Jair Gonçalves Martins

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  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


É Licenciado em Estudos Ingleses pela Universidade de Cabo Verde (2008), Cabo Verde, mestre em Ensino de Inglês pela Bridgewater State University (2010), E.U.A., e doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) bolsa da CAPES. Tem experiência em Ensino de Inglês enquanto professor de inglês no Ensino Secundário em Cabo Verde de Novembro 2006 a Julho de 2009. É Professor a tempo integral na de Universidade de Cabo Verde desde Outubro de 2011 ao presente, na categoria Assistente Graduado, com vínculo por tempo indeterminado. Atua principalmente na área de Ensino de Inglês como língua estrangeira. Na sua tese de doutorado, orientado pela Professora Roberta Pires de Oliveira, investigou o papel das línguas previamente adquiridas entre falantes bilingues cabo-verdianos (L1 Cabo-Verdiano e L2 Português Europeu) na aquisição das estruturas dativas (construções duplo-objeto e objecto preposicional) em Inglês. O obetivo passou por entender os mecanismos envolvidos no processamento de uma língua adicional entre falantes bilingues, bem como as implicações pedagógicas no que tange ao papel da língua materna na sala de inglês como língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jair Gonçalves Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, J.;MARTINS, JAIR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Cabo Verde.
Praça António Lereno, Edf. da Reitoria
Plateau
379 - Praia, - Cabo Verde
Telefone: (238) 2629127


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: CROSS-LINGUISTIC INFLUENCE IN THE EFL CLASSROOM: TRANSFER OF SYNTACTIC PROPERTIES FROM L1 CAPE VERDEAN AND L2 PORTUGUESE TO L3 ENGLISH,
Orientador: Roberta Pires de Oliveira.
Coorientador: Mailce Borges Mota.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Mestrado em Master of Arts in Teaching - English.
Bridgewater State University, BSU, Estados Unidos.
Título: Exame Compreensivo Final com peso equivalente a uma dissertação,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sem dissertação, sem orientador.
Bolsista do(a): .




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Bolsista em nível de Doutorado - CAPES


Universidade de Cabo Verde, UNICV, Cabo Verde.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Graduado, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Psico-Semântica e Semântica Experimental
Descrição: Este projeto visa entender a semântica das línguas naturais experimentalmente como um método para refletir sobre as questões de processamento e arquitetura da linguagem. A metodologia é experimental e conversa com a psicolinguística e a cognição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jair Gonçalves Martins - Integrante / PIRES DE OLIVEIRA, ROBERTA - Coordenador / Luisandro Mendes de Souza - Integrante / Ruan Mariano - Integrante / Kayron Bevilácqua - Integrante / Tiago da Silva de Barros - Integrante / Monica Monawar - Integrante / Isabella Flud - Integrante.
2016 - Atual
EFEITOS DE PRIMING SINTÁTICO NA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE SENTENÇAS POR CRIANÇAS E ADULTOS DISLÉXICOS E NÃO DISLÉXICOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Semântica Experimental
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jair Gonçalves Martins - Integrante / PIRES DE OLIVEIRA, ROBERTA - Coordenador / Tayane dos Santos - Integrante / Suzi Lima - Integrante.
2013 - 2017
O parâmetro lexical: contagem e espécie
Descrição: Bolsa PQ 1 D..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jair Gonçalves Martins - Integrante / PIRES DE OLIVEIRA, ROBERTA - Coordenador / Kayron Bevilácqua - Integrante / Tiago da Silva de Barros - Integrante / Tayane dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Bolsa de Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES DE OLIVEIRA, ROBERTA2017 PIRES DE OLIVEIRA, ROBERTA ; MARTINS, JAIR . Preliminary remarks on the nominal phrase in Cape Verdean: The semantics of bare nouns cross-linguistically. Glossa: a journal of general linguistics, v. 2, p. 100, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, J.; Pires de Oliveira, R. . O sistema nominal no cabo-verdiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola. 2016. (Congresso).

2.
Ads in the Subway Station: a sample analysis of SP?s linguistic landscape, por doutoranda Maria Júlia Martins de Souza. 2015. (Seminário).

3.
A narrativa literária no direito processual: ficção ou realidade na justiça judiciária, por Prof. Dr. A. Callegari e Doutoranda Kátia Muick. 2015. (Seminário).

4.
A narrativa literária no direito processual: ficção ou realidade na justiça judiciária, por Prof. Dr. A. Callegari e Doutoranda Kátia Muick. 2015. (Seminário).

5.
Behavioral and brain research on reading comprehension, por Profa. Dra. Lêda Tomitch. 2015. (Seminário).

6.
Desacralizing Shakespeare?s ?word? by means of cultural translation, por Prof. Dr. José Roberto O?Shea. 2015. (Seminário).

7.
Exame de comparação de locutores, por Dra. Denise de Oliveira Carneiro. 2015. (Seminário).

8.
Fifty years of feminist criticism, por Profa. Dra. Susana Funck. 2015. (Seminário).

9.
Gothic: a cultural history, por Professor Dr. Daniel Serravalle de Sá. 2015. (Seminário).

10.
Hypertext Reading: inferential comprehension across links and nodes, por doutoranda Leonilda Procalio. 2015. (Seminário).

11.
Intelligility of English CVC words produced by Brazilians, por Profa. Dra. Rosane Silveira. 2015. (Seminário).

12.
Investigating multimodal narratives in videogames in Brazilian children picture books, por Profa. Dra. Viviane Heberle. 2015. (Seminário).

13.
Multiliteracies, Multimodality, New Learning, por doutoranda Verônica Constanty. 2015. (Seminário).

14.
OPEN SEMINAR.Cross-linguistic transfer from L1 Cape Verdean Creole and L2 Portuguese to L3 English. 2015. (Seminário).

15.
Pesquisa em Fonética Forense: integração de acadêmicos e profissionais da área, por Dra. Maria Lúcia de Castro Gomes,. 2015. (Seminário).

16.
The Deadly Wind: a character study of nuclear fear and videogames, por doutorando George Mousinho. 2015. (Seminário).

17.
VII SINPEL.Nominais Nus no Cabo-verdiano. 2015. (Seminário).

18.
Working with documentary sources when researching literature, por Profa.Dra. Maria Rita Viana. 2015. (Seminário).

19.
II Conferência Linguagem e Neurociências. 2014. (Congresso).

20.
Research Seminar - Logic in Grammar - Prof. G. Chierchia da Harvard University. 2014. (Seminário).

21.
SLA and Technology ? TBLT - Prof. Marta González-Lloret da Universidade de Hawaiì, Manoa. 2014. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, JAIR; PANDIM, G. . CONFERÊNCIA: O SINTAGMA NOMINAL ATRAVÉS DAS LÍNGUAS. 2018. (Outro).

2.
MARTINS, J.. A TALK ON PSYCHOLINGUISTICS: SENTENCE PROCESSING IN THE HUMAN BRAIN. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Desde Agosto de 2014 é aluno regular, modo presencial, do curso de Doutorado em Letras, Estudos da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A defesa da tese está prevista para Agosto de 2018.



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