Tania Rodriguez Ravera

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  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Graduada do Curso de Historia com enfase na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Foi bolsista do Programa de Monitoria da UNILA, na disciplina Fundamentos da América Latina I. Entre outros projetos, foi voluntaria como educadora no Projeto de Extensão da Prof. Dra. Andreia Moassab "Educação para a Cidadania e o Territorio", e bolsista do projeto de iniciacao cientifica "ANÁLISE DO IMPACTO DA EDUCAÇÃO PARA O TERRITÓRIO NA CONSOLIDAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS A PARTIR DE ESTUDO DE CASO EM FOZ DO IGUAÇU". No final do ano 2014 defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) titulado: "Entre los muros de la transición democrática: privados de libertad - Carandirú (1988-1993)", com a orientação da Prof. Dra. Tereza Spyer. Foi representante discente no Colegiado de Professores do curso de Historia - América Latina e representante estudiantil titular no Conselho Universitario da UNILA. É Magister em Integração Contemporánea de América Latina pelo PPG-ICAL. também na UNILA, com sua dissertação titulada "Violencias e (in) seguridades institucionalizadas: la baja de la edad de imputabilidad penal en Uruguay y Brasil (2012 ? 2016)". Pesquisa temas relacionados à violência, direitos humanos, punitivismo, encarceramento, setores populares, trabalho e América Latina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tania Rodriguez Ravera
Nome em citações bibliográficas
RAVERA, T. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (3576) 7306


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Título: VIOLENCIAS E INSEGURIDADES INSTITUCIONALIZADAS: LA BAJA DE LA EDAD DE IMPUTABILIDAD PENAL EN URUGUAY Y BRASIL (2012 ? 2016),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Gisele Ricobom.
Palavras-chave: América del Sur; Sistema penales juveniles; Punitivismo; Racismo; encarceramento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Sociologia Jurídica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
2011 - 2015
Graduação em Historia - América Latina.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Título: ENTRE LOS MUROS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA: PRIVADOS DE LIBERTAD - CARANDIRÚ (1983-1993).
Orientador: Tereza Maria Spyer Dulci.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Licenciatura en Ciencias de la Comunicación.
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
Ano de interrupção: 2011
2010 - 2010
Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar Técnico em Comunicação Social.
Universidad del Trabajo del Uruguay, UTU, Uruguai.




Formação Complementar


2018
CAPACITACIÓN/ACCIÓN DERECHOS QUE PROVOCAN. (Carga horária: 6h).
MUJER Y SALUD URUGUAY, MYSU, Uruguai.
2017
Nuevas miradas sobre género y etnicidad. (Carga horária: 60h).
Universidad de Chile - Campus Virtual, UABIERTA, Chile.
2017 - 2017
Sistema prisional e encarceramento feminino. (Carga horária: 40h).
Coletivo Di Jeje, DI JEJE, Brasil.
2016 - 2016
Violencia Institucional, Discursos sociales y Derechos Humanos. (Carga horária: 60h).
Secretaría de Derechos Humanos y Pluralismo Cultural de la Nación, SDH - ARGENTINA, Argentina.
2016 - 2016
Principales Vulneraciones de los Derechos de las Niños, Niñas y Adolescente. (Carga horária: 60h).
Secretaría de Derechos Humanos y Pluralismo Cultural, SDH, Argentina.
2014 - 2014
Cartografia Social. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Estudos Marxistas do GEFHE. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Breve História da Tríplice Fronteira. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2013 - 2013
Visita ao Arquivo Geral da cidade do Rio Janeiro. (Carga horária: 5h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Teoria e metodologia da História Oral. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiaria a docencia, Enquadramento Funcional: Estagiaria a docencia, Carga horária: 12
Outras informações
Estagio a docencia na disciplina Sociologia do Direito, ministrada pelo Prof. Dr. Julio Moreira, para o Curso de CIencia Política e Sociologia como componente optativo, na Universidade Federal da Integracao Latinoamericana.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiaria Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Estagio a docencia realizado sob coordenação da prof. Dra. Tereza Spyer Dulci, quem oferecia a discplina de Historia das Relações Internacionais I, componente obrigatorio do curso de graduação de Relações iNternacionais e Integração. O estagio a docencia desta discplina foi certificado pelo Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política ? ILAESP, da UNILA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Academica, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria Academica de la disciplina de Introducción al Concepto de Cultura, ofrecida para el curso de Ciencia Política y Sociologia y ministrada por el prof. Anaxsuell Fernando da Silva

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Representação estudiantil, Enquadramento Funcional: Membro titular no Conselho Universitario

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITORA ACADEMICA, Carga horária: 12
Outras informações
Participação no Programa de Monitoria Academica da UNILA como discente monitora do componente curricular Fundamentos da América Latina I, sob orientação da professora Victoria Ines Darling.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Representante Estudiantil, Enquadramento Funcional: Membro titular Colegiado do Curso de Historia, Carga horária: 3


Associação Guatá - Cultura em movimento, GUATÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 10


Centro de Direitos Humanos e Memoria Popular - Foz do Iguaçu, CDHMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 12


Contratação Privada, INDIVIDUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa de Pos - Doutorado, Carga horária: 24
Outras informações
Trabalho de Assistente de pesquisa de Pos-Doutorado sobre o Centro de Estudios Internacionales e a Revista Foro Internacional. A pesquisa e a contração é por parte da profa. Dra. Tereza Spyer Dulci. O trabalho consiste em sistematização de dados, leitura de artigos da Revista e produção de resumos.


Universidad del Trabajo del Uruguay, UTU, Uruguai.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 12
Outras informações
Soy Docente de las disciplias: Historia (1er año de Ciclo Básico); Ciencias Sociales - Economía (Historia Económica, 2do año de Bachillerato) e Historia de la Cultura, Ciencia y Tecnología (2do año, curso terciario superior de Rematador).


ASOCIACION PROFUNDACION PARA LAS CIENCIAS SOCIALES, APROCS, Uruguai.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Asistente de Investigación, Carga horária: 20


CENTRO EDUCATIVO INTEGRAL INQHAY, INQHAY, Uruguai.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: DOCENTE DE HISTORIA, Carga horária: 10


Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente grado 1 - Asistente de Investigación, Carga horária: 15
Outras informações
Asistente de investigación del proyecto "El Cerro en los 'sesenta' (1957-1973): barrio de trabajadores o comunidad obrera?", coordinado por el profesor Dr. Rodolfo Porrini, docente y director del Departamento de Historia Americana de la Facultad de Humanidades de la Universidad de la República.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
ANÁLISE DO IMPACTO DA EDUCAÇÃO PARA O TERRITÓRIO NA CONSOLIDAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS A PARTIR DE ESTUDO DE CASO EM FOZ DO IGUAÇU
Descrição: O projeto de pesquisa Análise do Impacto da Educação para o Território na Consolidação de Políticas Públicas Locais a partir de Estudo de Caso em Foz do Iguaçu se propõe a analisar os impactos da educação para território, isto é, o impacto para a reversão do quadro de esvaziamento dos planos participativos em nível local, observado em todo o país, por meio da educação de jovens. Para este fim, será estudado o impacto do projeto de extensão da UNILA, ?Educação para a Cidadania e o Território?, em desenvolvimento na escola estadual Gustavo Dobrandino, no bairro de Porto Meira, em Foz do Iguaçu. As aulas ministradas na escola estadual têm como principal objetivo ampliar a participação popular em Foz do Iguaçu e região, a médio e longo prazo. Desta feita, o projeto de pesquisa ora proposto pretende avaliar o impacto da referida ação de extensão, por meio do método etnográfico e de mapeamento diagramático Em outras palavras, esta pesquisa pretende verificar possíveis alterações no cotidiano dos jovens alunos do projeto extensão, no que concerne a uma maior conscientização sobre a participação popular nas políticas públicas do território, mais especificamente, nos planos locais (plano diretor, planos de habitação, planos de mobilidade etc). Inserir a questão das cidades, sob esta ótica, na educação de jovens, significa trazer o território e o direito à cidade para um universo fundamental para a construção da cidadania e o exercício de direitos, com impactos significativos no aprofundamento da democracia. Vale destacar que o tema e o objeto da pesquisa são concernente a diversas áreas do conhecimento e curso de graduação da UNILA, em especial, arquitetura e urbanismo, geografia, ciências políticas e ciências sociais. Deste modo, o envolvimento de estudantes nesta pesquisa os aproximará não apenas de técnicas e métodos científicos de pesquisa, mas, sobretudo, de uma reflexão qualificada sobre a sua futura área profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
?O duplo em narrativas de línguas portuguesa e espanhola do século XX?
Descrição: O plano de trabalho do projeto era titulado ?El desmontaje del realismo y los desdoblamientos espacio-temporales en cuentos de Juan Carlos Onetti?. El presente proyecto de Iniciación Científica, articulado con el proyecto del profesor-orientador, se propuso verificar como ocurre el desdoblamiento de personalidad (duplo), las identidades contradictorias, y cómo estas contribuyen en la construcción de identidades de los narradores, personajes y del propio autor estudiado, Juan Carlos Onetti, en sus obras, como reflejo de un contexto socio-cultural determinante en los escritos literarios, y por sobre todo como reflejo de su memoria sobre ello. Para esto fueron estudiadas las obras de autores como Otto Rank, Clément Rosset, Sigmund Freud, Anatol Rosenfeld y Ana Maria Lisboa de Mello. Luego de haber, Feliberto Hernandez, Maximiliano Linares, Edelweis Serra, Tzvetan Todorov, Fernando Aínsa, entre otros. La interdisciplinaridad se planteó como uno de los pilares teóricos fundamentales de este proyecto de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Questão Agrária nos países da tríplice fronteira (Argentina, Paraguai e Brasil): encontro de realidades.
Descrição: O projeto consiste na realização de atividades de visibilização e revalorização das realidades de comunidades camponesas e de povos originários dos países da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) afetados pelo avanço do agronegócio como modelo de produção no campo. Por meio de um processo de intervenção interdisciplinar, educativa, cultural, científica e social - do qual participam estudantes e professores da Unila em relação interativa com comunidades camponesas e povos originários da Tríplice Fronteira - serão desenvolvidos diferentes espaços e ferramentas (encontros de observação participativa, elaboração de textos didáticos, compilação de fotografias, documentos impressos e entrevistas orais) de integração social, cultural e política destas comunidades com a comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Tania Rodriguez Ravera - Integrante / ROBERTA SPERANDIO TRASPADINI - Integrante / HELOISA MARQUES GIMENEZ - Coordenador.
2016 - Atual
Direito à poesia: círculos de leitura com pessoas em situação de privação de liberdade em Foz do Iguaçu
Descrição: Este projeto de extensão consiste na realização de círculos de leitura de literatura e na formação de mediadores de leitura no Cresf (Centro de Reintegração Social Feminino) e na PEF II (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II) em Foz do Iguaçu, no bairro Três Fronteiras. Espera-se trabalhar com participantes que aderirem voluntariamente à proposta, bem como com os educadores que já atuam nos locais. Essa proposta de ação surgiu da necessidade de apoiar a leitura de literatura que detentos e detentas já realizam nas prisões, a partir do estímulo da lei de comutação de pena pela leitura, garantido à população carcerária por lei federal e pela Lei 17.329 do estado do Paraná. Pretende-se que a formação de círculos de leitura nestes locais favoreça uma experiência significativa de aproximação com a literatura, como um direito humano fundamental. Essa experiência, que já vem sendo realizada no CRESF, favorece a formação de mediadores de leitura no ambiente prisional entre os/as partipantes, multiplicando o potencial positivo da ação. Não menos importante, do ponto de vista acadêmico, este projeto favorecerá, por meio da pesquisa-ação, a formação de estudantes/pesquisadores e futuros profissionais da mediação cultural (no âmbito da leitura), engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tania Rodriguez Ravera - Integrante / Cristiane Checchia - Coordenador / isadora assis bandeira - Integrante / Fernando Marcelo Pinto Raposo - Integrante.
2015 - 2015
Direito à poesia: círculos de leitura no Cresf e formação de mediadores de leitura
Descrição: Este projeto de extensão consiste na realização de círculos de leitura e na formação de mediadoras de leitura no Cresf (Centro de Reintegração Social Feminino) em Foz do Iguaçu, no bairro Três Fronteiras. Espera-se trabalhar com as mulheres que aderirem voluntariamente à proposta, bem como com os educadores que já atuam no local. Essa proposta de ação surgiu da necessidade de apoiar a efetivação do direito de comutação de pena pelo estudo, garantido à população carcerária por lei federal e pela Lei 17.329 do estado do Paraná. Para além de garantir este direito, pretende-se que a formação de círculos de leitura no Cresf favoreça uma experiência significativa de aproximação das participantes com a literatura, como um direito humano fundamental. Essa experiência tornará possível a formação de mediadoras de leitura entre as próprias mulheres privadas de liberdade, multiplicando o potencial positivo da ação. Não menos importante, do ponto de vista acadêmico, este projeto favorecerá, por meio da pesquisa-ação, a formação de estudantes/pesquisadores e futuros profissionais da mediação cultural (no âmbito da leitura), engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tania Rodriguez Ravera - Integrante / Heloisa Lemes - Integrante / Cristiane Checchia - Coordenador / isadora assis bandeira - Integrante / fernando raposo - Integrante.
2015 - 2015
SAÚDE E HIGIENE PESSOAL NAS ESCOLAS: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO À SAÚDE,
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tania Rodriguez Ravera - Integrante / CARMEN JUSTINA GAMARRA - Coordenador.
2014 - 2015
Reestruturação Urbana e Social da Fronteira: Mapeamentos e Debates
Descrição: Este projeto junto a Escola Popular de Planejamento da Cidade, trata do mapeamento de grandes projetos urbanos previstos para as cidades de Foz do Iguaçu e Cidade Del Este, e tem como objetivo o dimensionamento de seus impactos dando enfase as remoções de moradia...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tania Rodriguez Ravera - Integrante / Cecilia Maria de Morais Machado Angileli - Coordenador.
2013 - 2014
Educação para a Cidadania e o Território
Descrição: O projeto de extensão "Educação para a Cidadania e o Território" propõe a realização de um curso para jovens do ensino médio com vistas a por em debate as múltiplas faces urbanas dos processos contemporâneos sobre o território, sempre em sintonia com o contexto de Foz do Iguaçu, demonstrando a importância da participação popular para a alteração e transformação de cenários de desigualdade e segregação sócio-espacial. O objetivo do projeto é desencadear uma diversidade de leituras sobre o contexto urbano local e instigar os jovens à importância da participação popular nos fóruns públicos e assembleias participativas de decisões sobre o território e políticas públicas, isto é, planos diretores, conselhos municipais, câmara municipal e outros. Um balanço recente dos 10 anos do Estatuto da Cidade demonstrou que apesar da obrigatoriedade dos municípios desenvolverem seus planos com ampla participação popular, em grande parte dos casos as assembleias estão esvaziadas e as decisões permanecem concentradas nos grupos historicamente detentores do poder. No sentido de reverter este cenário, o projeto aposta que a educação para a cidadania e o território, voltada para jovens secundaristas pode colaborar para ampliar a participação popular e consolidar mecanismos participativos de gestão urbana e do território. Por meio da apresentação de filmes, músicas e leituras de reportagens recentes sobre temas concernentes (por exemplo, as manifestações de junho), o curso terá como estratégia pedagógica, partir das perspectivas dos alunos para reelaborar, em diálogo, análises múltiplas sobre o contexto urbano local. A parceria para desenvolvimento do projeto é com o Colégio Estadual Gustavo Dobrandino Silva, em Porto Meira.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Desde Foz até América Latina: Identidades e Expressões Culturais
Descrição: O curso se propos como um projeto experimental que visa uma reflexão das identidades dos sujeitos envolvidos, identificando aproximações culturais e artísticas Latino-Americanas, através do intercambio de experiências subjetivas e coletivas, onde todos/as os/as participantes poderam buscar através das atividades desenvolvidas (re) conhecerem a si mesmos - sua identidade enquanto ser único subjetivo e as relações e papéis sociais que o situam coletivamente. O curso de extensao foi de setembro a dezembro do 2013. Foi realizados em duas escolas do Bairro Porto Meira. As mesmas eram o Colegio Estadual Tres Fronteiras e o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2013
PROGRAMA DE MONITORIA ACADÉMICA - Componente: Fundamentos da América Latina I
Descrição: O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÉMICA - PROMA objetiva viabilizar atividades de acompanhamento discente vinculadas às necessidades de formação acadêmica dos estudantes de graduação, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem relacionado ao conteúdo programático dos componentes curriculares de seus cursos. Actuei no PROMA como monitora do componente curricular Fundamentos da América Latina I - reoferta. Fundamentos da América Latina é uma área de conhecimento interdisciplinar, ofrecida aos estudantes de diferentes cursos da UNILA. Oferecer conhecimentos, preparar cada aula, é uma tarefa ardua, que exige investigação, um estudo de bibliografía variada, materiais audiovisuais e recursos hemerográficos. Por sua parte, a reoferta de FAL I tem saberes estrictamente vinculados á Historia, isso refere-se a conteúdos no que estudantes do curso de Historia podem certamente contribuir. Assim Fundamentos de Am. Latina foi um excelente espaço de formação e experimentação constante para o aprendizagem da docencia e prácticas pedagógicas compartilhadas. Se propus a monitoria para colaborar com as tarefas docentes e técnicas necessarias para a administração da disciplina..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2015
Núcleo de Estudos da Via Campesina e Agroecologia
Descrição: O NUEVA é um grupo de estudos sobre a Via Campesina e Agroecologia, que busca estudar, aproximar-se e debatir essas questoes tanto academicamente como aproximando-se dos movimentos sociais, especialmente do campo. Foi uma iniciativa de estudantes de graduacao e professores da UNILA..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Tania Rodriguez Ravera - Coordenador / Ferenc Diniz Kiss - Integrante / Micaela Lombide - Integrante / Jefferson Brandao Duarte - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Espirales


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sistema Penitenciario.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção honrosa - IV Encontro de Iniciação Cientifica - Melhor nota na Banca de Ciências Políticas, Sociologia, Filosofia e Antropologia, Universidade Federal da Integração Latinoamericana - UNILA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAVERA, T. R.2017RAVERA, T. R.. SISTEMA MUNDO MODERNO, COLONIALIDAD Y ESTADOS NACIONALES EN AMÉRICA LATINA: EL LUGAR DEL ?OTRO?. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO), v. 5, p. 1, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
RAVERA, T. R.. MUJERES SIN FRONTERAS. In: Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop; Luana Rabetti. (Org.). PERIFEMINAS II ? SEM FRONTEIRAS. 1ed.Sao Paulo: Literarua, 2014, v. 1, p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAVERA, T. R.. Nem uma a menos. Nem estuprada, nem assassinada. Revista Escrita - Associacao Guatá em movimento, Foz do Iguaçu, 01 jul. 2016.

2.
RAVERA, T. R.. Epidemia Poesia. escrita, Foz do Iguaçu, p. 22 - 22, 03 jun. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAVERA, T. R.; RAPOSO, F. M. P. . PATRIARCADO, VIOLENCIA Y ENCIERRO EN FOZ DE IGUAZÚ. In: Comisión_jóvenes_y_formación_para_el_trabajo.doc ponencia Jornadas-GESEC.docx ?Deserción escolar en el nivel primario, modalidad: jóvenes y adultos en el Penal II? v encuentro latinoamericano de educadores/as y tesistas sobre educación en cárceles, 2017, La Plata, Buenos Aires.. "Adolescentes, jóvenes y la educación en contextos de privación de la libertad" - trabajos de las comisiones de trabajo, 2017. v. 1.

2.
RAVERA, T. R.. A criminalização da pobreza e da juventude no cone sul: redução da maioridade penal no Uruguai e no Brasil (2012-2016). In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje., 2016, Rio de Janeiro. Anais do VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.. Rio de Janeiro: Editora Rede Sírius/UERJ, 2016. v. 1.

3.
RAVERA, T. R.. ENTRE LOS MUROS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA: Sao Paulo (1983-1993). In: Jornadas de Sociologia 2015, 2015, Buenos Aires. Jornadas de sociologia 2015, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAVERA, T. R.. Racismo y violencia institucional en Uruguay: una mirada desde las ciencias sociales y la historia. In: I Congresso Internacional Epistemologias do Sul, 2017, Foz do Iguazú. Anais do I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas. Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2016. v. 1. p. 09-321.

2.
RAVERA, T. R.; MOASSAB, A. S. . ALTERNATIVAS EN CAMINO EN FOZ DE IGUAZÚ: PENSANDO UNA EDUCACIÓN PARA LOS DERECHOS HUMANOS Y EL TERRITORIO. In: IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNILA - 'UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnología e Cultura na Tríplice Fonteira', 2015, Foz de Iguaçu. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila ?UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira. Foz do Iguaçu: Proreitoria de Pesquisa e Porgraduação da UNILA, 2015. v. 1. p. 1-227.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAVERA, T. R.. Reflexiones sobre el concepto de justicia desde la teoria decolonial latinoamericana. In: II SIMPOSIO INTERNACIONAL Pensar e repensar América Latina, 2016, Sao Paulo. Caderno de Resumos - II SIMPOSIO INTERNACIONAL Pensar e repensar América Latina. Sao Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2016. p. 01-475.

2.
RAVERA, T. R.; LOMBIDE, M. ; DUARTE, J. B. ; NOBRE, R. Z. . Movimentos populares e políticas sociais na américa latina: la vía campesina como organização internacional e sua atuação nos países membros do mercosul. In: IV Jornadas internacionales de problemas latinoamericanos, 2014, FOZ DO IGUACU. Libro de resúmenes: América Latina: luchas, experiencias y debates por una integración de los pueblos. FOZ DO IGUACU: UNILA, UNIOESTE E UNIAMÉRICA., 2014. v. 1.

3.
RAVERA, T. R.. Cultura Politica en la transición de la dictadura a la democracia: el caso de Uruguay. In: Congreso Internacional de Historia. Segundo Encuentro del Grupo de Trabajo de la Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA): 'Miradas de la historia social y la historia intelectual. América Latina en sus culturas...', 2012, Córdoba. Cuaderno de Resumenes Congreso Internacional de Historia. Segundo Encuentro del Grupo de Trabajo de la Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA): "Miradas de la historia social y la historia intelectual...". Córdoba: Universidad Católica de Córdoba y Centro de Estudios Históricos del CONICET, 2012. v. 01. p. 1-47.

Apresentações de Trabalho
1.
RAVERA, T. R.. Racismo en Uruguay: una mirada desde las ciencias sociales y la historia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RAVERA, T. R.. Desigualdades étnico/raciales y de género, punitivismo y justicia latinoamericana en tiempos de cambios: realidades y desafíos en el siglo XXI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RAVERA, T. R.. LA JUSTICIA LATINOAMERICANA: ENTRE EL PROGRESO Y LA UTOPÍA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RAPOSO, F. M. P. ; RAVERA, T. R. . Mediação de leitura com pessoas em situação de privação de liberdade em presidios de Foz do Iguaçu/PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RAVERA, T. R.. Violencias e (in)seguridades institucionalizadas: la baja de la edad de imputabilidad penal en uruguay y Brasil (2012-2016). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RAVERA, T. R.. Género, Patriarcado y Encierro en Foz de Iguazú. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RAVERA, T. R.; RAPOSO, F. M. P. . Mediacao de leitura com pessoas em situacao de privacao de liberdade em presidios de Foz do Iguacu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RAVERA, T. R.. A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DA JUVENTUDE NO CONE SUL: REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO URUGUAI E NO BRASIL (2012-2016). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RAVERA, T. R.. Racismo y violencia institucional en Uruguay: una mirada desde las ciencias sociales y la historia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RAVERA, T. R.. Entre los muros de la transición democrática- São Paulo (1983-1992). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
RAVERA, T. R.. ENTRE LOS MUROS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA: Sao Paulo (1983-1993). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RAVERA, T. R.; MOASSAB, A. S. . ANÁLISIS DEL IMPACTO DE LA EDUCACIÓN PARA EL TERRITORIO EN LA CONSOLIDACIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCALES A PARTIR DEL ESTUDIO DE CASO EN FOZ DO IGUAÇÚ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RAVERA, T. R.. Cultura Política en la transición de la dictadura a la democracia: El caso de Uruguay. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RAVERA, T. R.. El trabajo en las cárceles: Herramienta para la formación humana, y profesional o mecanismo de inserción en el mercado? Estudio de caso brasileño: Cascavel y Foz do Iguazú (2002-2013). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RAVERA, T. R.. El trabajo en las cárceles: Herramienta para la formación humana, y profesional o mecanismo de inserción en el mercado?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RAVERA, T. R.. SISTEMA MUNDO MODERNO, COLONIALIDAD Y ESTADOS NACIONALES EN AMÉRICA LATINA: EL LUGAR DEL ?OTRO?. Foz de Iguazú: PPG ICAL - UNILA, 2017 (Outro).

2.
RAVERA, T. R.. Qué es lo que nos queda?. Foz do Iguaçu: Guatá - cultura em movimento, 2016 (Outro).

3.
RAPOSO, F. M. P. ; RAVERA, T. R. . Mediação de leitura com pessoas em situação de privação de liberdade em presídios de Foz do Iguaçu/PR 2016 (Resumo).

4.
RAVERA, T. R.. ENTRE LOS MUROS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA: PRIVADOS DE LIBERTAD - CARANDIRÚ (1983-1993).. FOZ DO IGUACU 2015 (Reseña - Publicación en Blog del curso Historia - América Latina de la UNILA).

5.
RAVERA, T. R.. ENTRE LOS MUROS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA: PRIVADOS DE LIBERTAD - CARANDIRÚ (1983-1993). FOZ DO IGUACU 2014 (Trabajo de Conclusión de Curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RAVERA, T. R.; OLIVEIRA, K. F. ; Fernandes, S. . RELATORIO FINAL - I FÓRUM DE ASSUNTOS ESTUDIANTIS E COMUNITÁRIOS DA UNILA. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BANDEIRA, I. A. ; RAVERA, T. R. . Ocupa PET: Cinema e Direitos Humanos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GUANAES, S. A. ; RAVERA, T. R. ; OLIVEIRA, R. P. . Pesquisas no ICAL - I Seminário de Pesquisa do Mestrado ICAL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RAVERA, T. R.. Cine Clube - Cinelatino. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAVERA, T. R.; Fernandes, S. . Educación y Movimiento estudiantil en América Latina. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RAVERA, T. R.. Muestra Fotográfica Huak'a: Bolivia. 2016. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMINARIO INTERNACIONAL Castigo, delito y Derechos Humanos: el Sistema Penal Juvenil en debate. 2017. (Seminário).

2.
CÁTEDRA DE ESTUDOS PARA A PAZ - Fundada por Francisco Rojas,. 2016. (Outra).

3.
Desafios para a Integracao LatinoAmericana em tempos de crise. 2016. (Outra).

4.
I CONGRESSO INTERNACIONAL EPISTEMOLOGIAS DO SUL: PERSPECTIVAS CRÍTICAS ,. Racismo y violencia institucional en Uruguay: una mirada desde las ciencias sociales y la h istoria. 2016. (Congresso).

5.
I Semana Interdisciplinar de Historia e Antropologia.Genero, Patriarcado y Encierro en Foz de Iguazu. 2016. (Outra).

6.
I Seminário de Pesquisa do ICAL.Violencias e (in) seguridades institucionalizadas: la baja de la edad de imputabilidad penal en Uruguay y Brasil (2012 ? 2016). 2016. (Seminário).

7.
Seminário "10 Anos dos Crimes de Maio". 2016. (Seminário).

8.
VI Seminário Internacional, Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DA JUVENTUDE NO CONE SUL: REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO URUGUAI E NO BRASIL (2012-2016). 2016. (Seminário).

9.
IV ENCUENTRO DE INICIACIÓN CIENTIFICA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE LA INTEGRACIÓN LATINOAMERICANA: ?UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira.ANÁLISIS DEL IMPACTO DE LA EDUCACIÓN PARA EL TERRITORIO EN LA CONSOLIDACIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCALES A PARTIR DEL ESTUDIO DE CASO EN FOZ DO IGUAÇÚ. 2015. (Encontro).

10.
Jornadas de Sociologia UBA 2015.ENTRE LOS MUROS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA: Sao Paulo (1983-1993). 2015. (Outra).

11.
Conferencia Estadual Tematica de Direitos Humanos. 2014. (Outra).

12.
III Fórum sobre Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal,. 2014. (Outra).

13.
II SEMINARIO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA.Educação para a Cidadania e o Território. 2014. (Seminário).

14.
I SEMANA ACADEMICA DE HISTORIA DA UNILA - América Latina desde América Latina: diálogos interdisciplianres. 2014. (Outra).

15.
IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos América Latina: lutas, experiências e debates por uma integração dos povos. ?Movimentos populares e políticas sociais na américa latina: la vía campesina como organização internacional e sua atuação nos países membros do mercosul?. 2014. (Congresso).

16.
IV Seminário Nacional de Estudos Prisionais. 2014. (Seminário).

17.
Pensar las cárceles en América Latina.El trabajo en las cárceles: Herramienta para la formación humana, y profesional o mecanismo de inserción en el mercado?. 2014. (Outra).

18.
XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Ciencias Sociais - "O desenrolar do capitalismo na periferia: desenvolvimento, opressões e mobilizações". 2014. (Encontro).

19.
XXVI Encontro Regional Sul de Estudantes de Ciências Sociais - ERECS/Sul "Basta de criminalizar a pobreza". 2014. (Encontro).

20.
12a Jornada de Agroecologia - Terra Livre de Transgénicos e sem Agrotóxicos - "Construindo o Projeto Popular Popular e Soberano para a Agricultura. 2013. (Outra).

21.
CÁTEDRA GLAUBER ROCHA DE CINEMA LATINO-AMERICANO. 2013. (Outra).

22.
Conferencia "EDUCACIÓN SUPERIOR PARA EL SIGLO XXI, COOPERACIÓN ACADÉMICA E INTEGRACIÓN". 2013. (Outra).

23.
I Seminario de Extensao da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (SEUNI).Desde Foz até América Latina: Identidades e Expressões Culturais. 2013. (Seminário).

24.
La independencia en América Latina y las conexiones entre América y Europa. 2013. (Outra).

25.
UMA INTRODUÇÃO Á PALEOGRAFÍA. 2013. (Outra).

26.
VII Encontro Regional Sul de História Oral: "Histórial oral e a Integração Latino-americana". 2013. (Encontro).

27.
XXV Encontro Regional de Estudantes de Ciencias Sociais (ERECS SUL).Roda de Conversa sobre a Guerra as Drogas e a legalizacao da maconha com o Coletivo Marcha da Maconha das Tres Fronteiras. 2013. (Encontro).

28.
XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de História - "A universidade necessária". 2013. (Encontro).

29.
Conferencia "A luta pelas cotas para negros na universidade brasileira: historia, debates e avaliação di impato na nocsciencia racial da sociedade@. 2011. (Outra).

30.
III Simpósio de História e Fronteira: HIstória da América: Mundos entre fronteiras. 2011. (Simpósio).

31.
I Semana da Conciencia Negra e da Diversidade Cultural da UNILA. 2011. (Outra).

32.
Repressão e Memória Política no Contexto do Cono Sul. 2011. (Seminário).

33.
Sessão de Apreciação de Requerimentos de Anistia Política. 2011. (Outra).

34.
V Simpósio de História da América. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAVERA, T. R.; SOSA, S. ; GOES, V. ; CRUZ, G. ; CARNEBIA, F. . ? 1º DIÁLOGOS_LIBRES.CON: AMÉRICA LATINA Y LA (DES) INTEGRACIÓN - LOS GOLPES Y LA UNILA. 2016. (Outro).

2.
RAVERA, T. R.; CRUZ, G. ; SOSA, S. ; GOES, V. ; CARNEBIA, F. ; AYMARA, S. P. . 2 º DIÁLOGOS_LIBRES.CON: AMÉRICA LATINA Y LOS MOVIMIENTOS ESTUDIANTILES ?. 2016. (Outro).

3.
RAVERA, T. R.; DARLING, V. I. ; KISS, F. D. . II Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agraria e Urbana Popular. 2015. (Outro).

4.
RAVERA, T. R.; Fernandes, S. ; Lemes, H. ; Florindo, R. . XXVI Encontro Regional Sul de Estudantes de Ciências Sociais - ERECS/Sul "Basta de Criminalizar a pobreza". 2014. (Congresso).

5.
KISS, F. D. ; RAVERA, T. R. ; DARLING, V. I. . I Jornadas Universitarias em defesa da Reforma Agraria Popular: Rompendo Cercas na América Latina. 2014. (Congresso).

6.
RAVERA, T. R.; KARPINSKI, C. . VII Encontro Regional Sul de História Oral. 2013. (Outro).

7.
RAVERA, T. R.; CARNEBIA, F. ; Fernandes, S. ; OLIVEIRA, K. F. . I FORUM SOBRE ASSUNTOS ESTUDIANTIS E COMUNITÁRIOS DA UNILA - FAEC. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Possuo Proficiencia em Portugues - nivel avançado. Examem CelpeBras



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