William Hart Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6003258605838613
  • Última atualização do currículo em 12/11/2013


Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (2013). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Móvel e Sistemas Hospitalares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Hart Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, W. H.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Graduação em Sistemas de Informação.
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, FDB, Brasil.
Título: Comparação entre abordagens de desenvolvimento multiplataforma para dispositivos móveis: estudo de caso.
Orientador: Luis Fernando Fortes Garcia.




Formação Complementar


2012
Curso Avançado de Inglês. (Carga horária: 37h).
Minds English School.
2009 - 2009
Ética. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas.
2009 - 2009
Recursos Humanos. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas.
2009 - 2009
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas.
2009 - 2009
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas.
2008 - 2008
Microsoft Students to Business. (Carga horária: 86h).
Centro de Inovação PUCRS.


Atuação Profissional



Lesa Informática LTDA, BEEIT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações
Análise, desenvolvimento e implantação de uma central de cadastros de pacientes entre diversos tipos de estabelecimentos de saúde, como UPA's (unidades de pronto atendimento), hospitais e postos de saúde do estado do Rio de Janeiro. Mapeamento de requisitos, modelagem ER e UML, prototipação, desenvolvimento e testes. Desenvolvimento de novos projetos voltados à área da saúde.


Cia Salux, SALUX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações
Análise, desenvolvimento e implantação de novos produtos, gerenciamento e distribuição de tarefas. Análise, desenvolvimento e prototipação de aplicativos para dispositivos móveis (dashboard s, sistema de controle de Inventário). Treinamentos sobre as ferramentas e padrões de projetos utilizados para desenvolvedores da empresa.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador Junior, Carga horária: 44
Outras informações
Integração do sistema de Faturamento Salux com o sistema SAP Financeiro da Santa Casa de Porto Alegre. Desenvolvimento de um painel gerencial de informações referentes a relatórios de compras, suprimentos, faturamento, financeiro e gerenciamento hospitalar dentro de um layout simples. Desenvolvimento de integrações TISS, Unimed e de demandas críticas para a implantação dos projetos.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Desenvolvimento, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento do sistema SX, em módulos específicos para rotinas hospitalares e em outros de escopo mais amplo (Faturamento Convênios, Faturamento SUS, Urgência e Emergência, entre outros).


Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Banco de Dados de Pesquisadores
Descrição: O Projeto visa a criação de um Banco de dados que reúna dados e pesquisas de Pesquisadores que tratem em suas produções questões referentes as crianças e os adolescentes, especialmente em situação de vulnerabilidade social. O Banco de dados poderá ser consultado através do site da Faculdade e estará disponível também para o público externo a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. A alimentação do site será realizada pelo INSAPECA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: William Hart Oliveira - Coordenador / Adriana Paula Zamin Scherer - Integrante / Anderson Corbellini - Integrante / Cristiane Vieira Chagas - Integrante.
2010 - 2010
Banco de Dados Orientados a Objetos: teoria e prática
Descrição: O grupo de pesquisa Banco de Dados Orientados a Objetos: teoria e prática pretende estudar os bancos de dados orientados a objetos (BDOO). Para tanto, será feito um levantamento dos bancos de dados orientados a objeto disponíveis no mercado, a fim de relacioná-los para posterior análise. Nesta etapa, serão selecionados apenas aqueles softwares que se encaixam nas características descritas como essenciais para classificá-los como BDOO. Assim não serão estudados os chamados bancos de dados Objeto-Relacionais. Após esta etapa, pretende-se elaborar um quadro comparativo dos principais BDOO e a partir de análises deste quadro, será escolhido um banco de dados onde serão construídas as estruturas necessárias para suportar a implementação de um sistema, cujo escopo deverá atender um processo de reserva de equipamentos. Este sistema terá o objetivo de verificar na prática o funcionamento do BDOO. O sistema será desenvolvido na linguagem de programação Java e com isto o grupo também irá aprimorar os conhecimentos nesta linguagem, agregando conhecimentos e experiência de programação, além dos conhecimentos relacionados ao estudo dos bancos de dados. Ao final do projeto, pretende-se ter um sistema desenvolvido na linguagem Java e as estruturas de persistência criadas no BDOO, comprovando assim a viabilidade dos BDOO. A metodologia de trabalho será baseada em estudos teóricos e no desenvolvimento prático do sistema. Como resultado, além do sistema, espera-se produzir artigos com os resultados dos estudos e aprimorar o domínio da linguagem de programação Java. A segunda etapa deste programa é um novo projeto de iniciação científica associado a este trabalho, onde o desempenho do sistema desenvolvido neste, será comparado com o desempenho quando utilizado em um SGBD relacional (benchmark)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: William Hart Oliveira - Coordenador / Adriana Paula Zamin Scherer - Integrante / Anderson Corbellini - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORBELLINI, A.2011CORBELLINI, A. ; OLIVEIRA, W. H. ; CHAGAS, C. V. ; SCHERER, A. P. Z. . Uma visão geral acerca dos Sistemas Gerenciadores de Conteúdo. Atitude (Porto Alegre), v. 10, p. 103-109, 2011.

2.
CORBELLINI, A.2011CORBELLINI, A. ; OLIVEIRA, W. H. ; SCHERER, A. P. Z. . db4objects: um sistema gerenciador de banco de dados orientados a objetos. Atitude (Porto Alegre), v. 9, p. 117-122, 2011.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CHAGAS, C. V. ; OLIVEIRA, W. H. ; CORBELLINI, A. ; SCHERER, A. P. Z. . Banco de dados de pesquisadores - INSAPECA. 2011.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 13:25:14