Sharlys Jardim da Silva Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7690608588456743
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Mestre em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2015/2017); Pós-graduado em Psicoterapia Existencial e Gestalt-terapia - ISECENSA (2016/2018); Psicólogo formado pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2010/2014), campus Campos dos Goytacazes; Atualmente atua como Psicólogo Clínico, responsável técnico do SEST SENAT (2016/Atual Unidade B25 - Campos dos Goytacazes); Atuando também com Avaliação Psicológica e Palestrante; Tutor a distância do curso de Graduação em Pedagogia do CEDERJ - UENF na disciplina: Seminário de Práticas Educativas 3 (2016/atual) e Autor do livro "Crônicas do dia a dia: Apresente-se para a vida existindo", publicado pela Editora Autografia em 2015. Estagiou no Ministério Público/RJ, CRAAI - Campos dos Goytacazes, com Psicologia Jurídica (dez./2012 a dez./2014 estágio extra-curricular). Ultimamente vem desenvolvendo Palestras e Pesquisas e possui interesses nos seguintes temas: Daseinsanalyse; Fenomenologia; Gênero; Exclusão social, Identidade; Sexualidade; Corpo; Psicologia Clínica; Psicodiagnóstico; Saúde Mental; Psiquiatria; História da psicologia; Martin Heidegger; Existencialismo; Gestalt-Terapia; Psicodrama; Constelação Familiar; Psicocorporal; Fenômenos Psicossomáticos; Psicologia Social; Interdisciplinaridade; Filosofia da Educação; Linguagem; Aprendizagem; Psicologia Jurídica e Psicologia do Trânsito; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sharlys Jardim da Silva Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Serviço Social do Transporte - SEST-SENAT, UNIDADE B25.
Avenida Doutor Nilo Peçanha
Parque Santo Amaro
28030035 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 998644052
URL da Homepage: www.sestsenat.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Clientes da prostituição feminina,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gilberto Lourenço Gomes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: cliente de prostitutas; prostituição feminina; psicologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2016 - 2018
Especialização em Pós-Graduação em Psicoterapia Existencial e Gestalt-Terapia. (Carga Horária: 360h).
Institutos Superiores de Ensino do Censa, ISECENSA, Brasil.
Título: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FIBROMIALGIA A PARTIR DA DASEINSANALISE.
Orientador: Victor Tinoco Delgado.
2010 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Solidão e Liberdade de Moradores de rua: Uma perspectiva fenomenológico-Existencial. 2014. (Monografia).
Orientador: Jesiane Lopes (orientador) Lucyenne Ferreira (coorientador).




Formação Complementar


2018 - 2018
Noções de Saúde e Segurança no Trabalho. (Carga horária: 4h).
Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem o Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 30h).
SEST SENAT, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Noções de Primeiros Socorros. (Carga horária: 4h).
Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem o Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2017 - 2017
Cuso de Formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2015 - 2016
SUPERA - Substâncias psicoativas. (Carga horária: 150h).
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.
2014 - 2016
Curso de Espanhol. (Carga horária: 320h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Marketing Pessoal.
Instituto de Crescimento Educacional e de Carreira, ICEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Liderança.
Instituto de Crescimento Educacional e de Carreira, ICEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Coaching.
Instituto de Crescimento Educacional e de Carreira, ICEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Comunicação.
Instituto de Crescimento Educacional e de Carreira, ICEC, Brasil.
2015 - 2015
Transtorno da Personalidade. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Psicanálise: Teoria e Técnica. (Carga horária: 80h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Psicodiagnóstico. (Carga horária: 100h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Violência Doméstica - Infância e Adolescência. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Terapia Cognitivo-Comportamental. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 100h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Construçã​o da Sala de Aula na Plataforma Moodle. (Carga horária: 30h).
CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
2014 - 2015
Psicologia Clínica. (Carga horária: 80h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2014 - 2015
Psicopatologia da Infância e Adolescência. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2014 - 2015
Urgências Psiquiátricas. (Carga horária: 80h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2014 - 2014
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Psicologia Organizacional. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Ansiedade: Seus efeitos na atualidade. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Dependência Química: abordagem multiprofissional. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2012
Psicologia Organizacional: Recrutamento, Seleção. (Carga horária: 100h).
Instituto de Psicologia Ser e Crescer, ISEC, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento Presencial em Análise Comportamental. (Carga horária: 8h).
Instituto de Psicologia Ser e Crescer, ISEC, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE NEUROANATOMIA. (Carga horária: 5h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2011 - 2011
Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE IMAGINOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO. (Carga horária: 5h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação na Área de Mercado. (Carga horária: 100h).
Talentos do Brasil, TB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Clínica (SPA), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizou atendimentos clínicos, na clínica escola (SPA), com um público variado. Utilizando a Abordagem teórica: Fenomenológica, Existencial Humanista.

Atividades

07/2013 - 12/2013
Estágios , Faculdade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes, .

Estágio realizado
Estagiou no (SPA) com a tendimento Clínico: infantil, adolescente e Adulto na Abordagem teórica: Fenomenológica, Existencial Humanista..

Hospital Ferreira Machado, HFM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de Saúde Coletiva no seguimento de Psicologia Hospitalar. Estagiando no Setor de Clínica de traumato-Ortopedia do Hospital Ferreira Machado, além da supervisão e participação do grupo de estudos de caso no Setor de Psicologia do Hospital.


Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista - CIEE, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Jurídica - 3º Grau, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio extra-curricular remunerado (não obrigatório) de Psicologia Jurídica (duração dois anos). Concluiu o estágio no dia 02 de Dezembro de 2014.


Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista UENF, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a distância da disciplina Seminário de Práticas Educativas 3 do curso de pedagogia CEDERJ/UENF

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 15
Outras informações
Tutor a distância da disciplina Sociologia da Educação do curso de pedagogia CEDERJ/UENF


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ

Atividades

04/2015 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, .

07/2015 - 12/2015
Ensino, Ciência da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor apoio da disciplina: Sociologia da Educação

Consultório Psicológico, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Psicólogo Clínico, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 44
Outras informações
Atuo como Psicólogo Clínico na modalidade de Psicoterapia Existencial e também realizo Avaliação Psicológica para as modalidades de Instrutor de Trânsito, CAC, MCA dentre outras demandas.


Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Tranport, SEST-SENAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Psicólogo (Vínculo empregatício), Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Psicólogo responsável pelo acompanhamento psicoterápico; Avaliação e diagnóstico psicológico de entrevistas, observação, testes e dinâmica de grupo, com vistas à prevenção e tratamento de problemas psíquicos; atuar em conjunto com os profissionais de saúde da instituição, no sentido de levá-los a identificar e compreender os fatores emocionais que intervém na saúde geral do indivíduo. Além disso, responsável também pelo desenvolvimento de projetos e atividades ligados a psicologia. Os projetos desenvolvidos foram: Grupo de Vivência Psicocorporal e Grupo de Encontro Terapêutico de Fumantes (GETEF). Pelo dinamismo da função, é também de atribuição do Psicólogo ministrar palestras e aulas de formação para os motoristas do transporte e comunidade, nos temas ligados a saúde psíquica e corporal.


Centro Avançado de Treinamento Tático, CATT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Didática, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do CURSO DE INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO do Club de Tiro de Cardoso. Disciplina Ministrada: Metodologia, Didática, Técnica de Ensino e Psicologia aplicada ao Ensino Carga horária: 8 horas


Escola de Aviação Civil Aerofly, AEROFLY, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da Curso de Comissário de Voo. Responsável pelas disciplinas: Apresentação Pessoal, Postura e Comportamento; e Qualidade no Atendimento.



Linhas de pesquisa


1.
Linha 2 - Pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas, Artes e Filosofia (PICHAF)

Objetivo: Dedica-se a pesquisas interdisciplinares em ciências humanas, artes e filosofia. Esta aparente dispersão de objetos se unifica, metodologicamente, pela abordagem interdisciplinar e, em termos de conteúdo, pelo foco na cognição e na linguagem. Disciplinas como a Psicanálise e a Hermenêutica, por exemplo, frequentemente tão encasteladas em si mesmas, só nos interessam na medida em que se abram ao diálogo interdisciplinar e tenham como objeto de interesse a linguagem e a aquisição de conhecimento. Ciências cognitivas como a psicologia cognitiva, a neuropsicologia e a linguística são também mananciais para a criação de pesquisas interdisciplinares dirigidas aos fenômenos da linguagem e do conhecimento. As Artes encontram aqui também o seu espaço, na medida em que são exploradas como formas especiais de linguagem, as quais dependem de processos de cognição específicos e possibilitam, por outro lado, uma outra constituem uma terceira forma de conhecimento do mundo, ao lado da filosofia e da ciência. Dentro do amplo universo da Filosofia, por outro lado, esta linha de pesquisa privilegia a filosofia da linguagem, articulada principalmente à linguística e à comunicação; a hermenêutica, em diálogo com as ciências cognitivas; e a filosofia da cultura, voltada principalmente para o impacto cultural das novas tecnologias da informação..
Palavras-chave: psicologia.


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
UM ESTUDO PSICOSOCIAL DO CLIENTE DA PROSTITUIÇÃO FEMININA
Descrição: Este estudo objetiva trabalhar as questões psicológicas que envolvem a dinâmica da prostituição na perspectiva do consumidor/cliente. Para tanto, com o desígnio de se aproximar desta realidade optamos em utilizar como instrumento metodológico a pesquisa qualitativa, que consiste em uma forma de investigação científica com enfoque subjetivo e objetivo daquilo que se pretende analisar, preocupando-se em estudar especificamente as particularidades e experiências individuais de cada entrevistado. Todo o material coletado através das entrevistas com os clientes foram obtidos através de entrevistas não-estruturadas e semiestruturadas registradas por um gravador de voz e com o intuito de preservar a privacidade e a identidade dos entrevistados, os mesmos foram convidados a criarem um pseudônimo, com a intenção de confortá-los quanto ao sigilo das informações relatadas, além disso, todo o material transcrito do registro oral manteve-se fiel às gírias e às colocações verbais feitas pelos mesmos. Para este estudo conseguimos realizar entrevistas com sete clientes da prostituição feminina. Estruturamos esta pesquisa em onze capítulos maneira que possa contribuir para que o tema que propomos desenvolver se apresente como uma fonte de informações a certa dos clientes da prostituição feminina, servindo não só para o entendimento deste estudo, mas também como contribuições para as futuras pesquisas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sharlys Jardim da Silva Santos - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Direitos Humanos, Reconhecimento e Diversidade: o respeito às diferenças na escola
Descrição: Descrição: O projeto Direitos Humanos, Reconhecimento e Diversidade: o respeito às diferenças na escola, vem oportunizar aos professores que atuam na escola Liceu de Humanidades de Campos, situada neste município, um (re) pensar coletivo das práticas educacionais e culturais quanto a temas relativos aos direitos humanos, como direito à educação, à diversidade, à sexualidade, à não-discriminação e o direito à proteção de minorias, no cotidiano escolar. A partir da pesquisa participativa desenvolvemos atividades com estudantes e professores do Liceu, aplicando questionários aos alunos do ensino médio regular da instituição, que possuirão duas perguntas simples, objetivando analisar de que maneira esses discentes se autodeclaram no tangente à cor/raça e orientação sexual. Os dados coletados serão compilados e apresentados aos professores, com o escopo de ressaltar a importância da discussão dos temas, que o será feito em oficinas de diálogos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Sharlys Jardim da Silva Santos - Integrante / Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Márcia Leitão Pinheiro - Integrante / Nathani Siqueira de Lima - Integrante / Patricia Teles Alvaro - Integrante / Leniete Couto - Integrante / Lyzandra Borges de Souza - Integrante / Mayerlin Sanchez Valencia - Integrante / Yuri da Silva Kurosawa - Integrante / Warllon de Souza Barcellos - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Grupo de Vivência Psicocorporal

Projeto certificado pela empresa Serviço Social do Transporte - Matriz em 07/04/2017.
Descrição: O Grupo de Vivência Psicocorporal está sendo desenvolvido no SEST SENAT da UNIDADE B-25 da Cidade de Campos dos Goytacazes, voltado para os alunos e pacientes da Hidroginástica do SEST SENAT, traz como método a terapia corporal, que objetiva a integração e equilíbrio do ser humano. Os métodos utilizados serão toques terapêuticos, exercícios de conscientização psicomotora e consciência respiratória. A Terapia Psicocorporal (TPI) é uma terapia psicossomática que desenvolve um alinhamento na postura corporal provocando sensação de bem estar. Cabe ao terapeuta guiar a pessoa a encontrar suas próprias soluções fazendo-o descobrir as causas reais de seu problema. Para tanto será necessário analisar as compensações que a pessoa desenvolveu e revelar os sintomas de defesas criados para esconder a tensão ou dor. A TPI vê o ser humano como um todo indivisível, cujo o seu potencial pouco conhecido e mal utilizado, pode ser melhorado e valorizado por um trabalho consciente de reestruturação postural, estabelecendo assim uma nova possibilidade de viver, harmonizando o físico com a emoção, mente e espírito..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - Atual
Grupo de Encontro Terapêutico de Fumantes (GETEF)

Projeto certificado pela empresa Serviço Social do Transporte - Matriz em 07/04/2017.
Descrição: O Grupo de Encontro Terapêutico de Fumantes (GETEF) traz como proposta principal o reconhecimento dessa individualidade dos participantes, que dentro do seu contexto atual serão convidados a desenvolverem automotivação e corresponsabilidade, a fim de obterem o sucesso da sua cessação do uso do tabaco..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2011 - 2012
Projeto Sorrir e Amar
Descrição: Este é um projeto voluntário, criado por dois estudantes de psicologia no ano de 2012. Sua criação foi desenvolvida para ser aplicada em hospitais que possuem oncologia pediátrica, sendo este o seu principal foco de atuação; transformar o ambiente (de sofrimento) caracterizado pelas pediatrias oncológicas, em espaços lúdicos e leves, o que possibilitaria a melhora significativa do atual quadro de sofrimento atrelado ao câncer. Resultado esse comprovado na atuação do projeto. Utilizamos como instrumentos lúdicos para a atuação: violão, tintas coloridas, brinquedos, mágicas, roupas personalizadas e fantoches..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sharlys Jardim da Silva Santos - Coordenador / Pedro Henrique Figueiredo Xavier - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Saúde Mental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Interdisciplinaridade; filosofia da educação; linguagem; aprendizagem; fenomenologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Clínica Fenomenológica Existencial; existencialismo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Exclusão social; gênero; identidade; representação social; sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: ..


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio de aluno modelo e destaque do melhor aluno na conclusão do Ensino Médio, Rotary Internacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, S. J. S.2016SANTOS, S. J. S.. A Ansiedade e o Estresse dos Alunos Universitários. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1, 2016.

2.
SANTOS, S. J. S.2016SANTOS, S. J. S.. A FENOMENOLOGIA COMO TEMA GERADOR INTERDISCIPLINAR. Psicopedagogia On Line, v. o, p. 1-12, 2016.

3.
NACARATI, M. R.2016NACARATI, M. R. ; SANTOS, S. J. S. ; SANTOS, G. S. . QUEBRANDO O TABU DA SEXUALIDADE NA SÍNDROME DE DOWN. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1, 2016.

4.
SANTOS, S. J. S.2016SANTOS, S. J. S.; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; BRANCO, A. L. C. ; KUROSAWA, Y. S. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. . A Proposta de um Novo Olhar na Educação Brasileira. Revista de Extensão da UENF, v. 2, p. 69-87, 2016.

5.
SILVA, G. R.2016SILVA, G. R. ; SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. . O preconceito étnico-racial na escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro Menina bonita do laço de fita. Revista Philologus, v. 1, p. 805-820, 2016.

6.
NACARATI, M. R.2016NACARATI, M. R. ; SANTOS, S. J. S. . MAL DE ALZHEIMER NA ATUALIDADE: BREVES REFLEXÕES. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1, 2016.

7.
SANTOS, S. J. S.2015 SANTOS, S. J. S.; CAVALCANTI, E. M. G. B. . O PSICÓLOGO ESCOLAR E A EJA: CONTRIBUIÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL. LinkSciencePlace, v. 2, p. 213-453, 2015.

8.
CAVALCANTI, E. M. G. B.2015CAVALCANTI, E. M. G. B. ; SANTOS, S. J. S. . UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS. LinkSciencePlace, v. 2, p. 421-453, 2015.

9.
SANTOS, S. J. S.2015SANTOS, S. J. S.; FELISBERTO, A. F. . Solidão e liberdade de moradores de rua. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, S. J. S.. Crônicas do dia a dia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2015. v. 1. 146p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANCO, A. L. C. ; SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. . ESCOLA COM HOMOFOBIA: ANALISANDO UM DISCURSO DA IDEOLOGIA CONSERVADORA. In: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Campos dos Goytacazes. Supl.: Anais da X CNLF. Rio de Janeiro: Revista Philologus, 2016. v. 63. p. 832-846.

2.
SANTOS, S. J. S.; BRANCO, A. L. C. ; AMARAL, S. C. S. . ESCOLA SEM HOMOFOBIA: ANALISANDO UM DISCURSO DA IDEOLOGIA DE GÊNERO. In: CiFEFiL, 2016, Campos dos Goytacazes. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: Revista Philologus, 2016. v. 63. p. 863-879.

3.
SANTOS, S. J. S.; AMARAL, S. C. S. ; VALENCIA, M. S. ; SILVA, G. R. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS DIVERSIDADES RACIAIS E DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia/SP. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) - Vol. 03 Núm. 03/2016. São Paulo: UNESP/Prograd, 2016. v. 3. p. 676-687.

4.
SILVA, G. R. ; SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. . O preconceito étnico-racial na escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro Menina Bonita do Laço de Fita. In: VIII SINEFIL, 2016, Rio de Janeiro. s / Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: Revista Philologus, 2016. v. 64. p. 269-285.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. J. S.; GOMES, N. C. . Os cuidados do atendimento da enfermagem com o uso da psicologia: o 'toque' na prática. In: CONEPE - III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Campos dos Goytacazes. III Congresso de Ensino, pesquisa e extensão (CONEPE), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
NACARATI, M. R. ; SANTOS, S. J. S. ; CARVALHO, A. S. ; RIBEIRO, T. P. B. ; SANTOS, G. S. . Suicídio um refúgio impensável. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NACARATI, M. R. ; SANTOS, S. J. S. ; CARVALHO, A. S. ; RIBEIRO, T. P. B. ; SANTOS, G. S. . Breve reflexões históricas no processo de consolidação da saúde mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, S. J. S.; AMARAL, S. C. S. ; NACARATI, M. R. . AS REDES SOCIAIS E A SOLIDÃO HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, S. J. S.. Gênero, Diversidade e Sexualidade na escola: implicações psicológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, S. J. S.. OS CUIDADOS DO ATENDIMENTO DA ENFERMAGEM COM O USO DA PSICOLOGIA: O 'TOQUE' NA PRÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, S. J. S.; SILVA, G. R. ; AMARAL, S. C. S. . ESCOLA SEM HOMOFOBIA: A PROPOSTA DE UM NOVO OLHAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, G. R. ; SANTOS, S. J. S. ; GOMES, N. C. ; AMARAL, S. C. S. . O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA E OS PERSONAGENS DA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, S. J. S.; SILVA, G. R. ; AMARAL, S. C. S. . AS REDES SOCIAIS E A SOLIDÃO HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, S. J. S.; GOMES, G. L. . BATMAN? O CLIENTE DA PROSTITUIÇÃO FEMININA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, S. J. S.; GOMES, N. C. . Os cuidados do atendimento da Enfermagem com o uso da Psicologia: o 'Toque' na prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, S. J. S.. Teoria e prática da Psicoterapia Humanista Existencial (Aula introdutória para o curso de Psicologia 2016.2). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, S. J. S.; CAVALCANTI, M. G. B. . Breve reflexão sobre as contribuições da Psicologia nas escolas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CAVALCANTI, M. G. B. ; SANTOS, S. J. S. . A educação dos adultos: nem sempre fácil mas sempre possível. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, S. J. S.. Teoria e prática da Psicoterapia Humanista Existencial (Aula introdutória para o curso de Psicologia 2015.1). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS, S. J. S.; TEIXEIRA, M. N. . A produção dos espaços sociais sob a ótica do desejo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, S. J. S.; BRANCO, A. L. C. ; AMARAL, S. C. S. . Escola sem Homofobia: analisando um discurso da ideologia de gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BRANCO, A. L. C. ; SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. . Escola 'com' homofobia: analisando um discurso da ideologia conservadora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SANTOS, S. J. S.; SILVA, G. T. C. . Imaginação, criatividade, emoção e a arte em Vygotsky atrelados à noção de experiência social em François Dubet: um estudo teórico e prático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, S. J. S.. Teoria e prática da Psicoterapia Humanista Existencial (Aula introdutória para o curso de Psicologia 2015.2). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SANTOS, S. J. S.. Teoria e prática da Psicoterapia Humanista Existencial (Aula introdutória para o curso de Psicologia 2014.1). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANTOS, S. J. S.. Teoria e prática da Psicoterapia Humanista Existencial (Aula introdutória para o curso de Psicologia 2014.2). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS, S. J. S.; LOPES, J. S. M. ; XAVIER, P. H. F. . Sorrir e amar: uma intervenção psicológica no tratamento de crianças com câncer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, S. J. S.. Estudo de Caso: Um olhar Fenomenológico a uma experiência de Solidão. Início: 2014. Orientação de outra natureza. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, S. J. S.. Estresse e o adoecimento Psiqíico. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, S. J. S.. O uso da internet como fuga de realidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, S. J. S.. Programa Atualize da emissora 3Via. 2017.

4.
SANTOS, S. J. S.. Programa Tudo a Ver - RECORD - Tema: DEPRESSÃO. 2017.

5.
SANTOS, S. J. S.. Bêbados e perigosos: Trânsito em Campos é um dos mais violentos do país e álcool potencializa o perigo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SANTOS, S. J. S.. Programa Tudo a Ver - RECORD - Tema: Ansiedade de Desempenho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SANTOS, S. J. S.. Lançamento do livro Crônicas do dia a dia - TV Litoral - Programa de TV no Ritmo da Folia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SANTOS, S. J. S.. Sobre páginas e sutilezas - Jornal O Diário. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
SANTOS, S. J. S.. Já leu seu autor campista hoje? - Jornal O Diário. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, S. J. S.; Felisberto, A. F. . Solidão e Liberdade de Moradores de rua: Uma perspectiva fenomenológico-Existencial. 2014. (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Qual a idade certa para ser feliz?.Qual a idade certa para ser feliz?. 2018. (Outra).

2.
Semana do Servidor Público do Ministério Público - CRAAI Campos dos Goytacazes.Existe uma idade certa para se conhecer?. 2018. (Outra).

3.
SIPAT VIX TD - 2018.Saúde do Homem e Qualidade de Vida no Trabalho. 2018. (Outra).

4.
1° Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual (PALESTRANTE). Gênero, Diversidade e Sexualidade na escola: implicações psicológicas. 2016. (Congresso).

5.
CONEPE 3 - Congresso de Ensino, Pesquisa e EXTENSÃO 2016. OS CUIDADOS DO ATENDIMENTO DA ENFERMAGEM COM O USO DA PSICOLOGIA: O ?TOQUE? NA PRÁTICA. 2016. (Congresso).

6.
CONINTER 5 - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. ESCOLA SEM HOMOFOBIA: A PROPOSTA DE UM NOVO OLHAR. 2016. (Congresso).

7.
Debate sobre Psicologia e Prevenção ao Suicídio - CRP. 2016. (Encontro).

8.
Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia: Diálogos Possíveis - UFF. 2016. (Seminário).

9.
I Fórum de Práticas Emergentes do Norte Fluminense - UFF. 2016. (Simpósio).

10.
VIII SINEFIL. O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA E OS PERSONAGENS DA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA. 2016. (Congresso).

11.
VIII SINEFIL.O preconceito Étnico-racial na Escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro menina bonita do laço de fita. 2016. (Simpósio).

12.
XII Congreso LatinoAmericano de Humanidades (INTERNACIONAL). AS REDES SOCIAIS E A SOLIDÃO HUMANA. 2016. (Congresso).

13.
XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). AS REDES SOCIAIS E A SOLIDÃO HUMANA. 2016. (Congresso).

14.
XIII SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Mostra de Pósgraduação e Extensão. BATMAN? O CLIENTE DA PROSTITUIÇÃO FEMININA. 2016. (Congresso).

15.
1º Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos - UENF. Breve reflexão sobre as contribuições da Psicologia nas escolas. 2015. (Congresso).

16.
1º Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos - UENF. A educação dos adultos: nem sempre fácil mas sempre possível. 2015. (Congresso).

17.
Minicurso Experimento e Filosofia da Ciência - UENF. 2015. (Outra).

18.
Seminário "Mediação, Justiça e Sociedade". 2015. (Seminário).

19.
VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - CONFICT - UENF. 2015. (Congresso).

20.
VII Semana Acadêmica da UENF - Minicurso: As políticas públicas educacionais como instrumento de transformação da sociedade.. 2015. (Oficina).

21.
X JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - UENF. Escola com Homofobia: analisando um discurso da ideologia de gênero. 2015. (Congresso).

22.
X JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - UENF. Escola sem Homofobia: analisando um discurso da ideologia de gênero. 2015. (Congresso).

23.
X JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - UENF. Imaginação, criatividade, emoção e a arte em Vygotsky atrelados à noção de experiência social em François Dubet: um estudo teórico e prático. 2015. (Congresso).

24.
XV Mostra de Pós-Graduação da UENF. A produção dos espaços sociais sob a ótica do desejo. 2015. (Congresso).

25.
II Jornada de Psicologia médica e hospitalar - Faculdade de Medicina (FMC). 2014. (Outra).

26.
Mini-Curso Psicologia Fenomenológico-Existencial e a Psicoterapia - UFF. 2014. (Oficina).

27.
Todos contra a PEDOFILIA "Campos no Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes". 2014. (Seminário).

28.
Adoções imPossíveis - Um momento de Reflexão (Fórum Maria Tereza Gusmão Andrade, comarca de Campos dos Goytacazes). 2013. (Encontro).

29.
CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO (UNESA - Semana de Psicologia). 2013. (Encontro).

30.
Encontro Especial do Departamento Multiprofissional da Secretaria de Educação (Teatro Trianon). 2013. (Encontro).

31.
PROCESSO SAÚDE - DOENÇA E PRECAUÇÃO DE SAÚDE; BASES PARA REFLEXÃO - - UNESA (Semana de Psicologia). 2013. (Encontro).

32.
CONSULTORIA EM RH (Palestra Universidade Estácio de Sá). 2012. (Encontro).

33.
DESCREVENDO O TRABALHO EM GESTAO TERAPIA (Aperfeiçoamento Acadêmico UNESA). 2012. (Encontro).

34.
IV Seminário de Pesquisa da Estácio.Sorrir e amar: uma intervenção psicológica no tratamento de crianças com câncer. 2012. (Seminário).

35.
O SUJEITO NAS TRAMAS DA CONTEMPORANEAIDADE (UNESA). 2012. (Encontro).

36.
O USO DE PSICOFÁRMACOS - Universidade Estácio de Sá (Aperfeiçoamento Acadêmico)). 2012. (Encontro).

37.
TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM-INCLUSÃO (Aperfeiçoamento Acadêmico o UNESA). 2012. (Encontro).

38.
TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM - INCLUSÃO - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. 2012. (Encontro).

39.
UNESA - 50 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA NO BRASIL. 2012. (Encontro).

40.
CONGRESSO, SEMINÁRIO E SIMPÓSIO NACIONAL (CRIANÇA É ASSUNTO SÉRIO). 2011. (Encontro).

41.
MEMÓRIA SOCIAL PROJETO CULTURAL E COMUNIDADE - UNESA. 2011. (Encontro).

42.
SEMANA DA PSICOLOGIA (AUTOESTIMA E SAÚDE MINI CURSO). 2011. (Oficina).

43.
CONGRESSO, SEMINÁRIO E SIMPÓSIO NACIONAL (CAFÉ UNIVERSITÁRIO) UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. 2010. (Encontro).

44.
Evento Pedagógico (SEMINÁRIO ECONOMIA E EDUCAÇÃO. 2010. (Encontro).

45.
EVENTO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (SEMINÁRIO UNIVERSIDADE E EXTENSÃO). 2010. (Encontro).

46.
SEMANA DA PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (PALESTRA - ANGÚSTIA NOS TEMPOS MODERNOS). 2010. (Encontro).

47.
SEMANA DA PSICOLOGIA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (INTERDISCIPLINARIDADE). 2010. (Encontro).

48.
SEMANA DA PSICOLOGIA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (MESA REDONDA - MAL ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE). 2010. (Encontro).

49.
UNESA Palestra:A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ATUALIDADE. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. J. S.. Simpósio de Ações Preventivas: por um trânsito mais seguro. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, S. J. S.. Lançamento do Livro Crônicas do dia a dia - Autoria de Sharlys Jardim da Silva Santos. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, S. J. S.2016SANTOS, S. J. S.; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; BRANCO, A. L. C. ; KUROSAWA, Y. S. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. . A Proposta de um Novo Olhar na Educação Brasileira. Revista de Extensão da UENF, v. 2, p. 69-87, 2016.



Outras informações relevantes


Aprovado em 1ª lugar na seleção de Tutor a distância do CEDERJ/UENF/2015. 

--

Email: sharlysjardim@hotmail.com / www.sharlysjardim.com .



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 19:03:38