Luísa Superbia Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9532691081665263
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Mestranda em Psicobiologia e Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, CIências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisa desde 2013 junto ao laboratório de Psicologia Cognitiva sob orientação do Prof. Dr. César Alexis Galera, na área de memória de trabalho visual. Realizou estágio em pesquisa no exterior junto ao Grupo de Investigação de Memória Humana da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, sob co-orientação de Flávia Heloísa Santos e Pedro Albuquerque. Executou estágios supervisionados na área de psicologia clínica com ênfase em atendimento infantil e familiar, orientação profissional e terapia analítico-comportamental. Contato: luisa.guimaraes@usp.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luísa Superbia Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, L. S.;GUIMARÃES, LUÍSA SUPERBIA


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Psicobiologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: César Alexis Galera.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Atenção visual; memória de trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2017
Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A recuperação da informação visual baseada na localização e nas características visuais dos objetos.
Orientador: César Alexis Galera.




Formação Complementar


2017 - 2017
O uso da EEG quantitativa na pesquisa de aspectos cognitivos e motores. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à análise de registro de movimentos oculares em percepção visual. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2015 - 2015
L'Europe des Lumières. (Carga horária: 15h).
Universidade de Paris-Sorbonne IV, UP IV, França.
2014 - 2014
Terapia Focada em Esquemas para Crianças. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2014 - 2014
Le compte-rendu écrit des troubles psychotiques. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Logoterapia. (Carga horária: 4h).
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, IECVF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 8


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Aluna estagiária

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica

Atividades

02/2015 - 08/2016
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar.
02/2016 - 07/2016
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Plantão Psicológico: Acolhimento e Encaminhamento.
02/2016 - 07/2016
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Grupo de Orientação Profissional I.
02/2015 - 07/2016
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Terapia Analítico Comportamental.
02/2015 - 12/2015
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Atendimento às Dificuldades na Aprendizagem.
02/2015 - 11/2015
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Gestão de Pessoas I.

Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 40


Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário, PEIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretoria/Coordenação/Professora

Atividades

01/2016 - 07/2016
Direção e administração, Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário, .

Cargo ou função
Diretora.
03/2015 - 12/2015
Direção e administração, Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário, .

Cargo ou função
Coordenadora de Gestão de Pessoas.
03/2014 - 02/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Humanas
09/2012 - 02/2014
Direção e administração, Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário, .

Cargo ou função
Coordenadora da equipe de Língua Portuguesa.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O papel da atenção e do processamento visual no efeito de dicas retroativas
Descrição: O alocamento atencional para representações mnemônicas pode ser manipulado experimentalmente através de dicas retroativas, isto é, dicas que informam ao sujeito qual o item relevante para a tarefa em andamento mesmo depois que o objeto não está mais disponível no campo visual, mas somente na memória de trabalho. As dicas retroativas melhoram o desempenho dos participantes em tarefas mnemômicas. Nesta pesquisa pretendemos avaliar quais são as condições experimentais que possibilitam e/ou anulam o efeito benéfico da dica retroativa em tarefas de memória de trabalho visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A recuperação da informação visual baseada nas características visuais dos objetos
Descrição: Embora a maioria dos estudos sobre a atenção visual tenham examinado os efeitos de atenção espacial em tarefas perceptivas e de memória, a atenção também pode ser guiada por características visuais dos objetos, tais como suas cores e formas, pelo menos em tarefas perceptivas. Nós temos estudado a recuperação da informação na memória visual de curto prazo utilizando o paradigma de dicas retroativas espaciais proposto por Griffin e Nobre (2003). Esse paradigma consiste em uma tarefa de reconhecimento em que o participante, depois de memorizar uma cena visual, é informado por uma dica retroativa espacial, sobre a possível localização do estímulo teste. A recuperação da informação baseada na dica retroativa espacial é acompanhada de uma melhora significativa do desempenho, equivalente ao que se obtém em tarefas perceptivas. Neste estudo pretendemos investigar o processo de recuperação da informação visual baseado em dicas retroativas de características visuais dos objetos memorizados - a cor e a forma.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luísa Superbia Guimarães - Integrante / César Alexis Galera - Coordenador.
2013 - 2014
A estrutura da memória de trabalho visual: evidências baseadas na similaridade e no efeito do ruído visual dinâmico
Descrição: A memória de trabalho é um sistema de processamento de informações que divide-se em uma porção fonológica e outra visuoespacial. No laço visuoespacial, há dissociação entre a memória espacial e visual; nesta última, o input de informações sensoriais de natureza visual seria capaz de prejudicar a memória visual de curto prazo, de modo semelhante ao efeito da fala irrelevante para a memória fonológica. Neste estudo exploramos a estrutura da memória visual manipulando três fatores experimentais que reconhecidamente afetam a capacidade desse sistema de memória: a similaridade visual, o intervalo de retenção e presença de um ruído visual dinâmico (RVD) no intervalo de retenção. Para tal, utilizou-se uma tarefa de reconhecimento com fontes tipográficas muito ou pouco semelhantes, com a apresentação do RVD durante o intervalo de retenção (curto ou longo) em metade das provas. De maneira geral, nossos resultados sugerem que a memória visual de curto prazo deve conter pelo menos dois mecanismos independentes, um de recitação e outro de tomada de decisão e escolha da resposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luísa Superbia Guimarães - Integrante / César Alexis Galera - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALERA, CÉSAR ALEXIS2016 GALERA, CÉSAR ALEXIS ; GUIMARÃES, LUÍSA SUPERBIA ; ROSSINI, JOAQUIM CARLOS ; SANTANA, JEANNY JOANA RODRIGUES ALVES DE . A recuperação da informação visual baseada na localização e nas características visuais dos objetos. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE), v. 21, p. 228-238, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, L. S.; GALERA, C. A. ; SANTOS, F. H. ; ALBUQUERQUE, P. B. . Visual search impairs the retro-cue effect in visuospatial working memory task. In: 16th European Workshop on Imagery and Cognition, 2018, Pádua. 16th European Workshop on Imagery and Cognition, 2018.

2.
GUIMARÃES, LUÍSA SUPERBIA; GALERA, CÉSAR ALEXIS ; SANTOS, F. H. ; ALBUQUERQUE, P. B. . Busca Visual prejudica efeito de dicas retroativas em tarefa de memória. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2017, Araraquara. Anais da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, LUÍSA SUPERBIA; GALERA, CÉSAR ALEXIS ; SANTOS, F. H. ; ALBUQUERQUE, P. B. . Visual search impairs the retro-cue effect in visuospatial working memory task. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUIMARÃES, L. S.. Memória e Envelhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUIMARÃES, LUÍSA SUPERBIA; GALERA, C. A. . A recuperação da informação baseada nas características visuais dos objetos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GUIMARÃES, L. S.; GALERA, C. A. . A recuperação da informação visual baseada nas características visuais dos objetos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GUIMARÃES, L. S.; GALERA, C. A. . O efeito da similaridade e do ruído visual dinâmico na memória de trabalho visual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, F. H. ; VALENTE, C. O. ; GUIMARÃES, LUÍSA SUPERBIA . Rastreio para detecção precoce de demência - NTG-EDSD, 2016. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
YOSHIDA, M. N. ; GUIMARÃES, L. S. . Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário. 2014; Tema: Sugestões de leitura, como estudar, programação cultural. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European Workshop on Imagery and Cognition. Visual search impairs the retro-cue effect in visuospatial working memory task. 2018. (Congresso).

2.
VI Semana Nacional do Cérebro e XXII Brain Awareness Week.Memória e Envelhecimento. 2017. (Outra).

3.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Busca visual prejudica efeito de dicas retroativas em tarefa de memória. 2017. (Congresso).

4.
Conferência: Psicanálise das Relações Familiares. 2015. (Seminário).

5.
I Simpósio Nacional Sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios. 2015. (Simpósio).

6.
Jornada de Análise do Comportamento UFsCar. 2015. (Simpósio).

7.
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2014. (Congresso).

8.
II Congresso de Logoterapia Aplicada ao Envelhecimento. 2014. (Congresso).

9.
VII Congresso da ASBRO. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 3:50:41