Jennifer da Silva Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1437861686931708
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2017) e psicóloga graduada na UFPR (2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jennifer da Silva Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, J. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Organismo e vida: Goldstein e a estrutura da experiência psicopatológica,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Adriano Furtado Holanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Kurt Goldstein; Organismo; Psicopatologia.
2009 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Kurt Goldstein e a obra "The Organism" (1934/1963).
Orientador: Adriano Furtado Holanda.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Dom Bosco, CDB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativ. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado em Psicologia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina Psicologia Fenomenológico-Existencial IV

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina Metodologia de Pesquisa II



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: desafios à Psicologia Brasileira
Descrição: As políticas de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro favoreceram uma ampliação e diversificação do corpo discente da UFPR. Este novo cenário gerou um compromisso da instituição com políticas que garantam a permanência e titulação dos alunos, com qualidade. Este projeto objetiva desenvolver conhecimentos de práticas investigativas e interventivas que favoreçam a qualidade da permanência do jovem universitário, contribuindo para a redução do abandono no ensino superior. Por meio de uma metodologia teórico documental e de pesquisa participante, o projeto reunirá estudantes de diferentes cursos afim de desenvolver conhecimentos(ensino e pesquisa) e práticas(ações interventivas e desenvolvimento de tecnologias e materiais) que contribuam para a permanência do jovem no contexto universitário. Insere-se no campo de atuação da Psicologia Educacional no Ensino Superior.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Jennifer da Silva Moreira - Integrante / Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan - Coordenador.
2013 - 2014
As concepções de dor segundo médicos e residentes de medicina
Descrição: A dor tem sido definida pela literatura como uma sensação desagradável que serve como um alerta ao indivíduo de algum ou potencial dano, para seu organismo. Estudos demonstram que a avaliação da dor difere fortemente entre pacientes e médicos, conduzindo a questões sobre a relação entre os sentidos da dor atribuídos pelos médicos e como estes avaliam a experiência de dor de seus pacientes. A pesquisa se estrutura como qualitativa e por meio de entrevista semiestruturada investiga o sentido da dor para médicos e residentes de medicina. Os temas e sentidos sobre a dor elencados por médicos podem contribuir com análises posteriores sobre a relação entre sentido da dor e percepção da dor entre médicos, bem como de suas implicações no manejo clínico (Banpesq/Thales: 2014015506).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Jennifer da Silva Moreira - Integrante / Joanneliese de Lucas Freitas - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Grupo de Estudos em Gestalt-terapia/UFPR
Descrição: Grupo criado como forma de propor um espaço para construção e difusão de conhecimento sobre a abordagem gestáltica de maneira gratuita, aberta, crítica e compartilhada na Universidade Federal do Paraná a partir da leitura da obra "A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia" de Frederick Perls e artigos contemporâneos de Gestalt-terapia. Mais informações em: www.gegt-ufpr.blogspot.com.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jennifer da Silva Moreira - Integrante / Lázaro Castro Silva Nascimento - Coordenador / Paula Payão Franco - Integrante / Thauana Santos de Araújo - Integrante / Pedro Vanni - Integrante / Ana Carolina Arima - Integrante.
2013 - 2014
PermaneSENDO: Intervenção da Psicologia nas políticas de permanência da Universidade
Descrição: O projeto busca qualificar estudantes para serem protagonistas no âmbito das políticas de permanência da Universidade. Isso se dá por meio de rodas de conversa, sistemas de tutoria (apadrinhamento), grupos de estudo e oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Jennifer da Silva Moreira - Integrante / Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HOLANDA, A. F.2017HOLANDA, A. F. ; MOREIRA, J. S. . Fenomenologia, organismo e vida: uma introdução à obra de Kurt Goldstein. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, v. 1, p. 231-254, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAN, M. A. G. S. ; BEVILACQUA, C. ; BRANCO, P. ; MOREIRA, J. S. ; LITENSKI, A. ; TOVAR, A. ; ZONTA, G. . Psicologia educacional na universidade: a construção de um modelo junto à assistência estudantil. In: I Seminário Iberoamericano: as transições dos estudantes, um desafio para as universidades, 2013, Itajaí SC. As transições dos estudantes, um desafio para as Universidades, ANAIS. Itajaí: UNIVALE, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, J. S.; HOLANDA, A. F. . Concepções de norma, saúde e doença: contribuições de Kurt Goldstein. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Pensar e fazer fenomenologia no Brasil, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia: II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Pensar e fazer fenomenologia no Brasil, 2015. v. II.

2.
BATISTA, H. S. H. ; ROSA, A. A. ; MOREIRA, J. S. ; SILVA, N. A. C. ; Freitas, J. L. . Contribuições da Fenomenologia-Existencial para a compreensão da dor crônica. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Pensar e fazer fenomenologia no Brasil, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia: II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Pensar e fazer fenomenologia no Brasil, 2015. v. II.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, J. S.; HOLANDA, A. F. . A noção de organismo segundo Kurt Goldstein. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOREIRA, J. S.. Organismo e Natureza Humana: Introdução ao pensamento de Goldstein. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOREIRA, J. S.; HOLANDA, A. F. . Concepções de norma, saúde e doença: contribuições de Kurt Goldstein. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOREIRA, J. S.. PermaneSENDO: Intervenção da Psicologia nas políticas de permanência da Universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PAN, M. A. G. S. ; BRANCO, P. ; TOVAR, A. ; LITENSKI, A. ; BEVILACQUA, C. ; MOREIRA, J. S. ; RHODES, C. ; ZONTA, G. . Psicologia Educacional na Universidade: a construção de um modelo junto à assistência estudantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, J. S.; Freitas, J. L. . A Problemática da Dor. Psicologia ? Fenomenologia ? Metafísica. Goiânia: Revista da Abordagem Gestáltica ? Phenomenological Studies, 2018 (Tradução/0utra).

2.
MOREIRA, J. S.. Sobre norma, saúde e doença. Sobre anomalia, hereditariedade e procriação. Goiânia: Revista da Abordagem Gestáltica ? Phenomenological Studies, 2018 (Tradução/0utra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOREIRA, J. S.. Membro da comissão científica do V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia. 2016.

Trabalhos técnicos


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOREIRA, J. S.; MELO, M. M. D.; CASTRO, A. P. P. P.. Apresentação de trabalhos da 8ª SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
MOREIRA, J. S.; CADAN, D.; MELLO, R. D.. Apresentação de trabalhos da 7ª SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. 2015. Universidade Federal do Paraná.

3.
MOREIRA, J. S.; HIROTA, B. C. K.; VALLE, M. M. F.. Apresentação de trabalhos da 7ª SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. 2015. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Curitibano da Abordagem Gestáltica. 2016. (Encontro).

2.
III Encontro PPGPSI. 2016. (Encontro).

3.
Palestra Gestalt-terapia: Bases epistemológicas e implicações clínicas. 2016. (Outra).

4.
Seminário Internacional A experiência religiosa entre a fenomenologia e a psicopatologia. 2016. (Seminário).

5.
Sinto muito: o desafio de dar más notícias. 2016. (Outra).

6.
V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia. A noção de organismo segundo Kurt Goldstein. 2016. (Congresso).

7.
Evento de Extensão Universitária Luto: da experiência da perda à perda da experiência. 2015. (Outra).

8.
III Seminário do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade - LabFeno/UFPR: Contribuições da Universidade ao campo da saúde mental. 2015. (Seminário).

9.
I Seminário Fenomenologia e Religiosidade (LabFeno/UFPR): Religiosidade e Saúde Mental. 2015. (Seminário).

10.
IX Encontro sobre Qualificação em Psicologia Hospitalar: Algumas possibilidades. 2015. (Encontro).

11.
Mesa de abertura "Lugares da criança e do adolescente na atualidade", do I Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil. 2015. (Encontro).

12.
I Encontro Multidisciplinar Sobre Autismo. 2014. (Encontro).

13.
II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR. 2014. (Encontro).

14.
I Seminário de Pesquisas do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade/UFPR: Perspectivas em Saúde Mental. 2014. (Seminário).

15.
Palestra Atualidade e Desafios em Psicologia Comunitária. 2014. (Outra).

16.
Palestra Construcionismo Social: Fundamentos Epistemológicos Para a Pesquisa em Psicologia. 2014. (Outra).

17.
Jogos de Tabuleiro: Atividade Lúdica e Implicações Psicológicas. 2013. (Outra).

18.
Palestra Saúde e Trabalho dos Motoristas de Õnibus. 2013. (Outra).

19.
Palestra Sequestro da Subjetividade no Trabalho de Vendedoras Autônomas. 2013. (Outra).

20.
VII Jornada de Sociologia da Saúde: Saúde como objeto de conhecimento - História e Cultura. 2013. (Outra).

21.
XIII Semana de Psicologia - Saúde pública e realidade social: A Psicologia em tempos de crise. 2010. (Outra).

22.
XII Semana de Psicologia. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, J. S.. V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia. 2016. (Congresso).

2.
MOREIRA, J. S.. II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: pensar e fazer fenomenologia no Brasil. 2015. (Congresso).

3.
MOREIRA, J. S.. I Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia & III Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Corpo, existência e cognição: fundamentos e diversidade (Monitoria). 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 14:46:18