Matheus Henrique Almeida dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5964253806614078
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Curador licenciado das três edições do primeiro TEDx universitário do Norte do Brasil: TEDxCESUPA Redescobrindo, Coexistir e Consolidar - 2015 a 2018. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em linguagens de programação, desenvolvimento para sistemas móveis e sistemas embarcados. Trabalhou no desenvolvimento e gestão de projetos de tecnologia assistiva em parceria com o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva (GETA) do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui experiência em iOS, Mac OS, 3DS Max, HTML, CSS, Java, C++, Arduino, Raspberry e Emotiv. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Matheus Henrique Almeida dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. H. A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Graduação em Ciência da Computação.
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha).
Título: BRINCANDO COM A LEITURA: APLICATIVO ACESSÍVEL VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ALFABETIZAÇÃO FÔNICA.
Orientador: Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha.
Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Catarina de Sena, CSCS, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina de Criação e Aplicação de Acionadores para Comunicação Alternativa.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Mini-curso de Arduino Básico. (Carga horária: 9h).
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
2012 - 2012
Modelagem e Arquitetura 3DS Max 2012. (Carga horária: 24h).
Mister Chip, MC, Brasil.
2012 - 2012
Autodesk 3DS Max 2012. (Carga horária: 24h).
Mister Chip, MC, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas Avançadas de Iluminação 3DS Max 2012. (Carga horária: 24h).
Mister Chip, MC, Brasil.


Atuação Profissional



Terras App Solutions, TERRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor iOS, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvedor iOS


Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 30


Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Quarto Dimensão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandra Natasha Alcantara Barreiros Baganha em 13/04/2016.
Descrição: Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Matheus Henrique Almeida dos Santos - Integrante / Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha - Coordenador / Ana Irene Alves de Oliveira - Integrante / Luzianne Fernandes de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14


Projetos de extensão


2017 - 2018
TEDxCESUPA Consolidar
Descrição: O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 07 de Abril de 2018, no Teatro Estação Gasômetro. O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. Em 2016, ocorreu o primeiro TEDx universitário do Norte do Brasil, o TEDxCESUPA sob o tema Redescobrindo no qual reuniu 8 palestrantes, 4 apresentações culturais, 8 organizadores e 100 participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Matheus Henrique Almeida dos Santos - Coordenador / Mayave Carolina da Silva Ribeiro - Integrante.
2016 - 2017
TEDxCESUPA Coexistir
Descrição: O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 08 de Abril de 2017 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. Em 2016, ocorreu o primeiro TEDx universitário do Norte do Brasil, o TEDxCESUPA sob o tema "Redescobrindo" no qual reuniu 8 palestrantes, 4 apresentações culturais, 8 organizadores e 100 participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Matheus Henrique Almeida dos Santos - Coordenador / Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha - Integrante / Luis Fernando Gomes Sales - Integrante.
2015 - 2016
TEDxCESUPA Redescobrindo
Descrição: O TEDxCESUPA Redescobrindo foi uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Matheus Henrique Almeida dos Santos - Coordenador / Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha - Integrante / Luis Fernando Gomes Sales - Integrante.
2013 - 2014
Energy Assessment

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandra Natasha Alcantara Barreiros Baganha em 15/04/2015.
Descrição: Implementação de luminária solar para carregar celulares. Projeto aplicado durante uma semana no município de Curralinho/PA junto com alunos de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Fotografia, Publicidade e propaganda e Engenharia Mecânica das instituições: CESUPA, ITA, MIT, UEPA, UFPA, FAP e USP. O desafio dos alunos foi realizar uma ação de impacto social em uma das regiões com menor IDH do Brasil, segundo dados do IBGE de 2012. Na cidade, os estudantes implementaram, em parceria com a comunidade, a construção de um defumador de peixe e a capacitação da comunidade para criação e utilização de equipamentos que utilizam a energia solar para iluminação doméstica. objetivo foi colaborar com a melhora da qualidade de vida de moradoras, levando projetos de tecnologias de baixo custo coordenados pelos alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Matheus Henrique Almeida dos Santos - Integrante / Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha - Coordenador / Manoel Jacinto Lopes - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Brincando com a leitura: desenvolvimento de aplicativo acessível para dispositivos móveis

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandra Natasha Alcantara Barreiros Baganha em 04/04/2015.
Descrição: O ?Brincando com a Leitura? consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Matheus Henrique Almeida dos Santos - Integrante / Alessandra Natasha Alcântara Barreiros Baganha - Coordenador / Ana Irene Alves de Oliveira - Integrante / Luzianne Fernandes de Oliveira - Integrante / Jacinto Lopes - Integrante.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10


Outros Projetos


2012 - 2013
Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC
Descrição: Monitor da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Trabalho premiado na comunicação oral do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, NEDETA UEPA.
2014
3º lugar na categoria produto - X Computação Amostra, CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará.
2013
Conceição Rangel Fiúza de Melo - VIII Computação Amostra, CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará.
2013
1º lugar na categoria produto - IX Computação Amostra, CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, A.I.A ; BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. ; OLIVEIRA, L.F . NEDETA pesquisa e implementa novos dispositivos de Tecnologia Assistiva. Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Campinas - São Paulo, p. 1 - 1, 04 abr. 2016.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; informática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Software Básico.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.cti.gov.br/cnrta/cnrta-noticias/1232-nedeta-pesquisa-e-implementa-novos-dispositivos-de-tecnologia-assistiva; Data de publicação: 04/04/2016.
O Software Desenvolve® foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho cognitivo para atividades cotidianas de crianças com paralisia cerebral e para ser distribuído gratuitamente. Ele é instalado em microcomputadores, podendo ser configurado conforme as características individuais. O usuário pode acionar utilizando partes do corpo, apontadores de cabeça, escaneamento ou por sopro. Este software consegue traçar o perfil cognitivo da criança através de gráficos e relatórios, possibilitando a criação de sequências de ensino personalizadas e a escrita através do simulador do teclado sem a necessidade da habilidade motora. Atualmente está sendo finalizada uma versão do Desenvolve® para Tablets com o sistema operacional Android. Também estão sendo desenvolvidos outros aplicativos para Tablets assim como alguns dispositivos para ser utilizados para acessibilidade em tecnologia móvel tais como o Emotiv Epoc e Switch por Blue Tooth com financiamento pelo MCTI E FAPESPA..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Projeto de Estudante do CESUPA auxilia pessoas com limitações motoras. Superior, Site do CESUPA, p. 4 - 4, 10 nov. 2015.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.cesupa.br/SuperiorOnline/index.asp?ed=222#/page/1; Data de publicação: 10/11/2015.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

3.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Projeto de estudante do CESUPA auxilia pessoas com limitações motoras. CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará, Site do CESUPA, p. 1 - 1, 21 set. 2015.
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.cesupa.br/saibamais/informe/informe.asp?Cod=2869&tipo=nota&tt=Projeto+de+estudante+do+CESUPA+auxilia+pessoas+com+limita%E7%F5es+motoras%A0; Data de publicação: 21/09/2015.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, C. O. ; BAGANHA, A.N.A.B ; SALES, L. F. G. ; SANTOS, M. H. A. ; NOGUEIRA, C. B. ; BARROS, R. S. ; SILVA, D. A. . PLATAFORMA APRENDE: APRENDIZADO GUIADO ONLINE. In: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com deficiência. Belém: UEPA, 2016. v. 1. p. 29-38.
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788593260001.
A inclusão de pessoas afetadas por Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ambiente escolar é o grande objetivo almejado por cuidadores, pais e ativistas. A inclusão requer treinamento e quali cação de acom- panhantes para essas crianças. Esse artigo propõe uma plataforma ele- trônica de aprendizado interativo em português facilitando pro ssionais do Brasil, que no ano de 2016 reforçou sua legislação tornando as escolas responsáveis por contratar e providenciar acompanhantes para alunos afetados pelo TEA, desde que a necessidade seja comprovada. Essa nova lei brasileira criou uma demanda urgente pela quali cação de mais faci- litadores que possam trabalhar com alunos afetados pelo TEA em todo o país, o que torna a existência de uma forma rápida e e ciente de treinamento desses pro ssionais essencial. Para isso a Plataforma Aprende foi pensada, como uma solução simples, e ciente e economicamente viável, por ser uma solução online e gratuita à todos esses profissionais..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; SALES, L. F. G. ; OLIVEIRA, L.F ; OLIVEIRA, A.I.A . APLICATIVO ACESSÍVEL VIA BLUETOOTH PARA ALFABETIZAÇÃO F NICA. In: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Belém: UEPA, 2016. v. 1. p. 45-54.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788593260001.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de de ciência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com de ciência vi- sual, motora, auditiva e intelectual. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com de ciência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gami cação e dotado de acessibilidade, foi imple- mentado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

3.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F ; SALES, L. F. G. ; MENDONCA, E. D. . CONTROLE DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL GUIADA POR ELETROENCEFALOGRAMA. In: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Belém: UEPA, 2016. v. 1. p. 55-61.
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788593260001.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geogra a e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma di culdade motora e 2,6 milhões com de ciência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroence- falogra a (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modi cações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicio- nado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsá- vel por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotró ca (ELA) apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em rela- ção aos que não possuem tal de ciência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capa- cete com eletrodos..

4.
SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. ; BASTOS, C. O. ; SILVA, D. A. . SAATO: SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO COMPUTADORIZADA. In: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Belém: UEPA, 2016. v. 1. p. 39-44.
Palavras-chave: animação gráfica; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788593260001.
A fotogrametria é uma técnica que objetiva a mensuração a partir de ima- gens. Na sioterapia, é empregada a mensuração de membros e de suas angulações. Este trabalho objetiva desenvolver uma forma alternativa ao goniômetro universal utilizando visão computacional para realizar a avaliação da amplitude do movimento utilizando câmeras fotográ cas, lmadoras e webcams visando ser economicamente viável. Foram ana- lisados o referencial teórico com estudos na fotogrametria utilizando o protocolo SAPO e outros softwares de edição de imagem e concluiu-se que ainda não foi desenvolvido uma solução que capture as imagens em vídeo e possibilite a automatização, em tempo real, da avaliação da amplitude do movimento..

5.
BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a leitura: desenvolvimento de aplicativo acessível para dispositivos móveis. In: international Workshop on Assistive Technology, 2015, Vitória - Espírito Santo. Proceedings of the 1st International Workshop on Assistive Technologies. Vitória - Espírito Santo: UFES, 2015. v. 1. p. 119-122.
Palavras-chave: tecnologia assistiva; educação; inclusão social; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2359-2346.
O ?Brincando com a Leitura? consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..

6.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Controle de automação residencial guiada por eletroencefalograma. In: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2015, Campinas - SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Campinas - SP: UNICAMP, 2015. v. 1.
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; sistema de informação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175-9383.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modificações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicionado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsável por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA), apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em relação aos que não possuem tal deficiência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capacete com eletrodos..

7.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Aplicativo acessível via Bluetooth® para alfabetização fônica. In: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2015, Campinas - SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Campinas - SP: UNICAMP, 2015. v. 1.
Palavras-chave: educação; inclusão digital; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175-9383.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com deficiência visual, motora, auditiva e intelectual. Entretanto, apesar da acessibilidade na internet ser uma lei que está em vigor no País há quase dez anos, ainda assim, apenas 5% dos sites públicos eram acessíveis em 2011. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gamificação e dotado de acessibilidade, foi implementado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Aplicativo acessível via Bluetooth® para alfabetização fônica. In: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2015, Campinas - SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Campinas - SP: UNICAMP, 2015. v. 1.
Palavras-chave: educação; inclusão digital; tecnologia assistiva; comunicação alternativa; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175-9383.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com deficiência visual, motora, auditiva e intelectual. Entretanto, apesar da acessibilidade na internet ser uma lei que está em vigor no País há quase dez anos, ainda assim, apenas 5% dos sites públicos eram acessíveis em 2011. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gamificação e dotado de acessibilidade, foi implementado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Controle de automação residencial guiada por eletroencefalograma. In: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2015, Campinas - SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Campinas - SP: UNICAMP, 2015. v. 1.
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; sistema de informação; tecnologia assistiva; comunicação alternativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175-9383.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modificações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicionado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsável por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA), apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em relação aos que não possuem tal deficiência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capacete com eletrodos..

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Controle de automação residencial guiada por eletroencefalograma. In: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2015, Campinas - SP. Caderno de resumos e programa. Campinas - SP: Gráfica Central da UNICAMP, 2015. v. 1.
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; sistema de informação; tecnologia assistiva; comunicação alternativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175-9383.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modificações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicionado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsável por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA), apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em relação aos que não possuem tal deficiência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capacete com eletrodos..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Aplicativo acessível via Bluetooth® para alfabetização fônica. In: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2015, Campinas - SP. Caderno de resumos e programa. Campinas - SP: Gráfica Central da UNICAMP, 2015. v. 1.
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; sistema de informação; tecnologia assistiva; comunicação alternativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://Não possui; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175-9383.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com deficiência visual, motora, auditiva e intelectual. Entretanto, apesar da acessibilidade na internet ser uma lei que está em vigor no País há quase dez anos, ainda assim, apenas 5% dos sites públicos eram acessíveis em 2011. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gamificação e dotado de acessibilidade, foi implementado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, L.F ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. . CONTROLE DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL GUIADA POR ELETROENCEFALOGRAMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Evento: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/ GETA CESUPA/ NAC.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geogra a e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma di culdade motora e 2,6 milhões com de ciência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroence- falogra a (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modi cações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicio- nado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsá- vel por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotró ca (ELA) apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em rela- ção aos que não possuem tal de ciência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capa- cete com eletrodos..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, L.F ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. . APLICATIVO ACESSÍVEL VIA BLUETOOTH PARA ALFABETIZAÇÃO F NICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Evento: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/GETA CESUPA/NAC.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de de ciência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com de ciência visual, motora, auditiva e intelectual. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com de ciência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gami cação e dotado de acessibilidade, foi imple- mentado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

3.
SANTOS, M. H. A.. Mesa redonda de recursos de hardware e software para tecnologia assistiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Evento: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/GETA CESUPA/NAC.

4.
SANTOS, M. H. A.. APLICATIVO ACESSÍVEL VIA BLUETOOTH PARA ALFABETIZAÇÃO F NICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: NEDETA UEPA; Cidade: Belém; Evento: Semana de capacitação dos estagiários do NEDETA; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de de ciência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com de ciência vi- sual, motora, auditiva e intelectual. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com de ciência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gami cação e dotado de acessibilidade, foi imple- mentado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

5.
SANTOS, M. H. A.. CONTROLE DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL GUIADA POR ELETROENCEFALOGRAMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; tecnologia assistiva; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ICS UFPA; Cidade: Belém; Evento: VII Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CESUPA; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geogra a e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma di culdade motora e 2,6 milhões com de ciência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroence- falogra a (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modi cações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicio- nado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsá- vel por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotró ca (ELA) apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em rela- ção aos que não possuem tal de ciência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capa- cete com eletrodos..

6.
BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a leitura: desenvolvimento de aplicativo acessível para dispositivos móveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: educação; tecnologia assistiva; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFES - Universidade Federal do Espírito Santo; Cidade: Vitória - Espírito Santo; Evento: International Workshop on Assistive Technology; Inst. promotora/financiadora: UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.
O ?Brincando com a Leitura? consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..

7.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Controle de automação residencial guiada por eletroencefalograma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: automação residencial; tecnologia assistiva; comunicação alternativa; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Cidade: Campinas - São Paulo; Evento: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa; Inst. promotora/financiadora: UNICAMP.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modificações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicionado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsável por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA), apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em relação aos que não possuem tal deficiência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capacete com eletrodos..

8.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Aplicativo acessível via Bluetooth® para alfabetização fônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: educação; tecnologia assistiva; comunicação alternativa; inclusão digital; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Cidade: Campinas - São Paulo; Evento: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa; Inst. promotora/financiadora: UNICAMP.
Resumo Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com deficiência visual, motora, auditiva e intelectual. Entretanto, apesar da acessibilidade na internet ser uma lei que está em vigor no País há quase dez anos, ainda assim, apenas 5% dos sites públicos eram acessíveis em 2011. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gamificação e dotado de acessibilidade, foi implementado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

9.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a leitura: desenvolvimento de aplicativo acessível para dispositivos móveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; sistema de informação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: NEDETA - Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Cidade: Belém; Evento: Semana de Capacitação dos Estagiários do NEDETA; Inst. promotora/financiadora: UEPA - Universidade do Estado do Pará.
Apresentação do Brincando com a leitura: aplicativo acessível para dispositivos móveis aos estagiários do NEDETA - Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade..

10.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Aplicativo acessível via Bluetooth para alfabetização fônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; tecnologia assistiva; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus UEPA CCBS - Almirante Barroso; Cidade: Belém; Evento: Semana de Capacitação do NEDETA - Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Inst. promotora/financiadora: UEPA - Universidade do Estado do Pará.
Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..

11.
SANTOS, M. H. A.; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F ; BAGANHA, A.N.A.B . Oficina de Acionadores do NEDETA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; comunicação alternativa; educação; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Evento: Oficina de Acionadores do NEDETA; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA.

12.
SANTOS, M. H. A.. Quarto dimensão: a automação residencial na palma da sua mão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: automação residencial; acessibilidade; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hangar Centro de Convenções; Cidade: Belém - Pará; Evento: Feira de Ciência e Tecnologia; Inst. promotora/financiadora: SECTEC - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica.
O projeto Quarto Dimensão permite total controle de ambientes residenciais por meio de um site adaptado para tablets e smartphones, a fim de promover independência e satisfação à pessoas com limitações motoras e idosos, ao realizar tarefas simples do dia-a-dia como acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicionado, dentro ou fora do domicílio, além de poder visualizar em tempo real câmeras instaladas nos ambientes. O projeto é economicamente viável, adaptável, através de uma tecnologia de integração nacional, disponível nas plataformas mais utilizadas no mercado..


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SALES, L. F. G. ; SANTOS, M. H. A. . Aplicativo Android TEDxCESUPA. 2016.
Palavras-chave: educação; inclusão digital; informática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Software Básico.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: O aplicativo TEDxCESUPA para dispositivos móveis com sistema operacional Android oferece a possibilidade de acompanhar os palestrantes confirmados para a conferência TEDxCESUPA "Redescobrindo", bem como a programação e solicitação de convites.; Plataforma: Java; Ambiente: Aplicativos|Planejamento; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
O aplicativo TEDxCESUPA para dispositivos móveis com sistema operacional Android oferece a possibilidade de acompanhar os palestrantes confirmados para a conferência TEDxCESUPA "Redescobrindo", bem como a programação e solicitação de convites..

2.
SALES, L. F. G. . Aplicativo Android da conferência TEDxCESUPA. 2015.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Aplicativo mobile para Android oficial da conferência TEDxCESUPA 2016; Plataforma: Java, HTML, CSS, Javascript; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, organizada pelo Grupo de Estudos de Tecnologia Assistiva (GETA), que ocorrerá no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. O aplicativo desenvolvido exibe todas as informações sobre o evento em tempo real..

Produtos tecnológicos
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . Quarto dimensão. 2014.
Palavras-chave: automação residencial; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://quartodimensao.tk; Finalidade: Automação de ambientes residencias adaptado para idosos e deficientes com limitações motoras.; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Belém - Pará; Inst. promotora/financiadora: Não possui.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. H. A.. ?Penso?: facilitar a comunicação digital a deficientes físicos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; sistema de informação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Portugal/Português; Tema: Tecnologia Assistiva; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 29/06/2017; Emissora: Jornal Referência.
O ?Penso?, um acionador para acessibilidade digital, nasceu no Brasil e agora está em Portugal para dar mais autonomia aos deficientes físicos quando trabalham com o computador. O Jornal Referência conversou com um dos representantes desta inovação em Portugal e co-fundador e responsável pela parte académica da Olivas Acessibilidade Digital, a empresa que produziu o equipamento, Matheus Henrique..

2.
SANTOS, M. H. A.. Olivas Acessibilidade representada por Matheus Henrique no Master.spitch 2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Portugal/Português; Tema: Master.spitch; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 19/05/2017; Emissora: Internet.

3.
SANTOS, M. H. A.; OLIVEIRA, A.I.A ; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, L.F ; SALES, L. F. G. . Tecnologia é a principal aliada no aprendizado de crianças com deficiência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Tecnologia é a principal aliada no aprendizado de crianças com deficiência; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 02/03/2016; Emissora: Site Agência Pará.
Já o aplicativo Brincando com a Leitura é disponível para tablets e foi criado em parceria com o Cesupa, para auxiliar alunos com dislexia no ensino da leitura e da escrita. A criança passa por um processo de alfabetização usando o método fônico, acessado por meio de bluetooth. Assim, mesmo com limitações motoras dos mais diversos tipos, ela consegue controlar todo o software e ter acesso ao aplicativo usando movimentos simples, como o toque da mão, que aciona o censor do bluetooth. O projeto vem motivando os criadores. ?Testamos o Brincando com a Leitura com 15 pacientes no decorrer de seis meses e a resposta das crianças ao estímulo visual do tablet foi excelente, já que este (estímulo) é um dos mais eficazes nesses casos. O aplicativo usa técnicas de jogos e, com isso, atrai ainda mais a criança, que é estimulada a ganhar pontos e avançar de nível. Os terapeutas vem obtendo um feed back imediato e muito positivo com o uso dessa tecnologia?, disse Mateus Henrique dos Santos, 21 anos, aluno de Ciências da Computação do Cesupa, que desenvolveu o projeto..

4.
SANTOS, M. H. A.. Contemplados no edital de Tecnologias Assistivas da Fapespa apresentam resultados de projetos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Tecnologia Assistiva; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 29/09/2016; Emissora: Site FAPESPA.
Ao todo foram apresentados os resultados de dez projetos. Entre os projetos apresentados, é possível destacar o ?Brincando com a leitura?, criado pelo estudante de Ciência da Computação, Matheus Henrique dos Santos. A ideia se resume a um aplicativo de jogo que estimula o aprendizado da alfabetização de crianças portadoras de deficiências, conforme as necessidades destas crianças. O aplicativo permite que terapeutas ou responsáveis pelos jovens possam adicionar novas imagens e níveis, adaptando, assim, o jogo para cada necessidade específica. Além disso, para crianças com mobilidade reduzida, foi criado um adaptador, no qual é possível efetuar todas as atividades do aplicativo, por meio de uma corda acionada pelo jogador. Matheus afirma que o apoio da Fapespa foi essencial para o desenvolvimento do projeto. ?O auxílio oferecido pela fundação possibilitou a criação de aparelhos tecnológicos adequados para a aplicação do jogo para crianças. O aplicativo estará disponível gratuitamente, a partir de dezembro deste ano para Android e IOS?, revelou. A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade do Estado do Pará (UEPA) afirmou que o edital lançado pela Fapespa é um grande avanço para o desenvolvimento de projetos e ações que beneficiem um público específico e que necessita de uma atenção especial..

5.
SANTOS, M. H. A.. Destaques da II Feira de Tecnologia Assistiva no Jornal Liberal 2ª Edição 07/11/2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Destaques da II Feira de Tecnologia Assistiva no Jornal Liberal 2ª Edição 07/11/2016; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 07/11/2016; Emissora: Televisão.

6.
SANTOS, M. H. A.. Destaques da I Feira Estadual EXISTIR no Jornal Liberal 1ª Edição 07/11/2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: automação residencial; acessibilidade; inclusão digital; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Destaques da I Feira Estadual EXISTIR no Jornal Liberal 1ª Edição 07/11/2016; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 07/11/2016; Emissora: Televisão.

7.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . Grupo de Estudos sobre Tecnologia Assistiva é destaque em feira estadual. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Grupo de Estudos sobre Tecnologia Assistiva é destaque em feira estadual; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 07/11/2016; Emissora: Site do CESUPA.
O Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do Cesupa (GETA/Cesupa) participou do evento levando os projetos desenvolvidos por alunos da Instituição. ?A possibilidade de superar limitações físicas e psicossociais de pessoas com deficiência é o que me fascina. Meu maior objetivo é poder disponibilizar os projetos no mercado brasileiro?, conta Matheus dos Santos, estudante do 8º período do curso de Ciência da Computação e um dos representantes do GETA na feira..

8.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A . Touca Inteligente. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Automação residencial guiada pelo pensamento; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 24/06/2015; Emissora: Televisão.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

9.
SANTOS, M. H. A.; OLIVEIRA, A.I.A ; BAGANHA, A.N.A.B . Touca criada por estudantes pode mudar vida de portadores de paralisia cerebral. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Touca criada por estudantes pode mudar vida de portadores de paralisia cerebral; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 18/09/2015; Emissora: Televisão - Rede Record.
Universitário inventou um programa de computador capaz de ajudar quem tem limitações físicas para atividades simples do dia-a-dia, como apertar uma tomada e acender uma lâmpada ou mexer no computador. Inspirada em jogos de videogame, a chamada 'touca inteligente' usa o poder da mente para controlar dispositivos eletrônicos..

10.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A . Projeto de estudante auxilia pessoas com limitações motoras. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; sistema de informação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Projeto de estudante auxilia pessoas com limitações motoras; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 03/11/2015; Emissora: Televisão - TV Cultura.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

11.
SANTOS, M. H. A.. Computação amostra apresenta talentos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: automação residencial; sistema de informação; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Ciência em ação; Data de apresentação: 07/07/2014; Emissora: Jornal Diário do Pará.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . II Curso de Sistemas Embarcados Arduino Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; sistema de informação; informática; automação residencial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 20; Local: CESUPA Unidade José Malcher; Cidade: Belém - Pará; Inst. promotora: Centro Universitário do Pará - CESUPA.

2.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . III Curso de Arduino básico e intermediário. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; informática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 24; Local: CESUPA José Malcher; Cidade: Belém; Inst. promotora: CESUPA.

3.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . II Curso de Arduino básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: automação residencial; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: CESUPA JOSÉ MALCHER; Cidade: Belém; Inst. promotora: GETA CESUPA.

4.
SANTOS, M. H. A.. III Oficina de acionadores do NEDETA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Inst. promotora: NEDETA UEPA.

5.
SANTOS, M. H. A.. I Oficina de Acionadores do NEDETA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Inst. promotora: NEDETA UEPA.

6.
SANTOS, M. H. A.. II Oficina de Acionadores do NEDETA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; educação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Inst. promotora: NEDETA UEPA.

7.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . I Curso de Arduino Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão social; inclusão digital; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: CESUPA JOSÉ MALCHER; Cidade: Belém; Inst. promotora: GETA CESUPA.

8.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . Arduino Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 16; Local: Fábrica de Software; Cidade: Belém; Inst. promotora: CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará.
Curso de ARDUINO BÁSICO, com carga horária de 16 horas, realizado na Fábrica de Software do Centro Universitário do Estado do Pará ? CESUPA, no período de 22 a 26 de Junho de 2015..

9.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Relatório de Uso do EEG Emotiv EPOC. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://Não possui/Meio Impresso; Finalidade: Instrução dos alunos do NEDETA UEPA e GETA CESUPA.
A eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica (eletrodos invasivos). A maioria dos sinais cerebrais observados situam-se entre os 1 e 20Hz. Colocando-se elétrodos em posições pré-definidas sobre o couro cabeludo do paciente, um amplificador aumenta a intensidade dos potenciais elétricos, que posteriormente serão plotados num gráfico analógico ou digital, dependendo do equipamento. As alterações dos padrões da normalidade permitem ao médico fazer a correlação clínica com os dados captados do EEG..

10.
SANTOS, M. H. A.. Informática Avançada. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: informática; educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas;
Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 12; Local: CESUPA - Centro Universitário do Pará; Cidade: Belém - Pará; Inst. promotora: CESUPA - Centro Universitário do Pará.
Curso de informática avançada ministrado para os colaboradores do CESUPA - Centro Universitário do Pará..

11.
SANTOS, M. H. A.. Informática Intermediária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: informática; educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: semanas;
Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 10; Local: CESUPA - Centro Universitário do Pará; Cidade: Belém - Pará; Inst. promotora: CESUPA - Centro Universitário do Pará.
Curso de informática intermediária ministrado para os colaboradores do CESUPA - Centro Universitário do Pará..


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, M. H. A.; RIBEIRO, M. C. S. . 7h de vídeo - TEDxCESUPA - Redescobrindo, Coexistir e Consolidar. 2018. Vídeo.
Palavras-chave: educação; sistema de informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ; Homepage: http://https://tedxcesupa.com.br; Ativ. dos autores: ; Local do evento: CESUPA; Cidade: Belém, Pará; Inst. promotora: CESUPA.
O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia entre 2015 e 2018, no Centro Universitário do Pará (CESUPA) e no Teatro Estação Gasômetro. O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor..



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a Leitura - iOS. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000797-7, data de registro: 12/07/2017, título: "Brincando com a Leitura - iOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. ; Data de concessão: 12/07/2017.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Alfabetizar crianças com paralisia cerebral,por meio de aplicativo gamificado e auxílio de controles bluetooth; Plataforma: Objective-C, Swift, C; Ambiente: Aplicativos desenvolv. sist. de acordo com determ. metodologia|Gerenciador de usuários|Jogos animados (´arcade games´); Inst. promotora/financiadora: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.
O Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a Leitura - Android. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000805-1, data de registro: 12/07/2017, título: "Brincando com a Leitura - Android" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. ; Data de concessão: 12/07/2017.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Ferramenta de ensino e comunicação alternativa com controles bluetooth integrado ao software - Pesquisa Google; Plataforma: Java, C; Ambiente: Aplicativos desenvolv. sist. de acordo com determ. metodologia|Gerenciador de usuários|Jogos animados (´arcade games´); Inst. promotora/financiadora: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.
O Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Master.spitch.Olivas Acessibilidade. 2017. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://cidadedasprofissoes.pt/masterspitch.

2.
TEDxCESUPA Coexistir.TEDxCESUPA Coexistir. 2017. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://tedxcesupa.com.br.

3.
TEDxOporto.TEDxOporto. 2017. (Encontro).
Referências adicionais: Portugal
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://tedxoporto.com/2017/.

4.
TEDxPorto Regional Workshop.TEDxPorto Regional Workshop. 2017. (Oficina).
Referências adicionais: Portugal
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://tedxoporto.com.

5.
TEDxUniversityOfPorto.TEDxUniversityOfPorto. 2017. (Encontro).
Referências adicionais: Portugal
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://tedx.up.pt.

6.
TEDxUniversityOfPortoSalon.Learn to adapt. 2017. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://tedx.up.pt.

7.
Agile Trends Pocket Belém.Agile Trends Pocket Belém. 2016. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://agiletrendsbr.com/local-belem-2016/.

8.
I Feira Estadual EXISTIR. Stand de projetos do Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva. 2016. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br.

9.
II Dia C - CESUPA. TEDxCESUPA Redescobrindo 2016. 2016. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://cesupa.br.

10.
II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. 2016. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br.

11.
Inova Day (Belém/PA) - Empreendedorismo de Impacto Social.Inova Day (Belém/PA) - Empreendedorismo de Impacto Social. 2016. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras formas
Forma de participação: Participante.

12.
V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Aplicativo acessível via bluetooth para alfabetização fônica. 2016. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br.

13.
V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.Interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. 2016. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://forumtecnologiaassistiva.com.br.

14.
International Workshop on Assistive Technology. Brincando com a leitura: desenvolvimento de aplicativo acessível para dispositivos móveis. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.iwatufes.com.

15.
VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Aplicativo acessível via Bluetooth para alfabetização fônica. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://congresso.isaac.org.br/pt-br.

16.
Escola Regional Norte II. Brincando com a leitura: desenvolvimento de aplicativo acessível para dispositivos móveis. 2014. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.ern2014.com.br.

17.
I Dia C - CESUPA. Quarto dimensão: controle de automação residencial pelo celular. 2014. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://cesupa.br.

18.
X Computação Amostra. Quarto Dimensão: sua casa na nuvem!. 2014. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.acet.cesupa.br/compamostra/.

19.
Escola Norte II. Quarto Dimensão: sua casa na nuvem!. 2013. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.ern2013.com.br.

20.
Feira de Ciência e Tecnologia do Pará. Quarto dimensão: a automação residencial na palma da sua mão. 2013. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://Não possui.

21.
IX Computação Amostra. Quarto Dimensão: sua casa na nuvem!. 2013. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.acet.cesupa.br/compamostra/.

22.
VIII Computação Amostra. Quarto Dimensão: a automação residencial na palma da sua mão. 2013. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.acet.cesupa.br/compamostra/.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . TEDxCESUPA Coexistir. 2017. (Congresso).
Palavras-chave: educação; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro Universitário do Pará - José Malcher; Cidade: Belém/Pará; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 08 de Abril de 2017 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. Em 2016, ocorreu o primeiro TEDx universitário do Norte do Brasil, o TEDxCESUPA sob o tema "Redescobrindo" no qual reuniu 8 palestrantes, 4 apresentações culturais, 8 organizadores e 100 participantes..

2.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. . TEDxCESUPALive. 2017. (Outro).
Palavras-chave: educação; informática.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: CESUPA José Malcher; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: TEDxCESUPA.
O que o futuro reserva para você, para mim, para nós? Em 2017, o TED irá equilibrar um duro olhar para as mudanças sísmicas que estão alterando a maneira como o mundo trabalha com insights, sobre como podemos promover a aprendizagem pessoal, crescimento e capacitação. O resultado: você vai ficar inspirado e preparado para a mudança que está à frente. A retransmissão do TED 2017: The future you, foi no dia 27 de Abril de 2017, no CESUPA da José Malcher..

3.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . TEDxCESUPA Redescobrindo. 2016. (Outro).
Palavras-chave: educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro Universitário do Estado do Pará - José Malcher; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, organizada pelo Grupo de Estudos de Tecnologia Assistiva (GETA), que ocorreu no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor..

4.
OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F ; SANTOS, M. H. A. ; BAGANHA, A.N.A.B ; SALES, L. F. G. . V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. 2016. (Congresso).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Software Básico.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/GETA CESUPA.
O V Fórum deflagrou um concurso de inovação tecnológica em tecnologia assistiva onde estudantes e pesquisadores foram estimulados a apresentar trabalhos nas categorias e áreas temáticas: Tecnologia Assistiva para deficiência visual Tecnologia Assistiva para deficiência auditiva Tecnologia Assistiva para deficiência física Tecnologia Assistiva para deficiência múltipla Tecnologia Assistiva para deficiência Intelectual e autismo Tecnologia Assistiva para deficiência psicosocial Inclusão Acessibilidade Políticas Públicas em Tecnologia Assistiva As tecnologias foram produtos, técnicas ou metodologias, reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade e que representem soluções efetivas de acessibilidade e inclusão social..

5.
OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F ; BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. ; SALES, L. F. G. . II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. 2016. .
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; informática; comunicação alternativa; automação residencial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/ NAC/ GETA CESUPA.
A I FEIRA ESTADUAL EXISTIR, I FEIRA DE AÇÕES INTEGRADAS À PESSOA COM DEFICIENCIA, II FEIRA PARAENSE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA pela segunda vez na região, a proposta dessa feira é ser uma mini REATECH (Feira Internacional de reabilitação, inclusão e acessibilidade). No estado do Pará, o evento reunirá pesquisadores, fabricantes de equipamentos e tecnologias para pessoas com deficiências, discutirá leis e melhorias na qualidade de vida, abordará tecnologia assistiva e acessibilidade, geração de empregos e tantos outros assuntos que são do interesse de um numeroso e, invariavelmente, esquecido público de cidadãos brasileiros..

6.
BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. . 1º Chamada de projetos tecnológicos do CESUPA. 2015. (Exposição).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Auditório CESUPA - José Malcher; Cidade: Belém/Pará; Inst. promotora/financiadora: CESUPA - Centro Universitário do Pará.
Evento organizado para estimular novos alunos a desenvolver projetos de tecnologia assistiva e pesquisa científica..



Inovação



Programa de computador registrado
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a Leitura - iOS. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000797-7, data de registro: 12/07/2017, título: "Brincando com a Leitura - iOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. ; Data de concessão: 12/07/2017.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Alfabetizar crianças com paralisia cerebral,por meio de aplicativo gamificado e auxílio de controles bluetooth; Plataforma: Objective-C, Swift, C; Ambiente: Aplicativos desenvolv. sist. de acordo com determ. metodologia|Gerenciador de usuários|Jogos animados (´arcade games´); Inst. promotora/financiadora: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.
O Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a Leitura - Android. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000805-1, data de registro: 12/07/2017, título: "Brincando com a Leitura - Android" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. ; Data de concessão: 12/07/2017.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Ferramenta de ensino e comunicação alternativa com controles bluetooth integrado ao software - Pesquisa Google; Plataforma: Java, C; Ambiente: Aplicativos desenvolv. sist. de acordo com determ. metodologia|Gerenciador de usuários|Jogos animados (´arcade games´); Inst. promotora/financiadora: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.
O Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..


Produto tecnológico
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . Quarto dimensão. 2014.
Palavras-chave: automação residencial; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://quartodimensao.tk; Finalidade: Automação de ambientes residencias adaptado para idosos e deficientes com limitações motoras.; Disponibilidade: Restrita; Cidade: Belém - Pará; Inst. promotora/financiadora: Não possui.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Projeto de estudante do CESUPA auxilia pessoas com limitações motoras. CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará, Site do CESUPA, p. 1 - 1, 21 set. 2015.
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.cesupa.br/saibamais/informe/informe.asp?Cod=2869&tipo=nota&tt=Projeto+de+estudante+do+CESUPA+auxilia+pessoas+com+limita%E7%F5es+motoras%A0; Data de publicação: 21/09/2015.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Projeto de Estudante do CESUPA auxilia pessoas com limitações motoras. Superior, Site do CESUPA, p. 4 - 4, 10 nov. 2015.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.cesupa.br/SuperiorOnline/index.asp?ed=222#/page/1; Data de publicação: 10/11/2015.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Aplicativo acessível via Bluetooth para alfabetização fônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; tecnologia assistiva; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Campus UEPA CCBS - Almirante Barroso; Cidade: Belém; Evento: Semana de Capacitação do NEDETA - Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Inst. promotora/financiadora: UEPA - Universidade do Estado do Pará.
Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, L.F ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. . CONTROLE DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL GUIADA POR ELETROENCEFALOGRAMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Evento: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/ GETA CESUPA/ NAC.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geogra a e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma di culdade motora e 2,6 milhões com de ciência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroence- falogra a (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modi cações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicio- nado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsá- vel por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotró ca (ELA) apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em rela- ção aos que não possuem tal de ciência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capa- cete com eletrodos..

3.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, L.F ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. . APLICATIVO ACESSÍVEL VIA BLUETOOTH PARA ALFABETIZAÇÃO F NICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Evento: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/GETA CESUPA/NAC.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de de ciência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com de ciência visual, motora, auditiva e intelectual. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com de ciência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gami cação e dotado de acessibilidade, foi imple- mentado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

4.
SANTOS, M. H. A.. Mesa redonda de recursos de hardware e software para tecnologia assistiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Evento: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/GETA CESUPA/NAC.

5.
SANTOS, M. H. A.. APLICATIVO ACESSÍVEL VIA BLUETOOTH PARA ALFABETIZAÇÃO F NICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: NEDETA UEPA; Cidade: Belém; Evento: Semana de capacitação dos estagiários do NEDETA; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA.
Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatística (IBGE), apontam que 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de de ciência, sendo que, muitas vezes, necessitam de mecanismos externos para se comunicar. Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado no desenvolvimento de equipamentos, serviços e plataformas digitais que facilitam a inclusão digital ou o meio social de pessoas com de ciência vi- sual, motora, auditiva e intelectual. O produto consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com de ciência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Desenvolvido a partir de técnicas de gami cação e dotado de acessibilidade, foi imple- mentado um acionador baseado em bluetooth, que dispõe de tecnologia de integração nacional, economicamente acessível através do qual a criança realiza o acionamento para que o aplicativo funcione..

6.
SANTOS, M. H. A.. CONTROLE DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL GUIADA POR ELETROENCEFALOGRAMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; tecnologia assistiva; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ICS UFPA; Cidade: Belém; Evento: VII Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CESUPA; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
Segundo o censo do instituto brasileiro de geogra a e estatística (IBGE) de 2010, existem pelo menos 8,9 milhões pessoas com alguma di culdade motora e 2,6 milhões com de ciência mental ou intelectual, as quais muitas vezes necessitam de mecanismos externos para se comunicar. A eletroence- falogra a (EEG) é o estudo do registro das correntes elétricas emitidas pelo encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Por meio da EGG, o produto proposto permite o total controle da automação residencial com o auxílio de um capacete com eletrodos que se comunica com qualquer eletrodoméstico da casa, sem necessidade de modi cações no aparelho, o que possibilita acender uma lâmpada ou ligar um ar-condicio- nado utilizando os impulsos elétricos emitidos pelo encéfalo do usuário. Os sinais são processados em um computador central na residência, responsá- vel por enviar os sinais para os microprocessadores conectados às tomadas dos aparelhos que se deseja controlar. Os testes resultaram em um produto com conexão estável, respondendo corretamente aos comandos emitidos pelo usuário em 70% dos testes. Pacientes com esclerose lateral amiotró ca (ELA) apresentaram um ótimo desempenho no envio de comandos em rela- ção aos que não possuem tal de ciência. Devido a ruídos de sinal causados por interferências do meio externo, em 30% dos testes não se obteve um sinal limpo, o comando solicitado foi processado incorretamente pelo capa- cete com eletrodos..


Programa de Computador sem registro de patente
1.
SALES, L. F. G. . Aplicativo Android da conferência TEDxCESUPA. 2015.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Aplicativo mobile para Android oficial da conferência TEDxCESUPA 2016; Plataforma: Java, HTML, CSS, Javascript; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, organizada pelo Grupo de Estudos de Tecnologia Assistiva (GETA), que ocorrerá no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. O aplicativo desenvolvido exibe todas as informações sobre o evento em tempo real..


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . III Curso de Arduino básico e intermediário. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital; informática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 24; Local: CESUPA José Malcher; Cidade: Belém; Inst. promotora: CESUPA.

2.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . II Curso de Arduino básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: automação residencial; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: CESUPA JOSÉ MALCHER; Cidade: Belém; Inst. promotora: GETA CESUPA.

3.
SANTOS, M. H. A.. III Oficina de acionadores do NEDETA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Inst. promotora: NEDETA UEPA.

4.
SANTOS, M. H. A.. I Oficina de Acionadores do NEDETA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Inst. promotora: NEDETA UEPA.

5.
SANTOS, M. H. A.. II Oficina de Acionadores do NEDETA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; educação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UEPA CCBS; Cidade: Belém; Inst. promotora: NEDETA UEPA.

6.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . I Curso de Arduino Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão social; inclusão digital; tecnologia assistiva; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: CESUPA JOSÉ MALCHER; Cidade: Belém; Inst. promotora: GETA CESUPA.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F . Relatório de Uso do EEG Emotiv EPOC. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; sistema de informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://Não possui/Meio Impresso; Finalidade: Instrução dos alunos do NEDETA UEPA e GETA CESUPA.
A eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica (eletrodos invasivos). A maioria dos sinais cerebrais observados situam-se entre os 1 e 20Hz. Colocando-se elétrodos em posições pré-definidas sobre o couro cabeludo do paciente, um amplificador aumenta a intensidade dos potenciais elétricos, que posteriormente serão plotados num gráfico analógico ou digital, dependendo do equipamento. As alterações dos padrões da normalidade permitem ao médico fazer a correlação clínica com os dados captados do EEG..


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A . Touca Inteligente. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Automação residencial guiada pelo pensamento; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 24/06/2015; Emissora: Televisão.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

2.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A . Projeto de estudante auxilia pessoas com limitações motoras. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; sistema de informação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Projeto de estudante auxilia pessoas com limitações motoras; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 03/11/2015; Emissora: Televisão - TV Cultura.
Projeto Quarto Dimensão: interface de automação residencial guiada por eletroencefalograma. Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UEPA e o Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do CESUPA. A "touca inteligente" é o equipamento EPOC desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa EMOTIV para fins de pesquisa e entretenimento. O projeto aqui proposto trata-se de uma interface de automação residencial controlada pelas ondas cerebrais capturadas pelo EPOC e processadas em um sistema embarcado que converte tais ondas em comandos computacionais e transmite para os equipamentos eletrônicos e tomadas de uma residência sem o uso de fios, proporcionando a independência e qualidade de vida de usuários com limitações motoras..

3.
SANTOS, M. H. A.; OLIVEIRA, A.I.A ; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, L.F ; SALES, L. F. G. . Tecnologia é a principal aliada no aprendizado de crianças com deficiência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Tecnologia é a principal aliada no aprendizado de crianças com deficiência; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 02/03/2016; Emissora: Site Agência Pará.
Já o aplicativo Brincando com a Leitura é disponível para tablets e foi criado em parceria com o Cesupa, para auxiliar alunos com dislexia no ensino da leitura e da escrita. A criança passa por um processo de alfabetização usando o método fônico, acessado por meio de bluetooth. Assim, mesmo com limitações motoras dos mais diversos tipos, ela consegue controlar todo o software e ter acesso ao aplicativo usando movimentos simples, como o toque da mão, que aciona o censor do bluetooth. O projeto vem motivando os criadores. ?Testamos o Brincando com a Leitura com 15 pacientes no decorrer de seis meses e a resposta das crianças ao estímulo visual do tablet foi excelente, já que este (estímulo) é um dos mais eficazes nesses casos. O aplicativo usa técnicas de jogos e, com isso, atrai ainda mais a criança, que é estimulada a ganhar pontos e avançar de nível. Os terapeutas vem obtendo um feed back imediato e muito positivo com o uso dessa tecnologia?, disse Mateus Henrique dos Santos, 21 anos, aluno de Ciências da Computação do Cesupa, que desenvolveu o projeto..

4.
SANTOS, M. H. A.. Contemplados no edital de Tecnologias Assistivas da Fapespa apresentam resultados de projetos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: acessibilidade; educação; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Tecnologia Assistiva; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 29/09/2016; Emissora: Site FAPESPA.
Ao todo foram apresentados os resultados de dez projetos. Entre os projetos apresentados, é possível destacar o ?Brincando com a leitura?, criado pelo estudante de Ciência da Computação, Matheus Henrique dos Santos. A ideia se resume a um aplicativo de jogo que estimula o aprendizado da alfabetização de crianças portadoras de deficiências, conforme as necessidades destas crianças. O aplicativo permite que terapeutas ou responsáveis pelos jovens possam adicionar novas imagens e níveis, adaptando, assim, o jogo para cada necessidade específica. Além disso, para crianças com mobilidade reduzida, foi criado um adaptador, no qual é possível efetuar todas as atividades do aplicativo, por meio de uma corda acionada pelo jogador. Matheus afirma que o apoio da Fapespa foi essencial para o desenvolvimento do projeto. ?O auxílio oferecido pela fundação possibilitou a criação de aparelhos tecnológicos adequados para a aplicação do jogo para crianças. O aplicativo estará disponível gratuitamente, a partir de dezembro deste ano para Android e IOS?, revelou. A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade do Estado do Pará (UEPA) afirmou que o edital lançado pela Fapespa é um grande avanço para o desenvolvimento de projetos e ações que beneficiem um público específico e que necessita de uma atenção especial..

5.
SANTOS, M. H. A.. Destaques da II Feira de Tecnologia Assistiva no Jornal Liberal 2ª Edição 07/11/2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Destaques da II Feira de Tecnologia Assistiva no Jornal Liberal 2ª Edição 07/11/2016; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 07/11/2016; Emissora: Televisão.

6.
SANTOS, M. H. A.. Destaques da I Feira Estadual EXISTIR no Jornal Liberal 1ª Edição 07/11/2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: automação residencial; acessibilidade; inclusão digital; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Destaques da I Feira Estadual EXISTIR no Jornal Liberal 1ª Edição 07/11/2016; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 07/11/2016; Emissora: Televisão.

7.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B . Grupo de Estudos sobre Tecnologia Assistiva é destaque em feira estadual. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; inclusão digital; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Grupo de Estudos sobre Tecnologia Assistiva é destaque em feira estadual; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 07/11/2016; Emissora: Site do CESUPA.
O Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do Cesupa (GETA/Cesupa) participou do evento levando os projetos desenvolvidos por alunos da Instituição. ?A possibilidade de superar limitações físicas e psicossociais de pessoas com deficiência é o que me fascina. Meu maior objetivo é poder disponibilizar os projetos no mercado brasileiro?, conta Matheus dos Santos, estudante do 8º período do curso de Ciência da Computação e um dos representantes do GETA na feira..

8.
SANTOS, M. H. A.. ?Penso?: facilitar a comunicação digital a deficientes físicos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social; sistema de informação; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Portugal/Português; Tema: Tecnologia Assistiva; Duração do evento: 1; Data de apresentação: 29/06/2017; Emissora: Jornal Referência.
O ?Penso?, um acionador para acessibilidade digital, nasceu no Brasil e agora está em Portugal para dar mais autonomia aos deficientes físicos quando trabalham com o computador. O Jornal Referência conversou com um dos representantes desta inovação em Portugal e co-fundador e responsável pela parte académica da Olivas Acessibilidade Digital, a empresa que produziu o equipamento, Matheus Henrique..


Programa de Computador registrado
1.
SANTOS, M. H. A.; BAGANHA, A.N.A.B ; OLIVEIRA, A.I.A ; SALES, L. F. G. ; OLIVEIRA, L.F . Brincando com a Leitura - Android. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000805-1, data de registro: 12/07/2017, título: "Brincando com a Leitura - Android" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. ; Data de concessão: 12/07/2017.
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Ferramenta de ensino e comunicação alternativa com controles bluetooth integrado ao software - Pesquisa Google; Plataforma: Java, C; Ambiente: Aplicativos desenvolv. sist. de acordo com determ. metodologia|Gerenciador de usuários|Jogos animados (´arcade games´); Inst. promotora/financiadora: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.
O Brincando com a Leitura consiste de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que auxilia pessoas com deficiência no processo de alfabetização por meio do método fônico. Baseado na memorização dos fonemas através de repetições sucessivas e associações com imagens, o aplicativo foi desenvolvido tendo por base as técnicas e lógicas de games, buscando explorar as repetições necessárias para fixação da aprendizagem do cenário educacional camufladas sob o estímulo da sensação de premiação, reconhecimento e prazer de ter realizado algo, uma competição ou mesmo a mera diversão. Tendo diversos níveis de implementação, tal qual os "games" estabelecem, o aplicativo possibilita a observação simultânea do processo de aprendizagem e da consciência fonética - como ferramenta de apoio e estímulo a educação - e proporciona inclusão e autonomia do indivíduo com deficiência, uma vez que oferece facilidade de aprendizado, entretenimento e qualidade de vida em geral, de forma economicamente viável, e acessível técnica e financeiramente..


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. . 1º Chamada de projetos tecnológicos do CESUPA. 2015. (Exposição).
Palavras-chave: acessibilidade; comunicação alternativa; educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Auditório CESUPA - José Malcher; Cidade: Belém/Pará; Inst. promotora/financiadora: CESUPA - Centro Universitário do Pará.
Evento organizado para estimular novos alunos a desenvolver projetos de tecnologia assistiva e pesquisa científica..

2.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . TEDxCESUPA Redescobrindo. 2016. (Outro).
Palavras-chave: educação; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro Universitário do Estado do Pará - José Malcher; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, organizada pelo Grupo de Estudos de Tecnologia Assistiva (GETA), que ocorreu no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor..

3.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. ; BAGANHA, A.N.A.B . TEDxCESUPA Coexistir. 2017. (Congresso).
Palavras-chave: educação; inclusão social; tecnologia assistiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Centro Universitário do Pará - José Malcher; Cidade: Belém/Pará; Inst. promotora/financiadora: CESUPA.
TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 08 de Abril de 2017 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. Em 2016, ocorreu o primeiro TEDx universitário do Norte do Brasil, o TEDxCESUPA sob o tema "Redescobrindo" no qual reuniu 8 palestrantes, 4 apresentações culturais, 8 organizadores e 100 participantes..

4.
OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F ; SANTOS, M. H. A. ; BAGANHA, A.N.A.B ; SALES, L. F. G. . V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. 2016. (Congresso).
Palavras-chave: acessibilidade; automação residencial; comunicação alternativa; inclusão digital; inclusão social.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Software Básico.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/GETA CESUPA.
O V Fórum deflagrou um concurso de inovação tecnológica em tecnologia assistiva onde estudantes e pesquisadores foram estimulados a apresentar trabalhos nas categorias e áreas temáticas: Tecnologia Assistiva para deficiência visual Tecnologia Assistiva para deficiência auditiva Tecnologia Assistiva para deficiência física Tecnologia Assistiva para deficiência múltipla Tecnologia Assistiva para deficiência Intelectual e autismo Tecnologia Assistiva para deficiência psicosocial Inclusão Acessibilidade Políticas Públicas em Tecnologia Assistiva As tecnologias foram produtos, técnicas ou metodologias, reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade e que representem soluções efetivas de acessibilidade e inclusão social..

5.
SANTOS, M. H. A.; SALES, L. F. G. . TEDxCESUPALive. 2017. (Outro).
Palavras-chave: educação; informática.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: CESUPA José Malcher; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: TEDxCESUPA.
O que o futuro reserva para você, para mim, para nós? Em 2017, o TED irá equilibrar um duro olhar para as mudanças sísmicas que estão alterando a maneira como o mundo trabalha com insights, sobre como podemos promover a aprendizagem pessoal, crescimento e capacitação. O resultado: você vai ficar inspirado e preparado para a mudança que está à frente. A retransmissão do TED 2017: The future you, foi no dia 27 de Abril de 2017, no CESUPA da José Malcher..

6.
OLIVEIRA, A.I.A ; OLIVEIRA, L.F ; BAGANHA, A.N.A.B ; SANTOS, M. H. A. ; SALES, L. F. G. . II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. 2016. .
Palavras-chave: acessibilidade; inclusão digital; inclusão social; informática; comunicação alternativa; automação residencial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Hall de Eventos da Estação das Docas; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: NEDETA UEPA/ NAC/ GETA CESUPA.
A I FEIRA ESTADUAL EXISTIR, I FEIRA DE AÇÕES INTEGRADAS À PESSOA COM DEFICIENCIA, II FEIRA PARAENSE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA pela segunda vez na região, a proposta dessa feira é ser uma mini REATECH (Feira Internacional de reabilitação, inclusão e acessibilidade). No estado do Pará, o evento reunirá pesquisadores, fabricantes de equipamentos e tecnologias para pessoas com deficiências, discutirá leis e melhorias na qualidade de vida, abordará tecnologia assistiva e acessibilidade, geração de empregos e tantos outros assuntos que são do interesse de um numeroso e, invariavelmente, esquecido público de cidadãos brasileiros..




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 14:15:07