Diana Marcela Cuervo Escobar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6081047658922398
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


PhD. em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2018). Possui mestrado em ?Estudios Culturales? pela Universidad de los Andes, Colômbia (2011) e dupla graduação em ?Ciencia Política? e ?Lenguajes y Estudios Socioculturales? pela mesma Universidade (2007). Tem desempenhado atividades em três áreas relacionadas com o trabalho acadêmico e administrativo no campo da educação: pesquisa, docência e coordenação de equipes pedagógicas. Os temas da pesquisa incluem as representações do conflito social colombiano, a formação de cidadania e a escrita acadêmica. Como docente, tem experiência em ministrar cursos relacionados com a escrita de textos acadêmicos, escrita de textos técnicos, análise textual, expressão oral em espanhol, ciências sociais e educação. Possui ampla experiência no desenho, coordenação e desenvolvimento de cursos em diversas áreas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diana Marcela Cuervo Escobar
Nome em citações bibliográficas
CUERVO, D.;CUERVO-ESCOBAR, D.;CUERVO-ESCOBAR, Diana.;CUERVO-ESCOBAR, DIANA MARCELA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Ciudadanos ideales en la planeación de la formación ciudadana en las escuelas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Alicia Maria Catalano Bonamino.
Coorientador: Marcello Sorrentino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cidadania; Planejamento educacional; Plano Nacional de Educação; Análise de discurso; Análise Crítica de Discurso; Políticas públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Maestría en Estudios Culturales.
Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia.
Título: Ciudadanos en y para la paz. Representaciones del conflicto y la paz en textos escolares de Ciencias Sociales,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Juan Ricardo Aparicio Cuervo.
Bolsista do(a): .
2002 - 2007
Graduação em Ciencia Política.
Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia.
Título: Negociaciones cotidianas con la violencia en Isnos ? Huila: una aproximación al umbral de tolerancia a la violencia.
Orientador: Ingrid Johanna Bolívar - María Alcira Saavedra Becerra.
2002 - 2007
Graduação em Lenguajes y Estudios Socioculturales.
Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia.
Título: Negociaciones cotidianas con la violencia en Isnos ? Huila: una aproximación al umbral de tolerancia a la violencia.
Orientador: Ingrid Johanna Bolívar - María Alcira Saavedra Becerra.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria Acadêmica, .

Linhas de pesquisa
Educação e desigualdade

Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Catedra / Coordenador Linguas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Catedra / Coordenador espanhol, Carga horária: 40

Atividades

07/2013 - 12/2013
Direção e administração, Departamento de Lenguajes y Estudios Socioculturales, .

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Línguas Estrangeiras.
01/2010 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Comunicação Oral
06/2011 - 07/2013
Serviços técnicos especializados , Wharton Institute - University of Pennsylvania, .

Serviço realizado
Programa de Imersão em Lingua, Cultura e Negocios em Colombia.
07/2009 - 06/2013
Direção e administração, Departamento de Lenguajes y Estudios Socioculturales, .

Cargo ou função
Coordenadora area de Espanhol.
08/2009 - 05/2013
Ensino, Lenguajes y Estudios Socioculturales, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao texto
07/2009 - 02/2013
Treinamentos ministrados , Departamento de Lenguajes y Estudios Socioculturales, .

Treinamentos ministrados
Treinamento para professores de espanhol
08/2008 - 05/2012
Ensino, Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol: Escrita de textos academicos

Teacnhing and Tutoring, T&T, Colômbia.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

06/2008 - 06/2009
Direção e administração, Coordenação de projetos, .

Cargo ou função
Coordenadora do programa Talk to the World.
07/2005 - 06/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Linhas de pesquisa


1.
Educação e desigualdade


Projetos de pesquisa


2004 - 2007
Nuevas metodologías para la enseñanza de la escritura de textos académicos
Descrição: El proyecto se concentró en hacer un diagnóstico de la enseñanza de lengua materna en la Universidad de los Andes para sugerir nuevas metodologías para la enseñanza de la escritura de textos académicos en español.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Diana Marcela Cuervo Escobar - Coordenador / Alcira Saavedra Becerra - Integrante / Hector Andrés Peña - Integrante / Julia Morales - Integrante / Juan Felipe Moreno - Integrante / Andrea Lehner - Integrante / Santiago Villa - Integrante / Margarita Cuervo - Integrante.
2003 - 2004
Participación Ciudadana
Descrição: Este proyecto hizo un diagnóstico y una proyección de la participación ciudadana en el barrio El tesoro, de la localidad Ciudad Bolivar, Bogotá, Colombia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Diana Marcela Cuervo Escobar - Coordenador / Nicholas Morgan - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LEITURA E ESCRITA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Cidadania.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Filosofia da Linguagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Filosofia da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Bolsista PEC-PG, CAPES.
2009
Beca de excelencia académica, Universidad de los Andes.
2008
Publicación Documentos CESO, CESO - Universidad de los Andes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUERVO-ESCOBAR, DIANA MARCELA2016 CUERVO-ESCOBAR, DIANA MARCELA; BONAMINO, ALICIA ; COSTA, CINTIA . Estudo comparativo exploratório dos Planos Nacionais de Educação no Brasil e na Colômbia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, p. 171-192, 2016.

2.
CUERVO-ESCOBAR, Diana.2013CUERVO-ESCOBAR, Diana.. La 'violencia' en los textos escolares. Pesquisa e Debate em Educação, v. 3, p. 100, 2013.

3.
CUERVO, D.2008CUERVO, D.. Negociaciones cotidianas con la violencia en Isnos, Huila: una aproximación al umbral de tolerancia a la violencia. Documentos CESO, v. 142, p. 1, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CUERVO, D.. Desarrollo de pensamiento crítico en el aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CUERVO, D.; PINTO, Y. . Español: escritura de textos académicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CUERVO, D.. Negociaciones cotidianas con la violencia en Isnos ? Huila: una aproximación al umbral de tolerancia a la violencia. BOGOTÁ: CESO, UNIANDES, 2008 (Monografia de Graduação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Simpósio Internacional de Teologia.A paz e os direitos humanos nos livros didáticos. 2015. (Simpósio).

2.
II Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación. 2013. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:01:15