Valério Bezerra de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3216477098594269
  • Última atualização do currículo em 18/02/2018


Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Educação. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Mestre em Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Exerce docência na educação básica, da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valério Bezerra de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, V. B.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: RENDIMENTO ESCOLAR DENTRO DA PERSPECTIVA DAS REDES SOCIAIS/PESSOAIS: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA ESTADUAL IELMO MARINHO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Moisés Alberto Calle Aguirre.
2013 - 2015
Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-árido. (Carga Horária: 400h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: Análise das Condições do Saneamento Básico no Município de Ceará-Mirim.
2008 - 2012
Graduação em Geografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Governo do Estado do Rio Grande do Norte, GOVERNO/RN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
REDES PESSOAIS E SUCESSO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN
Descrição: Os indicadores educacionais do ensino básico suscitam a necessidade de uma reflexão teórica sobre as causas desse desempenho escolar. Assim, os dados sociodemográficos, o arcabouço teórico e metodológica da Análise de Redes Sociais e a Sociologia da Educação de Bourdieu, de Bernard Charlot e de Bernard Lahire servem para abrir outras perspectivas de compreensão, no campo das causalidades, sobre o sucesso escolar nos meios populares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Valério Bezerra de Lima - Integrante / BRUNO LOPES DA SILVA - Integrante / MOISÉS ALBERTO CALLE AGUIRRE - Coordenador / GISELY KARLA DE MEDEIROS CARVALHO - Integrante / Weber Soares - Integrante / Dimitri Fazito de Almeida Rezende - Integrante / Paulo Cesar Formiga Ramos - Integrante / Maria de Jesus Xavier - Integrante / Mikaela Silva de Oliveira - Integrante.
2010 - Atual
O HABITUS DE ESTUDAR: CONSTRUTOR DE UMA NOVA REALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Descrição: Este Projeto apoia as suas intenções de realização nos seguintes princípios: i) buscar a ampliação das pesquisas realizadas na UFRN no âmbito do Núcleo Avançado de Políticas Públicas e no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais; ii) vislumbrar a possibilidade de ampliação e articulação entre os grupos de pesquisas vinculados aos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais/Desenvolvimento Regional, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e acelerar a formação strictu sensu na UFRN; iii) investir na possibilidade de perspectivas de continuidade na construção do mapa Social da Região Metropolitana de Natal (RMN). A abordagem reflexiva sobre a educação básica na Região Metropolitana de Natal que se propõe neste projeto terá três componentes essenciais de sustentação: a primeira responde a uma visão demográfica, a segunda a uma visão sociológica e a terceira uma visão estatística, esta última como instrumento essencial na conexão entre as duas primeiras, com isto pretende-se obter uma leitura interdisciplinar sobre a educação básica...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Valério Bezerra de Lima - Integrante / BRUNO LOPES DA SILVA - Integrante / MOISÉS ALBERTO CALLE AGUIRRE - Coordenador / MARIA DE JESUS XAVIER AGUIRRE - Integrante / GISELY KARLA DE MEDEIROS CARVALHO - Integrante / Weber Soares - Integrante / Kivyson Nunes dos Santos - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Integrante / Maria do Livramento Miranda Clementino - Integrante / / Roberto do Nascimento Rodrigues - Integrante / Dimitri Fazito de Almeida Rezende - Integrante / Cezar Augusto Cerqueira - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Integrante / Anna Karoline Rocha da Cruz - Integrante / José Edson Ferreira Nunes Junior - Integrante / William de Mendonça Lima - Integrante / André do Nascimento Neri - Integrante / Maria do Socorro Oliveira - Integrante / Guilherme Schott da Silveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
AGUIRRE, M. A. C. ; SOARES, W. ; SANTOS, K. N. ; SILVA, B. L. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, M. J. X. ; LIMA, V. B. . O desempenho educacional do município de Parnamirim: uma síntese dos indicadores. In: Moisés Alberto Calle Aguirre; Weber Soares; Kivyson Nunes dos Santos; Bruno Lopes da Silva; Gisely Karla de Medeiros Carvalho; Maria de Jesus Xavier Aguirre. (Org.). Estudos e Narrativas: A construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 1ed.NATAL: 8 Editora, 2016, v. , p. 53-74.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, B. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; AGUIRRE, M. J. X. ; LIMA, V. B. ; CARVALHO, G. K. M. . PERSONAL SOCIAL NETWORKS AND THEIR RELATIONSHIP TO EDUCATION IN A PRIMARY SCHOOL OF RIO GRANDE DO NORTE - BRAZIL. In: 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2016, BARCELONA (SPAIN). EDULEARN16 Proceedings. BARCELONA (SPAIN): L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres - IATED Academy, 2016. p. 5445-5450.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste.Desempenho do ensino superior e a influência do capital cultural dos docentes do Nordeste brasileiro. 2015. (Seminário).

2.
II Encontro Brasileiro de Analistas de Redes Socais. 2014. (Encontro).

3.
IV Seminário de Pesquisas em Letramento.. 2014. (Seminário).

4.
O Espaço do Habitat na Obras de Henri Lefebvre: do Rural ao Urbano. 2011. (Outra).

5.
SEMINÁRIO DEZ ANOS DO ESTATUTO DA CIDADE - NATAL DE. 2011. (Seminário).

6.
Seminário Local Conexão do Saberes UFRN. 2011. (Seminário).

7.
I Conferencia Nacional de Políticas Públicas. 2010. (Outra).

8.
"Crise Econômica Global: origens, causas e desdobramentos". 2009. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AGUIRRE, M. A. C. ; SOARES, W. ; SANTOS, K. N. ; SILVA, B. L. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, M. J. X. ; LIMA, V. B. . O desempenho educacional do município de Parnamirim: uma síntese dos indicadores. In: Moisés Alberto Calle Aguirre; Weber Soares; Kivyson Nunes dos Santos; Bruno Lopes da Silva; Gisely Karla de Medeiros Carvalho; Maria de Jesus Xavier Aguirre. (Org.). Estudos e Narrativas: A construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 1ed.NATAL: 8 Editora, 2016, v. , p. 53-74.



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudos Demográficos, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desde 2014. Formador do programa "Despertar": educação empreendedora para jovens do ensino médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, desde 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:23:00