Rafael Monteiro de Oliveira Cintra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5138320688001081
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Mestrando em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa historiografia e ensino de História. Desenvolve a pesquisa "Hoje a Aula Vai Ser Um Filme - O cinema na tessitura dos saberes docentes e na aula de História", sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Helenice Rocha. O objetivo da pesquisa é apresentar uma perspectiva de análise que entenda a utilização do cinema pelos professores de História, em suas práticas nas salas de aula, como resposta às demandas do cotidiano da profissão e como construção dos seus saberes. É membro do grupo de pesquisa interinstitucional "oficinas de História". Tem especial interesse nos seguintes temas: Cinema e Educação/ensino de História, Historiografia, Estética e Política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Monteiro de Oliveira Cintra
Nome em citações bibliográficas
CINTRA, R. M. O.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: "Hoje a Aula Vai Ser Um Filme" - Cinema, formação de professores e a aula de História,Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Ensino de HIstória, Cinema, produção de presença.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Por que se viu o que se viu? - Interpretações Sobre Estado e Cinema na década de 70.
Orientador: Gelsom Rozentino de Almeida.




Formação Complementar


2018
Extensão universitária em Tempo, Visualidade e Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2018 - 2018
Quatro noções essenciais em história cultural. (Carga horária: 10h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso História e cinema: parcerias. (Carga horária: 10h).
Associação Nacional de História Seção Regional RJ, Anpuh-Rio, Brasil.
2016 - 2016
Cinemaação: produção de audiovisual. (Carga horária: 20h).
Fundação Calouste Gulbenkian, GULBENKIAN, Portugal.
2012 - 2012
O Cinema de Ingmar Bergman. (Carga horária: 3h).
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, CCBB, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Identificação de documentos para o projeto "Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império".


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 14



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cinema e Audiovisual.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CINTRA, R. M. O.. Cinema No Ensino de História: reflexões sobre cultura histórica e saberes docentes. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José.. (Org.). Aprendizagens Históricas - Mídias e Fontes Transversais. 1ed.União da Vitória/Rio de Janeir: LAPHIS/Edições especiais Sobre Ontens, 2018, v. 1, p. 330-338.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CINTRA, R. M. O.. O cinema como mobilizador da ordem sensível no ensino de História.. In: XII Semana de História Política. Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas. IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade., 2017, Rio de Janeiro. ítica. ítica. Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas. IX Seminário Nacional de História Política,Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas. IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade., 2017. p. 1945-1955.

2.
CINTRA, R. M. O.. Ensino de História, Cinema e Produção de Presença. In: V Seminário Interno Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017. p. 474-482.

3.
CINTRA, R. M. O.; CABRAL, M. A. ; SILVA, H. ; PEREIRA, A. R. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania.. In: XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014, Natal. UFRN, 2014. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CINTRA, R. M. O.. Entre o papel e a voz: professores de História e a imagem fílmica na sala de aula. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Niterói. Caderno de Resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018. p. 328-328.

2.
CINTRA, R. M. O.. O Filme e o Professor: o lugar do cinema na tessitura dos saberes docentes e na aula de História. In: VI Seminário Interno PPGHS - Universidade, Democracia e Retrocessos Políticos e Sociais, 2018, São Gonçalo. VI Seminário Interno PPGHS - Universidade, Democracia e Retrocessos Sociais, 2018. p. 4-4.

3.
CINTRA, R. M. O.. Ensino de História, Cinema e Produção de Presença. In: V Seminário Interno Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017. p. 26-26.

4.
CINTRA, R. M. O.. As fronteiras entre Cinema e História: perspectivas possíveis para historiadores e professore. In: XII Semana História Política - / IX Sem Conflitos e resistência: entre práticas, expectativas e rupturasinário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017, Rio de Janeiro. XII Semana História Política - / IX Sem Conflitos e resistência: entre práticas, expectativas e rupturasinário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017. p. 326-327.

Apresentações de Trabalho
1.
CINTRA, R. M. O.. Cinema No Ensino de História: reflexões sobre cultura história e saberes docentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CINTRA, R. M. O.. Entre o papel e a voz: professores de História e a imagem fílmica na sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CINTRA, R. M. O.. O Filme e o Professor: o lugar do cinema na tessitura dos saberes docentes e na aula de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CINTRA, R. M. O.. ?Hoje a aula vai ser um filme?: o cinema na tessitura dos saberes docentes e na aula de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CINTRA, R. M. O.. Ensino de História, Cinema e produção de presença. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CINTRA, R. M. O.. As fronteiras entre Cinema e História: perspectivas possíveis para historiadores e professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CINTRA, R. M. O.. Estratégias Didáticas no Ensino de História, Currículo e Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CINTRA, R. M. O.; CABRAL, M. A. ; PEREIRA, A. R. ; SILVA, H. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CINTRA, R. M. O.; CABRAL, M. A. . As Estratégias Didáticas no Ensino de História: reflexões acerca dos desafios da aprendizagem a partir dos olhares de professores e bolsistas de iniciação à docência em São Gonçalo, Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CINTRA, R. M. O.; BIENENSTEIN, R. . O sonho da casa própria. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Cinema No Ensino de História: reflexões sobre cultura história e saberes docentes. 2018. (Seminário).

2.
Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.Entre o papel e a voz: professores de História e a imagem fílmica na sala de aula. 2018. (Encontro).

3.
Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. 2018. (Encontro).

4.
II Seminário da Linha Currículo, Docência e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da da Faculdade de Educação da UFRJ.. 2018. (Seminário).

5.
O Colóquio Anísio Teixeira - Educação (Integral) não é privilégio: repensando ideias, atualizando propostas. 2018. (Outra).

6.
VI Seminário Interno PPGHS - Universidade, Democracia e Retrocessos Políticos e Sociais. 2018. (Seminário).

7.
VI Seminário Interno PPGHS - Universidade, Democracia e Retrocessos Políticos e Sociais.O Filme e o Professor: o lugar do cinema na tessitura dos saberes docentes e na aula de História. 2018. (Seminário).

8.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Congresso).

9.
Ensino de História e Políticas Educacionais no Brasil. 2017. (Seminário).

10.
Seminário Eisentein #4: Cinema, Teatro e História. 2017. (Seminário).

11.
V Seminário Interno do programa de pós-graduação em História Social.Ensino de História, Cinema e produção de presença. 2017. (Seminário).

12.
XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.Ensino de História, Diversidade e Cidadania..Ensino de História, diversidade e cidadania. 2017. (Seminário).

13.
Ensino de História: práticas de letramento e produção de sentidos,. 2014. (Seminário).

14.
II Seminário Interno do Subprojeto História PIBID/UERJ. 2014. (Seminário).

15.
IV Seminário Internacional do PIBID. 2014. (Seminário).

16.
Seminário Pibid-FGV História: Pibids de História do Rio de Janeiro: algumas experiências. 2014. (Seminário).

17.
XII Semana de História Política/ IX Seminário Nacional de História Política.As fronteiras entre Cinema e História: perspectivas possíveis para historiadores e professores. 2014. (Seminário).

18.
III Seminário Internacional de História Luso-Brasileira: sertão e litoral. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CINTRA, R. M. O.. VI Seminário Interno PPGHS - Universidade, Democracia e Retrocessos Políticos e Sociais. 2018. (Outro).

2.
SARACINO, V. ; BERGAMASCHI, A. ; CINTRA, R. M. O. . OLHO. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CINTRA, R. M. O.; CABRAL, M. A. ; PEREIRA, A. R. ; SILVA, H. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:28:51