Flavia Helen Moreira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5300047569413881
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Mestranda em Psicologia (FFCLRP-USP). Bacharel em Psicologia e Psicóloga (FFCLRP-USP).Membro do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT-USP/RP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flavia Helen Moreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. H. M.;MOREIRA DA SILVA, FLAVIA HELEN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Vila Monte Alegre
14040901 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (016) 36024811


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Da aprendizagem individual à organizacional no contexto do empreendedorismo,Orientador: Marina Greghi Sticca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: aprendizagem individual; aprendizagem organizacional; empreendedorismo.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Construção de uma escala de autoeficácia em ações educacionais ofertadas a distância.
Orientador: Thaís Zerbini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Tomás Alberto Whatelly, E.E.%20TAW, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Orientação Profissional e de Carreira. (Carga horária: 4h).
II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Oeste Paulista, II CPOT BAURU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Irhis Consultoria Júnior em Psicologia, IRHIS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Diretora de Gestão de Projetos, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da área de Gestão de Projetos, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Construção de uma escala de autoeficácia em ações educacionais ofertadas a distância
Descrição: A autoeficácia é um conceito proposto por Bandura, definido como uma autoavaliação do indivíduo sobre sua capacidade de realizar ou não uma atividade com sucesso. Pesquisas apontam o importante papel moderador desta variável no desempenho, sucesso e permanência em ações educacionais ofertadas a distância. Entretanto, verifica-se que a produção científica em avaliação de treinamento nesta modalidade é escassa e mais especificamente observa-se uma lacuna referente a instrumentos capazes de avaliar a autoeficácia ligada ao contexto de educação à distância. Posto isto, este estudo pretendeu contribuir para a redução desta lacuna, e objetivou construir um instrumento para avaliação da autoeficácia de participantes de ações educacionais ofertadas a distância. Para a construção da escala, foi realizado um levantamento de artigos científicos e materiais, a fim de identificar na literatura instrumentos com evidências de validade que avaliaram a autoeficácia específica ligada a habilidades necessárias ao sucesso e a permanência do indivíduo em ações educacionais ofertadas a distância. A construção da escala se apoiou em instrumentos encontrados na literatura já construídos e validados, a saber: Escala de Autoeficácia, Escala de Autoeficácia no Uso de Computador e Internet; Motivated Strategies for Learning Questionnaire; Information Literacy Self-efficacy Scale; Online Learning Value and Efficacy Scale; Internet Self-Efficacy Scale. A construção dos itens do instrumento foi adaptado à escala Likert, em que 0 (zero) corresponde à ?Sinto-me nada confiante? e 7 (sete) corresponde à ?Sinto- me totalmente confiante?. A escala possui 14 itens que avaliam os seguintes fatores: autoeficácia no uso do computador, que se refere à autopercepção da capacidade de realizar tarefas básicas relacionadas ao uso do computador; autorregulação da aprendizagem, que se refere à capacidade de exercer controle sobre seus processos cognitivos, metacognitivos e motivacionais de modo a monitorar o processo de aquisição de informações; e autoeficácia para seleção e utilização de informações, que se refere à autopercepção sobre a habilidade para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente. A escala foi submetida à análise semântica e por juízes para identificação e correção de possíveis falhas, bem como a avaliação de cada item quanto à clareza, precisão, objetividade, representatividade e à adequação das instruções e das escalas. Desta forma, foi criado um instrumento com um aspecto mais geral, que avalia as dimensões multifacetadas da autoeficácia, ligada às diferentes tarefas, habilidades e competências que são exigidas para atingir sucesso nas ações educacionais ofertadas a distância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flavia Helen Moreira da Silva - Coordenador / Thaís Zerbini - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE OLIVEIRA, LUANA PAULA2018 DE OLIVEIRA, LUANA PAULA ; MOREIRA DA SILVA, FLAVIA HELEN ; GREGHI STICCA, MARINA . Revisão sistemática da produção acadêmica em Psicologia do Trabalho no Brasil. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO, v. 18, p. 354-363, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
SCOTTON, I. L. ; SILVA, F. H. M. ; STICCA, M. G. . Interface entre a abordagem cognitivo-comportamental e o contexto das organizações.. In: Carmem Beatriz Neufeld; Eliane Mary de Oliveira Falcone; Bernard Rangé. (Org.). PROCOGNITIVA. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2017, v. 4, p. 133-172.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. H. M.; MANDARINI, M. B. ; STICCA, M. G. . Diagnóstico da Saúde do Trabalhador em um Restaurante Universitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, F. H. M.; DE OLIVEIRA, LUANA PAULA ; STICCA, M. G. . Revisão da Produção Acadêmica em Psicologia do Trabalho no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. 2014. (Congresso).

2.
II Psicologia, Práticas e Mercado. 2013. (Encontro).

3.
IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

4.
Minicurso: Dependência química: aspectos gerais do tratamento cognitivo comportamental. 2013. (Outra).

5.
Workshop Internacional: Treating Difficult Cases of Ansiety: Modifying CBT to Effectively Target Recurring Anxious Cognitions. 2013. (Outra).

6.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS E CENAS DE VALÊNCIA EMOCIONAL APRESENTADAS SUBLIMINARMENTE. 2012. (Congresso).

7.
Curso: As inovações na utilização da terapia do esquema. 2012. (Outra).

8.
Curso: Avaliação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. 2012. (Outra).

9.
Encontro de Saúde Mental - Álcool e drogas. 2012. (Encontro).

10.
XI Semana da Psicologia - USP-RP. 2012. (Encontro).

11.
Encontro de Saúde Mental. 2011. (Encontro).

12.
X Semana da Psicologia - USP-RP. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, F. H. M.. II Encontro de Gestão e Desenvolvimento Empresarial. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 3:42:31