Juliana Timbó Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1821676762933638
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Política e Cultura. Possui título de Bacharel e Licenciada em História também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa como bolsista CNPq de Iniciação Científica no Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES), foi bolsista de Estágio Interno Complementar da Revista TransVersos de História e integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES. Atualmente realiza pesquisa na área de História Moderna, com foco na França do século XVII, nos campos da História e Literatura, História da Arte e Teoria da História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Timbó Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Juliana Timbó


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Antigos e Modernos: a querela francesa e a disputa pelo gosto no século XVII,Orientador: Laura Moutinho Nery.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2016
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Os contos maravilhosos e a dimensão moderna da literatura de Charles Perrault.
Orientador: Daniel Pinha Silva.




Formação Complementar


2017 - 2017
Tempo Histórico, Memória e Ideologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Estágio Interno Complementar da Revista Transversos, do Laboratório de Estudos da Diferenças e Desigualdades Sociais e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduaçao em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que espelha a plataforma ética sobre a qual se assentam as pesquisas do laboratório, voltando-se para o respeito às diferenças e o direto de igualdade à todos. A Revista é publicada semestralmente e atualmente possui classificação B3 no Qualis CAPES.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CNPq de Iniciação Científica no Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no projeto de pesquisa "Prisão como Laboratório: Saber Médico e Poder Disciplinar na Casa de Correção da Corte 1832-1890", sob a orientação da Profa. Dra. Marilene Rosa Nogueira da Silva.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência
Outras informações
Bolsista de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES, sob a coordenação da Profa. Dra. Carina Martins Costa, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus Maracanã.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Prisão como Laboratório: Saber Médico e Poder Disciplinar na Casa de Correção da Corte 1832-1890
Descrição: O projeto tem como objetivo a análise da razão punitiva e das técnicas disciplinares e os seus efeitos de poder que orientam a prática dos médicos-diretores na Casa de Correção da Corte entre 1832 e 1890. Formados pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, estes médicos que mais tarde também viriam se tornar diretores da instituição carcerária buscaram ordenar, prescrever e certificar o normal e o patológico a ser utilizado nos tribunais da Corte. Deste modo, pretendemos a análise, transcrição e descrição da documentação textual referente as teses médicas produzidas sob e a partir do experimento prisional e aos relatórios dos diretores da instituição carcerária, principalmente os endereçados ao Ministro da Justiça, bem como uma análise iconográfica do álbum de registro dos prisioneiros intitulado "Galeria dos Condenados", pertencente ao acervo da Coleção Teresa Cristina da Fundação Biblioteca Nacional, a fim de evidenciar e discutir a relação doença, desordem e criminalidade nas novas práticas médicas materializadas como provas tribunais durante o século XIX no Império do Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Timbó Martins - Integrante / Marilene Rosa Nogueira da Silva - Coordenador / Vinicius Martins Monteiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2014 - 2017
Periódico: REVISTA TRANSVERSOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Literatura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Juliana Timbó. Charles Perrault e a consciência de um novo tempo no alvorecer da modernidade. In: XII Semana de História Política da UERJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais da XII Semana de História Política / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017. p. 1187-1199.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Juliana Timbó. Antigos contra Modernos: a querela francesa e a disputa pelo gosto no século XVII. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História & Parcerias, 2018, Niterói. Caderno de Resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História & Parcerias, 2018.

2.
MARTINS, Juliana Timbó. A literatura moderna de Charles Perrault através de seu poema, paralelo e contos maravilhosos. In: VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. Caderno de Resumo do VI EPHIS, 2017.

3.
MARTINS, Juliana Timbó. Os contos maravilhosos e a dimensão moderna da literatura de Charles Perrault. In: 5ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2017, Niterói. Caderno de Resumo da 5ª Semana de História da UFF, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Juliana Timbó. Antigos contra Modernos: a querela francesa e a disputa pelo gosto no século XVII. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, Juliana Timbó. A literatura moderna de Charles Perrault através de seu poema, paralelo e contos maravilhosos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, Juliana Timbó. Os contos maravilhosos e a dimensão moderna da literatura de Charles Perrault. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS, Juliana Timbó. Charles Perrault e a questão da esfera pública durante a Querela dos Antigos e dos Modernos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, Juliana Timbó. Tempo e Modernidade: uma análise do paralelo de Charles Perrault à luz da teoria de Koselleck (1688). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, Juliana Timbó. Charles Perrault e a consciência de um novo tempo no alvorecer da modernidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, Juliana Timbó. O Imperador vos apresenta a escória: A Galeria dos Condenados como contribuição do Brasil na Exposição Internacional de 1876. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS, Juliana Timbó. O saber-poder dos médicos diretores da Casa de Correção da Corte: Em destaque Luiz Vianna de Almeida Valle (1868-1876). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, Juliana Timbó; VIANNA, M. M. S. V. . XIII Semana de História Política | X Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. 2018. (Coordenação de Mesa Temática).

2.
NERY, L. M. ; CARVALHO, M. ; MARTINS, Juliana Timbó ; SAIOL, J. R. S. . Revista TransVersos nº 9 - Dossiê Vulnerabilidades: pluralidade e cidadania cultural. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
MARTINS, Juliana Timbó; CARVALHO, M. N. . XII Semana de História Política | IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. 2017. (Coordenação de Mesa Temática).

4.
MARTINS, Juliana Timbó; RAMALHO, W. S. C. ; GONZALEZ, L. V. . I Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia. 2017. (Coordenação de Mesa Temática).

5.
SILVA, M. R. N. ; SCUDDER, P. O. X. ; VIEIRA, A. L. ; MARTINS, Juliana Timbó ; SAIOL, J. R. S. . Revista TransVersos nº 8 - Dossiê Resistências: LEDDES 15 anos. 2016. (Editoração/Periódico).

6.
WANDERLEY, S. M. A. I. ; AFFONSO, C. ; MARTINS, Juliana Timbó ; SAIOL, J. R. S. . Revista TransVersos nº 7 - Dossiê História Pública: escritas contemporâneas de História. 2016. (Editoração/Periódico).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense."Os contos maravilhosos e a dimensão moderna da literatura de Charles Perrault". 2017. (Seminário).

2.
5º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História."Charles Perrault e a questão da esfera pública durante a Querela dos Antigos e dos Modernos". 2017. (Seminário).

3.
I Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia."Tempo e Modernidade: uma análise do paralelo de Charles Perrault à luz da teoria de Koselleck (1688)". 2017. (Encontro).

4.
VI Encontro de Pesquisa em História."A literatura moderna de Charles Perrault através de seu poema, paralelo e contos maravilhosos". 2017. (Encontro).

5.
XII Semana de História Política | IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. "Charles Perrault e a consciência de um novo tempo no alvorecer da modernidade". 2017. (Congresso).

6.
34º Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2015. (Encontro).

7.
II Jornada de Estudo de Gênero e História da ANPUH. 2015. (Seminário).

8.
33º Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2014. (Encontro).

9.
XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e Práticas Científicas. 2014. (Encontro).

10.
32º Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2013. (Encontro).

11.
VIII Semana de História Política | V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. 2013. (Seminário).

12.
X Semana de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

13.
III Encontro Nacional de Estudos Sobre o Mediterrâneo Antigo | X Fórum de Debates em História Antiga da UERJ. 2011. (Congresso).

14.
IX Semana de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, Juliana Timbó; PORTELLA, T. S. ; MOURA, B. S. ; CARVALHO, M. N. ; SILVA, M. S. ; SILVA, T. S. V. . XII Semana de História Política / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. 2017. (Congresso).

2.
KURY, L. B. ; GUIMARÃES, L. M. P. ; GRINBERG, K. ; MENDONCA, P. K. ; EDLER, F. C. ; FERRERAS, N. O. ; MARTINS, Juliana Timbó . XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e Práticas Científicas (Monitoria). 2014. (Congresso).

3.
SILVA, M. R. N. ; WANDERLEY, S. M. A. I. ; MARTINS, Juliana Timbó ; VIEIRA, V. C. L. ; TORRES, P. H. . Colóquio Internacional: O ensino de História e os desafios do tempo presente. 2014. (Outro).

4.
MARTINS, Juliana Timbó; PIMENTEL, P. G. ; PIMENTEL, F. G. ; SANTOS, D. G. L. . XXII Encontro Nacional de Estudantes de História. 2013. (Congresso).

5.
DEBOM, P. ; VIANA, I. S. ; PAVÃO, E. N. A. ; BARBATHO, R. R. G. ; Silva, D. P. ; MARTINS, Juliana Timbó . VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade (Monitoria). 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:17:42