Mayan Rodrigues Melo Braga

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7671020636668055
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Graduanda do curso de História (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ). Faz parte do corpo discente do Laboratório de História Antiga do mesmo, desenvolvendo pesquisa sob orientação do Prof.º Dr.º Deivid Valério Gaia. É bolsista de Iniciação Científica sob orientação da Prof.° Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante e discente colaboradora do grupo de pesquisa ATRIVM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nos seguintes temas: Nova História Econômica. Antropologia Econômica. História Social. História Antiga. História da Roma Antiga. É Bacharel em Turismo, tendo completado a graduação em 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayan Rodrigues Melo Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, M. R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História - UFRJ.
Largo São Francisco de Paula, nº 1, sala 201
Centro
20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 33950944


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Finanças na Roma tardo-republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero.
Orientador: Deivid Valério Gaia.
2010 - 2013
Graduação em Turismo.
Faculdade Machado de Assis, FAMA, Brasil.
Título: Turismo Cultural em Santa Cruz - Perspectivas Através da Educação Patrimonial..
Orientador: Sinvaldo do Nascimento Souza.
Bolsista do(a): Prouni, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2015
Extensão universitária em Epigrafia, Numismática e Arqueologia Romana. (Carga horária: 21h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014
Extensão universitária em Patrimônio Cultural e Leitura Literária (Extensão). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Memória e Patrimônio no contexto da Sociomuseologia. (Carga horária: 4h).
Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 8
Outras informações
Realização de mediação da visita educativa ao Palácio do Catete junto aos alunos da disciplina História Antiga II (noturno) no primeiro período de 2018.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina História Antiga II, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora bolsista da disciplina História Antiga II (Antiguidade Romana)


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária da Coordenação de Pesquisa e Doc., Carga horária: 30
Outras informações
Auxiliar da Equipe do Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural (COPEDOC/DAF/IPHAN)- Superintendência do Rio de Janeiro - Palácio Gustavo Capanema.


Faculdade de Letras UFRJ, LT-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro do grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisadora do ATRIVM - Grupo Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, da Faculdade de Letras (Latim) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Cultura Material na Antiguidade Clássica e os desafios da Educação Patrimonial.
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar as relações entre Cultura Material, Museu, Educação Patrimonial e Ensino da História na construção do conhecimento histórico escolar, tendo como recorte a Antiguidade Clássica. Para tal, desenvolveremos um estudo acerca da Cultura Material presente no Palácio do Catete (atual Museu da República), em específico no Salão Pompeiano, traçando as intersecções entre o patrimônio analisado e as estratégias para Educação Patrimonial que podem ser desenvolvidas a partir do trabalho com as fontes materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mayan Rodrigues Melo Braga - Coordenador / Regina Maria da Cunha Bustamante - Integrante.
2015 - Atual
Relações financeiras na Roma tardo-republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero
Descrição: A presente pesquisa, realizada sob a orientação do prof.º Dr.º Deivid Valério Gaia (IH/UFRJ) tem como objetivo analisar o endividamento romano na segunda metade do I século a.C. e a relação estabelecida entre credores e devedores a partir da análise das cartas de Cícero . No âmbito das relações sociais apresentadas no documento e dentre os diversos temas que podem ser explorados, procuro destacar o processo de endividamento da elite romana em torno de Cícero e a forma como tal processo estabelecia uma relação entre credores e devedores gerando laços de dependência entre as partes que iam além do embate financeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Latim
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa: trabalho indicado para publicação na Revista do CFCH 2016, apresentado na XXXVIII Jornanda Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ., UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRAGA, M. R. M.. Relações financeiras na Roma tardo-republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero a Ático. Revista do CFCH - UFRJ, UFRJ, 01 set. 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, M. R. M.. A amicitia em Cícero: entre o ideal e o utilitário. In: XXVIII CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA ? ÉTICA NA POLÍTICA, 2018, RJ. CADERNO DE RESUMOS XXVIII CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA ? ÉTICA NA POLÍTICA, 2018.

2.
BRAGA, M. R. M.. O Palácio do Catete e seus referenciais clássicos: análise da decoração parietal do Salão Pompeano. In: XXVIII CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA ? ÉTICA NA POLÍTICA, 2018, RJ. CADERNO DE RESUMOS XXVIII CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA ? ÉTICA NA POLÍTICA, 2018.

3.
BRAGA, M. R. M.. Laços de dependência na Roma tardo-republicana: uma análise econômica-antropológica a partir das Cartas de Cícero.. In: IV Encontro de Pesquisadores ATRIVM, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Encontro Nacional de Pesquisadores do ATRIVM, 2017.

4.
BRAGA, M. R. M.. O Salão Pompeiano do Palácio do Catete: desafios para a Educação Patrimonial.. In: 8ª Jornada de Iniciação Científica da UFRJ - 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ ? 8ª SIAc/UFRJ-2017, 2017, Rio de Janeiro. 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ ? 8ª SIAc/UFRJ-2017, 2017.

5.
BRAGA, M. R. M.; PATURY, M. . Projeto Lunetas - episódio 2: Mirando as lunetas do hemisfério sul: Ovídio no Palácio do Catete.. In: XXVII Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. XXVII Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 2017.

6.
BRAGA, M. R. M.. Finanças e laços de parentesco nas Epistulae de Cícero: uma breve análise a partir da Antropologia Econômica.. In: XXVII Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. XXVII Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 2017.

7.
BRAGA, M. R. M.. Finanças na Roma tardo-republicana: um olhar econômico-antropológico sobre as Epistulae de Cícero. In: VII Colóquio de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/UFOP), 2017, Mariana - MG. Modalidades de Integração e seus limites no Mediterrâneo antigo, 2017.

8.
BRAGA, M. R. M.. Relações financeiras na Roma Antonina: estudos de casos nas Cartas de Plínio, o Jovem. In: XIII Jornada de História Antiga UERJ, 2016, Rio de Janeiro. XIII Jornada de História Antiga UERJ - Jogos, rituais e poder no Mediterrâneo Antigo. Rio de Janeiro: NEA/UERJ, 2016. v. 1.

9.
BRAGA, M. R. M.. Parentesco e vida financeira na epistolografia ciceroniana: a relação entre Cícero e Dolabela.. In: III Encontro de Pesquisadores do ATRIVM - Interdisciplinaridade em Ação, 2016, Rio de Janeiro. III Encontro de Pesquisadores do ATRIVM - Interdisciplinaridade em Ação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, M. R. M.. A amicitia em Cícero: entre o ideal e o utilitário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRAGA, M. R. M.. O Palácio do Catete e seus referenciais clássicos: análise da decoração parietal do Salão Pompeano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRAGA, M. R. M.. A Cultura Clássica nos trópicos: identidade e discursos de poder no Palácio do Catete. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRAGA, M. R. M.. Finanças na Roma tardo-republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRAGA, M. R. M.. O Salão Pompeiano do Palácio do Catete: desafios para a Educação Patrimonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAGA, M. R. M.. Finanças e laços de parentesco nas Epistulae de Cícero: uma breve análise a partir da Antropologia Econômica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, M. R. M.. A cultura latina nos trópicos: o Salão Pompeiano do Palácio do Catete em perspectiva comparada.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAGA, M. R. M.; PATURY, M. . Projeto Lunetas - episódio 2: Mirando as lunetas do Hemisfério Sul: Ovídio no Palácio do Catete.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRAGA, M. R. M.. Finanças na Roma tardo-republicana: um olhar econômico-antropológico sobre as Epistulae de Cícero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGA, M. R. M.. Laços de dependência na Roma tardo-republicana: uma análise econômica-antropológica a partir das Cartas de Cícero.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRAGA, M. R. M.. Relações financeiras na Roma Antonina: estudos de casos nas cartas de Plínio, o Jovem.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAGA, M. R. M.. Cícero e as Epistulae ad Atticum: um panorama das relações financeiras romanas em fins da República. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRAGA, M. R. M.. Roma e as relações financeiras nos primórdios do século II d.C.: uma análise à luz das Cartas de Plínio, o Jovem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRAGA, M. R. M.. Parentesco e vida financeira na epistolografia ciceroniana: a relação entre Cícero e Dolabela.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRAGA, M. R. M.. Relações financeiras na Roma tardo-republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero a Ático.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRAGA, M. R. M.. Endividamento na Roma tardo-republicana: uma análise das relações entre credores e devedores nas cartas de Cícero a Ático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRAGA, M. R. M.. Relações financeiras nas Epistulae ad Atticum: o endividamento em torno de Cícero e o caso dos credores de Salamina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRAGA, M. R. M.. Ficha técnica - Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural. 2015.

2.
BRAGA, M. R. M.. Pesquisa de Demanda de Hospedagem e Relatório de Inspeção do Hotel SENAC, em Barbacena/MG. 2012.

3.
BRAGA, M. R. M.; SZAZ, R. A. ; DALSENTER, A. L. . Elaboração do Inventário Turístico da Região de Itacuruçá - Costa Verde/RJ. 2011.

4.
BRAGA, M. R. M.. Pesquisa de Demanda de Eventos em Itaguaí. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DALSENTER, A. L. ; DIAS, J. S. ; COUTO, F. ; BRAGA, M. R. M. . Revitalização ambiental da praia de Sepetiba: perspectivas de estudos interdisciplinares.. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; BRAGA, M. R. M. ; PATURY, M. . Oficina Fazendo Gênero. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

2.
BRAGA, M. R. M.. Oficina Quem Somos - Palácio do Catete. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

3.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; BRAGA, M. R. M. ; PATURY, M. . Projeto Templo de Ísis - Museu Nacional. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

4.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; BRAGA, M. R. M. ; PATURY, M. . Projeto Lunetas - Apolo no Palácio do Catete. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

5.
BRAGA, M. R. M.; PEREIRA, F. C. L. ; SILVA, L. N. . Oficina Jogando com os Gregos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

6.
BRAGA, M. R. M.; SOARES, R. M. . O Sistema Contábil de uma Agência Corporativa de Viagens. 2013. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Ciclo de Debates em História Antiga. 2018. (Congresso).

2.
XXVII Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ. 2017. (Outra).

3.
XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.O Salão Pompeiano do Palácio do Catete: desafios para a Educação Patrimonial.. 2017. (Outra).

4.
XIII Jornada de História Antiga UERJ.Relações financeiras na Roma Antonina: estudos de casos nas cartas de Plínio, o Jovem.. 2016. (Outra).

5.
XXVI Ciclo de Debates em História Antiga. Roma e as relações financeiras nos primórdios do século II d.C.: uma análise à luz das Cartas de Plínio, o Jovem.. 2016. (Congresso).

6.
XXVI Ciclo de Debates em História Antiga. Cícero e as Epistulae ad Atticum: um panorama das relações financeiras romanas em fins da República.. 2016. (Congresso).

7.
XXVI Ciclo de Debates em História Antiga. 2016. (Congresso).

8.
XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Relações financeiras na Roma tardo-republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero a Ático. 2016. (Outra).

9.
O Direito Romano (Palestra - Escola de Magistratura RJ). 2015. (Outra).

10.
XXV Ciclo de Debates em História Antiga UFRJ. Endividamento na Roma tardo-republicana: uma análise das relações entre credores e devedores nas cartas de Cícero a Ático.. 2015. (Congresso).

11.
XXV Ciclo de Debates em História Antiga UFRJ. 2015. (Congresso).

12.
XXXIV Semana de Estudos Clássicos UFRJ. 2015. (Congresso).

13.
XXXIV Semana de Estudos Clássicos - UFRJ. Relações financeiras nas Epistulae ad Atticum: o endividamento em torno de Cícero e o caso dos credores de Salamina.. 2015. (Congresso).

14.
Da Revolução Socialista à Revolução Sexual: O Freudo-Marxismo. 2014. (Seminário).

15.
Memória e Patrimônio no contexto da Sociomuseologia. 2014. (Oficina).

16.
XXIV Ciclo de Debates de História Antiga UFRJ. 2014. (Congresso).

17.
Visita técnica - O patrimônio de Santa Cruz/RJ. 2010. (Outra).

18.
XII Semana Acadêmica FAMA 2010. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, M. R. M.. XXVIII Ciclo de Debates em História Antiga. 2018. (Congresso).

2.
BRAGA, M. R. M.. XXVII Ciclo de Debates em História Antiga. 2017. (Congresso).

3.
BRAGA, M. R. M.. XXVI Ciclo de Debates em História Antiga. 2016. (Congresso).

4.
BRAGA, M. R. M.. XXV Ciclo de Debates em História Antiga. 2015. (Congresso).

5.
BRAGA, M. R. M.; SOARES, R. M. ; BRANDAO, L. S. ; ALMEIDA, D. ; PEREIRA, D. M. ; COUTO, F. ; RONDON, F. ; FONSECA, L. A. ; OLIVEIRA, L. C. ; ANJOS, S. P. ; DIAS, J. S. ; CEZARIO, O. . Nas Trilhas do Ecoturismo. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:03:12