José Carlos da Costa Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3336031546876937
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG. Mestre em Linguística pela UFJF. Interessado em pesquisas concernentes à Linguística Cognitiva e construções de português; Linguística Cognitiva e ensino; Linguística de texto; estudos concernentes à fala e à prosódia esquizofrênicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Carlos da Costa Júnior
Nome em citações bibliográficas
COSTA JÚNIOR, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Heliana Mello.
2014 - 2016
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Compostos de Discurso Direto no Português do Brasil,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luis Fernando Matos Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Linguística Cognitiva; Compostos de Discurso Direto; Fictividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2017 - 2017
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 588h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: Leitura e produção de crônicas em uma turma de 9º ano de Língua Portuguesa. Sequência didática e análise de resultados.
Orientador: Luciana Mialich Scadelai.
2011
Graduação em andamento em Letras.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009
Graduação em andamento em Letras - Espanhol.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Espanhol.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Padre Matias Lobato, EEPML, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Literatura Infantil. (Carga horária: 115h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Espanhola no Colégio de Aplicação João XXIII

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola Instrumental, Carga horária: 12


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municpal de Divinópolis, SEMC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Português - Ensino Fundamental, Carga horária: 24
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa do 8º ao 9º ano


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino Médio. 1º ano.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Português - Ensino Médio, Carga horária: 16
Outras informações
Ensino Médio. 2º e 3º anos.



Projetos de extensão


2013 - Atual
Projeto de Universalização de Línguas Estrangeiras
Descrição: Atuação como professor de Língua Espanhola Instrumental.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Monitoria de Língua Espanhola I, II e IV
Descrição: Ensino de língua espanhola, correção de produção textual e aulas de conversação para alunos da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Monitoria-Língua Espanhola II, III e Literatura Espanhola I
Descrição: Ensino de Língua e Literatura espanhola, correção de produção textual e aulas de conversação para alunos da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Centro de Extensão em Línguas Estrangeiras-CELS
Descrição: Produção de material didático e atuação como professor no Centro de Extensão em Línguas Estrangeiras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2013
Curso de Fonética e variantes da Língua Espanhola
Descrição: Pesquisa e elaboração de material didático sobre fonética e variantes da Língua Espanhola, bem como atuação como professor do mesmo curso..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2010
Grupo de estudos para elaboração de materiais didáticos de Português/Espanhol LE
Descrição: Pesquisa e produção de material didático para aulas de conversação em Língua Espanhola.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA JÚNIOR, J. C.2018COSTA JÚNIOR, J. C.. Compostos de Discurso Direto na fala: pesquisa no C-Oral. Movendo Idéias (UNAMA), v. 23, p. 54-64, 2018.

2.
COSTA JÚNIOR, J. C.2018 COSTA JÚNIOR, J. C.; ROCHA, L. F. M. . Compostos de discurso direto no português do Brasil: interação fictiva no léxico. Diacrítica, v. 32, p. 159-178, 2018.

3.
COSTA JÚNIOR, J. C.2018COSTA JÚNIOR, J. C.. O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. V. 9, p. 94-107, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA JÚNIOR, J. C.; SALGADO, A. C. P. . Políticas Linguísticas e o caso do Espanhol no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2017, São Carlos - São Paulo. nais do 16º congresso brasileiro de professores de espanhol e do 1o simpósio nacional de professores de espanhol em formação: São Carlos, 28 a 31 de julho de 2015. São Carlos: UFSCAR e UNIFESP, 2017. p. 235-243.

2.
COSTA JÚNIOR, J. C.. CRESCIMENTO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS-ESPANHOL NO BRASIL ENTRE 2010-2015 E ESTUDO DE CASO DO ENSINO DE ESPANHOL A NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA. In: III Colóquio do GEPPELE -10 anos da lei 11.161- Percursos, conquistas e desafios., 2015, Fortaleza. ANAIS DO III COLOQUIO DO GEPPELE. Fortaleza: GEPPELE, 2015. p. 129-144.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA JÚNIOR, J. C.. Cruzamento vocabular: frame de conversação e criatividade lexical. Letra Magna (Online), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA JÚNIOR, J. C.; SALGADO, A. C. P. . As políticas linguísticas e o caso do Espanhol no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA JÚNIOR, J. C.; ROCHA, L. F. M. . Compostos de discurso direto no português brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA JÚNIOR, J. C.; ROCHA, L. F. M. . Compostos de discurso direto no português brasileiro -Corpora escritos e orais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA JÚNIOR, J. C.; ROCHA, L. F. M. . Contribuições da linguística cognitiva para o trabalho com os gêneros do discurso em aula de português como língua materna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA JÚNIOR, J. C.. Formação de professores de espanhol no Brasil: crescimento nacional das licenciaturas em Letras espanhol entre 2010-2015 e um estudo de caso do ensino de espanhol a nível fundamental e médio no município de Juiz de Fora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA JÚNIOR, J. C.; COSTA, V. C.. Participação em banca de Camila Antônio Barros.Uma abordagem de corpus para a análise da narrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16 Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. As políticas linguísticas e o caso do Espanhol no Brasil. 2015. (Congresso).

2.
I Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. Compostos lexicais de discurso direto no português brasileiro -Corpora escritos e orais. 2015. (Congresso).

3.
III Colóquio do Geppele - 10 anos da Lei 11.161. Percursos, conquistas e desafios. Formação de professores de espanhol no Brasil: crescimento nacional das licenciaturas em Letras espanhol entre 2010-2015 e um estudo de caso do ensino de espanhol a nível fundamental e médio no município de Juiz de Fora. 2015. (Congresso).

4.
Lablita - Units of Reference for spontaneous speech and their correlations accross languages. Compostos lexicais de discurso direto no português brasileiro. 2015. (Congresso).

5.
Lablita - Units of Reference for spontaneous speech and their correlations accross languages. Compostos lexicais de discurso direto no português brasileiro. 2015. (Congresso).

6.
XII Fórum de estudos linguísticos da UERJ. Contribuições da linguística cognitiva para o trabalho com os gêneros do discurso em aula de português como língua materna. 2015. (Congresso).

7.
III Seminário de Estudos de Espanhol e Português Línguas Estrangeiras. 2010. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COSTA JÚNIOR, J. C.. Formação de professores de espanhol no Brasil: crescimento nacional das licenciaturas em Letras espanhol entre 2010-2015 e um estudo de caso do ensino de espanhol a nível fundamental e médio no município de Juiz de Fora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:37:55