Márcia Maurer Herter

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  • Última atualização do currículo em 04/04/2017


Pós-doutorado em Administração em andamento pela UFRGS. Doutora (PhD) em Administração pela Neoma Business School (França, 2014), diploma reconhecido pela UFRGS em 2015. Visiting PhD Student na New York University - Prof Yaacov Trope, Psychology Department (EUA, 2012) e na University of British Columbia - Prof Darren Dahl (Canadá, 2013). Possui Master em Pesquisa de Marketing pela Université Pierre-Mendès France (França, 2011), diploma reconhecido pela UFRGS em 2013 e Bacharelado em Administração pela UFRGS (2010). Professora do Núcleo de Estudos em Marketing na ESPM Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing e Consumo da ESPM Sul. Suas pesquisas já foram publicadas no International Journal of Retail & Distribution Management (A1 Capes), Journal of Retailing and Consumer Services (A1 Capes), International Journal of Consumer Studies (A2 Capes) e em conferências acadêmicas internacionais como o Association for Consumer Research (ACR) e a Academy of Marketing Science (AMS). Áreas de pesquisa: Marketing Experiencial, Marketing Sensorial, Emoções, Consumo Digital, Varejo, Consumo Sustentável e Marketing Social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Maurer Herter
Nome em citações bibliográficas
HERTER, M. M.;HERTER, MÁRCIA MAURER;HERTER, MARCIA MAURER;HERTER, Marcia;HEITER, Marcia

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul, Núcleo de Pesquisa em Marketing.
Rua Guilherme Schell, 350
Santo Antônio
90640040 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32181300
URL da Homepage: http://www.espm.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Administração.
NEOMA Business School (diploma reconhecido pela UFRGS em 2015), NEOMA, França.
Título: Health Consequences of Emotional Construals: Construal Level, Message Appeal, and Emotions, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Adilson Borges.
2010 - 2011
Especialização em Pesquisa em Marketing.
Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II, UPMF, França.
Título: Le Rôle des Emotions et de l?Orientation Régulatrice dans l'Efficacité des Messages Antitabac: Ses Influences par rapport aux Attitudes Liées a la Cigarette et l?Intention d?Arrêter de Fumer.
Orientador: Alain Jolibert.
2006 - 2010
Graduação em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O Efeito da Música nas Intenções de Comportamento do Consumidor.
Orientador: Cristiane Pizzutti dos Santos.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2013 - 2013
Visiting PhD - Prof. Darren Dahl. (Carga horária: 100h).
University of British Columbia, UBC, Canadá.
2012 - 2012
Visiting PhD - Prof. Yaacov Trope. (Carga horária: 100h).
New York University, NYU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul, ESPM SUL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Marketing

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia Metodológica do TCC
08/2016 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing III
08/2016 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing III
08/2016 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Marketing, .

Linhas de pesquisa
Comportamento do Consumidor
03/2016 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas II
03/2016 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I

FADERGS, FADERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Marketing
Outras informações
Disciplinas: Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Canais de Distribuição, Introdução ao Marketing e Metodologia Científica.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação
Outras informações
Professor Pós-Graduação em Psicologia Organizacional. Disciplina: Psicologia do Consumidor


UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação
Outras informações
Professor Pós-Graduação em Gestão de Marketing. Disciplina: Branding


IMED, IMED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação Professor de Marketing
Outras informações
Pós-Graduação lato sensu em Gestão de Vendas e Negociação Disciplina: Pesquisa e Informação de Marketing


Faculdade La Salle Caxias do Sul, LASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação
Outras informações
Professor Pós-Graduação MBA Marketing Estratégico. Disciplina: Pesquisa de Marketing


NEOMA Business School, NEOMA, França.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Teaching and Research Assistant, Carga horária: 24


Ecole Supérieure de Commerce de Troyes (France), ESC-Troyes, França.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Marketing, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplina: Brand Management


Grenoble Ecole de Management, GEM, França.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 30


INSEEC Alpes-Savoie, INSEEC, França.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Marketing, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Country Analysis: Doing Business in South America



Linhas de pesquisa


1.
Comportamento do Consumidor

Objetivo: Essa linha abrange os estudos sobre indivíduos, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. Os papéis que esses sujeitos desempenham; inclusive as suas facetas sociais, econômicas e políticas. E, também, as relações entre consumo, mercado e significados culturais, com base no entendimento do cotidiano do consumidor..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Edital CAEPM 2014-2015: Marcas e Sustentabilidade: Quando a sustentabilidade beneficia a marca?
Descrição: As empresas são incentivadas cada vez mais a investir em ações de sustentabilidade para melhorarem a percepção de suas marcas. No entanto, este projeto de pesquisa sugere que nem todas as marcas se beneficiam igualmente dos esforços de sustentabilidade. Esta pesquisa tem como objetivo identificar em que medida as identidades do consumidor e o conceito das marcas influenciam o consumo sustentável. Além disso, esta pesquisa visa mostrar como os esforços de sustentabilidade influenciam na percepção de marca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Edital CNPQ Universal 14/2013 - 479198/2013-6 - A Importância das Evidências Físicas para o Comportamento dos Consumidores
Descrição: A participação dos serviços vem apresentando um crescente destaque na economia brasileira e mundial. O presente projeto tem como objetivo preencher algumas lacunas referentes à importância das evidências físicas no comportamento do consumidor no contexto de serviços. O estudo 1 propõe analisar o papel das evidências físicas e das consequências das trocas de serviços nas intenções de compra dos consumidores. O estudo 2 investiga a influência das evidências físicas e das consequências das trocas nos sentimentos de culpa e arrependimento dos consumidores frente às falhas. O estudo 3 explora o papel das evidências físicas e da compensação à falha nos sentimentos de culpa, arrependimento e raiva do consumidor frente à falhas em trocas com consequências severas. Por fim, o último estudo propõe que na ocorrência de falhas em trocas com consequências severas, o consumidor terá menores intenções de retaliação (e.g. troca de provedor) e maiores intenções de conciliação (e.g. boca- a-boca positivo) quando existe forte evidência física positiva, compensação à falha e a fonte do problema é externa ao provedor de serviços comparando-se a situações onde as evidências físicas positivas são fracas, não há compensação pela falha e/ou a fonte do problema é interna..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Consumo Experiencial e Digital
Descrição: Este projeto-eixo pretende compreender questões relacionadas ao consumo experiencial e digital. O objetivo deste trabalho é analisar de que forma os consumidores utilizam dos seus sentidos para explorar as estratégias de marketing desenvolvidas pelas empresas seja em ambientes reais ou digitais.Este projeto utiliza o método quantitativo para conduzir as coletas de dados através da técnica de experimento. Assim, este projeto visa analisar de que forma as marcas utilizam os sentidos humanos para influenciar uma experiência de consumo positiva em contextos de varejo. Além disso, este projeto busca compreender como as experiências em ambientes de consumo digital podem ser potencializadas para melhorar a performance das marcas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Essaimage - Pesquisa sobre a Comunicação Anti Tabaco
Descrição: O Marketing Social é cada vez mais utilizado para entender melhor o comportamento do consumidor (que também é um cidadão e paciente) e para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficazes em favor de um consumo responsável. Este projeto se concentra no desenvolvimento de mensagens eficazes para ajudar os fumantes a pararem de fumar, uma vez que o tabaco é uma das mais importantes causas de morte no mundo, além dos custos financeiros e sociais associados a ele. O projeto pretende identificar os diferentes tipos de mensagens utilizadas no mundo e, em seguida, propor novas mensagens capazes de ajudar a população farncesa a parar de fumar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: International Journal of Retail & Distribution Management
2014 - Atual
Periódico: Journal of Retailing and Consumer Services
2016 - Atual
Periódico: Journal of Macromarketing
2017 - Atual
Periódico: RAE - Revista de Administração de Empresas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consumo Experencial.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consumo Digital.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Varejo.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Professora Homenageada do Curso de Marketing, FADERGS.
2015
Professora Homenageada do Curso de Gestão Comercial, FADERGS.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:4
Total de citações:11
Fator H:1
Maurer Herter, Marcia  Data: 26/02/2015

Outras
Total de trabalhos:4
Total de citações:26
Marcia Maurer Herter  Data: 26/02/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA PINTO, DIEGO2016 COSTA PINTO, DIEGO ; NIQUE, WALTER MEUCCI ; HERTER, MARCIA MAURER ; BORGES, ADILSON . Green Consumers and their Identities: How Identities Change the Motivation for Green Consumption. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 40, p. 742-753, 2016.

2.
BORGES, A.2015 BORGES, A. ; HERTER, MÁRCIA MAURER ; CHEBAT, J. . It was not that long! : The effects of the in-store TV screen content and consumers emotions on consumer waiting perception. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 22, p. 96-106, 2015.

3.
HERTER, M. M.2014 HERTER, M. M.; SANTOS, C. P. ; PINTO, D. C. . -Man, I shop like a woman!- The effects of gender and emotions on consumer shopping behaviour outcomes. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 42, p. 780-804, 2014.

4.
PINTO, D. C.2014 PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; ROSSI, P. C. ; BORGES, A. . Going green for self or for others? Gender and identity salience effects on sustainable consumption. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 38, p. 540-549, 2014.

5.
PINTO, DIEGO COSTA2011PINTO, DIEGO COSTA ; NIQUE, WALTER MEUCCI ; AÑAÑA, EDAR DA SILVA ; HERTER, MÁRCIA MAURER . Green consumer values: how do personal values influence environmentally responsible water consumption?. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 35, p. 122-131, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; Segabinazzi, R. C. . Marketing. 1. ed. Porto Alegre: Natural, 2014. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
HERTER, Marcia; Santos, Cristiane Pizzutti dos ; Costa, Diego . Man, I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments. Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 1, p. 34-34.

2.
Costa, Diego ; BORGES, ADILSON ; Nique, Walter ; HEITER, Marcia . My Values or Our Identity? The Moderating Role of Identities on Values-Behavior Congruence and Green Consumption Decisions. Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 1, p. 627-627.

3.
Rossi, Patricia ; HERTER, Marcia ; Costa, Diego ; BORGES, ADILSON . Are Blondes More Hedonic than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products. Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 1, p. 299-299.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HERTER, M. M.; BORGES, A. . Tabac: des images choc... pas efficaces. L'union, 09 jun. 2013.

2.
HERTER, M. M.; BORGES, A. ; ROCHE, V. . Tabac : des images choc... pas vraiment efficaces. Destination Santé, 29 maio 2013.

3.
HERTER, M. M.; BORGES, A. . Les mises en garde illustrées sur les paquets de cigarettes sont-elles efficaces ?. Cadureso, 29 maio 2013.

4.
HERTER, M. M.; BORGES, A. ; BRADSHAW, D. . Something for the weekend. Financial Times, 15 jun. 2012.

5.
HERTER, M. M.; BORGES, A. ; LAGOUTTE, C. . Les Français fans de sport mais... à la télé. Le Figaro, 15 jun. 2012.

6.
HERTER, M. M.; BORGES, A. ; CAILLEAU, E. . Le foot, sport préféré des Français. Yahoo France, 15 jun. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TERRES, M. ; MAZZON, J. A. ; COSTA PINTO, DIEGO ; HERTER, MÁRCIA MAURER . The Servicescapes Halo Effect: How Service Environments Can Reduce Adverse Consequences of Service Failure. In: XL Enanpad, 2016, Costa do Sauípe. XL Enanpad, 2016.

2.
ROSSI, P. C. ; PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; GONCALVES, D. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers Perceptions of Brand Sustainability.. In: World Marketing Congress - Academy of Marketing Science, 2015, Bari. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2015.

3.
ROSSI, P. C. ; HERTER, M. M. ; PINTO, D. C. ; GONCALVES, D. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. In: XXXIX Enanpad, 2015, Belo Horizonte. Enanpad 2015, 2015.

4.
GONCALVES, D. ; ROSSI, P. C. ; HERTER, M. M. ; PINTO, D. C. . Should Strong Brands Invest in Ecolabels? An Accessibility-Diagnosticity Account of Perceptions of Brand Sustainability. In: ACR North American Annual Conference, 2014, Baltimore. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2014.

5.
HERTER, M. M.; BORGES, A. . When Emotional Messages Are More Abstract: The Effects of Message Frame and Levels of Construal on Negative Attitudes Towards Smoking. In: ACR North American Annual Conference, 2013, Chicago. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2013.

6.
PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; ROSSI, P. C. ; BORGES, A. . Going Green for Self vs. Others: Gender and Identity Salience Effects on Green Consumption. In: ACR North American Annual Conference, 2013, Chicago. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2013.

7.
HERTER, M. M.; SANTOS, C. P. ; PINTO, D. C. . Man I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions of Retail Environments. In: Academy of Marketing Science Conference, 2013, Monterey. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2013.

8.
ROSSI, P. C. ; HERTER, M. M. ; PINTO, D. C. ; BORGES, A. . Are Blondes More Hedonic Than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products. In: Academy of Marketing Science Conference, 2013, Monterey. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2013.

9.
PINTO, D. C. ; NIQUE, W. M. ; BORGES, A. ; HERTER, M. M. . My values or our identity? The moderating role of identities on values-behavior congruence and green consumption decisions. In: Academy of Marketing Science Conference, 2012, New Orleans. Proceedings of the Academy of Marketing Science, 2012.

10.
HERTER, M. M.; PINTO, D. C. ; BORGES, A. ; NIQUE, W. M. . Going green for friends, family or community? How different levels of subject norms and identity influence green behavior.. In: ACR North American Annual Conference, 2011, Saint-Louis. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2011.

11.
PINTO, D. C. ; BORGES, A. ; NIQUE, W. M. ; HERTER, M. M. . Doing non-transcendent go green: the moderating role of identity on value-behavior relationship. In: ACR North American Annual Conference, 2011, Saint-Louis. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA PINTO, DIEGO ; HERTER, MÁRCIA MAURER ; GONCALVES, D. ; SAYIN, Eda . Finding the Right Corporate Social Responsibility: How Identity Goals Influence Brand CSR Strategies. In: ACR North American Annual Conference, 2016, Berlim. Proceedings of the Association for Consumer Research, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA PINTO, DIEGO ; HERTER, M. M. ; ROSSI, P. C. ; GONCALVES, D. . Saving the Planet or Saving the Brand? HowBrand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; ROSSI, P. C. ; GONCALVES, D. . Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HERTER, M. M.; PINTO, D. C. ; ROSSI, P. C. ; BORGES, A. . Are Blondes More Hedonic Than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HERTER, M. M.; SANTOS, C. P. ; PINTO, D. C. . Man, I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions on Retail Environments. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HERTER, M. M.; BORGES, ADILSON . When Emotional Messages Are More Abstract: The Effects of Message Frame and Levels of Construal on Negative Attitudes Towards Smoking. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PINTO, DIEGO COSTA ; NIQUE, WALTER MEUCCI ; HERTER, M. M. ; BORGES, ADILSON . My values or our identity? The moderating role of identities on values-behavior congruence and green consumption decisions. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORGES, A. ; HERTER, M. M. . International Retailing Center. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
HERTER, M. M.. Journal of Retailing and Consumer Services - JJRC_2016_497. 2017.

2.
HERTER, M. M.. Revista de Administração de Empresas - RAE-2016-0839. 2017.

3.
HERTER, M. M.. Journal of Macromarketing - JMK-16-0023. 2016.

4.
HERTER, M. M.. Global Marketing Conference. 2016.

5.
HERTER, M. M.. 44th Academy of Marketing Science Annual Conference. 2016.

6.
HERTER, M. M.. VII Encontro de Marketing Anpad. 2016.

7.
HERTER, M. M.. XII Congresso Mundial de Administración. 2016.

8.
HERTER, MARCIA MAURER. I Encontro de Business & Marketing 2016 - EBMKT8. 2016.

9.
HERTER, MARCIA MAURER. I Encontro de Business & Marketing 2016 - EBMKT27. 2016.

10.
HERTER, MARCIA MAURER. I Encontro de Business & Marketing 2016 - EBMKT23. 2016.

11.
HERTER, MARCIA MAURER. I Encontro de Business & Marketing 2016 - EBMKT3. 2016.

12.
HERTER, MARCIA MAURER. I Encontro de Business & Marketing 2016 - EBMKT4. 2016.

13.
HERTER, M. M.. Journal of Retailing and Consumer Services - JJRC-D-14-00307. 2015.

14.
HERTER, M. M.. Journal of Retailing and Consumer Services - JJRC-D-15-00237. 2015.

15.
HERTER, M. M.. International Journal of Retail & Distribution Management - JRDM-09-2015-0143. 2015.

16.
HERTER, M. M.. III Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão. 2015.

17.
HERTER, M. M.. Journal of Retailing and Consumer Services - JJRC-D-14-00138. 2014.

18.
HERTER, M. M.. Journal of Retailing and Consumer Services - JJRC-D-14-00276. 2014.

19.
HERTER, M. M.. International Journal of Retail & Distribution Management - IJRDM-02-2014-0020. 2014.

20.
HERTER, M. M.. II Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão. 2014.

21.
HERTER, M. M.. Journal of Retailing and Consumer Services - JJRC-D-14-00214. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
HERTER, MÁRCIA MAURER. Instrumentos e técnicas de coleta. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HERTER, MÁRCIA MAURER. Canvas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HERTER, MÁRCIA MAURER. A importância do intercâmbio para a carreira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. . Caso Padarie - O desafio de expandir o negócio. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo de Caso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Ana Maria Menegotto Pozenato. A Relação Entre o Ambiente do Shopping Center e o Consumo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing Estratégico) - Faculdade La Salle Caxias do Sul.

2.
PINTO, D. C.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Béatrice Guilhot. Le comportement de consommation des hipano-américains ? Le cas du Mexique. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

3.
ROSSI, P. C.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Alexandre Chartier. La perception des innovations sur le marché du vin par les jeunes consommateurs français et chinois. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

4.
ROSSI, P. C.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Thibaut Dumolin. Le marché automobile français et les moyens de communication: des évolutions parallèles et des fondements historiques persistants. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

5.
PINTO, D. C.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Tanja Posch. The moderating effect of identity on value-bahavior congruence - the case of responsible consumer behavior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

6.
BORGES, A.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Anne-Sophie N?Guyen. L?efficacité des messages publicitaires dans le domaine alimentaire. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

7.
BORGES, A.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Dominique Dacher. Quels types d?attributs peut donner une entreprise à une opération promotionnelle afin qu?ils rejaillissent sur l?image de marque et entraînent, grâce à la transmission de ces valeurs, une hausse des ventes ?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

8.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Clémence Barbez. Le marketing sensoriel et le developpement d?un produit cosmetique. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

9.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Damien Amy. Le rôle du marketing expérientiel et sensoriel dans l?instauration de la confiance. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

10.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Antoine Zizine. Brand content: Effets persuasifs et efficacite publicitaire par rapport a la publicite traditionnelle. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROHDE, L. A.; HERTER, M. M.; TREIN, F. L.. Participação em banca de Amanda Oliveira.Extensão da marca Disney: estudo comparativo da força da marca Disney nos mercados estadunidense e brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul.

2.
ROHDE, L. A.; FLORCZAK, R.; HERTER, M. M.. Participação em banca de Maurício Ben Frasson.Imagem do concurso Garota Verão no Rio Grande do Sul junto aos seus públicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul.

3.
ROHDE, L. A.; HERTER, M. M.; REICHELT, V. P.. Participação em banca de Laura Freitas Castro da Silva.O Marketing Experiencial como Estratégia Para Construção de Marca: a multiplataforma Destemperados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul.

4.
HERTER, M. M.; TERRES, M.; SANTINI, F. O.. Participação em banca de Paola Zandonai Pontin.Impactos da Utilização do Crowdsourcing no Brand Equity de Marcas Globais na Visão de Consumidores Norte-Americanos. 2016 - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul.

5.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Adriano da Silva Ferrarini.Uma análise do crescimento da Blackfriday no Brasil entre os anos 2013 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

6.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Andressa Noronha Bosi.O perfil do consumidor de pubs de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

7.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Andrey Machado Teixeira.O perfil dos consumidores Porto Alegrenses de roupas de algodão orgânico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

8.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Tiago Barros dos Passos.Fatores Influenciadores na decisão de compra de cerveja segundo compradores e proprietários em bares e restaurantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

9.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Juliana Espindola Visentini.A Influência dos Fatores Pessoais no Consumo de Filmes e Seriados de Streaming de Vídeos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

10.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Victor Franciscatto Silveira.As Influências da Organização Verticalizada de Produtos por Marcas e por Categorias no Comportamento dos Consumidores de Lojas de Vizinhança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

11.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Priscila Gallicchio.Características Pessoais dos Consumidores de Bares Temáticos da Cidade de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

12.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Joice Fernanda Monti.De que Forma a Percepção de Injustiça Influencia na Satisfação de Clientes Atuais de Empresas Prestadoras de Serviços?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

13.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Guilherme da Silva Vargas.Percepção de Qualidade dos Usuários do Transporte Público Coletivo de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

14.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Vânia Batista.Toalhas Higienizadas: Criação de Valor para Pet Shops. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

15.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Maurício Lopes Barreto.Frozen Yogurt ou Sorvete: O Conceito do Produto Influencia a Precepção do Consumidor?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

16.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Maurício Kieling da Rocha.Pesquisa de Satisfação da Unidade de Armas da Empresa Forjas Taurus S/A sob a Ótica do Lojista do Rio Grande do Sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

17.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Juliana Borges Quadros.Análise do Ambiente da Loja Sensei Nutrition. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.

18.
HERTER, M. M.. Participação em banca de Samuel Pocai.A Internet como Estratégia de Marketing de Relacionamento: O Caso da Empresa Anacom. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FADERGS.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HERTER, M. M.; POZZO, D. N.. Comitê de Avaliação de Trabalho de Conclusão do Curso de Administração. 2016.

2.
HERTER, M. M.. III Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão. 2015. FADERGS.

3.
HERTER, M. M.. II Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão. 2014. FADERGS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ACR North American Annual Conference. Finding the Right Corporate Social Responsibility: How Identity Goals Influence Brand CSR Strategies. 2016. (Congresso).

2.
Academy of Marketing Science Conference. Saving the Planet or Saving the Brand? HowBrand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. 2015. (Congresso).

3.
XXXIX Enanpad. Saving the Planet or Saving the Brand? How Brand Strength Influences Consumers? Perceptions of Brand Sustainability. 2015. (Congresso).

4.
Academy of Marketing Science Conference. Man, I Shop Like a Woman! Effects of Gender and Emotions on Consumer Shopping Outcomes and Perceptions on Retail Environments. 2013. (Congresso).

5.
Academy of Marketing Science Conference. Are Blondes More Hedonic Than Brunettes? Stereotype Effects on Willingness to Pay for Hedonic and Utilitarian Products.. 2013. (Congresso).

6.
ACR North American Annual Conference. When Emotional Messages Are More Abstract: The Effects of Message Frame and Levels of Construal on Negative Attitudes Towards Smoking.. 2013. (Congresso).

7.
Academy of Marketing Science Conference. My values or our identity? The moderating role of identities on values-behavior congruence and green consumption decisions.. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERTER, M. M.. XV World Marketing Congress. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laura Cunha Nunes. As práticas de responsabilidade socioambiental das empresas do setor tecnológico frente à obsolescência programada de seus produtos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul. (Orientador).

2.
Micaella Silveira Nagel. Brand Experience como vantagem competitiva internacional: Como as estratégias de marketing sensorial influenciam na percepção de marcas globais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria Menegotto Pozenato. A Relação Entre o Ambiente do Shopping Center e o Consumo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing Estratégico) - Faculdade La Salle Caxias do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

2.
Antoine Zizine. Brand content: Effets persuasifs et efficacite publicitaire par rapport a la publicite traditionnelle. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Márcia Maurer Herter.

3.
Damien Amy. Le rôle du marketing expérientiel et sensoriel dans l?instauration de la confiance. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Márcia Maurer Herter.

4.
Clémence Barbez. Le marketing sensoriel et le developpement d?un produit cosmetique. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Márcia Maurer Herter.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Berté. As Influências Sociais no Comportamento da Consumidora Compulsiva por Sapatos: A Influência de Blogueiras de Moda e a Influência da Companhia no Momento da Compra.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

2.
Diane Pereira. Analise Sobre a Satisfação do Atendimento ao Cliente Após a Compra do seu Imóvel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

3.
Julio Uzejka. Estudo do estilo de vida dos consumidores de Bistrôs na Cidade de Porto Alegre.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

4.
Paola Zandonai Pontin. Crowdsourcing: Impactos na Percepção de Produtos de Marcas Globais por Consumidores Norte-Americanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda em Marketing - ESPM Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

5.
Tiago Barros dos Passos. A influência dos valores pessoaias no comportamento de consumo em bares cervejeiros na cidade de Porto Alegre. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

6.
Daiane Mesquita. Análise da Eficiência dos Anúncios no Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

7.
Juliana Espindola Visentini. A Influência dos Fatores Pessoais no Consumo de Filmes e Seriados de Streaming de Vídeos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

8.
Leonardo Lacerda. Alianças Estratégicas de Uma Distribuidora Gaúcha de Drywall. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

9.
Maurício Lopes Barreto. Frozen Yogurt ou Sorvete: O Conceito do Produto Influencia a Precepção do Consumidor?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

10.
Vânia Batista. Toalhas Higienizadas: Criação de Valor para Pet Shops. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

11.
Guilherme da Silva Vargas. Percepção de Qualidade dos Usuários do Transporte Público Coletivo de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

12.
Priscila Gallicchio. Características Pessoais dos Consumidores de Bares Temáticos da Cidade de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

13.
Victor Franciscatto Silveira. As Influências da Organização Verticalizada de Produtos por Marcas e por Categorias no Comportamento dos Consumidores de Lojas de Vizinhança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

14.
Joice Fernanda Monti. De que Forma a Percepção de Injustiça Influencia na Satisfação de Clientes Atuais de Empresas Prestadoras de Serviços?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Maurer Herter.

15.
Juliana Borges Quadros. Análise do Ambiente da Loja Sensei Nutrition. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

16.
Maurício Kieling da Rocha. ? Pesquisa de Satisfação da Unidade de Armas da Empresa Forjas Taurus S/A sob a Ótica do Lojista do Rio Grande do Sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.

17.
Samuel Pocai. ? A Internet como Estratégia de Marketing de Relacionamento: O Caso da Empresa Anacom. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FADERGS. Orientador: Márcia Maurer Herter.



Outras informações relevantes


REVISOR AD HOC
?	International Journal of Retail & Distribution Management (IJRDM). Desde 2014
?	Journal of Retailing and Consumer Services (JRCS). Desde 2014
?	Journal of Macromarketing (JMK). Desde 2015
?	Association for Consumer Research Conference (ACR). 2013
?	Academy of Marketing Science Conference (AMS). 2014, 2015,2016
?	ENANPAD/EMA. 2015, 2016

CONSULTOR EM MARKETING
?	International Retailing Center (França) 2012, 2013 - Cliente: Decathlon.



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