Igor Salles de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Graduado (2016) em Ciências Biológicas licenciatura plena pela Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI). Atuou na Educação Básica por meio do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e na área de genética por meio do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em licenciatura, atuando principalmente nas áreas de: Metodologias Alternativas de Ensino, Questões de gênero e sexualidade e genética. Com interesse em estudos nas áreas de: metodologias de ensino, currículo de ciências e biologia, ensino de ciências e biologia, ensino e currículo de genética, genética, citogenética animal, biologia molecular, evolução. Atualmente é bolsista no programa especialização modalidade "Biologia Animal: Animais de interesse em Saúde" do CEFORSUS no Instituto Butantan, atuando principalmente no seguinte tema: Diversidade genética e conservação de serpentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Salles de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, I. S.;SALLES, I. de. O.;SALLES, I. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Biologia Animal: Animais de interesse em saúde / CEFORSUS.
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Orientador: Maria José de Jesus Silva.
Bolsista do(a): Secretária da Saúde do Estado de São Paulo, CEFORSUS, Brasil.
2013 - 2016
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Ensino de Genética no Ensino Médio: Analisando a Metodologia da Problematização.
Orientador: Janaína Roberta dos Santos e Karen Ventura.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Mário Moraes, MM, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de especialização (CEFOR/SUS), Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço Voluntário, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista TT3(Fapesp), Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV), .


Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno PIBIC
Outras informações
Atuou como aluno de iniciação científica, fermentada pelo CNPQ. Orientado pela Prof. Dra. Andreia Arantes Borges.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou como aluno Pibid no Programa de Iniciação a Docência, oferecido pela Universidade Federal de Itajubá em conjunto com a Capes.


Cursinho Assistencial e Centro de Inteligência e Cultural, CACIC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário de biologia., Carga horária: 2
Outras informações
Atuação voluntária no cursinho assistencial como professor de biologia, sendo responsável pela área de biologia celular, genética e biologia molecular. Tendo como principais atividades planejamento de aulas ministradas, elaboração de material didático e elaboração de questões objetivas para simulados.


Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, EECCO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Atuação como professor voluntário ministrando Oficinas Teatrais e Oficinas de Relaxamento e Yoga.



Linhas de pesquisa


1.
Diversidade genética e conservação de serpentes


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação da variabilidade genética de Bothrops insularis (Squamata, Serpentes) ex situ, baseada em sequências de microssatélites.
Descrição: Bothrops insularis, também conhecida como Jararaca Ilhoa, é uma espécie de serpente endêmica da Ilha da Queimada Grande, São Paulo, considerada criticamente ameaçada de extinção. Em decorrência da sua vulnerabilidade, o Laboratório Especial de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, mantém uma população de B. insularis para fins de reprodução, conservação ex situ e condução de pesquisas científicas. Nenhuma caracterização da variabilidade genética foi realizada até o momento da população mantida em cativeiro. Nessa perspectiva, o presente estudo pretende caracterizar a variabilidade genética dos indivíduos de B. insularis por meio do uso de microssatélites e, assim, auxiliar no desenvolvimento de estratégias reprodutivas baseadas em aspectos genéticos, contribuindo para o fortalecimento e conservação da espécie. Palavras-chaves: conservação ex situ; diversidade genética; microssatélites..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
2016 - Atual CIRANDA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DOCENTE PROJETO DE EXTENÇÃO ? DENTRO E FORA?
Descrição: A proposta de extensão consiste em contribuir para a formação inicial e continuada docente, articulando Universidade- Escola por meio da realização de Cirandas de Formação Acadêmica e Pedagógica para a criação e o desenvolvimento de práticas docentes consubstanciadas na interdisciplinaridade para a Educação Básica, especificamente, para o Ensino Médio, das Escolas Públicas e Privadas da cidade de Itajubá e região, consolidando, assim, o Centro de Educação da UNIFEI. O Programa de Ciranda de Formação objetiva desenvolver estudos e pesquisas documentais e bibliográficas acerca de temáticas atuais concernentes ao Currículo da Educação Básica por meio da composição de Grupos de Estudos e Atividades Interdisciplinares- GEAI constituído por alunos e professores de cada curso de Licenciatura, mestrandos do Curso de Mestrado em Educação em Ciências da Unifei e professores de Física, Química, Matemática e Biologia da Educação Básica- Ensino Médio da rede pública e privada de ensino desfragmentando as ciências a partir das fronteiras dos conhecimentos que se entrelaçam no entendimento ( e assumindo) da complexidade do real tematizado. Cada GEAI irá planejar e executar atividades pedagógicas interdisciplinares para alunos do Ensino Médio (denominados Projetos de Ensino Interdisciplinar) articuladas às temáticas dos GEAIs, oportunizando aprendizagem significativa pela desconstrução de práticas docentes tradicionais. Tais práticas deverão ser disponibilizadas num banco de narrativas de práticas docentes desenvolvidas pelos GEAIs em relação às experimentações de ensino devidamente registradas em forma de texto e fotos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Igor Salles de Oliveira - Integrante / Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano - Coordenador / Agenor Pina da Silva - Integrante / Mikael Frank Rezende Junior - Integrante / Luciano Fernandes Silva - Integrante / Cibele Monteiro Rosa - Integrante / Janaína Roberta dos Santos - Integrante / Francine Fernandes - Integrante / Verônica Duarte - Integrante / Silvia Raquel Aparecida de Moraes - Integrante / Diego Moreira - Integrante / Vivian Martins - Integrante / Silvia Ribeiro - Integrante / Maria Jamylle Alencar Lima - Integrante / Rafael Silva - Integrante / Thaíssa Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, I. S.; Moreira CN ; Alkimim, G.M. ; Percequillo, A.R. ; Yonegada-Yassuda, Y.Y. ; Ventura, K. . Diversidade na distribuição de sequências (TTAGGG)n no genoma de morcegos brasileiros. II. Família Phyllostomidae.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, I. S.; BORGES, A. A. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GENOTÓXICO DO MICRONUTRIENTE BORO EM OLIVEIRA ? VARIEDADE ARBEQUINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação Ambiental e construção de valores.. 2016. (Outra).

2.
Ensino de Ciências: Questões Conceituais.. 2016. (Outra).

3.
Gênero e relações escolares.. 2016. (Outra).

4.
História em quadrinhos na prática docente.. 2016. (Outra).

5.
III Seminário de Recursos Naturais. 2016. (Seminário).

6.
IV Seminário de Inclusão. 2016. (Seminário).

7.
Relações de gênero na escola e no processo de trabalho.. 2016. (Oficina).

8.
4ª Reunião Brasileira de Citogenética. 2015. (Outra).

9.
Basic and pratical aspects of immunofluorescent labeling in Meiosis.. 2015. (Outra).

10.
I Fim de Semana de Gestão e Liderança.. 2015. (Outra).

11.
XXII Jornada de Iniciação Cientifica. 2015. (Outra).

12.
Acrobacias Circenses. 2014. (Oficina).

13.
Desconstruindo noções de diversidade sexual e questões de gênero.. 2014. (Outra).

14.
II Seminário de Inclusão: Ações afirmativas no Brasil e as pessoas com necessidades educacionais especiais, relações étnico-raciais e questões de gênero. raci. 2014. (Seminário).

15.
I Seminário de recursos naturais, sustentabilidade e tecnologias ambientais.. 2014. (Seminário).

16.
Racismo a brasileira: implicações no contexto educacional brasileiro.. 2014. (Oficina).

17.
Reflexões sobre a inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: concepções e práticas pedagógicas.. 2014. (Oficina).

18.
Vivência: Corpo-Coletivo. 2014. (Outra).

19.
Vivência: Momento Vital Expressivo.. 2014. (Outra).

20.
Bioindicadores de ETE's por lodos ativados: Avaliação e controle do sistema. In: Iª Semana Acadêmica de Biologia.. 2013. (Outra).

21.
Impactos em ecossistemas aquáticos continentais. In: I Semana Acadêmica de Biologia.. 2013. (Outra).

22.
I Semana Acadêmica de Biologia. 2013. (Outra).

23.
Workshop de fotografia: Registrando a Biodiversidade. In: I Semana Acadêmica de Biologia.. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, I. S.. I Seminário de Recursos Naturais, sustentabilidade e tecnologias ambientais. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, I. S.; BORGES, A. A. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GENOTÓXICO DO MICRONUTRIENTE BORO EM OLIVEIRA ? VARIEDADE ARBEQUINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).




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