Ondina Fonseca de Jesus Palmeira

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4665628549290349
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Mestranda em Bioinformática pela USP. Graduação em Biotecnologia pela UFRJ. Experiência na pesquisa científica desde 2015, realizando experimentos que envolvem biologia molecular, bioquímica, microscopia confocal, extração de DNA, imuno-marcação, western blot e cultura de células-tronco humanas. Destaco como importantes realizações: primeira colocada na seleção de mestrado Bioinformática (USP), concessão em 2015 da bolsa Ciências sem Fronteiras na modalidade graduação sanduiche na Johns Hopkins University(JHU) - USA e University of Washington (UW) - USA. Nesse período, fiz estágio em Bloomberg School of Public Health - JHU no departamento de Bioquímica e Biologia Molecular onde investiguei o papel funcional da subunidade beta da AMPK (Adenosina monofosfato kinase) na oogênese de Drosophila melanogaster. E também investiguei o mecanismo de proteção das células-tronco germinativas contra radiação gama e cisplatina em Drosophila melanogaster na UW e UFRJ. Outra grande realização foi a organização do "I Simpósio de Biotecnologia - UFRJ". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ondina Fonseca de Jesus Palmeira
Nome em citações bibliográficas
PALMEIRA, O. F. J.;Palmeira, O.;PALMEIRA, ONDINA


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Bioinformática.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento da microbiota humana,Orientador: João Carlos Setubal.
Coorientador: Mayana Zatz.
2013 - 2018
Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Johns Hopkins University (Orientador: Daniela Drummond-Barbosa e Hannele Ruohola-Baker).
Título: EFEITOS DA IRRADIAÇÃO EM CÉLULAS-TRONCO GERMINATIVAS DE DROSOPHILA MELANOGASTER E INFLUÊNCIA DA DIETA NA RECUPERAÇÃO DESSAS CÉLULAS E TECIDOS OVARIANOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO COM CISPLATINA.
Orientador: Franciso Jose Pereira Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Treinamento em imunoistoquímica: Anticorpos e Polímeros. (Carga horária: 16h).
Biogen Laboratório de Biologia Molecular e Histocompatibilidade, BIOGEN, Brasil.
2015 - 2015
TOEFL-iBT. (Carga horária: 5h).
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2012 - 2012
Short stories. (Carga horária: 360h).
Cultura Inglesa Londrina, CIL, Brasil.
2012 - 2012
Curso preparatório CPE. (Carga horária: 360h).
Cultura Inglesa Londrina, CIL, Brasil.
2011 - 2011
Advanced English. (Carga horária: 480h).
Kaplan International Colleges, KIC, Estados Unidos.
2011 - 2011
Certificate of Advanced English. (Carga horária: 4h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2004 - 2004
Strategic Reading and Writing. (Carga horária: 96h).
College of Lake County, CLC, Estados Unidos.
2000 - 2001
Francês. (Carga horária: 480h).
Alliance Française Botafogo, AFB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Bioinformática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A microbiota intestinal humana vem sido revelada como uma importante influência em várias aspectos da saúde, tais como imunidade, obesidade e doenças neurodegenerativas. O entendimento do desenvolvimento da microbiota pode ajudar na melhoria da saúde. Fatores genéticos e ambientais são responsáveis por esse desenvolvimento. Nesse projeto, visamos explorar o fator genético através de análises de sequenciamento de parte da unidade 16S do RNA ribossomal em fezes de bebês trigêmeos. Utilizamos e desenvolvemos ferramentas computacionais para nos auxiliar no tratamento e análise dos dados.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Graduando, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Uma das causas para recidiva de tumores é a existência de células-tronco cancerígenas as quais possuem alta capacidade de sobrevivência aos tratamentos radio e quimioterápicos. Sabe-se também que a dieta pode influenciar na recidiva do câncer. Esse projeto objetivou investigar o mecanismo de proteção das células-tronco germinativas (GSCs) de Drosophila melanogaster desafiada com cisplatina em diferentes dietas. Foi observado que as GSCs de indivíduos em dieta rica apresentaram maior capacidade de sobrevivência e proliferação após tratamento com cisplatina quando comparado com as GSCs de indivíduos em dieta normal.

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Biossegurança, Carga horária: 10
Outras informações
Contribuição para soluções de problemas relacionados à biossegurança do Campus. Minhas tarefas principais foram: reportar situações ou eventos que poderiam ameaçar a biossegurança da comunidade do Campus; contribuir para o planejamento de programas e eventos objetivando instruir e alertar a comunidade para os riscos biológicos, assim como prevenir e reduzir acidentes; participação na avaliação e aprovação de propostas de pesquisas científicas que envolvem tecnologia do DNA recombinante.

Atividades

10/2016 - 08/2018
Estágios , UFRJ - Polo Xerém, .

Estágio realizado
Investigação dos mecanismos de proteção das células tronco germinativas em Drosophila melanogaster contra Cisplatina. Análises realizadas através de imunomarcação, microscopia confocal, espectrometria de massas, HPLC e FISH.

Institute for Stem Cell and Regenerative Medicine, ISCRM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Acadêmico - Voluntário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Uma das causas para recidiva de tumores é a existência de células-tronco cancerígenas as quais possuem alta capacidade de sobrevivência aos tratamentos radio e quimioterápicos. Nesse projeto, foram investigados vias metabólicas e os genes envolvidos na manutenção e sobrevivência das células-tronco germinativas (GSCs) de Drosophila melanogaster desafiada com radioterapia. Foram utilizados ferramentas da biologia molecular para indução de tecidos mosaicos, assim como microscopia confocal para análise dos resultados. Foi observado que as vias de TOR e FOXO por regulação mútua estão envolvidos no mecanismo de proteção contra radioterapia.


University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiou no Institute for Stem Cell and Regenerative Medicine in School of Medicine - University of Washington sob orientação da Dra. Hannele Ruohola-Baker. Investigou o mecanismo de proteção das células-tronco germinativas contra irradiação gama em Drosophila melanogaster. Análises realizadas através de imunomarcação e microscopia confocal.


Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário e Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Experiência na atividade de pesquisa científica no laboratório da Dra Daniela Drummond-Barbosa (Bloomberg School of Public Health) em um projeto piloto investigando o papel funcional da subunidade beta da AMPK no metabolismo energético e sua implicação na oogênese em Drosophila melanogaster. Como métodos foram usados ferramentas da biologia molecular para indução de tecidos mosaicos, imunomarção e visualização no microscópio confocal. Além disso, nesse período, também cursei as seguintes disciplinas com créditos acadêmicos: Química Orgânica, Endocrinologia comportamental, Fisiologia reprodutiva, Filosofia religiosa, Bioestatística, Princípios de Marketing, Engenharia Tecidual, Desenho de drogas: farmacocinética e farmacodinâmica e Epigenetica.


Nanobusiness - Informação e Inovação, NANOBUSINESS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador voluntário, Enquadramento Funcional: Desenvolvimen e atualização de Banco de Dados, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolver um banco de dados através de levantamento bibliográfico de artigos científicos e patentes que reportam polimorfismo em fármacos do RENAME que podem afetar a eficácia e causar toxicidade. Este projeto contribui para inovação da indústria farmacêutica através da disponibilidade de informação, além de prestar serviços de atualização sobre polimorfos para ANVISA.


Cultura Inglesa Londrina, CIL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


High School Language Center, HSLC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de banco de dados de fármacos no estado sólido do RENAME que apresentam polimorfismo
Descrição: Desenvolver um banco de dados através de levantamento bibliográfico de artigos científicos e patentes que reportam polimorfismo em fármacos da RENAME que podem afetar a eficácia e causar toxicidade. Este projeto é uma prestação de serviço para ANVISA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Coordenador / Ronaldo Pedro da Silva - Integrante / Oleksii Kuznetsov - Integrante / Bianca Cominoti - Integrante / Luciana Piovesan - Integrante.
2018 - Atual
Análise de microbioma de trigêmeos.
Descrição: Com a utilização das ferramentas da bioinformática busca-se uma estratégia inovadora para as análises da microbioma de trigêmeos na tentativa de verificar o fator genético como influenciador da formação do microbioma intestinal humano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Coordenador / João Carlos Setubal - Integrante / Mayana Zatz - Integrante / Larissa Matos - Integrante / Heloisa Maria de Siqueira Bueno - Integrante / Michel Naslavsky - Integrante.
2016 - 2018
Estudo do mecanismo de proteção das células-tronco contra irradiação e drogas em Drosophila.
Descrição: Uma das principais limitações das drogas anticâncer atualmente utilizadas são os mecanismos de proteção das células-tronco cancerígenas contra a ação dessas drogas e sua habilidade de regeneração do tumor. Esses mecanismos podem explicar a recidiva da doença pós tratamento. Quando as células filhas estão falecendo, elas liberam um ligante, o Pvf1, que interage com o receptor tie/tie-2 na membrana plasmática das células-tronco da Drosophila melanogaster. Essa interação ativa uma sinalização intracelular que faz com que as células-tronco parem de se dividir e entrem em um estado quiescente. A via de sinalização downstream ao receptor tie é a inibição da apoptose envolvendo microRNA Bantam. Porém, nessa via também participa o fator transcricional FOXO o qual pode estar envolvido na regulação da entrada e saída da quiescência. Os genes que interagem nessa via ainda não foram identificados e descritos e nesse projeto pretendemos fazer essa identificação e descrição com o intuito de contribuir para a melhoria da eficácia de fármacos que tem como alvo células-tronco cancerígenas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Integrante / Hannele Ruohola-Baker - Coordenador / Filippo Artoni - Integrante / Francisco Lopes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2015 - 2016
Papel funcional da subunidade beta da AMPK na oogênese de Drosophila
Descrição: A dieta alimentar executa um papel importante no comportamento das células troncos germinativas através de várias vias de sinalizações. Dentre elas, a via TOR, que regula o crescimento e proliferação das células tronco, pode ser inibida pela cinase AMPK. A compreensão dessas interações pode ser buscada pela caracterização fenotípica das células tronco das subunidades da AMPK. Nesse estudo, investiguei a subunidade beta usando Drosophila melanogaster mutantes como organismo modelo. Utilizei ferramentas da engenharia genética para formação de mosaicos no órgão reprodutor desse organismo que me permitiu rastrear as células troncos germinativas. As análises foram feitas com microscopia confocal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Integrante / Daniela Drummond-Barbosa - Coordenador / Kaitlin Laws - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
A sequência de Fibonacci e a razão áurea
Descrição: O projeto foi voltado para crianças e jovens do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas. O objetivo foi despertar nos alunos curiosidade na área científica ajudando-os a perceber o mundo com uma perspectiva matemática. Ensinamos o conceito de sequencia, história de Leonardo Fibonacci e razão área. Instruímos os alunos a criarem suas próprias sequencias e incentivamos a participação em atividades visuais e artísticas para aplicação do conhecimento gerado. A inovação do aprendizado nas escolas públicas através desse projeto foi a implementação de atividades que exploram a habilidade visual, auditiva e cinestésicas dos alunos aumentando assim as chances de aquisição do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Integrante / Beatriz Blanco Siffert - Coordenador / Marcus Vinicius de Oliveira Moutinho - Integrante / JULIANA SOARES EMENES - Integrante / BIANCA NOVELLO - Integrante / MATEUS BRAGA - Integrante / LETÍCIA ALVES DA SILVA - Integrante / THIAGO GONZALEZ-LLANA - Integrante / WERNER FLORENTINO BRANDÃO - Integrante.
2015 - 2016
Biotecnologia para todos
Descrição: O projeto busca dissipar os dogmas que existem entre a população e a ciência. O objetivo do projeto busca prestar serviços de aconselhamento e orientação aos jovens candidatos universitários através de uma estratégia de ação social inovadora, pois realiza visitas frequentes às escolas de ensino médio, levando exemplos básicos da carreira de um biotecnólogista, tais como: a função do profissional, o dia-dia da profissão, as áreas em que o profissional pode atuar , as regiões em que a demanda por profissional desta área da ciência é grande e onde estão as melhores ofertas de salários . Mostra como pode-se aplicar a Biotecnologia para a melhoria das condições de vida da sociedade. Baseando-se no intuito de interiorização da educação universitária, esclarecendo a existência do Polo Xerém da UFRJ , descrevendo o curso ofertado, bem como as disciplinas e duração do curso , e com o recolhimento de entrevistas com professores do curso de Biotecnologia do Polo Xerém , mostrar como é o dia - dia de um graduando em Ciências Biológicas ? Biotecnologia da UFRJ. No intuito de oferecer uma pouco da experiência científica, atividades laboratoriais simples são realizadas com os alunos da escolas alvos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Integrante / Marlon Lemos Dias - Integrante / Gabriel Santos - Integrante / Caroliny Leite - Integrante / Fabiana Carneiro - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Base de dados precisa e completa sobre a toxicidade e eficácia de Insumos Farmacêuticos Ativos
Descrição: Levantamento bibliográfico de fármacos e sua eficácia e toxicidade para o desenvolvimento de banco de dados que contém informações completas e precisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ondina Fonseca de Jesus Palmeira - Integrante / Ronaldo Pedro da Silva - Coordenador / Bianca Cominoti - Integrante / Luciana Piovesan - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CELL BIOLOGY AND TOXICOLOGY


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioinformática.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fármacos.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biologia Geral.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biotecnologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Palmeira O  Data: 09/07/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARTONI, FILIPPO2017 ARTONI, FILIPPO ; KREIPKE, REBECCA E ; PALMEIRA, ONDINA ; DIXON, CONNOR ; GOLDBERG, ZACHARY ; RUOHOLA-BAKER, HANNELE . Loss of foxo rescues stem cell aging in Drosophila germ line. eLife, v. 6, p. https://elifesc, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PALMEIRA, ONDINA; KLEIMAN, G. ; LOPES, F. . Mecanismo de Proteção das Células Tronco Germinativas de Drosophila Melanogaster contra Irradiaçao e Cisplatina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PALMEIRA, ONDINA; LESSA, I. ; BARROS, C. D. T. . MECANISMO DE PROTEÇÃO CONTRA QUIMIOTERAPIA EM CÉLULASTRONCO GERMINATIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana de Biotecnologia no Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palmeira, O.; MONTENEGRO, B. ; CHARELLI, L. ; VALADARES, V. ; VIDAL, L. ; FAVORITTO, I. ; GONCALO, T. ; SANTOS, O. A. L. ; MULLER, M. ; MEYRINCK, J. ; LEMOS, M. ; DIAS, V. ; FARIAS, R. ; MARCON, F. . I Simpósio de Biotecnologia - UFRJ 2017. 2017. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PALMEIRA, ONDINA; LESSA, I. ; BARROS, C. D. T. . MECANISMO DE PROTEÇÃO CONTRA QUIMIOTERAPIA EM CÉLULASTRONCO GERMINATIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PALMEIRA, ONDINA; KLEIMAN, G. ; LOPES, F. . Mecanismo de Proteção das Células Tronco Germinativas de Drosophila Melanogaster contra Irradiaçao e Cisplatina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palmeira, O.; MONTENEGRO, B. ; CHARELLI, L. ; VALADARES, V. ; VIDAL, L. ; FAVORITTO, I. ; GONCALO, T. ; SANTOS, O. A. L. ; MULLER, M. ; MEYRINCK, J. ; LEMOS, M. ; DIAS, V. ; FARIAS, R. ; MARCON, F. . I Simpósio de Biotecnologia - UFRJ 2017. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:39:37