Francisco Oliveira de Queiroz

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  • Última atualização do currículo em 28/07/2018


Cursando Doutorado em Design pela PUC-Rio. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em MA Digital Games Design - University for the Creative Arts (2005). Atualmente é professor agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Oliveira de Queiroz
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, F. O.;QUEIROZ, Chico;Francisco Queiroz;Queiroz, Francisco

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Avenida Padre Leonel Franca
Gávea
22451000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35204321
URL da Homepage: http://www.tecgraf.puc-rio.br/~chico


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Rejane Spitz.
2004 - 2005
Mestrado em MA Digital Games Design.
University for the Creative Arts, UCA Farnham, Inglaterra.
Título: Insular,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Jon Weinbren.
1996 - 1999
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Sitcoms.
Orientador: João Luis Van Tilburg.




Formação Complementar


2013 - 2013
Gamification.
Coursera, University of Pennsylvania, COURSERA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Human-Computer Interaction.
Coursera, University of California, San Diego, COURSERA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Creative Programming for Digital Media & Mobile Ap.
Coursera, University of London, COURSERA, Grã-Bretanha.
2009 - 2009
Modern Game Character Creation.
CGSociety, CGSOCIETY, Austrália.
2003 - 2003
Extensão universitária em Design e Desenvolvimento de Jogos.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2002 - 2002
3DS Max - Modelagem Avançada.
AZMT, AZMT, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Macromedia Director.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 9
Outras informações
Departamento de Artes e Design, ensinando as disciplinas: (Atualmente) - Modelagem Virtual - Computação Gráfica e Tecnologia para Jogos (Entre 2007 e 2010) - Criação e Tratamento de Imagem

Atividades

10/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tecgraf, .

08/2007 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Tratamento de Imagem
Modelagem Virtual
Computação Gráfica e Tecnologia para Jogos

University for the Creative Arts, UCA Farnham, Inglaterra.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Graduate Training Assistant, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Graduate Training Assistant, Carga horária: 5
Outras informações
Monitoria para curso de graduação em Design



Linhas de pesquisa


1.
Design para interfaces, interação e prototipagem em projetos de software técnico-científicos da área de Automação de Engenharia voltados para a indústria de energia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Gamificacao e Cartografias coletivas para cidadania digital em cidades inteligentes
Descrição: O objetivo geral deste projeto é investigar o uso de mídias digitais em processos de engajamento cívico e construção de cidadania digital no contexto das cidades inteligentes. Será desenvolvido um estudo sobre técnicas de gamificação que apoiam o engajamento cívico na produção de cartografias e narrativas coletivas, bem como sobre técnicas de visualização de dados que apoiam os processos de análise, conhecimento e tomada de decisão para a gestão de serviços públicos inteligentes. Assim, o projeto pretende discutir e apresentar novas formas e meios de participação cívica em um cenário de governo digital aberto, e que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais eficiente e sustentável, que promova uma melhor qualidade de vida aos cidadãos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Mídia Digital.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Jogos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Interação Humano-Computador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Jogos BR - Concurso de Desenvolvimento de Demos Jogáveis, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Francisco Queiroz2016 Francisco Queiroz; SPITZ, REJANE . The Lens of the Lab: Design Challenges in Scientific Software. The International Journal of Design Management and Professional Practice, v. 10, p. 17-45, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SMITH, M. ; QUEIROZ, Chico . Unity 5.x Cookbook. 1. ed. Birgminghan: Packt Publishing, 2016. v. 1. 570p .

2.
SMITH, M. ; QUEIROZ, Chico . Unity 4.x Cookbook. 1. ed. Birgmingham: Packt Publishing, 2013. v. 1. 386p .

Capítulos de livros publicados
1.
SPITZ, REJANE ; Queiroz, Francisco ; Pereira, Clorisval ; Cardarelli Leite, Leonardo ; Ferranti, Marcelo P. ; Dam, Peter . Do You Eat This? Changing Behavior Through Gamification, Crowdsourcing and Civic Engagement. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 67-79.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Queiroz, Francisco; Silva, Raniere ; MILLER, J. ; Brockhauser, Sandor ; FANGOHR, H. . Good Usability Practices in Scientific Software Development. In: Workshop on Sustainable Software for Science: Practice and Experiences (WSSSPE5.1), 2017, Manchester. Proceedings of the Workshop on Sustainable Software for Science: Practice and Experiences (WSSSPE5.1), 2017.

2.
SPITZ, REJANE ; PEREIRA JUNIOR, C. ; Queiroz, Francisco ; LEITE, L. C. ; DAM, P. ; FERRANTI, M. P. ; KOGUT, R. ; OLIVEIRA, W. . Gamification, citizen science and civic engagement: in search of the common good. In: BALANCE-UNBALANCE 2017 - A Sense of Place.- [Arts + Sciences x Technology = Environment / Responsibility], 2017, Plymouth. BALANCE-UNBALANCE 2017 - A Sense of Place.- [Arts + Sciences x Technology = Environment / Responsibility], 2017, Plymouth, 2017.

3.
Queiroz, Francisco; SPITZ, REJANE . Position Paper: Collaborative Gamification Design for Scientific Software. In: 4th Workshop on Sustainable Software for Science: Practice and Experiences (WSSSPE4), 2016, Manchester. Proceedings of the Fourth Workshop on Sustainable Software for Science: Practice and Experiences (WSSSPE4), 2016. p. 1-7.

4.
Queiroz, Francisco; SPITZ, REJANE ; ELIAS, P. ; PINHEIRO, R. ; AZEVEDO, T. ; RODRIGUES, V. ; REIS, L. ; RAPOSO, A. . Video games as inspiration for scientific software. In: XV SBGames, 2016, São Paulo. Proceedings of SBGames 2016, 2016. p. 387-396.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, Chico. Jogando o Outro: Alteridade na Obra de Peter Molyneux. In: FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, 2006, São Paulo. FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006. v. 1. p. 284-284.

2.
QUEIROZ, F. O.. Playing Bauhaus: Modernist Utopia in Video Game Design and Theory. In: Korean Society Design Culture - International Winter Conference 2005, 2004, Bridgeport. International Winter Conference 2005, 2004. v. 1. p. 55-56.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, Chico; SPITZ, R. . The Lens of the Lab: Design Challenges in Scientific Software. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Queiroz, Francisco; SPITZ, REJANE . Position Paper: Collaborative Gamification Design for Scientific Software. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Queiroz, Francisco; SPITZ, REJANE ; ELIAS, P. ; PINHEIRO, R. ; AZEVEDO, T. ; RODRIGUES, V. ; REIS, L. ; RAPOSO, A. . Video games as inspiration for scientific software. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
QUEIROZ, Chico. Videogames e Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
QUEIROZ, Chico. Games e o Processo Criativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
QUEIROZ, Chico. Jogos Eletrônicos como Ambientes de Criação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
QUEIROZ, Chico. Playing with the Other: Alterity in the Work of Peter Molyneux. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
QUEIROZ, Chico. Placing Cultural Elements in Gameplay. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
QUEIROZ, Chico. Game Mods - Overcoming the Content Crisis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
QUEIROZ, Chico. Flora. 2006.

2.
QUEIROZ, Chico. Insular. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PASSARINHO, S. ; QUEIROZ, Chico . Espaço Aberto Ciência & Tecnologia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
QUEIROZ, Chico; CLUA, E.W.G. . Atitude.com. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LEMES, D. O. ; QUEIROZ, Chico . Bem-vindo à escola de Games. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
TAVARES, Marcelo ; QUEIROZ, Chico . Game News. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
QUEIROZ, Chico. Debate Lúdico. 2006; Tema: Jogos eletrônicos, design e cultura. (Blog).

2.
QUEIROZ, Chico. nongames.com. 2005; Tema: Jogos eletrônicos, design e cultura. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CLUA, E.W.G. ; CHAGAS, M. G. A. ; QUEIROZ, Chico . Projeto Acredita Garoto. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROZ, F. O.. Participação em banca de Pedro Marinho Seixas.LAM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Flora. 2007. (Exposição).

2.
FILE Rio - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Insular. 2007. (Exposição).

3.
FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.Jogando o Outro: Alteridade na Obra de Peter Molyneux. 2006. (Simpósio).

4.
FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Insular. 2006. (Exposição).

5.
Video Games and the Alien / Other. Playing with the Other: Alterity in the Work of Peter Molyneux. 2006. (Congresso).

6.
Peter Molyneux: The Trailer. At National Film Theatre. 2005. (Seminário).

7.
Playing with Games. At National Film Theatre. 2005. (Seminário).

8.
Serious Games Event. Insular. 2005. (Exposição).

9.
IGDA London Chapter Meeting - Violence and Social Responsibility. 2004. (Encontro).

10.
Literatura, técnica e outras artes: intermídia e cultura. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BYNGTON, S. I. ; GAMBA JUNIOR, N. ; QUEIROZ, Chico . PUC-Rio 70 anos, rumo aos 80. 2010. (Exposição).

2.
QUEIROZ, Chico; CHAGAS, M. G. A. ; FEIJO, B. . Mostra de Artes VIII SBGames. 2009. (Exposição).

3.
CHAGAS, M. G. A. ; FEIJO, B. ; QUEIROZ, Chico . SBGames 2009. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Savino do Rosario Oliveira. Mombo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Francisco Oliveira de Queiroz.

2.
Luiz Eduardo Santos Carvalho. Guerra no Sertão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Francisco Oliveira de Queiroz.

3.
Pedro Gabriel Pereira Reis. Stratos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Francisco Oliveira de Queiroz.

4.
Raphael Magaldi Baptista. Coin Eater. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Francisco Oliveira de Queiroz.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CLUA, E.W.G. ; CHAGAS, M. G. A. ; QUEIROZ, Chico . Projeto Acredita Garoto. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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