estriado dorsal de ratos submetidos a um modelo de paralisia cerebral que associa intervenções nos períodos embrionário e pós-natal. In: 3° Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação-EAICTI, 2017, Cascavel pr. Anais do 3° EAICTI, 2017.

2.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; POPIK, B. ; PIETSCH, M. ; CENTENARO, L. A. . Avaliação dos Déficits Motores e da Estrutura da Medula Espinal em Ratos após a Indução de um Modelo Experimental de Paralisia Cerebral. In: II Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2016, Cascavel-PR. Anais do II Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2016.

3.
ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; OLIVEIRA, B. C. R. ; IANSEN, D. C. ; CENTENARO, L. A. . A estrutura do Estriado Dorsal e do Corpo Caloso de ratos após a indução de um modelo de Paralisia Cerebral. In: II Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2016, Cascavel-PR. Anais do II Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2016.

4.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; PIETSCH, M. ; IANSEN, D. C. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Avaliação da Marcha e dos Motoneurônios na Medula Espinal de Ratos Submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. In: 6º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul, 6º Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, X CISDEM-Fórum Internacional Cátedra Iberoamericana-suiza de Desarrollo de Medicamentos, 2016, Cascavel-PR. Anais do 6º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul, 6º Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, X CISDEM-Fórum Internacional Cátedra Iberoamericana-suiza de Desarrollo de Medicamentos, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; ALMEIDA, W. ; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Number of Atrocytes in the Dorsal Striatum of rats submitted to a Cerebral Plasy Like-Model. In: II International Symposium of Experimental Pathology, VII Simpósio de Patologia Experimental UEL, 2017, Londrina-PR. ANNALS, 2017.

2.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; ALMEIDA, W. ; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Prenatal Injections of Lipopolysaccharide, Perinatal Anoxia and Sensorimotor Restriction: Implications for a Model of Cerebral Palsy-like. In: II International Symposium of Experimental Pathology, VII Simpósio de Patologia Experimental UEL, 2017, Londrina-PR. ANNALS, 2017.

3.
MURARO, E. N. ; DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA ; SBARDELOTTO, B. M. ; ROCHA, L. C. ; ALMEIDA, W. ; TORREJAIS, M. M. ; CENTENARO, L. A. . Análise Morfométrica do Nervo Isquiático de ratos Submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. In: V Congresso Médico do Oeste do Paraná-COMOP e XII Simpósio Médico da Unioeste, 2017, Cascavel PR. Anais do V COMOP, 2017.

4.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; ALMEIDA, W. ; TORREJAIS, M. M. ; CENTENARO, L. A. . Aumento no Número de Astrócitos no Estriado Dorsal de Ratos Submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. In: V Congresso Médico do Oeste do Paraná-COMOP e XII Simpósio Médico da Unioeste, 2017, Cascavel pr. Anais do V COMOP, 2017.

5.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; PIETSCH, M. ; SOUZA, M. A. ; SBARDELOTTO, B. M. ; CENTENARO, L. A. . Modelo Experimental de Paralisia Cerebral altera a Locomoção sem afetar a Estrutura da Medula Espinal de Ratos. In: XXV Semana Acadêmica de Biologia Unioeste, 2016, Cascavel pr. Anais da XXV semana de Biologia, 2016.

6.
PIETSCH, M. ; DOS SANTOS, A. S ; DE ALMEIDA, WELLINGTON ; IANSEN, D. C. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Alterações estruturais no Encéfalo de ratos submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. In: 6° Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul, 6° Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, X CISDEM, 2016, Cascavel pr. Anais do 6°COSIMP, 2016.

7.
POPIK, B. ; ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; OLIVEIRA, B. C. R. ; COVATTI, C. ; TORREJAIS, M. M. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Assessment of Motor and Cognitive Deficits in Rats After Induction of an Experimental Cerebral Palsy Model: Preliminary Results. In: 9th IBRO World Congress on Neuroscience, 2015, Rio de Janeiro. Anais da 9th IBRO World Congress on Neuroscience, 2015.

8.
DOS SANTOS, A. S; Grassiolli, S ; ALMEIDA, W. ; FISCHER, S. V. . A Natação Regular Evita a Instalação da Obesidade em Modelo de Programação Metabólica Induzida pela Redução do número de filhotes da prole durante a Lactação. In: III Congresso Médico do Oeste do Paraná e X Simpósio Médico da Unioeste, 2015, Cascavel- PR. Anais do III Congresso Médico do Oeste do Paraná, 2015.

9.
DOS SANTOS, A. S; Neta, F.A ; Fracasso, N.V ; RESENDE, R. I. ; OLIVEIRA, C. R. ; SOARES, A. ; TORREJAIS, M. M. ; COVATTI, C. . Conhecendo Melhor o Corpo Humano: um espaço aberto a comunidade. In: III Congresso Médico do Oeste do Paraná e X Simpósio Médico da Unioeste, 2015, Cascavel-PR. Anais do III Congresso Médico do Oeste do Paraná e X Simpósio Médico da Unioeste, 2015. p. 74.

10.
DOS SANTOS, A. S; POPIK, B. ; OLIVEIRA, B. C. R. ; CENTENARO, L. A. ; ALMEIDA, W. ; SOUZA, M. A. ; TORREJAIS, M. M. . Caracterização da Marcha em Ratos Submetidos a um Modelo Experimental de Paralisia Cerebral: Resultados Preliminares. In: III Congresso Médico do Oeste do Paraná e X Simpósio Médico da Unioeste, 2015, Cascavel-PR. Anais do III Congresso Médico do Oeste do Paraná e X Simpósio Médico da Unioeste, 2015. p. 74.

11.
ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; POPIK, B. ; OLIVEIRA, B. C. R. ; CENTENARO, L. A. . Caracterização do desempenho motor de ratos submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. In: I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação-EAICTI, 2015, Cascavel-PR. Anais do I EAICTI, 2015.

12.
ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; POPIK, B. ; OLIVEIRA, B. C. R. ; SOUZA, M. A. ; TORREJAIS, M. M. ; CENTENARO, L. A. . Alterações na marcha e no córtex somatossensorial primário de ratos submetidos a um modelo de paralisia cerebral. In: XXIV Semana Acadêmica de Biologia - XXIV-SAB, 2015, Cascavel-PR. Anais da XXIV Semana Acadêmica de Biologia - XXIV-SAB, 2015.

13.
TREBIEN, S. C. ; COVATTI, C. ; TORREJAIS, M. M. ; CENTENARO, L. A. ; SOUZA, M. A. ; ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; POPIK, B. . Alterações macroscópicas dos músculos sóleo e EDL induzidas por um modelo animal de paralisia cerebral. In: XXIV Semana Acadêmica de Biologia - XXIV-SAB, 2015, Cascavel-PR. Anais da XXIV Semana Acadêmica de Biologia - XXIV-SAB, 2015.

14.
POPIK, B. ; ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; OLIVEIRA, B. C. R. ; SOUZA, M. A. ; TORREJAIS, M. M. ; CENTENARO, L. A. . Repercussões da indução de um modelo de paralisia cerebral sobre o comportamento do tipo ansioso e amígdala em ratos. In: XXIV Semana Acadêmica de Biologia - XXIV-SAB, 2015, Cascavel-PR. Anais da XXIV Semana Acadêmica de Biologia - XXIV-SAB, 2015.

15.
ALMEIDA, W. ; DOS SANTOS, A. S ; POPIK, B. ; CENTENARO, L. A. ; RIBEIRO, L. F. C. . O uso do Laser de baixa potência e da mobilização neural como estratégias terapêuticas após lesão nervosa e periférica em ratos. In: 23° Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina-PR. Anais do 23° Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; ALMEIDA, W. ; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; CENTENARO, L. A. . Prenatal Injections of Lipopolysaccharide, Perinatal Anoxia and Sensorimotor Restriction: Implications for a model of Cerebral Palsy-Like. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; ALMEIDA, W. ; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Number of Astrocytes in the Dorsal Striatum of Rats Submitted to a Cerebral Plasy like-model. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DOS SANTOS, ADRIANA SOUZA; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; TORREJAIS, M. M. ; ALMEIDA, W. ; CENTENARO, L. A. . Aumento no número de astrócitos no estriado dorsal de ratos submetidos a um modelo de Paralisia Cerebral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DOS SANTOS, A. S; SBARDELOTTO, B. M. ; MURARO, E. N. ; ROCHA, L. C. ; CENTENARO, L. A. . Número de Astrócitos no Estriado Dorsal de ratos submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral que associa intervenções nos períodos embrionário e pós-natal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DOS SANTOS, A. S; BERTICELLI, M. C. ; MENDES, M. R. S. S. B. ; SANTOS, P. R. ; SILVA, S. V. . Cuidados e Prevenção do Glaucoma: Um Relato de Experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; PIETSCH, M. ; IANSEN, D. C. ; SOUZA, M. A. ; CENTENARO, L. A. . Avaliação da Marcha e dos Motoneurônios na Medula Espinal de Ratos Submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; PIETSCH, M. ; SOUZA, M. A. ; SBARDELOTTO, B. M. ; CENTENARO, L. A. . Modelo Experimental de Paralisia Cerebral altera a locomoção sem afetar a estrutura da Medula Espinal de Ratos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; POPIK, B. ; PIETSCH, M. ; CENTENARO, L. A. . Avaliação dos Déficits Motores e da Estrutura da Medula Espinal em Ratos após a Indução de um Modelo Experimental de Paralisia Cerebral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DOS SANTOS, A. S; Grassiolli, S ; FISCHER, S. V. ; ALMEIDA, W. . A Natação Regular Evita a Instalação da Obesidade em Modelo de Programação Metabólica Induzida pela Redução do Número de Filhotes da prole durante a Lactação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DOS SANTOS, A. S; ALMEIDA, W. ; POPIK, B. ; OLIVEIRA, B. C. R. ; SOUZA, M. A. ; TORREJAIS, M. M. ; CENTENARO, L. A. . Caracterização da Marcha em Ratos Submetidos a um Modelo Experimental de Paralisia Cerebral: Resultados Preliminares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Oficina de Neurociências. 2018. (Oficina).

2.
III Encontro anual de iniciação científica.Número de Astrócitos no Estriado Dorsal de ratos submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral que associa intervenções nos períodos embrionário e pós-natal. 2017. (Encontro).

3.
II INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY E VII SIMPÓSIO DE PATOLOGIA EXPERIMENTAL DA UEL.NUMBER OF ASTROCYTES IN THE DORSAL STRIATUM OF RATS SUBMITTED TO A CEREBRAL PALSY LIKE-MODEL. 2017. (Simpósio).

4.
I SISAM - Simpósio de Saúde Mental - LACANP. 2017. (Simpósio).

5.
V Congresso Médico do Oeste do Paraná-COMOP e XII Simpósio Médico da Unioeste. Aumento no Número de Astrócitos de ratos submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. 2017. (Congresso).

6.
6° Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul, 6° Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, Fórum Internacional Catedra Iberoamericana-suiza de Desarrollo de Medicamentos. Avaliação da Marcha e dos Motoneurônios da Medula Espinal de ratos submetidos a um Modelo de Paralisia Cerebral. 2016. (Congresso).

7.
IV Encontro do PIBID-UNIOESTE.Educação em Saúde: AEDES AEGYPTI, DENGUE, ZIKA VÌRUS e CHIKUNGUNYA. 2016. (Encontro).

8.
III Congresso Médico do Oeste do Paraná e X Simpósio Médico da Unioeste. 2015. (Congresso).

9.
Fórum nacional em Enfermagem: Caminhos e Percursos. 2014. (Encontro).

10.
II Congresso Médico do Oeste do Paraná e IX Simpósio Médico da Unioeste. 2014. (Congresso).

11.
Palestra "Saiba mais sobre EBOLA". 2014. (Outra).

12.
XVII Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology. 2014. (Congresso).

13.
I Seminário Nacional de Cuidado em Atenção Primária em Saúde. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Nacional de Cuidado em Atenção Primária em Saúde. 2013. (Seminário).

15.
III Mostra de Cinema da Diversidade Sexual em Cascavel e I Mostra de Cinema da Diversidade sexual da Unioeste.. 2012. (Outra).

16.
XXI Jornada Cascavelense de Enfermagem, V Semana de Enfermagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná e II Semana de Enfermagem Unioeste Foz do Iguaçu com a temática: Enfermagem: compromisso social, participação e luta.. 2012. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:04:45