Lucas Henrique Viana

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UEPB (2013 - 2017). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, cotas 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Participa como membro do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento - TDAC, no qual vem realizando estudos e publicações a nível internacional. Foi aluno especial do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECM - UEPB), nas disciplinas de Teorias da Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação e a Prática Docente. Participa, também, como monitor de Matemática do Curso Preparatório para o ENEM oferecido pela UEPB, o Pró-ENEM. Além disso, tem experiência nas áreas de ensino de Matemática, jogos digitais e seu estudo, desenvolvimento e aplicabilidades, montagem, manutenção de computadores e web design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Henrique Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, L. H.;HENRIQUE, LUCAS


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil. Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2013 - 2017
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O Minecraft no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Espacial de Posição.
Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
E.E.E.F.M. DR HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO, PREMEN, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Compreensão oral: estratégias. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
A Plataforma Lattes como ferramenta de comunicação científica. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS: DO CÁLCULO AOS PROBLEMAS ATUAIS. (Carga horária: 4h).
II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, II CONAPESC, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação de Habilidades e Competências Baseada em Evidências e Jogos.... (Carga horária: 4h).
Congresso Brasileiro de Informática na Educação, CBIE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Língua Estrangeira - Inglês nível 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
Ensino de Geometria - Teoria e prática. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM USANDO O CUBO MÁGICO. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
Desafios de um Jovem pesquisador. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Língua Estrangeira - Inglês nível 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2015 - 2015
Gostar de fazer Pesquisa. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2015 - 2015
As TIC?s como ferramenta pedagógica para o Ensino de Química. (Carga horária: 4h).
V Encontro de Iniciação a Docência da UEPB, V ENID, Brasil.
2015 - 2015
Aplicações da Matemática na Educação Básica: Explorando o ambiente.... (Carga horária: 4h).
II Congresso Nacional de Educação, II CONEDU, Brasil.
2014 - 2014
A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE JOGOS. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
IV Oficina Pedagógica em Educação Matemática. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
WEBQUEST: Possibilidade de uso inteligente da inte. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
História em Quadrinhos: Uma estratégia Pedagógica. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso de Robótica com Kit Lego. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Desenvolvimento Aplicativos Android App Inventor. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2011 - 2011
Montagem, Manutenção corretiva e preventiva micros. (Carga horária: 50h).
News Center, NCI, Brasil.
2010 - 2010
Qualificação em Tecnologia Digital. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2010
Web Design. (Carga horária: 120h).
News Center, NCI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 15
Outras informações
Atua como estudante no grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Aquisição de Conhecimento (TDAC), que tem por objetivo a realização de pesquisas sobre juventude e tecnologias digitais. Fundado no ano de 2002, e coordenado pela Prof. Dra. Filomena Moita, o TDAC é formado por professores, pesquisadores, estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado de diversas áreas do conhecimento e outros profissionais a nível internacional.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Live, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria na disciplina de Laboratório no Ensino de Matemática II - Curso de Licenciatura Plena em Matemática.

Atividades

2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Humanidades.



Linhas de pesquisa


1.
Jogos eletrônicos, estudo, desenvolvimento e aplicabilidade

Objetivo: Objetiva estudar as potencialidades dos jogos eletrônicos, visando desenvolver e analisar pedagogicamente sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem dos mais diversos componentes curriculares..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos; Ensino; Aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Tecnologias assistivas como instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico matemático

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita em 07/09/2016.
Descrição: Atualmente as propostas de ensino têm se comprometido com o projeto de formação de um ser humano crítico e atuante. Sabe-se, no entanto que, não é tarefa fácil pôr em prática esse objetivo nas diferentes áreas e, em especial, na área de Língua Portuguesa e Matemática. Esse desafio comum a todos os níveis e modalidades de ensino torna-se mais difícil frente aos muitos e constantes desafios enfrentados pelos deficientes, sejam eles físicos ou intelectuais, problemas de acessibilidade, preconceito, comunicação, dificuldades quanto ao atendimento médico adequado e de acesso as escolas e instituições especializadas ao seu desenvolvimento, sempre problematizam a qualidade de vida destas pessoas. A inclusão de alunos com deficiências nas escolas tem sido objeto de investigações e em ambas as instituições publicas e privadas, e diversas alternativas têm sido investigadas para proporcionar uma melhor vivência a estas pessoas, em especial aos que possuem deficiências como o autismo. Nesta perspectiva, este projeto apresenta uma investigação que tem por objetivo pesquisar sobre tecnologias assistivas enquanto instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico?matemático de crianças e adolescentes autistas de duas instituições, sendo uma pública e outra privada do Estado da Paraíba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lucas Henrique Viana - Integrante / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Coordenador / Daniele da Silva Pereira - Integrante / Flavio Silva Santos Albuquerque - Integrante / Esmael Gadelha Neto - Integrante / Saul Barbosa de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2015 - 2016
Games como um contexto inovador no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial em escolas públicas do Estado da Paraíba
Descrição: Com o desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), pode-se verificar a sua presença em quase todas as atividades que realizamos, sendo elas facilitadas ou interferidas por equipamentos digitais. Um dos mais beneficiados por tal envolvimento com as TDIC são as crianças e jovens (nativos digitais), que encontram-se desmotivados e desinteressados em aprender por meio de aulas estáticas e tradicionalistas, ministradas por professores (imigrantes digitais), que nem sempre possuem boa relação com as TDIC e os games. Nessa perspectiva, este projeto dá continuidade e aprofundamento a estudos anteriores (projetos PIBIC e Edital PROPESQ), quando foi realizada análise do game Spore, na perspectiva do estudo de conceitos biológicos e sua aplicação em sala de aula. Este projeto tem por objetivo analisar a importância dos Games como um contexto inovador no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial em escolas públicas do Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cujos sujeitos são professores de Matemática e alunos do 3° ano do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Campina Grande..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucas Henrique Viana - Integrante / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Coordenador / Daniele da Silva Pereira - Integrante / Fábio Rogério Ferreira Marques do Nascimento - Integrante / José George Dias de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9
2014 - 2015
Games: um recurso digital para e ensinar e aprender conceitos biológicos em escolas públicas das zonas urbana e rural do estado da Paraíba
Descrição: A utilização dos artefatos tecnológicos digitais é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, como a escola e os docentes imigrantes digitais estão acompanhando essas mudanças? E quanto aos discentes, nativos digitais, como eles têm encarado a Escola? Nessa perspectiva, tendo por objetivo analisar a importância dos Games enquanto recurso digital para e ensinar e aprender conceitos biológicos em escolas públicas das zonas urbana e rural do estado da Paraíba, esta investigação foi realizada com professores e alunos do 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas das zonas urbanas de Campina Grande e Alcantil e na zona rural de seu distrito, Lagoa do Jucá. Assim, este projeto dá continuidade e aprofundamento a estudos anteriores (projetos PIBIC e Edital PROPESQ), quando foram realizadas análises do game Angry Birds Rio, na perspectiva do estudo de conceitos matemáticos e físicos e sua aplicação em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Lucas Henrique Viana - Integrante / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7
2013 - 2014
Games como interfaces facilitadoras do ensino e da aprendizagem de conceitos físicos na rede de ensino da cidade de Campina Grande
Descrição: Tem por objetivo investigar as contribuições dos games enquanto interfaces facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem de conceitos da Física...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Lucas Henrique Viana - Integrante / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Coordenador / Aline Tavares Costa - Integrante / Weiller Felipe Chaves Barboza - Integrante / Achiles Pedro da Cunha Luciano - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Pró-Enem
Descrição: Curso Comunitário de preparação para o ENEM é oferecido gratuitamente para jovens carentes que concluíram o Ensino Médio em rede pública, sendo ministrado pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOITA, F. M. G. S. C.2017 MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. . Missão Polyedros: Um diálogo entre a arte analógica e a digital e o ensino de geometria espacial através de atividades gamificadas. CIBERTEXTUALIDADES (PORTO), v. 8, p. 93-104, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
MOITA, F. M. G. S. C. ; SILVA, R. G. T. ; VIANA, L. H. . Investigando as contribuições da gamificação para o ensino de Evolução Biológica. Ensino de Ciências e Educação Matemática: diálogos interdisciplinares. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 31-45.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, L. H.; SOARES, L. G. ; ALMEIDA, J. J. P. . Um estudo sobre como os softwares são explorados em livros de matemática do ensino médio. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V CONEDU. Campina Grande: Realize eventos, 2018. v. 1.

2.
VIANA, L. H.; SOARES, L. G. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos a partir do pensamento computacional. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V CONEDU. Campina Grande: Realize eventos, 2018. v. 1.

3.
VIANA, L. H.; SOARES, L. G. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos a partir do pensamento computacional. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V CONEDU. Campina Grande: Realize eventos, 2018. v. 1.

4.
MOITA, FILOMENA ; HENRIQUE, LUCAS ; CANDIDO, VILMA ; MEDEIROS, FELIPE MIRANDA . Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 28. p. 1057-1066.

5.
SANTOS, Y. A. ; TERTULIANO, A. L. O. ; CRUZ NETO, J. F. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. . REVISITANDO O JOGO DA ?AMARELINHA? NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais do IV CONEDU. Campina Grande: Realize editora, 2017. v. 1.

6.
SILVA, A. L. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; VIANA, L. H. ; MOITA, F. M. G. S. C. . A utilização do minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III Conedu. Campina Grande: Realize, 2016. v. 1.

7.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro . As percepções de alunos e professores a respeito do uso das TDIC no cotidiano escolar: opiniões distintas, porém conectadas. In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do I CONAPESC. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

8.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. . Recursos educacionais inovadores: o Spore no ensino da evolução dos seres vivos. In: X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015), 2015, Maceió. Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015), 2015. v. 6. p. 178-187.

9.
BARBOSA NETO, A. G. ; ARAUJO, C. V. ; VIANA, L. H. ; PONTES, P. F. S. . ACALUPE: uma ferramenta lúdica para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2015. v. 1.

10.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro . Tecendo novos métodos de ensino e avaliação: utilizando o game Angry Birds Rio no ensino de Física. In: V Encontro de Iniciação a Docência da UEPB, 2015, Campina Grande. Anais do V ENID. Campina Grande: Realize Eventos, 2015. v. 1.

11.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; FREITAS, C. J. . Jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem de frações: uma proposta didático-pedagógica. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014, Campina Grande. Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (2014). Campina Grande: Realize, 2014. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, L. H.; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; PEREIRA, D. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Identificando as principais abordagens da gamificação no ensino de ciências: um levantamento bibliográfico na plataforma ERIC. In: II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2017, Campina Grande. Anais do II CONAPESC. Campina Grande: Realize eventos e editora, 2017. v. 1.

2.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. . Práticas inclusivas na Educação Matemática: Os games educativos no ensino de frações para alunos surdos. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão, 2014, Campina Grande. Anais CINTEDI. Campina Grande: Realize, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; SANTOS, Y. A. ; CRUZ NETO, J. F. ; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro . Tecnologias assistivas como instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico-matemático. In: XXIV Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2017, Campina Grande. Anais do XXIV Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2017. v. 1. p. 72-72.

2.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; ALBUQUERQUE, F. S. S. ; OLIVEIRA, S. B. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Games como um contexto inovador no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial em escolas públicas do Estado da Paraíba. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica da UEPB/CNPq, 2016, Campina Grande. Anais do XXIII encontro de Iniciação Científica da UEPB/CNPq, 2016. p. 387-387.

3.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Games: um recurso digital para ensinar e aprender conceitos biológicos em escolas públicas das zonas urbana e rural do Estado da Paraíba. In: XXII Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2015, Campina Grande. Anais do XXII Encontro de Iniciação Científica, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, L. H.; SOARES, L. G. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos a partir do pensamento computacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. ; PEREIRA, D. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Identificando as principais abordagens da gamificação no ensino de ciências um levantamento bibliográfico na plataforma ERIC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; VIANA, L. H. ; CANDIDO, V. M. A. ; MEDEIROS, F. M. . Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. ; SANTOS, Y. A. ; FERNANDES NETO, J. . Tecnologias assistivas como instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico?matemático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. ; SILVA, R. G. T. ; ALBUQUERQUE, F. S. S. ; CANDIDO, V. M. A. ; ALMEIDA, F. L. ; GADELHA NETO, E. ; OLIVEIRA, S. B. . GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; ALBUQUERQUE, F. S. S. ; OLIVEIRA, S. B. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Games como um contexto inovador no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial em escolas públicas do Estado da Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. ; PEREIRA, D. S. . As percepções de alunos e professores a respeito do uso das TDIC no cotidiano escolar: opiniões distintas, porém conectadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, A. L. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. . A utilização do minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. . Tecendo novos métodos de ensino e avaliação: utilizando o game Angry Birds Rio no ensino de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. . Recursos educacionais inovadores: o Spore no ensino da evolução dos seres vivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Games: um recurso digital para ensinar e aprender conceitos biológicos em escolas públicas das zonas urbana e rural do Estado da Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; CANDIDO, V. M. A. ; PEREIRA, D. S. ; MEDEIROS, F. M. . Letramento Interativo para Autistas - LIA. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTE, M. T. M. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. . A Gamificação e as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIANA, L. H.. Time de autores Nova Escola. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fundação Lemann, Nova Escola e Google).

3.
CAVALCANTE, M. T. M. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; SILVA, A. L. . Explorando a aplicabilidade de QRcodes nas aulas de Matemática: uma estratégia de ensino baseada em ferramentas inovadoras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; ALBUQUERQUE, F. S. S. . PLICKERS, uma proposta pedagógica para o ensino de Física na Educação Básica. 2016. .

5.
RODRÍGUEZ, C. M. O. ; VIANA, L. H. . Criação de recursos educativos digitais sob a abordagem da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
JÚNIOR, R. J. S. ; VIANA, L. H. . UTILIZANDO O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Congresso Nacional de Educação. Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos a partir do pensamento computacional. 2018. (Congresso).

2.
V Congresso Nacional de Educação. Coordenação do GT 02. Didática, currículo e políticas educacionais. 2018. (Congresso).

3.
V Congresso Nacional de Educação. Coordenação do GT 09. Tecnologias e educação. 2018. (Congresso).

4.
VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). 2018. (Congresso).

5.
I Congresso Nacional de Práticas Educativas. A Gamificação e as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Congresso).

6.
II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS. Identificando as principais abordagens da gamificação no ensino de ciências um levantamento bibliográfico na plataforma ERIC. 2017. (Congresso).

7.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas. 2017. (Congresso).

8.
Virada de autores. 2017. (Outra).

9.
XXIV Encontro de Iniciação Científica da UEPB.Tecnologias assistivas como instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico?matemático. 2017. (Encontro).

10.
I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS. AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES À RESPEITO DO USO DAS TDIC NO COTIDIANO ESCOLAR: OPINIÕES DISTINTAS, PORÉM CONECTADAS. 2016. (Congresso).

11.
IX Encontro Paraibano de Educação Matemática.Explorando a aplicabilidade de QRcodes nas aulas de Matemática: uma estratégia de ensino baseada em ferramentas inovadoras. 2016. (Encontro).

12.
XXIII Encontro de Iniciação Científica da UEPB/CNPq.Games como um contexto inovador no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial em escolas públicas do Estado da Paraíba. 2016. (Encontro).

13.
Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre. 2015. (Outra).

14.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. ACALUPE: uma ferramenta lúdica para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas. 2015. (Congresso).

15.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015. Recursos educacionais inovadores: o Spore no ensino da evolução dos seres vivos. 2015. (Congresso).

16.
V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.Tecendo novos métodos de ensino e avaliação: utilizando o game Angry Birds Rio no ensino de Física. 2015. (Encontro).

17.
XXII Encontro de Iniciação Científica da UEPB.Games: um recurso digital para ensinar e aprender conceitos biológicos em escolas públicas das zonas urbana e rural do Estado da Paraíba. 2015. (Encontro).

18.
Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI). Práticas inclusivas na Educação Matemática: Os games educativos no ensino de frações para alunos surdos. 2014. (Congresso).

19.
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. 2014. (Congresso).

20.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática.JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 2014. (Encontro).

21.
1º Congresso Universitário UEPB. Universidade, Ciência e Desenvolvimento Social. 2013. (Congresso).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; CANDIDO, V. M. A. ; PEREIRA, D. S. ; MEDEIROS, F. M. . Letramento Interativo para Autistas - LIA. 2017.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MOITA, F. M. G. S. C.2017 MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. . Missão Polyedros: Um diálogo entre a arte analógica e a digital e o ensino de geometria espacial através de atividades gamificadas. CIBERTEXTUALIDADES (PORTO), v. 8, p. 93-104, 2017.


Livros e capítulos
1.
MOITA, F. M. G. S. C. ; SILVA, R. G. T. ; VIANA, L. H. . Investigando as contribuições da gamificação para o ensino de Evolução Biológica. Ensino de Ciências e Educação Matemática: diálogos interdisciplinares. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 31-45.


Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. . Tecendo novos métodos de ensino e avaliação: utilizando o game Angry Birds Rio no ensino de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. . Recursos educacionais inovadores: o Spore no ensino da evolução dos seres vivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Games: um recurso digital para ensinar e aprender conceitos biológicos em escolas públicas das zonas urbana e rural do Estado da Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIANA, L. H.; PEREIRA, D. S. ; ALBUQUERQUE, F. S. S. ; OLIVEIRA, S. B. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Games como um contexto inovador no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial em escolas públicas do Estado da Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. ; PEREIRA, D. S. . As percepções de alunos e professores a respeito do uso das TDIC no cotidiano escolar: opiniões distintas, porém conectadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, A. L. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. . A utilização do minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. ; PEREIRA, D. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Identificando as principais abordagens da gamificação no ensino de ciências um levantamento bibliográfico na plataforma ERIC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; VIANA, L. H. ; CANDIDO, V. M. A. ; MEDEIROS, F. M. . Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. ; SANTOS, Y. A. ; FERNANDES NETO, J. . Tecnologias assistivas como instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico?matemático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
MOITA, F. M. G. S. C. ; VIANA, L. H. ; CANDIDO, V. M. A. ; PEREIRA, D. S. ; MEDEIROS, F. M. . Letramento Interativo para Autistas - LIA. 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CAVALCANTE, M. T. M. ; VIANA, L. H. ; PEREIRA, D. S. . A Gamificação e as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRÍGUEZ, C. M. O. ; VIANA, L. H. . Criação de recursos educativos digitais sob a abordagem da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
JÚNIOR, R. J. S. ; VIANA, L. H. . UTILIZANDO O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Atuou como monitor nos seguintes eventos científicos das áreas de Ensino de Ciências e iniciação científica: XXII e XXIII Encontro de Iniciação Científica da UEPB (ENIC, 2015 e 2016), II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências (CONAPESC, 2017) e I Congresso Nacional de Práticas Educativas (COPRECIS, 2017).



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