Leonardo Tombesi da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6160703772000034
  • Última atualização do currículo em 18/05/2018


Possui graduação em Zootecnia (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Zootecnia - Produção Animal (2016) pela UFSM. Tem experiência na área de cunicultura e suinocultura, com enfase em construção de bases de dados para meta-análise e condução de experimentos de digestibilidade com suínos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Tombesi da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, L. T.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Zootecnia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Julio Viégas.
2014 - 2016
Mestrado em Zootecnia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: EFEITO DA FIBRA NAS PERDAS ENDÓGENAS E BALANÇO DE NITROGÊNIO DE SUÍNOS EM CRESCIMENTO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Vladimir de Oliveira.
Palavras-chave: Aminoácidos; Digestibilidade; Proteína; Regressão; Meta-análise.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2009 - 2014
Graduação em Zootecnia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Ensino Médio Cilon Rosa, CILON ROSA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Contribuição de alimentos fibrosos para o balanço de nitrogênio em suínos
Descrição: Fatores relacionados à saúde intestinal, bem estar animal, emissão de gases do efeito estufa, qualidade de carcaça e custos de produção poderão tornar vantajoso o aumento do teor de alimentos fibrosos na dieta de suínos. Além disso, a criação de suínos em escala familiar, direcionada a nichos de mercado ou, ainda, a suinocultura de subsistência podem se beneficiar do uso mais intensivo de alimentos fibrosos na dieta dos animais. Contudo, o aumento do nível de fibra na dieta de suínos pode trazer consequências prejudiciais ao metabolismo do nitrogênio e aminoácidos. A proteína e aminoácidos contidos em alimentos fibrosos podem ter pouca ou nenhuma contribuição para o balanço de nitrogênio de suínos. Isso possivelmente ocorre em razão da fibra diminuir a digestibilidade e aumentar as exigências de manutenção de nitrogênio e aminoácidos, o que representa um custo metabólico elevado. Dois experimentos serão realizados com o objetivo avaliar, por meio de um procedimento indireto, se o nitrogênio e aminoácidos oriundos de alimentos fibrosos, contribuem para o suprimento de nitrogênio de suínos em crescimento ou, alternativamente, se essa contribuição é nula, devido aos custos metabólicos associados com o aproveitamento do material fibroso. Ao todo serão utilizados 24 suínos castrados, sendo metade em cada um dos experimentos realizados. Os tratamentos serão compostos por: a) DC ? dieta controle, e b) FT ? dieta com 15% farelo de trigo, no primeiro experimento e, a) DC ? dieta controle, e b) CS ? dieta com 6% casca de soja, no segundo experimento. Dentro de cada um desses grupos serão formuladas dietas basais (dieta controle) para conter 85% das exigências calculadas de lisina verdadeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Leonardo Tombesi da Rocha - Integrante / Arlei Rodrigues Bonet de Quadros - Integrante / Vladimir de Oliveira - Coordenador / Josué Sebastiany Kunzler - Integrante / Claudiele Aparecida dos Santos Camargo - Integrante / Irineo Zanella - Integrante / Flávia Banderó - Integrante / Graciele Dalise Schirmann - Integrante / Lucas Geovani Casagrande - Integrante / Gabriele Jacobi Berleze - Integrante / Paulo Santana Pacheco - Integrante / Carlos Augusto Rigon Rossi - Integrante.
2015 - 2017
Balanço de fósforo e nitrogênio em leitões ingerindo dietas contendo farelo de arroz integral e fitase
Descrição: O farelo de arroz integral (FAI) possui um excelente valor nutricional para suínos, embora sua susceptibilidade à oxidação, o nível de fitato e o teor de fibra são fatores que contribuem para a baixa utilização essa matéria prima na dieta de suínos. Novas tecnologias que aumentam a estabilidade oxidativa do farelo e a disponibilidade comercial de enzimas endógenas (fitases, carboidrases, proteases) podem potencializar o uso do farelo de arroz integral na alimentação de suínos. Dentre as enzimas disponíveis comercialmente, as fitases se destacam e tem uma utilização prática consolidada. A inclusão de fitase nas dietas nas dietas de suínos é baseada em um valor de equivalência, sendo comum usar um único valor de equivalência independente do substrato (alimento). Sabe-se que a localização do fitato determina a magnitude da interação fitase e fitato. No grão de milho, o fitato está no endosperma, no arroz, a maioria dos fitatos encontra-se nas camadas mais externas como pericarpo e aleurona, justamente as frações que compõem parte significativa do farelo de arroz. Em razão disso, valores de equivalência determinados com dietas à base de milho podem não ser adequados para dietas contendo farelo de arroz. Assim, estudos serão realizados para verificar se o aumento da relação entre fitase e fitato tem impacto na hidrólise do fitato do farelo de arroz parboilizado e comparar com a resposta de leitões recebendo dieta convencional. Serão realizados dois experimentos, sendo um para determinar o balanço de fósforo e nitrogênio e o tempo médio de retenção da dieta no trato gastrintestinal e um segundo para avaliar o desempenho de suínos submetidos a dietas com farelo de arroz e diferentes relações entre enzima (fitase) e substrato (fitato). No primeiro estudo, dezoito suínos ficarão alojados individualmente em gaiolas de metabolismo e o procedimento adotado será o de coleta total de fezes e urina, enquanto no segundo 60 suínos serão alojados em duplas em baias experimentais. Os dados de balanço de nutrientes obtidos no experimento 1 serão submetidos a análise de variância utilizando o delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e seis repetições. O tempo de retenção será determinado pela curva de recuperação do marcador nas fezes em função do tempo. A comparação entre os tratamentos será efetuada pelo teste de igualdade do coeficiente angular da reta (b) por meio do teste t de Student. No experimento 2 os dados serão submetidos à análise de variância utilizando no modelo os efeitos do tratamento e peso inicial (bloco). Os dados de consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar serão comparadas pelo teste de Tukey..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Leonardo Tombesi da Rocha - Integrante / Ravena Araújo da Silva - Integrante / Arlei Rodrigues Bonet de Quadros - Integrante / Vladimir de Oliveira - Coordenador / Josué Sebastiany Kunzler - Integrante / Claudiele Aparecida dos Santos Camargo - Integrante / Irineo Zanella - Integrante / Flávia Banderó - Integrante / Lucas Geovani Casagrande - Integrante / Gabriele Jacobi Berleze - Integrante / Paulo Santana Pacheco - Integrante / Carlos Augusto Rigon Rossi - Integrante.
2014 - 2017
Utilização digestiva e energia líquida de produtos do beneficiamento do arroz avaliadas com leitões
Descrição: Três experimentos serão realizados para determinar a digestibilidade dos componentes químicos e valores de energia líquida de subprodutos do beneficiamento do arroz para leitões, com e sem adição de enzimas. Serão utilizados suínos castrados com peso vivo inicial médio de 8 quilogramas, sendo 12, 18 e 24 animais nos ensaios 1, 2 e 3, respectivamente. Os animais serão alojados individualmente em gaiolas metabólicas, compostas de comedouro, recipientes para coleta de fezes e coletor para retirada de urina. Serão elaboradas 8 dietas durante os três ensaios, sendo no primeiro uma dieta referência e a outra a dieta teste que terá inclusão de 40% de quirera de arroz (alimento teste) em substituição aos alimentos energéticos da dieta basal. O segundo ensaio terá uma dieta referência e duas dietas testes, sendo estas com inclusão de 16% de farelo de arroz parboilizado e 16% de farelo de arroz estabilizado em substituição aos alimentos energéticos da dieta basal. O terceiro ensaio contará com três dietas sendo uma referência e outras duas dietas testes. A dieta referência será formulada para atender as recomendações nutricionais de Rostagno et al. (2011) exceto para o cálcio e fósforo que foram mantidos em 60% das exigências. As dietas testes terão inclusão de 16% de farelo de arroz parboilizado e 16% de farelo de arroz estabilizado em substituição aos alimentos energéticos da dieta basal. As variáveis analisadas serão matéria seca (MS), matéria mineral (MN), fibra bruta (FB), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fósforo (P), ácido fítico (AF), cálcio (Ca), fibra detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e amido (AM)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) .
Integrantes: Leonardo Tombesi da Rocha - Integrante / Samantha de Mello Bastos - Integrante / Arlei Rodrigues Bonet de Quadros - Integrante / Vladimir de Oliveira - Coordenador / Juliana Fracari - Integrante / Claudiele Aparecida dos Santos Camargo - Integrante / Irineo Zanella - Integrante / Gerson G. Garcia - Integrante / Leila Picolli da Silva - Integrante / Paulo Santana Pacheco - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO DA ÁREA DE SUINOCULTURA ao trabalho "Fitase na excreção do fósforo do farelo de arroz em suínos com diferentes pesos vivos", IV CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE AVICULTURA, SUINOCULTURA E LATICÍNIOS - AVISULAT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHIRMANN, G. D.2018SCHIRMANN, G. D. ; ROCHA, L. T. ; KUHN, M. F. ; MUNIZ, H. C. M. ; KUNZLER, J. S. ; OLIVEIRA, V. . Digestibility and net energy prediction of rice by products determined with piglets. CIÊNCIA RURAL, v. 48, p. e20170576, 2018.

2.
KLINGER, A. C. K.2017KLINGER, A. C. K. ; SILVA, L. P. ; TOLEDO, G. S. P. ; CHIMAINSKI, M. ; CAMERA, A. ; ROCHA, L. T. . Carrot tops as a partial substitute for alfalfa hay on diets for growing rabbits. Archivos de Zootecnia (Internet), v. 66, p. 563-566, 2017.

3.
LUCCA, W.2017LUCCA, W. ; CERON, M. S. ; LUCCA, M. S. ; CASAGRANDE, L. G. ; ROCHA, L. T. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Phytase on true total tract digestibility of phosphorus in full fat rice bran determined with pigs by regression method. TURKISH JOURNAL OF VETERINARY & ANIMAL SCIENCES, v. 41, p. 490-495, 2017.

4.
ALVES, D. A.2016 ALVES, D. A. ; ROCHA, L. T. ; CAMARGO, C. A. S. ; FIGUEIREDO, A. ; CERON, M. S. ; LUCCA, W. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Methodologies for the Determination of Endogenous Phosphorus Losses in Growing Pigs. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences (Print), v. 29, p. 1632-1638, 2016.

5.
LUCCA, W.2016LUCCA, W. ; ALVES, D. A. ; ROCHA, L. T. ; CAMARGO, C. A. S. ; SCHIRMANN, G. D. ; FIGUEIREDO, A. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Endogenous losses and true digestibility of phosphorus in rice bran with or without phytase determined with piglets. Ciência Rural, v. 46, p. 1082-1087, 2016.

6.
CERON, M. S.2016 CERON, M. S. ; OLIVEIRA, V. ; QUADROS, A. R. B. ; GEWEHR, C. E. ; ROCHA, L. T. ; ALVES, D. A. . Efficiency of threonine utilization in the growing pigs. MVZ Cordoba, v. 21, p. 5137-5144, 2016.

7.
ROCHA, L. T.2014 ROCHA, L. T.; KLINGER, A. C. K. ; CHIMAINSKI, M. ; TOLEDO, G. S. P. ; RODRIGUES, M. O. ; CAMERA, A. ; SILVA, L. P. . Desempenho de láparos oriundos de matrizes alimentadas com diferentes níveis de energia. Ciencia Animal (UECE), v. 24, p. 13-19, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SARTURI, D. M. ; BASTOS, S. M. ; FARIAS, M. A. ; CHIMAINSKI, M. ; PISSININ, D. ; ROCHA, L. T. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Características de carcaça de suínos alimentados com dietas contendo farelo de arroz integral na fase final de terminação. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia ? ZOOTEC 2016, 2016, Santa maria. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia ? ZOOTEC 2016, 2016.

2.
ZAVAGLIA, I. M. O. ; KUNZLER, J. S. ; MARTINS, D. G. ; SILVA, G. V. ; FIGUEIREDO, A. ; ROCHA, L. T. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Fibra na partição do nitrogênio excretado por suínos em crescimento. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia ? ZOOTEC 2016, 2016, Santa Maria. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia ? ZOOTEC 2016, 2016.

3.
ZAVAGLIA, I. M. O. ; CASAGRANDE, L. G. ; KUNZLER, J. S. ; FARIAS, M. A. ; CHIMAINSKI, M. ; CERON, M. S. ; ROCHA, L. T. ; OLIVEIRA, V. . Influência de variáveis climáticas no comportamento ingestivo de suínos em crescimento monitorado com sistema de alimentação eletrônica. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia ? ZOOTEC 2016, 2016, Santa Maria. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia ? ZOOTEC 2016, 2016.

4.
MUNIZ, H. C. M. ; ALVES, D. A. ; ROCHA, L. T. ; FARIAS, M. A. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Metodologias para a determinação de perdas endógenas de fósforo para suínos em crescimento. In: PorkExpo, 2016, Foz do Iguaçu. Anais PorkExpo 2016, 2016.

5.
SILVA, G. V. ; LUCCA, W. ; ROCHA, L. T. ; FELIN, F. P. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Digestibilidade verdadeira e perdas endógenas de fósforo no farelo de arroz integral determinado com suínos, com e sem fitase. In: PorkExpo, 2016, Foz do Iguaçu. Anais PorkExpo, 2016.

6.
CASAGRANDE, L. G. ; ZAVAGLIA, I. M. O. ; ROCHA, L. T. ; SCHIRMANN, G. D. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Estimativas de energia líquida de produtos do beneficiamento do arroz para leitões. In: PorkExpo, 2016, Foz do Iguaçu. Anais PorkExpo, 2016.

7.
KUNZLER, J. S. ; ROCHA, L. T. ; CAMARGO, C. A. S. ; SARTURI, D. M. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Influencia da fibra nas perdas endógenas de nitrogênio de suínos: estudo meta-analítico. In: PorkExpo, 2016, Foz do Iguaçu. Anais PorkExpo, 2016.

8.
BASTOS, S. M. ; SILVA, R. A. ; ROCHA, L. T. ; MARTINS, D. G. ; TRINDADE, M. ; ALVES, D. A. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Digestibilidade padronizada do fósforo no plasma sanguíneo desidratado determinado com suínos. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA - ZOOTEC, 2015, Fortaleza. ANAIS XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA - ZOOTEC, 2015.

9.
BASTOS, S. M. ; ROCHA, L. T. ; FRACARI, J. ; KUNZLER, J. S. ; SILVEIRA, G. ; ALVES, D. A. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Digestibilidade verdadeira do fósforo no farelo de soja para suínos: um estudo meta-analítico. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA - ZOOTEC, 2015, Fortaleza. ANAIS XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA - ZOOTEC, 2015.

10.
ALVES, D. A. ; ROCHA, L. T. ; CAMARGO, C. A. S. ; FIGUEIREDO, A. ; BANDERO, F. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Basal endogenous losses of phosphorus in pigs determined using different methodologies. In: 52a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015, Belo Horizonte. Anais da 52a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.

11.
ALVES, D. A. ; ROCHA, L. T. ; SCHIRMANN, G. D. ; KUNZLER, J. S. ; QUADROS, A. R. B. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Standardized digestibility of phosphorus in dried blood plasma determined in pigs using regression method. In: 52a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015, Belo Horizonte. Anais da 52a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.

12.
CAMERA, A. ; TOLEDO, G. S. P. ; KLINGER, A. C. K. ; RODRIGUES, M. O. ; CHIMAINSKI, M. ; ROCHA, L. T. . Desempenho de coelhos oriundos de fêmeas alimentadas com diferentes níveis de energia. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

13.
RODRIGUES, M. O. ; TOLEDO, G. S. P. ; KLINGER, A. C. K. ; CHIMAINSKI, M. ; ROCHA, L. T. ; CAMERA, A. . Folhas e caules de cenoura em substituição ao feno de alfafa em dietas para coelhos em crescimento. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

14.
ROCHA, L. T.; CERON, M. S. ; CAMARGO, C. A. S. ; ALVES, D. A. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Eficiência marginal de deposição de treonina em suínos em crescimento. In: IV Congresso Sul Brasileiro de avicultura, suinocultura e laticínios - AVISULAT, 2014, Porto Alegre. Anais IV Congresso Sul Brasileiro de avicultura, suinocultura e laticínios - AVISULAT, 2014.

15.
ALVES, D. A. ; POTTER, L. ; ROCHA, L. T. ; QUADROS, A. R. B. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Meta-análise das perdas endógenas de fósforo em suínos. In: IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios - AVISULAT, 2014, Porto Alegre. ANAIS IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios - AVISULAT, 2014.

16.
SCHIRMANN, G. ; LUCCA, W. ; ALVES, D. A. ; ROCHA, L. T. ; ZANELLA, I. ; OLIVEIRA, V. . Fitase na excreção do fósforo do farelo de arroz em suínos com diferentes pesos vivos. In: IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, 2014, Porto Alegre. ANAIS IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, A. B. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; CERON, M. S. ; KUNZLER, J. S. ; MUNIZ, H. C. M. ; CHIMAINSKI, M. . EFEITO DO PESO AO NASCER SOBRE AS CARACTERISTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

2.
SARTURI, D. M. ; OLIVEIRA, V. ; INACIO, M. F. I. ; PINHEIRO, A. B. ; SAUTER, M. P. ; ZAVAGLIA, I. M. O. ; ROCHA, L. T. . EFEITO DA ADIÇÃO DE COMPLEXOS ENZIMÁTICOS SOBRE A DIGESTIBILIDADE DOS NUTRIENTES EM DIETAS PARA LEITÕES. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

3.
CARGNIN, G. ; VIEGAS, J. ; PEREIRA, S. N. ; OLIVEIRA, L. C. ; ROCHA, L. T. ; SEBASTIANY, L. C. . IMPACTO DE DIFERENTES PERÍODOS DE ABERTURA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE SILAGEM DE SORGO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

4.
SILVA, G. V. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; PINHEIRO, A. B. ; KUNZLER, J. S. ; MUNIZ, H. C. M. ; SANTOS, M. S. . EXIGÊNCIAS DE MINERAIS DE FÊMEAS SUÍNAS GESTANDO E LACTANDO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

5.
MUNIZ, H. C. M. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; FARIAS, M. A. ; SILVA, G. V. ; SCHNEIDER, L. I. ; CARVALHO, R. C. T. . UTILIZAÇÃO DO PESO ESTIMADO E DA EXIGÊNCIA DE ENERGIA DE MANTENÇA NA DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE RAÇÃO FORNECIDA PARA MATRIZES SUÍNAS. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

6.
ZAVAGLIA, I. M. O. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; SARTURI, D. M. ; INACIO, M. F. I. ; KUNZLER, J. S. ; SAUTER, M. P. . DESEMPENHO DE LEITÕES ALIMENTADOS COM DIETAS SUPLEMENTADAS COM CARBOIDRASES. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

7.
LEONARDI, J. V. ; VIEGAS, J. ; DOTTO, L. R. ; ROCHA, L. T. ; CARGNIN, G. ; SEBASTIANY, L. C. ; PEREIRA, S. N. . PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DE HÍBRIDOS DE SORGO PARA SILAGEM FERTILIZADOS COM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

8.
KUNZLER, J. S. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; SILVA, G. V. ; CAMARGO, C. A. S. ; MUNIZ, H. C. M. ; CALISTRO, D. E. P. . EFEITO DA CASCA DE SOJA NO BALANÇO DE NITROGÊNIO PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

9.
SEBASTIANY, L. C. ; VIEGAS, J. ; BECKER, E. G. ; TONIN, T. J. ; ROCHA, L. T. ; OLIVEIRA, L. C. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES DOSAGENS DE INOCULANTE SOBRE A QUALIDADE FERMENTATIVA DA SILAGEM DE SORGO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

10.
FARIAS, M. A. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; CARVALHO, R. C. T. ; FELIN, F. P. ; MUNIZ, H. C. M. ; CAMARGO, C. A. S. . EFICIÊNCIA LACTACIONAL DE FÊMEAS SUÍNAS NO QUARTO E QUINTO PARTO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

11.
CHIMAINSKI, M. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; MUNIZ, H. C. M. ; CARVALHO, R. C. T. ; KUHN, M. F. ; CERON, M. S. . EFEITO DA IMUNOCASTRAÇÃO NO PADRÃO DO CONSUMO DE ÁGUA DE SUÍNOS NA FASE DE CRESCIMENTO E TERMINAÇÃO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

12.
CARVALHO, R. C. T. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; FELIN, F. P. ; SANTOS, M. S. ; MUNIZ, H. C. M. ; CHIMAINSKI, M. . EFICIÊNCIA LACTACIONAL DE FÊMEAS SUÍNAS NO TERCEIRO E QUARTO PARTO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

13.
SANTOS, M. S. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; CERON, M. S. ; KUNZLER, J. S. ; MUNIZ, H. C. M. ; CHIMAINSKI, M. . CARACTERÍSTICAS DE CONSUMO HÍDRICO EM SUÍNOS INTEIROS NA FASE DE CRESCIMENTO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

14.
ROCHA, L. T.; FIGUEIREDO, A. ; FARIAS, M. A. ; BERLEZE, G. J. ; CHIMAINSKI, M. ; QUADROS, A. R. B. ; OLIVEIRA, V. . Meta-Análise: Efeito da fibra sobre as perdas endógenas de nitrogênio e aminoácidos em suínos. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

15.
SARTURI, D. M. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, L. T. ; FIGUEIREDO, A. ; CASAGRANDE, L. G. ; QUADROS, A. R. B. . Contribuição do farelo de trigo para o balanço de nitrogênio de suínos em crescimento. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

16.
ROCHA, L. T.; SARTURI, D. M. ; SILVA, R. A. ; TRINDADE, M. ; CASAGRANDE, L. G. ; SILVA, C. ; OLIVEIRA, V. . Avaliação de modelos empíricos para estimar o consumo voluntário de suínos em terminação. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

17.
BANDERO, F. ; ROCHA, L. T. ; CASAGRANDE, L. G. ; BERLEZE, G. J. ; ZAVAGLIA, I. ; DORNELES, V. ; OLIVEIRA, V. . Efeito da redução da variabilidade do peso inicial na homogeneidade de peso de abate de suínos machos castrados. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

18.
FELIN, F. P. ; FRACARI, J. C. ; MARTINS, D. G. ; KUNZLER, J. S. ; ROCHA, L. T. ; GARCIA, G. G. ; OLIVEIRA, V. . Simulação dinâmica-mecanicista do desempenho suínos em terminação alimentados com dietas contendo farelo de arroz integral. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, V.; GARCIA, G. G.; ROCHA, L. T.. Participação em banca de Samantha de Mello Bastos.Defesa Formal de Estágio Supervisionado em Zootecnia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
QUADROS, A. R. B.; ROCHA, L. T.; PISSININ, D.. Participação em banca de Samantha de Mello Bastos.Defesa formal do trabalho de conclusão de curso de graduação em Zootecnia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
OLIVEIRA, V.; ROCHA, L. T.; GARCIA, G. G.. Participação em banca de Juliana Copetti Fracari.Defesa formal do trabalho de conclusão de curso de graduação em Zootecnia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Bem-Estar na Suínocultura. 2015. (Seminário).

2.
Teoria e aplicação de modelos na nutrição de suínos. 2015. (Simpósio).

3.
I Workshop Sobre Melhoramento Genético. 2012. (Outra).

4.
XIX Semana Acadêmica da Zootecnia. 2012. (Simpósio).

5.
II Simpósio de Mercados Agropecuários. 2011. (Simpósio).

6.
I Jornada Técnica em Pecuária Leiteira. 2011. (Seminário).

7.
Manejo Reprodutivo e Inseminação Artificial da Fêmea Suína. 2011. (Outra).

8.
Seminário de Responsabilidade Técnica Zootecnia. 2011. (Seminário).

9.
XVIII Semana Acadêmica da Zootecnia. 2011. (Simpósio).

10.
XVII Semana Acadêmica da Zootecnia. 2010. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:15:43