Alcione Zaniboni Corral

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  • Última atualização do currículo em 22/03/2018


Doutoranda pela UNIFESP a partir de 2017. Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2016). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984). Supervisor de Ensino, titular de cargo, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desde 2007. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alcione Zaniboni Corral
Nome em citações bibliográficas
CORRAL, A. Z.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Enfrentamento à vulnerabilidade: os caminhos dos professores estaduais,
Orientador: Magali Aparecida Silvestre.
Palavras-chave: Vulnerabilidade; Desenvolvimento Profissional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo na rede estadual paulista: a voz do professor da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Profª Dra. Nadia Dumara Ruiz Silveira.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Palavras-chave: ATPC; trabalho coletivo; contratação docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1984
Graduação em Pedagogia.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Grandes Temas da Atualidade 2011. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2013 - 2013
IV Seminário de Educação Brasileira. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Simpósio: A deficiênci intelectual - Rede estadual. (Carga horária: 2012h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Práticas de Processos de Evolução Funcional. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Gestão Educacional. (Carga horária: 390h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Violência Domestica contra Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 360h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 1991
2º Seminário Brasileiro de Pesq Educação Especial. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Egressos de cursos de Licenciatura e inserção profissional na docência em territórios de alta vulnerabilidade
Descrição: O foco da pesquisa é conhecer como os egressos dos cursos de Licenciatura que atuam em classes do ensino fundamental e médio em escolas públicas da rede estadual ou municipal de ensino, vivenciam os primeiros anos de inserção no magistério. A amplitude do universo de pesquisa será demarcada pela Região do Alto Tietê/Cabeceiras que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba, Salesópolis, Guarulhos, Arujá e São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa espera-se a) construir plataforma digital pública para criação de repositório de dados (legislação, produções científicas nacionais e internacionais; dados da pesquisa) com vistas à criação de um Observatório local de Inserção Profissional e Desenvolvimento Profissional; b) mapear a região do Alto Tietê/Cabeceiras descrevendo suas características quanto ao nível sócio econômico e educacional; mapear dados das escolas e traçar perfil dos professores que se encontram no início da carreira; c) Relacionar dificuldades e facilidades encontradas pelos egressos aos processos de formação inicial pelos quais passaram esses profissionais; d) Identificar semelhanças e diferenças entre os dados alcançados dos diversos municípios; relacionar dados sobre inserção profissional e desistência da carreira. O objetivo principal é constituir indicadores que caracterizem o início do exercício da docência, relacioná-los aos índices de desistência da profissão e problematizar os cursos de formação inicial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .
Integrantes: Alcione Zaniboni Corral - Coordenador / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alice Fernandes Nagahama - Integrante / Maria Liduína Facundo Severo - Integrante / Simone Carvalho de Oliveira Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Lidiane Dominiciano Bezerra - Integrante / Camila Leite Araújo Roncon - Integrante / Ana Paula Reis Felix Pires - Integrante / Sandra Altino de Queiroz Resende - Integrante / Fátima Santos de Jesus - Integrante / Alessandra Braga Souza - Integrante / Sheilla André Carlos da Silva - Integrante / Zilda Borges da Silva - Integrante / Amanda Amaro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica



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