Daiana Maria Veiga Sigiliano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0329090470307145
  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Daiana Sigiliano é formada em Jornalismo pela Faculdade de Minas (2011) , especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e mestre em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) .Membro do grupo de estudos e projetos EraTransmídia (2012), do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Federal do Amapá (2013), do Grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018) e do Grupo de Novas Mídias da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (2014). Integrou a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) (2016-2017) e o Grupo de pesquisa em Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2017). É pesquisadora da rede de pesquisa Obitel-Brasil (Equipe UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daiana Maria Veiga Sigiliano
Nome em citações bibliográficas
SIGILIANO, D. M. V.;SIGILIANO, D.;SIGILIANO, DAIANA


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Social TV: o laço social no backchannel de The X-Files,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gabriela Borges Martins Caravela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Social TV; Laço Social; Twitter; Ficção Seriada; The X-Files.
2013 - 2014
Especialização em Jornalismo Multiplataforma. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Social TV: o ciber-watercooler de Pretty Little Liars e The Voice.
Orientador: Gabriela Borges Martins Caravela.
2008 - 2011
Graduação em Comunicação Social.
Faculdade de Minas - Muriaé, FAMINAS, Brasil.
Título: LOST, o ethos contemporâneo e a cultura da convergência.
Orientador: Fernanda Cristina Abrão da Rocha.




Formação Complementar


2018 - 2018
Netlytic - Coleta, analise e visualização dados de mídias sociais. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2018 - 2018
Fãs, Segunda Tela e Marketing. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2017 - 2017
Principios básicos de divulgación científica. (Carga horária: 24h).
Universidad de Cantabria, UC, Espanha.
2017 - 2017
Minicurso Literacia Fílmica. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2014
La 3ª edad de oro de la televisión. (Carga horária: 24h).
Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.
2013 - 2013
The Future Of Storytelling. (Carga horária: 24h).
Fachhochschule Potsdam, FHP, Alemanha.
2012 - 2012
Storytelling e Transmídia. (Carga horária: 6h).
Trespontos Treinamento e Aprimoramento Profissional LTDA, TRESPONTOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Box de Séries, BOX DE SÉRIES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 80, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: Produção de conteúdos jornalístico, tais como tradução, cobertura de eventos, entrevistas. Reponsável pela editoria de Convergência midiática e TV Everywhere, com a produção de uma coluna semanal em ambas. Responsável pelo gerenciamento de mídias sociais.


Aftertaste, AFTERTASTE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Responsável pelo monitoramento de mídias soci, Carga horária: 60
Outras informações
Cargo: Estagiaria responsável pelo monitoramento de mídias sociais Principais atividades: Responsável pela criação, planejamento, gerenciamento de conteúdo e monitoramento de ações em redes sociais da marca.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A construção de mundos e sua relação com a literacia midiática em Malhação: Viva a Diferença
Descrição: Analisar a construção do mundo ficcional do arco narrativo do casal Lica e Samantha, da temporada Malhação: Viva a Diferença (2017-2018) e a sua articulação com a ampliação e a ressignificação do mundo ficcional do shipp Limantha a partir da análise dos tweets do fandom no Twitter..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Guilherme Moreira Fernandes - Integrante / Maria Cristina Brandão - Integrante / Leony Lima - Integrante / Mariana Meyer - Integrante / Vinícius Guida - Integrante / Felipe Gasparete - Integrante.
2017 - 2018
A qualidade na ficção televisiva brasileira: análise de séries com formato episódico
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Júlia Garcia - Integrante / Leony Lima - Integrante / Mariana Meyer - Integrante.
2017 - 2018
A qualidade na ficção televisiva brasileira: análise de séries com estratégias transmídia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Júlia Garcia - Integrante / Leony Lima - Integrante / Mariana Meyer - Integrante.
2017 - 2018
A competência midiática no engajamento dos fãs nas novelas O Rebu e Liberdade, Liberdade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Leony Lima - Integrante / Mariana Meyer - Integrante.
2016 - 2017
Social TV e engajamento de fãs nas telenovelas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Soraya Vieira - Integrante.
2016 - 2017
Fãs de Liberdade, Liberdade: análise da curadoria e remixagem na social TV
Descrição: O projeto de pesquisa discute sobre o recente fenômeno da social TV na televisão brasileira a partir da análise da telenovela Liberdade, Liberdade que será exibida às 23h na Rede Globo entre 11/4 e 4/8 de 2016. Esta pesquisa centra-se na análise da atuação de fãs e especialistas no Twitter, tendo como foco a reflexão sobre as dimensões da competência midiática (Ferrés, 2015) que estão em operação durante a interação. Procuramos discutir a apropriação e a ressignificação dos conteúdos midiáticos durante a interação a fim de perceber seus impactos sobre a produção televisiva. Sendo assim, está relacionada com o tema central do Obitel que analisa as práticas dos fãs para discutir as transformações na cultura participativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Guilherme Fernandes - Integrante / Maria Cristina Brandão - Integrante / Soraya Vieira - Integrante.
2016 - Atual
Qualidade na ficção seriada brasileira: debates, proposições e análises
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / BORGES, GABRIELA - Coordenador / Júlia Garcia - Integrante / Leony Lima - Integrante / Mariana Meyer - Integrante.
2014 - 2015
Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende realizar um estudo do remake da telenovela O Rebu, de Bráulio Pedroso (1931-1990), exibida a partir de julho na TV Globo, com roteiro de George Moura e direção de José Luiz Villamarim. A pesquisa está alicerçada em dois eixos inter-relacionados: a narrativa e a cultura participativa. A narrativa será analisada a fim de ressaltar os aspectos relevantes do enredo e da criação dos personagens que são explorados pela produção transmídia. Do mesmo modo, pretendemos levantar a participação do público que se envolve com a narrativa, bem como as engrenagens motivadoras e persuasivas que são inseridas pela emissora via web. este projeto faz parte da Rede OBITEL (Observatório Latino-americano de Ficção Televisiva) Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Gabriela Borges - Integrante / Cristina Brandão - Coordenador / Marise Pimentel Mendes - Integrante / Guilherme Fernandes - Integrante.
2013 - 2014
Produção colaborativa de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais
Descrição: Descrição: Objetivo geral Compartilhar e incentivar a pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nos dois eixos estruturante situados nesse projeto. Objetivos específicos - Pesquisar o Estado da Arte das tecnologias de comunicação que estão sendo desenvolvidas e/ou apropriadas pelo campo da Comunicação Social, de acordo com os dois eixos estruturantes do projeto; - Verificar qual a contribuição efetiva da área Jornalística na produção e implementação das tecnologias em análise; - Analisar o impacto, consolidação e tendências das tecnologias em análise nos processos de produção de produtos da área jornalística; - Criar um ambiente colaborativo para postagem e análise crítica e contribuições da área Jornalística sobre os experimentos tecnológicos referente aos dois eixos estruturantes; - Definir critérios e processo para análise dos experimentos compartilhados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Daiana Maria Veiga Sigiliano - Integrante / Diólia de Carvalho Graziano - Integrante / Walter Teixeira Lima Junior - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Convergência.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIGILIANO, D.2018SIGILIANO, D.; BORGES, G. . The expansion of the fictional universe of The X-Files on social TV. Dígitos. Revista de Comunicación Digital, v. 4, p. 151-164, 2018.

2.
SIGILIANO, D.2018SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Estratégias transmídia na ficção televisiva: uma análise da décima temporada de The X-Files. RAZÓN Y PALABRA, v. 22, p. 247-267, 2018.

3.
SIGILIANO, D.2018SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Competência Midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid's Tale. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE), v. 19, p. 106-122, 2018.

4.
SIGILIANO, D.2018SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 20, p. 204-216, 2018.

5.
SIGILIANO, D.2017SIGILIANO, D.; BORGES, G. . The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 14, p. 68-89, 2017.

6.
CAVALCANTI, G.2017CAVALCANTI, G. ; FERREIRA, V. ; SIGILIANO, D. M. V. . Liberdade, Liberdade: repercussão da cena de sexo de gay na telenovela. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 101-120, 2017.

7.
SIGILIANO, D.2017SIGILIANO, D.; BORGES, G. . O universo transmídia de Latitudes. Comunicación - Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Literatura, v. 14, p. 103-114, 2017.

8.
3SIGILIANO, D.2016SIGILIANO, D.; FAUSTINO, E. . NETFLIX: Sistemas de Recomendação Inteligentes. Tecer (Belo Horizonte), v. 9, p. 13-26, 2016.

9.
1SIGILIANO, D.2016SIGILIANO, D.; BORGES, G. . A Rede Globo no ecossistema da Social TV: uma análise sobre as postagens do perfil @redeglobo no Twitter. In Texto (UFRGS. Online), v. 36, p. 103-120, 2016.

10.
2SIGILIANO, D.2016SIGILIANO, D.; BORGES, G. . O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto XFRewatch da série The X-Files. ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 15, p. 293-311, 2016.

11.
OLIVEIRA, L. A.2016OLIVEIRA, L. A. ; COSTA, A. A. ; SIGILIANO, D. M. V. . Facebook: uma mesa de debates ou uma arena política digital?. Redes.com (Sevilla), v. 1, p. 105-137, 2016.

12.
BORGES, GABRIELA2016 BORGES, GABRIELA ; SIGILIANO, DAIANA . Television dialogues in Brazilian fiction: Between production and consumption. Applied Technologies and Innovations, v. 12, p. 1-17, 2016.

13.
5SIGILIANO, D. M. V.;SIGILIANO, D.;SIGILIANO, DAIANA2015SIGILIANO, D. M. V.; BORGES, G. . The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela. Rumores (USP), v. 9, p. 52-71, 2015.

14.
4SIGILIANO, D. M. V.;SIGILIANO, D.;SIGILIANO, DAIANA2015SIGILIANO, D. M. V.; BORGES, G. . A expansão do universo ficcional de Homeland na segunda tela. Culturas Midiáticas, v. 8, p. 1-15, 2015.

15.
7SIGILIANO, D. M. V.;SIGILIANO, D.;SIGILIANO, DAIANA2014SIGILIANO, D. M. V.. O realismo fantástico de Saramandaia e as suas expansões transmidiáticas. Temática (João Pessoa. Online), v. 10, p. 1, 2014.

16.
6BORGES, G.2014BORGES, G. ; SIGILIANO, D. M. V. . Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV. Lumina (UFJF. Online), v. 7, p. 1-16, 2014.

17.
8SIGILIANO, D. M. V.;SIGILIANO, D.;SIGILIANO, DAIANA2013SIGILIANO, D. M. V.; BORGES, G. . Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 106-119, 2013.

18.
9SIGILIANO, D. M. V.;SIGILIANO, D.;SIGILIANO, DAIANA2012SIGILIANO, D. M. V.. Lost, o ethos contemporâneo e a cultura da convergência. Revista Científica da FAMINAS, v. 8, p. 103, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, G. (Org.) ; SIGILIANO, D. (Org.) . Anais do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. 1. ed. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018. 730p .

Capítulos de livros publicados
1.
SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G. ; BORGES, G. . Feminismo e TV Social: A Repercussão dos telespectadores interagentes sobre o empoderamento de Dana Scully em The X-Files. In: Fernanda Castilho; Ligia Prezia Lemos. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed.Alumínio: Jogo de Palavras, 2018, v. 1, p. 79-93.

2.
BORGES, G. ; SIGILIANO, D. . A qualidade na ficção seriada lusófona. In: Isabel Ferin Cunha, Fernanda Castilho e Ana Paula Guedes. (Org.). Ficção seriada televisiva no espaço lusófono. 1ed.Covilhã: LABCOM.IFP, 2017, v. , p. 183-202.

3.
SIGILIANO, D.. A convergência entre a experiência televisiva e as redes sociais: um estudo exploratório das produções científicas sobre a Social TV. In: Marcelo Ruschel Träsel; Raquel Ritter Longhi; Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco; Walter Teixeira Lima Junior. (Org.). Pensar em Rede: Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digital. 1ed.Amapá: Editora UNIFAP, 2017, v. , p. 267-290.

4.
BORGES, G. ; BRANDAO, M. C. ; SIGILIANO, D. ; VIEIRA, S. ; FERNANDES, G. . Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. 5, p. 93-136.

5.
COSTA, A. A. ; SIGILIANO, D. ; OLIVEIRA, L. A. . Facebook: Uma nova arena política digital. In: Aline Monteiro Homssi; Ana Luísa Ruggieri;Dayana Barboza;Fernanda Camargo;Flávio Reis. (Org.). Tempos de rupturas: críticas dos processos comunicacionais. 1ed.Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017, v. 1, p. 245-268.

6.
SIGILIANO, D. M. V.. A transmídia nas telenovelas da Rede Globo. In: Rodolfo Oliveira. (Org.). Caminhos Transmídia - Novas formas de comunicação e engajamento. 1ed.São Paulo: Corazonada Brand Storytelling, 2015, v. 1, p. 29-40.

7.
SIGILIANO, D. M. V.; DION, D. ; ARNAUT, R. D. . Mídia de Massa, a TV e a 2nd Screen. In: Rodolfo Oliveira. (Org.). Caminhos transmídia - novas formas de comunicação e engajamento. 1ed.São Paulo: Corazonada Brand Storytelling, 2015, v. 1, p. 92-101.

8.
BORGES, G. ; SIGILIANO, D. M. V. . Os Universos Ficcionais Transmídia e a Cultura Participativa: Análise da Complexidade Narrativa de O Rebu e sua Repercussão no Twitter. In: Gabriela Borges; Vicente Gosciola; Marcel Vieira. (Org.). Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário. Volume IV. 1ed.São Paulo: CIAC / Socine, 2015, v. IV, p. 70-87.

9.
BRANDAO, C. ; BORGES, G. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MACHADO FILHO, F. ; FERNANDES, G. M. ; MENDES, M. P. . Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 2ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 4, p. 399-437.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIDA, V. ; BORGES, G. ; SIGILIANO, D. . Skam: novos modos de criação e engajamento. Revista da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, São Paulo, p. 60 - 62, 01 jan. 2018.

2.
SIGILIANO, D. M. V.. O ciber-watercooler e a volta a TV com hora marcada. Revista da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, São Paulo, p. 94 - 96, 01 ago. 2015.

3.
ARNAUT, R. D. ; SIGILIANO, D. M. V. . TV, onde está você agora?. Revista da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, São Paulo, p. 86 - 92, 01 ago. 2015.

4.
SIGILIANO, D. M. V.. Segunda Pantalla, multiples pantallas. SET (Revista de Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 44 - 46, 01 abr. 2015.

5.
SIGILIANO, D. M. V.. A fórmula criativa da Netflix. SET (Revista de Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 94 - 96, 01 abr. 2015.

6.
SIGILIANO, D. M. V.. Os novos caminhos do engajamento. Observatório da Imprensa, São Paulo, 16 dez. 2014.

7.
SIGILIANO, D. M. V.. LOST: Uma história em múltiplas plataformas. Observatório da Imprensa, São Paulo, 06 jul. 2014.

8.
SIGILIANO, D. M. V.. O novo espectador na era da imersão. Observatório da Imprensa, São Paulo, 06 jul. 2014.

9.
SIGILIANO, D. M. V.. As expansões transmidiáticas de Saramandaia. Revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 76 - 78, 01 jul. 2014.

10.
SIGILIANO, D. M. V.. A reinvenção da TV será tweetada. Observatório da Imprensa, São Paulo, 04 mar. 2014.

11.
SIGILIANO, D. M. V.. A marca e os comentários nas redes sociais. Observatório da Imprensa, São Paulo, 22 jul. 2013.

12.
SIGILIANO, D. M. V.. Um marco na ?social TV? nacional. Observatório da Imprensa, São Paulo, 09 abr. 2013.

13.
SIGILIANO, D. M. V.. A reinvenção do espectador. Observatório da Imprensa, São Paulo, 05 fev. 2013.

14.
SIGILIANO, D. M. V.. Lost: a narrativa transmídia é só o começo. Revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 58 - 59, 01 jan. 2013.

15.
SIGILIANO, D. M. V.. O fim do enlatado americano. Observatório da Imprensa, São Paulo, 31 dez. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G. ; BORGES, G. . A ficção seriada na TV pública norueguesa: o diálogo entre a transmedia literacy e a websérie Skam. In: 41° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018. p. 1-15.

2.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . A Competência Midiática na Produção dos Fãs de Ficção Seriada: Uma Análise do Legendas.TV. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2018, São Paulo. Anais Comunicon 2018. São Paulo: Escola Superior de Marketing e Propaganda, 2018. v. 1. p. 1-15.

3.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . XFRewatch: as ressignificações do universo ficcional de The X- Files no Twitter. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 2017, São Paulo. XFRewatch: as ressignificações do universo ficcional de The X- Files no Twitter, 2017. p. 1-16.

4.
SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G. ; BORGES, G. . Feminismo e TV Social: A Repercussão dos Telespectadores Interagentes sobre o Empoderamento de Dana Scully em The X-Files. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ?, 2017, Curitiba. Feminismo e TV Social: A Repercussão dos Telespectadores Interagentes sobre o Empoderamento de Dana Scully em The X-Files, 2017. p. 1-15.

5.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files. In: I Congresso de TeleVisões, 2017, Niterói. Anais do I Congresso de TeleVisões. Niterói: UFF, 2017. p. 1-22.

6.
CAVALCANTI, G. ; FERREIRA, V. ; SIGILIANO, D. . Liberdade, Liberdade: repercussão da cena de sexo de gay na telenovela. In: Anais do I Congresso de TeleVisões, 2017, Niterói. Anais do I Congresso de TeleVisões. Niterói: UFF, 2017. v. 1. p. 1-20.

7.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Competência Midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid's Tale. In: X Simpósio Nacional da ABCiber, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos X Simpósio Nacional da ABCiber, 2017. p. 938-953.

8.
BORGES, G. ; SIGILIANO, D. . Competências Midiáticas e Social TV. In: II Congresso Internacional de Competências Midiáticas, 2017, Juiz de Fora. Anais II Congresso Internacional de Competências Midiáticas, 2017. p. 45-53.

9.
SIGILIANO, D.; NORTON, I. . Transmedia Literacy: o entendimento crítico do universo ficcional de Jessica Jones. In: II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017, Juiz de Fora. Anais II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017. p. 336-341.

10.
MEYER, M. ; SIGILIANO, D. ; BORGES, G. . A competência midiática e a cultura de fãs: uma análise do perfil ?GoT as BR Tweets? no Twitter. In: II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017, Juiz de Fora. Anais II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017. p. 532-539.

11.
GUIDA, V. ; BORGES, G. ; SIGILIANO, D. . As dimensões da competência midiática e a diversidade: análise de comentários do canal Põe na Roda. In: II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017, Juiz de Fora. Anais II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, 2017. p. 699-708.

12.
SIGILIANO, D. M. V.; BORGES, G. . O diálogo entre a complexidade narrativa e a social tv no projeto xfrewatch da série the x-files. In: XXV Encontro Anual da Compós, 2016, Goiânia. O diálogo entre a complexidade narrativa e a social tv no projeto xfrewatch da série the x-file, 2016.

13.
COSTA, A. ; SIGILIANO, D. ; OLIVEIRA, L. A. . FACEBOOK: Uma nova arena política digital. In: IX Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais, 2016, Ouro Preto. FACEBOOK: Uma nova arena política digital, 2016.

14.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: um estudo exploratório das produções científicas sobre a convergência da experiência televisiva com as redes sociais. In: Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Social TV: um estudo exploratório das produções científicas sobre a convergência da experiência televisiva com as redes sociais, 2015. p. 1-13.

15.
FAUSTINO, E. ; SIGILIANO, D. M. V. . NETFLIX: Sistemas de Recomendação Inteligentes. In: II Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, 2015, São Paulo. NETFLIX: Sistemas de Recomendação Inteligentes, 2015. p. 1-15.

16.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: O Backchannel de Pretty Little Liars. In: Encontro Regional de Comunicação, 2015, Juiz de Fora. Social TV: O Backchannel de Pretty Little Liars, 2015.

17.
COSTA, A. ; SIGILIANO, D. M. V. . A Interação Híbrida da Televisão com a Segunda Tela: Uma Análise do Aplicativo Segunda Tela- CQC. In: Encontro Regional de Comunicação, 2015, Juiz de Fora. A Interação Híbrida da Televisão com a Segunda Tela: Uma Análise do Aplicativo Segunda Tela- CQC, 2015.

18.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: a correlação entre os tweets e a audiência. In: Colóquio Internacional em Mídia Digital: televisão e interatividade, 2013, Juiz de Fora. Anais do Colóquio Internacional em Mídia Digital: televisão e interatividade, 2013.

19.
MARTINS, V. C. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MORAIS, C. A. ; LUCIANO, P. V. . Análise da Cultura da Convergência e o novo papel do consumidor. In: VII Encontro de Iniciação Científica, 2010, Muriaé. Análise da Cultura da Convergência e o novo papel do consumidor. Muriaé: FAMINAS.

20.
RIBEIRO, C. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MULLER, L. ; LUCIANO, P. V. . Jornalismo da Saúde. In: VI Encontro de Iniciação Científica, 2009, Muriaé. Jornalismo da Saúde, 2009.

21.
LUCIANO, P. V. ; SIGILIANO, D. M. V. . Leitura e Desleitura. In: V Encontro de Iniciação Científica Faminas, 2008, Muriaé. Leitura e Desleitura. Muriaé: FAMINAS, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIGILIANO, D.. The X-Files na social TV: uma análise do perfil @thexfiles. In: XX Encontro SOCINE, 2016, Curitiba. The X-Files na social TV: uma análise do perfil @thexfiles, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Transmedia Literacy: analyzing the impact of The X-Files transmedia. Palabra Clave, 2019.

2.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . A composição imagética de The X-Files na social TV. CONEXÃO: COMUNICAÇÃO E CULTURA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Competência midiática na cultura de fãs: uma análise do grupo The Handmaid's Tale ? Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BORGES, G. ; SIGILIANO, D. . Observatório da Qualidade no Audiovisual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BORGES, G. ; SIGILIANO, D. . Competências Midiáticas e Social TV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, G. ; SIGILIANO, D. M. V. . Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAVALCANTI, G. ; FERREIRA, V. ; SIGILIANO, D. . Liberdade, Liberdade: repercussão da cena de sexo de gay na telenovela. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid's Tale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SIGILIANO, D. M. V.; BORGES, G. . O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto xfrewatch da série The X-Files. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SIGILIANO, D.. The X-Files na social tv: uma análise do perfil @thexfiles. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SIGILIANO, D.. A ressignificação da experiência televisiva: uma análise do universo ficcional de The X-Files na social TV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Xfrewatch: as ressignificações do universo ficcional de The X-files no Twitter. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: O Backchannel de Pretty Little Liars. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
COSTA, A. ; SIGILIANO, D. M. V. . A Interação Híbrida da Televisão com a Segunda Tela: Uma Análise do Aplicativo Segunda Tela-CQC?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SIGILIANO, D.. Social TV: o laço social no backchannel de The X-Files. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SIGILIANO, D.. Social TV: Um Estudo Exploratório Das Produções Científicas Sobre A Convergência Da Experiência Televisiva Com As Redes Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BRANDAO, C. ; BORGES, G. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MACHADO FILHO, F. ; FERNANDES, G. ; MENDES, M. P. . Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: a correlação entre os tweets e a audiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: a TV em duas telas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MARTINS, V. C. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MORAIS, C. A. ; LUCIANO, P. V. . Análise da Cultura da Convergência e o novo papel do consumidor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
RIBEIRO, C. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MULLER, L. ; LUCIANO, P. V. . Jornalismo da Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
LUCIANO, P. V. ; SIGILIANO, D. M. V. . Leitura e Desleitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SIGILIANO, D.. Parecer de artigo científico - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2018.

2.
SIGILIANO, D. M. V.. Parecer de artigo científico - 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018.

3.
SIGILIANO, D. M. V.. Parecer de artigo científico - 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018.

4.
SIGILIANO, D. M. V.. Parecer de artigo científico - 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018.

5.
SIGILIANO, D.. Parecer de artigo científico - XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, J. ; CAMPOS, R. ; SIGILIANO, D. . ?Só mais um episódio? ? Como é a vida de viciados em séries. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
Thuany Coelho ; MURAKMariane Murakami AMI, M. ; SIGILIANO, D. M. V. . Os seriados na realidade transmídia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Lucas Cabrero ; SIGILIANO, D. M. V. . Tech Time - Cultura de convergência. 2013.

4.
SOUZA, W. G. S. ; SIGILIANO, D. M. V. . Cinco coisas para você entender melhor a dinâmica das séries dos EUA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Julia Casotti ; SIGILIANO, D. M. V. . Televisão para ver de graça na internet. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: uma nova experiência televisiva (Laboratório de Investigação e Análise Crítica de Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)). 2014; Tema: Social TV. (Blog).

2.
SIGILIANO, D. M. V.. A reinvenção da TV (Laboratório de Investigação e Análise Crítica de Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)). 2014; Tema: Social TV. (Blog).

3.
SIGILIANO, D. M. V.. Acenda uma vela para David Lynch (Televisão em Revista / Blog de Televisão e Mídias Digitais do Curso de Cinema da UFF). 2013; Tema: A importância de David Lynch para a produção audiovisual estadunidense. (Blog).

4.
SIGILIANO, D. M. V.. Vida longa à TV! (Televisão em Revista / Blog de Televisão e Mídias Digitais do Curso de Cinema da UFF). 2013; Tema: As produções audiovisuais estadunidense na Post-Network Television. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIGILIANO, D. M. V.. Revista Lumina v. 12, n. 1 (2018). 2018. (Assistente Editorial).

2.
SIGILIANO, D.. Revista Lumina v. 12, n. 2 (2018). 2018. (Assistente Editorial).

3.
SIGILIANO, D.. Revista Lumina v. 11, n. 1 (2017). 2017. (Assistente Editorial).

4.
SIGILIANO, D.. Revista Lumina v. 11, n. 2 (2017). 2017. (Assistente Editorial).

5.
SIGILIANO, D.. Revista Lumina v. 11, n. 3 (2017). 2017. (Assistente Editorial).

6.
SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G. . TV social: novas formas de produção e engajamento na segunda tela. 2016. .

7.
SIGILIANO, D. M. V.. Revista Lumina v. 10, n. 1 (2016). 2016. (Assistente Editorial).

8.
SIGILIANO, D.. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitve Science v.4,n.1 (2016). 2016. (Assistente Editorial).

9.
SIGILIANO, D.. Revista Lumina v. 10, n. 2 (2016). 2016. (Assistente Editorial).

10.
SIGILIANO, D.. Revista Lumina v. 10, n. 3 (2016). 2016. (Assistente Editorial).

11.
SIGILIANO, D.. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitve Science v.4,n.2 (2016). 2016. (Assistente Editorial).

12.
SIGILIANO, D. M. V.. Revista Lumina v. 9, n. 1 (2015). 2015. (Assistente Editorial).

13.
SIGILIANO, D. M. V.. Revista Lumina v. 9, n. 2 (2015). 2015. (Assistente Editorial).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, G.; THOME, C. A.; SIGILIANO, D.. Participação em banca de Vitória Nascimento Gonçalves.A influência além dos blogs: Uma análise da relação criada entre a blogueira Thereza Chammas e as leitoras do blog Fashionismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social ? Jornalismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2018).Competência midiática na cultura de fãs: uma análise do grupo The Handmaid's Tale ? Brasil. 2018. (Outra).

2.
I Encontro sobre Cultura e Tecnologia Digital da UFJF.Observatório da Qualidade no Audiovisual. 2017. (Encontro).

3.
Simpósio Nacional da ABCiber.Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid's Tale. 2017. (Simpósio).

4.
VI Encontro Obitel Brasil.Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. 2017. (Encontro).

5.
25° Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto xfrewatch da série The X-Files. 2016. (Encontro).

6.
I PesqTV Seminário de metodologias de análise de produtos Televisuais,.A ressignificação da experiência televisiva: uma análise do universo ficcional de The X-Files na social TV. 2016. (Seminário).

7.
IV Jornadas Internas PPGCOM.Social TV: o laço social no backchannel de The X-Files. 2016. (Outra).

8.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016. (Congresso).

9.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Social TV: Um Estudo Exploratório Das Produções Científicas Sobre A Convergência Da Experiência Televisiva Com As Redes Sociais. 2015. (Congresso).

10.
Encontro OBITEL Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva.Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. 2015. (Encontro).

11.
III Jornadas Internas do PPGCOM/UFJF.Social TV: o laço social no backchannel de The X-Files. 2015. (Outra).

12.
XIII Encontro Regional de Comunicação.Social TV: O Backchannel de Pretty Little Liars. 2015. (Encontro).

13.
Campus Party - São Paulo.Social TV: A TV em duas telas. 2013. (Outra).

14.
Colóquio Internacional em Mídia Digital: televisão e interatividade. Social TV: a correlação entre os tweets e a audiência. 2013. (Congresso).

15.
Rio Content Market. 2013. (Outra).

16.
Rio Content Market. 2012. (Outra).

17.
VII Encontro de Iniciação Científica.Análise da Cultura da Convergência e o novo papel do consumidor. 2010. (Encontro).

18.
VI Encontro de Iniciação Científica.Jornalismo da Saúde. 2009. (Encontro).

19.
V Encontro de Iniciação Científica Faminas.Leitura e Desleitura. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIGILIANO, D.. II Congresso Internacional Sobre Competências Midiáticas. 2017. (Congresso).

2.
SIGILIANO, D.. II Simpósio de Literacia Midiática. 2016. (Outro).

3.
SIGILIANO, D.. II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. 2015. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3SIGILIANO, D.2016SIGILIANO, D.; FAUSTINO, E. . NETFLIX: Sistemas de Recomendação Inteligentes. Tecer (Belo Horizonte), v. 9, p. 13-26, 2016.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SIGILIANO, D. M. V.. Lost: a narrativa transmídia é só o começo. Revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 58 - 59, 01 jan. 2013.

2.
SIGILIANO, D. M. V.. As expansões transmidiáticas de Saramandaia. Revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 76 - 78, 01 jul. 2014.

3.
SIGILIANO, D. M. V.. A reinvenção da TV será tweetada. Observatório da Imprensa, São Paulo, 04 mar. 2014.

4.
SIGILIANO, D. M. V.. LOST: Uma história em múltiplas plataformas. Observatório da Imprensa, São Paulo, 06 jul. 2014.

5.
SIGILIANO, D. M. V.. O novo espectador na era da imersão. Observatório da Imprensa, São Paulo, 06 jul. 2014.

6.
SIGILIANO, D. M. V.. O fim do enlatado americano. Observatório da Imprensa, São Paulo, 31 dez. 2012.

7.
SIGILIANO, D. M. V.. A marca e os comentários nas redes sociais. Observatório da Imprensa, São Paulo, 22 jul. 2013.

8.
SIGILIANO, D. M. V.. A reinvenção do espectador. Observatório da Imprensa, São Paulo, 05 fev. 2013.

9.
SIGILIANO, D. M. V.. Um marco na ?social TV? nacional. Observatório da Imprensa, São Paulo, 09 abr. 2013.

10.
SIGILIANO, D. M. V.. Segunda Pantalla, multiples pantallas. SET (Revista de Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 44 - 46, 01 abr. 2015.

11.
SIGILIANO, D. M. V.. A fórmula criativa da Netflix. SET (Revista de Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), São Paulo, p. 94 - 96, 01 abr. 2015.

12.
SIGILIANO, D. M. V.. O ciber-watercooler e a volta a TV com hora marcada. Revista da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, São Paulo, p. 94 - 96, 01 ago. 2015.

13.
ARNAUT, R. D. ; SIGILIANO, D. M. V. . TV, onde está você agora?. Revista da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, São Paulo, p. 86 - 92, 01 ago. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
LUCIANO, P. V. ; SIGILIANO, D. M. V. . Leitura e Desleitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RIBEIRO, C. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MULLER, L. ; LUCIANO, P. V. . Jornalismo da Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARTINS, V. C. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MORAIS, C. A. ; LUCIANO, P. V. . Análise da Cultura da Convergência e o novo papel do consumidor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: a correlação entre os tweets e a audiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: a TV em duas telas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIGILIANO, D. M. V.; BORGES, G. . O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto xfrewatch da série The X-Files. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Thuany Coelho ; MURAKMariane Murakami AMI, M. ; SIGILIANO, D. M. V. . Os seriados na realidade transmídia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Julia Casotti ; SIGILIANO, D. M. V. . Televisão para ver de graça na internet. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Lucas Cabrero ; SIGILIANO, D. M. V. . Tech Time - Cultura de convergência. 2013.

4.
SOUZA, W. G. S. ; SIGILIANO, D. M. V. . Cinco coisas para você entender melhor a dinâmica das séries dos EUA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SIGILIANO, D. M. V.. Acenda uma vela para David Lynch (Televisão em Revista / Blog de Televisão e Mídias Digitais do Curso de Cinema da UFF). 2013; Tema: A importância de David Lynch para a produção audiovisual estadunidense. (Blog).

2.
SIGILIANO, D. M. V.. Vida longa à TV! (Televisão em Revista / Blog de Televisão e Mídias Digitais do Curso de Cinema da UFF). 2013; Tema: As produções audiovisuais estadunidense na Post-Network Television. (Blog).

3.
SIGILIANO, D. M. V.. Social TV: uma nova experiência televisiva (Laboratório de Investigação e Análise Crítica de Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)). 2014; Tema: Social TV. (Blog).

4.
SIGILIANO, D. M. V.. A reinvenção da TV (Laboratório de Investigação e Análise Crítica de Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)). 2014; Tema: Social TV. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 22:46:01