Bárbara Helohá Falcão Teixeira

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  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva, linha de pesquisa Estudos Linguísticos baseados em corpora, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Linguística Teórica e Descritiva, formada em Letras Português, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em extensão universitária na área de Ambientes Digitais de Aprendizagem. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Linguística de Corpus, com ênfase em Prosódia. É membro do projeto C-ORAL-BRASIL e integrante do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bárbara Helohá Falcão Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO;TEIXEIRA, BÁRBARA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096006
URL da Homepage: http://www.c-oral-brasil.org/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Detecção automática de fronteiras prosódicas na fala espontânea,
Orientador: Tommaso Raso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2018
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Correlatos fonético-acústicos de fronteiras prosódicas na fala espontânea,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Tommaso Raso.
Coorientador: Plínio Almeida Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Introdução à Estatística para Linguistas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Consoantes e Segmentação II. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Uso do software Praat. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Affective Prosody Measures & Stylisation. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Métodos experimentais de análise entoacional. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Transcritor: Transcrição e Segmentação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos para análise acústica da fala I. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Processos Administrativos.
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Introdução aos Estudos Linguísticos, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20


Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD dos cursos de Licenciatura, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Análises fonéticas de aspetos da fala espontânea documentada através de corpora
Descrição: O projeto prevê os seguintes objetivos, a serem alcançados através da colaboração de diversas equipes nacionais e internacionais: 1. completar o corpus C-ORAL-BRASIL II (formal em contexto natural, mídia e telefone); 2. investigar os correlatos acústicos das quebras entonacionais, responsáveis pela percepção de fronteira de enunciado e de sua estruturação interna. 3. continuar o estudo sobre a relação entre ilocução e atitude; 4. continuar os estudos sobre a estruturação informacional e a interface entre sintaxe e informação. Os pontos 1, 3 e 4 constituem avanços em temas de pesquisa que já deram excelentes resultados e abriram novas questões de pesquisa. O ponto 2 constitui um tema novo, que, depois de ter sido longamente preparado, chegou a um estágio adequado para ser enfrentado com uma metodologia promissora. Os resultados podem ter impactos fundamentais para a disciplina. Um problema de base da disciplina é: qual deve ser considerada a unidade de referência da fala, e com base em quais parâmetros a identificamos? A identificação da unidade de referência é fundamental para estabelecer o domínio dos principais fenômenos linguísticos. A nossa hipótese de trabalho sempre foi que ela poderia ser definida com base na percepção de quebras prosódicas que veiculam o valor de fronteira terminal (além de quebras com valores não terminais que estruturam internamente o enunciado). Os resultados excelentes dos testes estatísticos Kappa sobre a segmentação de nossos corpora confirmam a validade da hipótese. O objetivo agora é investigar os parâmetros acústicos que veiculam a percepção. Finalmente podemos enfrentar esse desafio unindo o material acumulado em 8 anos de compilação de corpora com as competências fonéticas e computacionais do grupo guiado por P. Barbosa, colaborador nesse projeto, capazes de treinar um software que receba como input os nossos dados e restitua como output as configurações acústicas das posições marcadas como quebra pelos humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Bárbara Helohá Falcão Teixeira - Integrante / Heliana Mello - Integrante / Tommaso Raso - Coordenador / Lucia de Almeida Ferrari - Integrante / Bruno Neves Rati de Melo Rocha - Integrante / Maryualê Malvessi Mittmann - Integrante / Giulia Bossaglia - Integrante / Plínio Almeida Barbosa - Integrante / Adriana Couto Ramos - Integrante / Crysttian Arantes Paixão - Integrante / Frederico Amorim - Integrante / Luis Felipe Lima e Silva - Integrante / Crysna Bomjardim - Integrante / Robson Rodrigues - Integrante / Bárbara Figueiredo - Integrante / Bárbara Santos - Integrante / Evellyn Soares - Integrante / Victor Corrêa - Integrante / Lívia Winkler - Integrante / Ana Flávia Masseo - Integrante / Cassiano Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Taba no Campo
Descrição: A Taba Eletrônica é um projeto de extensão na forma de uma aldeia tecnológica. É um espaço técnico e social destinado ao letramento digital da sociedade, especialmente, de professores. A Taba no Campo busca capacitar professores do campo em ferramentas digitais de aprendizagem valendo-se de algum tratamento pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Bárbara Helohá Falcão Teixeira - Integrante / Carlos Henrique Rocha Serra - Integrante / Luciene Bassani Emerique - Integrante / Junia de Carvalho Fidelis Braga - Coordenador / Jessica Nathane Mariz Martins - Integrante / Jéssica Perugini - Integrante / Flávia Carolina Dornelas - Integrante / Camila Souza - Integrante / Jian Fernandes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Relevância Acadêmica - Análise dos testes estatísticos Kappa dos segmentadores do corpus C-ORAL BRASIL, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO2018TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO; MALVESSI MITTMANN, MARYUALÊ . Acoustic Models for the Automatic Identification of Prosodic Boundaries in Spontaneous Speech / Modelos acústicos para a identificação automática de fronteiras prosódicas na fala espontânea. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 26, p. 1455, 2018.

2.
FERRARI, L. A.2016FERRARI, L. A. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO . Determining the functions of second-person pronoun forms cê/ocê/você in Brazilian Portuguese through acoustic analysis. CHIMERA: Revista de Corpus de Lenguas Romances y Estudios Lingüísticos, v. 3.2, p. 187-202, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
TEIXEIRA, BÁRBARA; Barbosa, Plínio ; Raso, Tommaso . Automatic Detection of Prosodic Boundaries in Brazilian Portuguese Spontaneous Speech. In: Aline Villavicencio; Viviane Moreira; Alberto Abad; Helena Caseli; Helena Caseli; Carlos Ramisch; Hugo Gonçalo Oliveira; Gustavo Henrique Paetzold. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 1, p. 429-437.

2.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO; BARBOSA, P. A. ; RASO, T. . Para a segmentação automática de fronteira na fala espontânea a partir de parâmetros prosódicos. In: Maria José Bocorny Finatto; Rozane Rodrigues Rebechi; Simone Sarmento; Ana Eliza Pereira Bocorny. (Org.). Linguística de corpus : perspectiva. 1ed.Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018, v. , p. 425-446.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO; MITTMANN, M. M. . Análise de modelos de classificação estatística para a segmentação (semi)automática da fala. In: VI Colóquio Brasileiro de Prosódia, 2018, Mariana. Anais do VI Colóquio Brasileiro de Prosódia, 2018. v. 4. p. 55-59.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO; RASO, T. ; BARBOSA, P. A. . Automatic detection of prosodic boundaries in Brazilian Portuguese spontaneous speech. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO. Correlatos acústicos das fronteiras prosódicas: Um estudo baseado no corpus C-ORAL-BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO; MITTMANN, M. M. . Análise de modelos de classificação estatística para a segmentação (semi)automática da fala. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO; BARBOSA, P. A. ; RASO, T. . Para a Segmentação Automática de Fronteira na Fala Espontânea a partir de Parâmetros Prosódicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO. Correlatos acústicos de uma segmentação perceptual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FERRARI, L. A. ; RASO, T. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO . As formas pronominais de segunda pessoa cê(s)/ocê(s)/você(s) na fala espontânea do português brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MITTMANN, M. M. ; RASO, T. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO ; MENDES, A. C. O. . Em busca de processos automáticos para a identificação de fronteiras de enunciado em corpora orais: uma avaliação da pausa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO. Análise dos testes estatísticos Kappa dos segmentadores do corpus C-ORAL BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERRARI, L. A. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO . Determining functions of second person pronoun forms cê/ocê/você in Brazilian Portuguese (BP) by acoustic analysis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERRARI, L. A. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO . Estudo Fonétco-acústico das formas pronominais de segunda pessoa singular cê/ocê/você no PB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO. Os casos de desacordos nos testes Kappa entre segmentadores do corpus C-ORAL-BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SERRA, C. H. R. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO . Atualização em Tecnologias Educacionais. 2013. .

2.
SERRA, C. H. R. ; TEIXEIRA, BÁRBARA HELOHÁ FALCÃO . Integração de Tecnologias. 2013. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX LABLITA and IV LEEL International Workshop. Information Patterns and the Prosodic Forms of the Topic Unit. 2015. (Congresso).

2.
III Escola de Prosódia. 2014. (Outra).

3.
II Jornada EduCampo: parceiros, formação de educadores e pesquisa. 2013. (Seminário).

4.
Letras Debate: A linguagem no centro da condução escolar do estudo de gramática. 2013. (Outra).

5.
Letras Debate: Ensinar a gramática: o que se tem feito, o que se pode fazer. 2013. (Outra).

6.
Letras Debate: O uso do dicionário como instrumento do ensino de de língua materna. 2013. (Outra).

7.
Letras Debate: Sobre as estruturas morfossintáticas que codificam a não asserção no PB: o papel do presente do subjuntivo na construção de sentido das orações não assertivas. 2013. (Outra).

8.
Letras Debate: A inserção do você no português brasileiro: reflexos de uma mudança linguística socialmente encaixada. 2012. (Outra).

9.
Letras Debate: Cinema, Jogos e Mitologia. 2012. (Outra).

10.
Letras Debate: Dez anos de EDUCONLE: educação continuada e formação inicial de professores de inglês da FALE. 2012. (Outra).

11.
Letras Debate: Juventude e Escola: desafios e perspectivas. 2012. (Outra).

12.
Letras Debate: O que é e para que serve uma gramática?. 2012. (Outra).

13.
Letras Debate: Percepção da Fala: estudos experimentais. 2012. (Outra).

14.
Letras Debate: Visita ao Acervo de Escritores Mineiros. 2012. (Outra).




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