Josiel Pereira

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  • Última atualização do currículo em 21/03/2018


Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa(FAPESC). Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Integrante de Grupo de Pesquisa (CNPq) RExLab - Laboratório de Experimentação Remota- dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7549977586474187. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josiel Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, J.;PEREIRA, JOSIEL


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Implantação de Módulos Educacionais para Circuitos Elétricos e Eletrônicos em Universidades Brasileiras no âmbito do Projeto VISIR+,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: João Bosco da Mota Alves.
Coorientador: Juarez Bento da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2013 - 2015
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: RExTabuada: Um Jogo Pedagógico para o Ensino da Multiplicação.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica de Araranguá, E.E.B.Araranguá, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto ?piloto? que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá- SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
VISIR+
Descrição: Este projeto tem como alvo a ampla área de Engenharia Elétrica e Eletrônica, e, dentro dele, o assunto da teoria e prática dos circuitos elétricos. Destina-se a definir, desenvolver e avaliar um conjunto de módulos educacionais que compreende laboratórios hands-on, laboratórios virtuais e um laboratório remoto chamado Virtual Instrument Systems In Reality (VISIR). A natureza de cada experiência (hands-on, virtual, real-remoto) tem um impacto sobre a percepção do estudante perante ao comportamento dos circuitos em cada situação, sendo, portanto, obrigatória para entender como esses diferentes objetos de aprendizagem podem ser organizadas em conjunto, a fim de garantir sua compreensão e aumentar suas habilidades em laboratório. A preocupação aqui é favorecer a autonomia dos estudantes para descobrir como os circuitos funcionam, através de uma abordagem baseada na investigação. O VISIR + reúne um laboratório remoto para experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos já consolidado e parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal Espanha e Suécia, a fim de estender o acesso dessa plataforma. Os objetivos definidos e pretendidos pelo Projeto VISIR+ são os seguintes: 1.Enriquecer o currículo de cursos sobre teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, através da inclusão de práticas, simuladores e laboratórios remotos. 2.Progredir a aprendizagem do aluno e promover a sua autonomia. 3.Aumentar o conhecimento significativo dos alunos e o desenvolvimento de competências experimentais. 4.Aumentar as taxas de sucesso estudantes. 5.Utilizar ferramentas baseadas em TIC para permitir que as instituições parceiras atraiam estudantes para carreiras em STEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Grupo de Trabalho de Experimentação Remota Móvel
Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e construção de conjunto de experimentos remotos, de ambiente para gerenciamento para os recursos de hardware e software implementados e também a elaboração de conteúdos didáticos para dar suporte à validação do protótipo juntos as instituições de ensino parceiras no projeto. Conteúdos didáticos estes disponibilizados através de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software open source, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Guia turístico digital:
Descrição: Este projeto tem um grande impacto comunitário, tendo como finalidade prover conhecimento a turistas que visitam a região de Araranguá e também aos seus moradores. Araranguá é um município litorâneo do Extremo Sul Catarinense, possui 65 mil habitantes, faz parte da 9º região turística do Estado ?O caminho dos Canyons?, e tem importância regional muito grande por abrigar a conhecida região do ?Vale do Araranguá?. A aplicação será um difusor de eventos e locais culturais da região além de impactar na economia. Como o aplicativo é capaz de influenciar positivamente no turismo da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMAO, J. P. S.2017SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. ; PEREIRA, J. ; BERNARDINO, G. S. ; CANTO, J. Z. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1-10, 2017.

2.
DE LIMA, JOÃO PAULO CARDOSO2016DE LIMA, JOÃO PAULO CARDOSO ; CARLOS, LUCAS MELLOS ; SCHARDOSIM SIMÃO, JOSÉ PEDRO ; PEREIRA, JOSIEL ; MAFRA, PAULO MANOEL ; DA SILVA, JUAREZ BENTO . Design and implementation of a remote lab for teaching programming and robotics. IFAC-PAPERSONLINE, v. 49, p. 86-91, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, F. T. ; SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; PEREIRA, J. ; CRISTIANO, M. A. S. . Um estudo sobre técnicas de biometria baseadas em padrões faciais e sua utilização na segurança urbana. In: Fernando José; LUNARDI, Giovani Mendonça; SOUZA, Márcio Vieira de. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. , p. 113-129.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIMAO, J. P. S. ; PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Blackout: um game para ensino de associação de resistores através da experimentação remota. In: Congresso Sul Brasileiro de Computação - SULCOMP, 2017, Criciuma. Anais SULCOMP, 2016.

2.
SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. ; PEREIRA, J. ; BERNARDINO, G. S. ; CANTO, J. Z. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. p. 42-52.

3.
PEREIRA, J.; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, LUCAS MELLOS ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. C. . MODELO DE REPÓSITORIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR. In: COBENGE 2017 - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2017, Joinville. Anais Cobenge, 2017.

4.
LOTTHAMMER, K. S. ; PEREIRA, J. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . APLICATIVO ARARANGUÁ NA PALMA DA MÃO: DIVULGANDO A CULTURA LOCAL. In: 6º SICT-Sul, 2017, Criciúma. Anais 6º SICT-Sul, 2017.

5.
PEREIRA, J.; MEIRA, J. L. C. ; SILVA, J. B. . UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Simpósio de Integração Científica e Tecnológica (Sict-sul)., 2015, Santa Rosa do Sul. Anais SICT-Sul 2015. Santa Rosa do Sul, 2015. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SIMAO, J. P. S. ; PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Blackout: um game para ensino de associação de resistores através da experimentação remota.. Anais Sulcomp, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMAO, J. P. S. ; PEREIRA, J. ; LIMA, J. P. C. ; CARLOS, LUCAS MELLOS ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . A Learning and Managing Environment for Remote Lab. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; PEREIRA, J. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; SILVA, K. C. N. ; LOTTHAMMER, K. S. . Simpósio Ibero Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SIMAO, J. P. S. ; PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Blackout: um game para ensino de associação de resistores através da experimentação remota.. Anais Sulcomp, 2017.




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