André De Nardi Senna Moraes

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


André é pesquisador da área da comunicação, do consumo e da ética. Mestre pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM-SP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa GPECC (Ética, comunicação e consumo). Discute a ética e a análise crítica discursiva de movimentos sociais na cibercultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André De Nardi Senna Moraes
Nome em citações bibliográficas
SENNA MORAES, A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Rua Doutor Álvaro Alvim
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50854600


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Ambivalências éticas do Anonymous Brasil: discursos políticos sobre liberdade e o Marco Civil da Internet.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luiz Peres Neto.
Bolsista do(a): Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM-SP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Ética; Discurso; Anonymous.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2009 - 2013
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Reverte Prêmios.
Orientador: Matheus Matsuda Marangoni.




Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Comunicação digital, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela gestão das páginas do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP na internet e redes sociais (Site, Facebook, Twitter e YouTube).


SKINTECH TECNOLOGIA COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA, SKINTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 48


DENTSU AEGIS NETWORK, DAN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Planejamento, Carga horária: 48
Outras informações
Agência: LOV


GRUPO TV1, TV1.COM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Planejamento de comunicação digital, Carga horária: 45


Epigram Brand Union, EBU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Pesquisa e planejamento, Carga horária: 40


RIOT, -, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Planejamento de comunicação digital, Carga horária: 40


J. Walter Thompson, JWT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Planejamento de comunicação e estratégia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Recenseador para o Censo de 2010, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do público e do privado . Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado Marco Civil da Internet - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André De Nardi Senna Moraes - Coordenador / Luiz Peres-Neto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e consumo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Comunicon, PPGCOM ESPM.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SENNA MORAES, A.. A ética hacker do Anonymous Brasil e a discussão da privacidade no Marco Civil da Internet. In: Luiz Peres-Neto; Joan Botella. (Org.). Éticas em rede. Políticas de privacidade e moralidades públicas. 2. ed. 2ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018, v. 1, p. 1-252.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SENNA MORAES, A.. ZONAS MISTAS DA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO: APREENSÃO DE IDEAIS MORAIS NO CASO DO CIBERATAQUE AO ASHLEY MADISON. In: COMUNICON 2016, 2016, São Paulo. GT 04 COMUNICAÇÃO E CONSUMO: institucionalidades, 2016.

2.
SENNA MORAES, A.. COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ÉTICA: apropriações cambiantes da subcultura hacker no Anonymous Brasil.. In: COMUNICON 2015, 2015, São Paulo. GT 04 COMUNICAÇÃO E CONSUMO: institucionalidades, 2015.

3.
SENNA MORAES, A.. A cidadania Anonymous nas manifestações em Ferguson. In: Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral, 2015, São Caetano do Sul. GT 3 - Comunicação e culturas populares, 2015.

4.
SENNA MORAES, A.. A ÉTICA ANONYMOUS NAS PRÁTICAS DE CONSUMO: apropriações e rejeições na construção ideológica. In: COMUNICON 2014, 2014, São Paulo. GT 04 COMUNICAÇÃO E CONSUMO: institucionalidades, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SENNA MORAES, A.. ZONAS MISTAS DA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO: APREENSÃO DE IDEAIS MORAIS NO CASO DO CIBERATAQUE AO ASHLEY MADISON. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SENNA MORAES, A.. A cidadania Anonymous nas manifestações em Ferguson. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SENNA MORAES, A.. COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ÉTICA: apropriações cambiantes da subcultura hacker no Anonymous Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SENNA MORAES, A.. HACKTIVISMO OU VIOLAÇÃO? As dualidades morais no caso do ciberataque ao Ashley Madison. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SENNA MORAES, A.. A ÉTICA ANONYMOUS NAS PRÁTICAS DE CONSUMO: apropriações e rejeições na construção ideológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SENNA MORAES, A.; SPINA JUNIOR, M. M. . PPGCOM ESPM (site). 2014; Tema: Webdesign, arquitetura de informação e atualização de conteúdo para o site do PPGCOM ESPM. (Site).

2.
SENNA MORAES, A.; SPINA JUNIOR, M. M. . PPGCOM ESPM (Facebook). 2014; Tema: Redação e produção de conteúdo e gerenciamento de comunidade (community management) para o perfil no Facebook do PPGCOM ESPM. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SENNA MORAES, A.. Planejamento Digital. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SENNA MORAES, A.. Relatório de qualificação. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
SENNA MORAES, A.. Relatório anual de bolsista. 2015. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Edição do Café Filosófico , Universidade Braz Cubas.Jornalismo, internet e consumo: discursos políticos sobre liberdade. 2016. (Encontro).

2.
COMUNICON 2016. ZONAS MISTAS DA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO: apreensão de ideais morais no caso do ciberataque ao Ashley Madison. 2016. (Congresso).

3.
COMUNICON 2016.Sessão 4/GT 04: As Facetas e os Efeitos de Sentido da Comunicação e do Consumo. 2016. (Simpósio).

4.
COMUNICON 2015.COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ÉTICA: apropriações cambiantes da subcultura hacker no Anonymous Brasil.. 2015. (Simpósio).

5.
II Congresso Internacional de Net-Ativismo. HACKTIVISMO OU VIOLAÇÃO? As dualidades morais no caso do ciberataque ao Ashley Madison.. 2015. (Congresso).

6.
Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral.A cidadania Anonymous nas manifestações em Ferguson. 2015. (Simpósio).

7.
COMUNICON 2014.A ÉTICA ANONYMOUS NAS PRÁTICAS DE CONSUMO: apropriações e rejeições na construção ideológica. 2014. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENNA MORAES, A.. COMUNICON. 2018. (Congresso).

2.
SENNA MORAES, A.. COMUNICON. 2016. (Congresso).

3.
SENNA MORAES, A.; SPINA JUNIOR, M. M. . COMUNICON. 2015. (Congresso).

4.
SENNA MORAES, A.. COMUNICON. 2014. (Congresso).




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