Marcelo Nunes Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9285142449945121
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2012). Tem experiência na área de Qualidade e PCP. Mestre em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Itajubá na área de Análise Econômica de Investimentos, no qual abordou o tema análise de investimentos em Exploração e Produção de Petróleo. Doutor em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Itajubá na área de Análise Econômica de Investimentos. Já ministrou aulas no Centro Universitário de Itajubá e atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Nunes Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, M. N.;FONSECA, MARCELO NUNES


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Proposta para Configuração Ótima de Projetos Híbridos Isolados de Geração de Energia, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Edson de Oliveira Pamplona.
Coorientador: Anderson Rodrigo de Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Híbridos; Energia Renovável; Otimização Multiobjetivo; Intersecção Normal à Fronteira.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica.
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2014 - 2015
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Análise do Impacto das Incertezas na Tomada de Decisão: Uma Abordagem por Opções Reais na Avaliação de Desenvolvimento de um Campo de Petróleo em Diferentes Regimes Contratuais,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Edson de Oliveira Pamplona.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Econômica; Gerenciamento de Risco; Exploração de Petróleo.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica / Especialidade: Avaliação de Projetos.
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2007 - 2012
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Análise da Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade: Pesquisa-Ação em uma Empresa de Automação Industrial.
Orientador: Carlos Henrique Pereira Mello.




Formação Complementar


2018 - 2018
Avaliação de Empresas - Valuation. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, ANBIMA, Brasil.
2017 - 2017
Introdução a Sistemas Híbridos Eólico-Fotovoltaico. (Carga horária: 16h).
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá, FAPEPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em SCILAB: Uma Ferramenta Computacional Gratuita para Engenheiros e Cientistas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2016 - 2016
Seminário de Capacitação Docente da FEPI. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
2015 - 2015
Petrel Fundamentals.
Schlumberger, SCHULMBERGER, Angola.


Atuação Profissional



Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ, .

Cargo ou função
Membro Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Produção.

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Configuração de projetos híbridos isolados de geração de energia
Descrição: Com a crescente preocupação ambiental, o uso de fontes de energias renováveis, principalmente eólica e solar, têm se apresentado como uma importante alternativa para geração de energia nos últimos anos. No entanto, em função da intermitência da eletricidade gerada a partir desses sistemas, estes, sem o auxilio de sistemas de armazenamento de energia, provavelmente, não irão substituir um conjunto gerador diesel em locais isolados de forma definitiva. Em vez disso, esses sistemas terão que operar em paralelo com motores diesel e potencialmente com outras tecnologias que tenham a capacidade de armazenar energia elétrica, formando os chamados sistemas híbridos. Contudo, encontrar a configuração ideal para instalação de sistemas híbridos não é tarefa simples. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento de um método estruturado para seleção de configurações ótimas de tecnologias renováveis e convencionais de geração de energia em sistemas híbridos isolados baseado em otimização multiobjetivo. Para tanto, a metodologia proposta consiste na utilização de modelos matemáticos, tais como técnicas de otimização e de análise econômica de investimentos. Dessa maneira, no caso prático pretende-se otimizar a configuração de um sistema híbrido, ajustando adequadamente as variáveis de decisão (sistemas de energia renovável e energia convencional), de forma que este ajuste possibilite os melhores resultados de acordo com os objetivos selecionados. Além disso, pretende-se comparar os diversos resultados em regiões de países distintos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
REDUÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Descrição: A evolução do consumo de energia elétrica, as dificuldades crescentes para atender à demanda, o elevado custo das alternativas de suprimento, o impacto de novas plantas geradoras ao meio ambiente e a necessidade de as empresas inserirem-se em um mundo globalizado e competitivo, requerem uso otimizado dos recursos. Muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, têm dificuldade em conceber a gestão energética como uma prática gerencial com caráter decisivo para as diretrizes do planejamento estratégico. Os problemas enfrentados pelo sistema elétrico brasileiro podem ser minimizados por meio do uso eficiente dos recursos energéticos disponíveis. As universidades devem contribuir significativamente para esse objetivo, tanto com o ensino, quanto com medidas que permitam o uso eficiente de energia em suas próprias instalações e em indústrias por elas orientadas. Iniciou-se uma maior atenção com a relação entre à energia consumida e o produto final, desta forma reforça-se a necessidade de um modelo de gestão energética para este setor, que vise o acompanhamento da utilização da energia de forma racional e eficiente. Este projeto de pesquisa visa apresentar medidas de baixo custo, geralmente desconhecidas, na gestão energética da UFG, campus Aparecida de Goiânia, quantificando o seu benefício econômico. A metodologia é baseada na minimização do faturamento de energia elétrica, sendo cada medida a ser adotada responsável por reduzir uma parcela deste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
II Encontro Goiano de Estudos em Engenharia de Produção
Descrição: Há um crescimento de cursos de Engenharia de Produção (EP) e a necessidade de integração e discussão sobre o papel deste profissional. Para tanto, o II Encontro Goiano de Estudos em Engenharia de Produção (EGEEP), a ser realizado em 2018, com o tema central ?Como inovar em momentos de crise? Desafios do Estado de Goiás? buscará contribuir com a consolidação da EP no Estado de Goiás, dando continuidade aos esforços dispensados desde o ano de 2016. O evento visa fomentar o debate sobre o desenvolvimento das áreas da EP, referente à inovação tecnológica; intensificar o debate sobre o mercado de trabalho; promover a integração entre as instituições acadêmicas e empresariais da região e divulgar a produção científica e tecnológica. Diversas atividades científicas e culturais estão previstas, como palestras; mostra de trabalhos, minicursos; visitas técnicas e atividades lúdicas. Entre os resultados esperados tem-se a consolidação do EGEEP como um evento na área de EP no Estado de Goiás..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo Nunes Fonseca - Coordenador / LIE YAMANAKA - Integrante / TIAGO DOS SANTOS ALMEIDA - Integrante / MEIRE RAMALHO DE OLIVEIRA - Integrante / SYMONE GOMES SOARES ALCALA - Integrante / HELIO YOCHIHIRO FUCHIGAMI - Integrante / MAICO RORIS SEVERINO - Integrante / CESAR LUCAS CAETANO DE ABREU LOPES - Integrante / RODRIGO MENDONÇA BORGES CAMPOS - Integrante.
2018 - 2018
I Mostra Acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás
Descrição: Os eventos de divulgação das ações de ensino, de extensão e de pesquisa realizados nas universidades têm caráter inter e multidisciplinar e favorece a integração sociedade universidade quando são pensadas e desenvolvidas em parceria com toda a comunidade envolvente aos estabelecimentos de ensino. Desse modo foi pensada a I Mostra Acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, campus da cidade de Aparecida de Goiânia. Espera-se como resultado que os estudantes já matriculados apresentem suas atividades de ensino, de extensão e de pesquisa. Além disso, espera-se motivar técnicos e professores a se envolverem com as atividades de extensão na Universidade Federal de Goiás, favorecendo sua integração com a comunidade envolvente ao campus da UFG Aparecida de Goiânia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Análise da Viabilidade Econômica de Geração Distribuída
Descrição: As fontes tradicionais de energia, como carvão, petróleo e gás natural são as principais contribuintes para a poluição ambiental e o aquecimento global. Acredita-se que, dentro dos próximos 100 anos, o clima da Terra vai passar por uma mudança notável por causa da emissão de gases de efeito estufa e aerossóis. Além disso, a evolução do consumo de energia elétrica, as dificuldades crescentes para atender à demanda, o elevado custo das alternativas de suprimento e a necessidade de as empresas inserirem-se em um mundo globalizado e competitivo, requerem uso otimizado dos recursos. No entanto, a atual crise energética, somada às preocupações ambientais, podem ser minimizadas por meio do aumento da utilização de fontes de energia renováveis. Muitos países e regiões estão acelerando o investimento em fontes renováveis por meio de mecanismos e políticas de incentivos. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto de extensão consiste na avaliação econômica de projetos de geração de energia fotovoltaica por meio de indicadores financeiros, tais como a técnica de valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback. A metodologia a ser aplicada é baseada em estudos reais de casos. Dessa forma, espera-se propiciar além da minimização do faturamento de energia elétrica, a possibilidade de redução da emissão de gases de efeito estufa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo Nunes Fonseca - Coordenador / Fernando Nunes Belchior - Integrante / Joseph Dias Santos - Integrante / BÁRBARA ALVES RIBEIRO - Integrante / VINICIUS ASSUNÇÃO DE MORAIS - Integrante.
2017 - 2017
Dia C da Ciência no Aparecida Shopping
Descrição: O Dia "C da Ciência" é um projeto nacional de mobilização da ciência. Os cursos do Campus Aparecida da UFG (Geologia, Engenharia de Transportes e Engenharia de Produção) se mobilizaram com o objetivo de realizar atividades para mostrar a importância das pesquisas realizadas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, M. N.2018 FONSECA, M. N.; PAMPLONA, E. O. ; QUEIROZ, A. R. ; VALERIO, V. E. M. ; AQUILA, G. ; SILVA, S. R. . Multi-objective optimization applied for designing hybrid power generation systems in isolated networks. SOLAR ENERGY, v. 161, p. 207-219, 2018.

2.
FONSECA, M. N.2018FONSECA, M. N.; OITICICA, A. C. R. ; PAMPLONA, E. O. ; VALERIO, V. E. M. ; AQUILA, G. ; ROTELA JUNIOR, P. . Análise do impacto das incertezas em parcerias público-privadas: um caso real na área de transporte público. Brazilian Applied Science Review, v. 2, p. 532-549, 2018.

3.
AQUILA, GIANCARLO2018 AQUILA, GIANCARLO ; SOUZA ROCHA, LUIZ CÉLIO ; DE OLIVEIRA PAMPLONA, EDSON ; DE QUEIROZ, ANDERSON RODRIGO ; ROTELA JUNIOR, PAULO ; BALESTRASSI, PEDRO PAULO ; FONSECA, MARCELO NUNES . Proposed method for contracting of wind-photovoltaic projects connected to the Brazilian electric system using multiobjective programming. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 97, p. 377-389, 2018.

4.
FONSECA, M. N.;FONSECA, MARCELO NUNES2017FONSECA, M. N.; PAMPLONA, E. O. ; VALERIO, V. E. M. ; AQUILA, G. ; ROCHA, L. C. S. ; ROTELA JUNIOR, PAULO . Oil price volatility: A real option valuation approach in an African oil field. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 150, p. 297-304, 2017.

5.
FONSECA, M. N.2017 FONSECA, M. N.; PAMPLONA, EDSON DE OLIVEIRA ; VALERIO, V. E. M. ; ROTELA JUNIOR, PAULO . Análise da Tomada de Decisão no Desenvolvimento de um Campo de Petróleo: Uma Abordagem por Opções Reais no Contrato de Partilha de Produção. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios, v. 00, p. 00, 2017.

6.
AQUILA, GIANCARLO2016 AQUILA, GIANCARLO ; PAMPLONA, EDSON DE OLIVEIRA ; QUEIROZ, ANDERSON RODRIGO DE ; ROTELA JUNIOR, PAULO ; FONSECA, MARCELO NUNES . An overview of incentive policies for the expansion of renewable energy generation in electricity power systems and the Brazilian experience. Renewable & Sustainable Energy Reviews, v. 00, p. 00-00, 2016.

7.
ROCHA, L. C. S.2016ROCHA, L. C. S. ; AQUILA, G. ; FONSECA, M. N. ; PAMPLONA, E. O. ; PAIVA, A. P. . Modificações na eficiência de máquinas e seu impacto na produtividade: Avaliação pela simulação a eventos discretos. Produção em Foco, v. 06, p. 094-105, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FONSECA, M. N.; PAMPLONA, E. O. . Opções Reais na Avaliação do Desenvolvimento de um Campo de Petróleo: Uma abordagem considerando diferentes regimes contratuais. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 160p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. N.; VALERIO, V. E. M. ; AQUILA, G. ; PAMPLONA, E. O. ; ROCHA, L. C. S. . Análise da Viabilidade no Desenvolvimento de um Campo de Petróleo: Uma Análise de Risco no Contrato de Partilha de Produção. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa. Anais Eletrônicos da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.

2.
VALERIO, V. E. M. ; PAMPLONA, E. O. ; FONSECA, M. N. ; ROTELA JUNIOR, P. ; ROCHA, L. C. S. . Análise Envoltório de Dados em Estruturas de Rede: Uma Avaliação do Desempenho Bancário Brasileiro. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa. Anais Eletrônicos da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.

3.
AQUILA, G. ; PAMPLONA, E. O. ; QUEIROZ, A. R. ; ROTELA JUNIOR, P. ; FONSECA, M. N. . Análise de Políticas de Incentivos para o Aproveitamento de Energias Renováveis e as Experiências no Brasil. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, joão Pessoa. Anais Eletrônicos da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.

4.
SANTOS, E. M. ; ROTELA JUNIOR, P. ; AQUILA, G. ; ROCHA, L. C. S. ; FONSECA, M. N. . Análise de uma melhoria no processo de fabricação dos espaçadores de torno acabado e retífica de perfil aplicada em uma ferramentaria de precisão de uma indústria do ramo automobilístico. In: I Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra-RJ. I Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.

5.
ROTELA JUNIOR, P. ; PAMPLONA, E. O. ; ROCHA, L. C. S. ; VALERIO, V. E. M. ; AQUILA, G. ; FONSECA, M. N. . Avaliação da eficiência sob condições de risco e incerteza na otimização de portfólios. In: VLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas - PE. VLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015.

6.
FONSECA, M. N.; ROCHA, L. C. S. ; AQUILA, G. ; PAMPLONA, E. O. ; PAIVA, A. P. ; ROTELA JUNIOR, P. ; NARDINI, B. M. . Modificações em Eficiência de Máquinas e seu Impacto na Produtividade: Avaliação Através da Simulação a Eventos Discretos. In: VLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas - PE. VLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015.

7.
VALERIO, V. E. M. ; PAMPLONA, E. O. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; ROTELA JUNIOR, P. ; AQUILA, G. ; FONSECA, M. N. ; ROCHA, L. C. S. . Análise Envoltória de Dados em Estrutura de Rede: Uma Nova Abordagem para Redução do Espaço de Busca em Problemas de Otimização via Simulação. In: XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas - PE. XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015.

8.
FONSECA, M. N.; AQUILA, G. ; ROCHA, L. C. S. ; PAMPLONA, E. O. ; VALERIO, V. E. M. . Gestão de riscos para tomada de decisão para investimento em uma franquia de lavagem ecológica de carros. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza - CE. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUILA, G. ; ROCHA, L. C. S. ; FONSECA, M. N. ; PAMPLONA, E. O. ; PAIVA, A. P. ; ROTELA JUNIOR, P. ; VALERIO, V. E. M. . Changes in the machinery and their impact on the efficiency of productivity: evaluation through discrete event simulation. In: 27th European Conference on Operational Research, 2015, Glasgow. 27th European Conference on Operational Research, 2015.

2.
ROTELA JUNIOR, P. ; PAMPLONA, E. O. ; ROCHA, L. C. S. ; VALERIO, V. E. M. ; PAIVA, A. P. ; AQUILA, G. ; FONSECA, M. N. . Stochastic portfolio optimization using efficiency evaluation. In: 27th European Conference on Operational Research. In: 27th European Conference on Operational Research, 2015, Glasgow. 27th European Conference on Operational Research, 2015.

3.
SERPA, S. ; GONCALVES, P. E. ; ROTELA JUNIOR, P. ; ROCHA, L. C. S. ; AQUILA, G. ; VALERIO, V. E. M. ; FONSECA, M. N. . Data Envelopment Analysis associated with Sharpe's approach in portfolio optimization. In: 27th European Conference on Operational Research, 2015, Glasgow. 27th European Conference on Operational Research, 2015.

4.
SALOMON, F. L. R. ; ROTELA JUNIOR, P. ; PAMPLONA, E. O. ; ROCHA, L. C. S. ; AQUILA, G. ; VALERIO, V. E. M. ; FONSECA, M. N. . Data Envelopment Analysis and Fuzzy Theory: Efficiency evaluation under uncertainty in portfolio optimization. In: 27th European Conference on Operational Research, 2015, Glasgow. 27th European Conference on Operational Research, 2015.

5.
ROCHA, L. C. S. ; PAIVA, A. P. ; BALESTRASSI, P. P. ; ROTELA JUNIOR, P. ; PAMPLONA, E. O. ; FONSECA, M. N. ; AQUILA, G. ; VALERIO, V. E. M. . Entropy-Based Weighting for Multiobjective Optimization. In: 27th European Conference on Operational Research, 2015, Glasgow. 27th European Conference on Operational Research, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, M. N.; VALERIO, V. E. M. ; AQUILA, G. ; PAMPLONA, E. O. ; ROCHA, L. C. S. . Análise da Viabilidade no Desenvolvimento de um Campo de Petróleo: Uma Análise de Risco no Contrato de Partilha de Produção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FONSECA, M. N.; ROCHA, L. C. S. ; AQUILA, G. ; PAMPLONA, E. O. ; PAIVA, A. P. ; VALERIO, V. E. M. ; ROTELA JUNIOR, P. ; NARDINI, B. M. . Modificações em Eficiência de Máquinas e seu Impacto na Produtividade: Avaliação Através da Simulação a Eventos Discretos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACIEL, A. C.; FONSECA, M. N.; AQUILA, G.. Participação em banca de Lucas Gustavo de Souza Fonseca..Análise comparativa das tecnologias de melhorias contínuas e suas heterogeneidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

2.
CARRASCO, L. C.; FONSECA, M. N.; AQUILA, G.. Participação em banca de Isaías Almeida de Oliveira e Rafael Antoine Helou Junior.Modelagem de negócio Business Canvas no processo empreendedor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

3.
LOPES, L. G. D.; FONSECA, M. N.; AQUILA, G.. Participação em banca de Liliane Layze Rubin.Estudo de viabilidade técnica econômica de substituição de processo convencional em injetora horizontal por sistema em injetora vertical com mesa em sistema sliding. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

4.
MACIEL, A. C.; GUTIERRES, J. C. M.; FONSECA, M. N.. Participação em banca de Diego Afonso da Silva.Balanceamento de uma linha de produção: um estudo de caso em uma indústria de equipamentos de alta tensão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

5.
ALVES, L. B.; FONSECA, M. N.; NASCIMENTO, K. M.. Participação em banca de Douglas H Barbosa Silva e Felipe Motta de Carvalho.Aplicação de melhorias de processo e produto no pós-desenvolvimento durante a execução do PDP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

6.
ALVES, L. B.; FONSECA, M. N.; NASCIMENTO, K. M.. Participação em banca de Jéssica Ferreira Roque e Nayara Vilas Boas.A aplicação do gerenciamento de projetos no processo de melhoria de uma empresa especializada em reparos de equipamentos eletrônicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção,. Análise da Viabilidade no Desenvolvimento de um Campo de Petróleo: Uma Análise de Risco no Contrato de Partilha de Produção. 2016. (Congresso).

2.
XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Modificações em Eficiência de Máquinas e seu Impacto na Produtividade: Avaliação Através da Simulação a Eventos Discretos. 2015. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:51:28