Luciano Martins da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0535582784440483
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente é bolsista CAPES de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia na mesma instituição (PPGeo/UFPel), de área de concentração Dinâmicas de Produção do Espaço e Ensino de Geografia. Atua na linha de pesquisa de Ensino de Geografia, e é integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Espaços Sociais e Formação de Professores (GESFOP), ligado ao Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA). Durante a graduação exerceu atividades enquanto bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2014 e 2017. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino e Formação de Professores, atuando principalmente nas temáticas de Literatura e Geografia, Educação Geográfica e Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Martins da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Instituto de Ciências Humanas (ICH).
Rua Coronel Alberto Rosa. 154 - Sala 116
Centro
96010770 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32845523


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: MODELAÇÃO SOCIAL, PROCESSOS IDENTITÁRIOS E TRADIÇÃO INVENTADA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA/ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA,Orientador: Liz Cristiane Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação geográfica; literatura; Geografia; Erico Verissimo.
2013 - 2017
Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A Literatura Brasileira no Ensino de Geografia a partir de uma análise da concepção ambiental de ?O Tempo e o Vento ? O Continente, v. 1?, de Erico Veríssimo.
Orientador: Liz Cristiane Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
ESCOLA ESTADUAL COMENDADOR ALBINO SOUZA CRUZ, EEEBCASC, Brasil.




Formação Complementar


2018
Estratégias de leitura em língua inglesa (47440). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
Biblioteca Escolar. (Carga horária: 110h).
Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.
2018 - 2018
Inglês 1. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Geoprocessamento como suporte para modelagem de dados espaciais e não espac. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Cinco passos para a mediação de leitura. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES Iniciação à Docência (PIBID), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participou como Bolsista de Iniciacão à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciacão à Docência (PIBID), Edital CAPES Nº 061/2013, promovido pela UFPEL, conveniado à 5ª CRE/SEDUC e à SMED/Pelotas, no período de 01/04/2014 a 01/04/2017, com carga horária de 1879 horas.

Atividades

04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA, EEEMSR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia no Ensino Médio

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia no Ensino Fundamental
Outras informações
Estagiário em Geografia na turma 8B (8º ano do Ensino Fundamental) da EEEM Santa Rita.



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores e Ensino de Geografia


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Pesquisa e Estudos Espaços Sociais e Formação de Professores - GESFOP
Descrição: Constituído por professores e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados aos laboratórios de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal de Pelotas, o grupo tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de trabalhos integrados, ampliar a interação e parcerias com a comunidade local e regional e construir projetos coletivos de pesquisa, ensino e extensão voltados à formação inicial e continuada de professores, bem como promover a construção do conhecimento Geográfico e suas cartografias em diferentes espaços sociais contribuindo para o desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino em Geografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Territorialidades do Saber Docente: o PIBID e a formação do professor de Geografia. Análise do contexto brasileiro.
Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua com jovens em formação e com a formação continuada de educadores atuantes na educação básica, trabalhando em parceria com as escolas públicas busca a valorização da educação, da formação em geral e o aperfeiçoamento do profissional docente. Este projeto tem como objetivo analisar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID na área de Geografia, vem sendo estruturado, organizado e desenvolvido no contexto brasileiro a fim de avaliar a sua repercussão na formação do docente em Geografia. O intuito é mapear os grupos de Pibids presentes no contexto Nacional e avaliar as territorialidades criadas por esses grupos que, em suma, reforçam as oportunidades para desenvolver o desejo de observar, de conhecer, de agir, de interagir e de experimentar a ?profissão-professor? para auto-regularem suas aprendizagens e construírem suas identidades docentes. Para se alcançar os objetivos propostos pretende-se avaliar a base de registro desses grupos no site da CAPES, acompanhar os registros de atividades realizados pelos Pibids no ambiente virtual (blogs), analisar as publicações dos Pibids Geografia realizadas nos últimos anos no evento Nacional do Pibid no que diz respeito as orientações teóricas e metodológicas, definindo tendências filosóficas e epistemológicas perceptíveis nos grupos, visitar e entrevistar a comunidade acadêmica e escolar abrangida nas atividade dos Pibids e, por fim acompanhar alguns egressos do programa para analisar a auto-regulação de suas aprendizagens. Acredita-se que essa trajetória de pesquisa nos auxiliará a estabelecer territorialidades específicas das práxis de cada grupo do Pibid Geografia distribuído no contexto brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
NESG - NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Seminário de Monografias do curso de Geografia 2015
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Seminário dos cursos de graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
A importância da cartografia no ensino da geografia: o recurso didático como instrumento de ensino-aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Linguagens da Geografia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa - 1º lugar no Curso de Geografia - Licenciatura, da turma 2016/2, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, L. M.2017 ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . A Geografia e as concepções ambientais na leitura de ?O Tempo e o Vento?. Revista Produção Acadêmica, v. 3, p. 28-39, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, L. M.; SILVA, A. P. M. . OFICINA ITINERANTE: ?CONSUMO CONSCIENTE?. In: ADRIANO LUÍS HECK SIMON; CÉSAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ; LIZ CRISTIANE DIAS; ROSANGELA LURDES SPIRONELLO. (Org.). PRÁTICAS ESCOLARES DO PIBIDGEO/UFPel: na busca da identidade docente. 1ed.Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2015, v. 1, p. 1-124.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, L. M.. A RELAÇÃO GEOGRAFIA-LITERATURA PELA LEITURA DO AMBIENTE DE 'O TEMPO E O VENTO'. In: I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas, 2017, Pelotas, RS. INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS: Caminhos da pesquisa contemporânea. Jaguarão: CLAEC, 2017. v. 1. p. 2146-2161.

2.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . A LEITURA DO AMBIENTE NA RELAÇÃO GEOGRAFIA-LITERATURA. In: IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, 2017, Pelotas. ANAIS IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas, 2017. v. 4. p. 63-69.

3.
BARBOSA, B. S. ; ROSA, L. M. ; BURKERT, F. A. ; DIAS, L. C. . A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA/UFPEL. In: XXV Congresso de Iniciação Científica, 2016, Pelotas. Anais 2016, 2016.

4.
ROSA, L. M.; BARBOSA, B. S. ; BURKERT, F. A. ; DIAS, L. C. . A CONCEPÇÃO DE AMBIENTE NA LITERATURA BRASILEIRA. In: XXV Congresso de Iniciação Científica, 2016, Pelotas. Anais 2016, 2016.

5.
BURKERT, F. A. ; BARBOSA, B. S. ; ROSA, L. M. ; SPIRONELLO, R. L. . A INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA: UM OLHAR A PARTIR DA OFICINA ITINERANTE DO PIBID GEOGRAFIA. In: II Congresso de Ensino de Graduação, 2016, Pelotas. Anais 2016, 2016.

6.
ROSA, L. M.; BARBOSA, B. S. ; DIAS, L. C. . CORDEL GEOGRÁFICO: O PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA. In: II Congresso de Ensino de Graduação, 2016, Pelotas. Anais 2016, 2016.

7.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . O CORDEL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: III SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPEL : a geografia frente ao atual cenário político, socioambiental e educacional brasileiro (9 a 11 de novembro de 2016). Pelotas, 2016. v. 3.

8.
ROSA, L. M.; PEREIRA, A. W. ; ALEXANDRE, J. V. ; SANTOS, K. R. ; DIAS, L. C. . OFICINA ITINERANTE ?CONSUMO CONSCIENTE?. In: I Congresso de Ensino de Graduação, 2015, Pelotas. Anais 2015, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, L. M.; BURKERT, F. A. ; DIAS, L. C. . O PENSAR GEOGRÁFICO-AMBIENTAL PELA LITERATURA. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas. Anais 2017, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . Linguagem Geográfica-Literária no Ensino: O contexto escolar de Pelotas-RS e perspectivas da temática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROSA, L. M.. A relação Geografia-Literatura pela leitura do ambiente de 'O Tempo e o Vento'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROSA, L. M.; BURKERT, F. A. ; DIAS, L. C. . O PENSAR GEOGRÁFICO-AMBIENTAL PELA LITERATURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . A LEITURA DO AMBIENTE NA RELAÇÃO GEOGRAFIA-LITERATURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ROSA, L. M.; BARBOSA, B. S. ; BURKERT, F. A. ; DIAS, L. C. . A CONCEPÇÃO DE AMBIENTE NA LITERATURA BRASILEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROSA, L. M.; BARBOSA, B. S. ; DIAS, L. C. . CORDEL GEOGRÁFICO: O PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROSA, L. M.; PEREIRA, A. W. ; ALEXANDRE, J. V. ; SANTOS, K. R. ; DIAS, L. C. . OFICINA ITINERANTE 'CONSUMO CONSCIENTE'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ROSA, L. M.. Projeto Interdisciplinar Santa Rita: Identidade e Pertencimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSA, L. M.. A literatura brasileira no ensino de Geografia a partir de uma análise da concepção ambiental de ?O Tempo e o Vento ? O Continente, v. 1?, de Erico Verissimo. Pelotas 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, L. M.. Oficina itinerante de Consumo Consciente na III Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Espaço escolar, possibilidades e vivências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROSA, L. M.. Oficina itinerante de Consumo Consciente na II Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Perspectivas Atuais e Atividades Docentes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROSA, L. M.. Oficina itinerante de Consumo Consciente no III Seminário PIBID - UFPel: Avaliando e superando desafios da docência. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROSA, L. M.; SILVA, A. P. M. ; BACH, A. N. . Mapa Físico do Brasil. 2014. (Maquete).

5.
SILVA, A. P. M. ; ROSA, L. M. ; BACH, A. N. . Depósito de Talus ou Coluvionar. 2014. (Maquete).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROSA, L. M.. Avaliador de trabalhos científicos no V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

2.
ROSA, L. M.. Avaliador de trabalhos científicos no IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel. 2017. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia - As Contribuições da Geografia Física para o Ensino de Geografia: práticas, perspectivas e aprendizagens. 2018. (Outra).

2.
IV Encontro Humanístico Multidisciplinar e III Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares.LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DISCUSSÕES ACERCA DA CONTEMPORANEIDADE POR UMA TRADIÇÃO INVENTADA. 2018. (Encontro).

3.
IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia: contextos e perspectivas. 2018. (Outra).

4.
IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia: contextos e perspectivas.LINGUAGEM GEOGRÁFICA-LITERÁRIA NO ENSINO: O CONTEXTO ESCOLAR DE PELOTAS-RS E PERSPECTIVAS DA TEMÁTICA. 2018. (Outra).

5.
V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel: Resistência e Resiliência do Fazer Geográfico. 2018. (Seminário).

6.
V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel: Resistência e Resiliência do Fazer Geográfico.REEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA A PARTIR DE LITERATURAS: PROPOSIÇÕES. 2018. (Seminário).

7.
I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Encontro).

8.
I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas.A RELAÇÃO GEOGRAFIA-LITERATURA PELA LEITURA DO AMBIENTE DE "O TEMPO E O VENTO". 2017. (Encontro).

9.
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel: ?(Des)Continuidades do Pensar Geográfico?. 2017. (Seminário).

10.
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel: ?(Des)Continuidades do Pensar Geográfico?.A LEITURA DO AMBIENTE NA RELAÇÃO GEOGRAFIA-LITERATURA. 2017. (Seminário).

11.
V Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Reformas e Desmontes - Porque Temer a Geografia?. 2017. (Seminário).

12.
XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2017. (Encontro).

13.
XIX Encontro de Pós-Graduação.O PENSAR GEOGRÁFICO-AMBIENTAL PELA LITERATURA. 2017. (Encontro).

14.
II Congresso de Ensino de Graduação. CORDEL GEOGRÁFICO: O PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA. 2016. (Congresso).

15.
III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPel: A Geografia frente ao atual cenário político, socioambiental e educacional brasileiro.O CORDEL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2016. (Seminário).

16.
III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPel: A Geografia frente ao atual cenário Político, Socioambiental e Educacional brasileiro. 2016. (Seminário).

17.
II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).

18.
IV Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Políticas educacionais - Formação e identidade docente. 2016. (Seminário).

19.
Visões Internacionais sobre a Fronteira da Paz. 2016. (Outra).

20.
XXV Congresso de Iniciação Científica. A CONCEPÇÃO DE AMBIENTE NA LITERATURA BRASILEIRA. 2016. (Congresso).

21.
I Congresso de Ensino de Graduação. OFICINA ITINERANTE "CONSUMO CONSCIENTE". 2015. (Congresso).

22.
III Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Espaço escolar, possibilidades e vivências.Oficina itinerante Consumo Consciente. 2015. (Seminário).

23.
IV Seminário PIBID-UFPel: A interdisciplinaridade e suas repercussões na formação docente.PROJETO INTERDISCIPLINAR SANTA RITA: IDENTIDADE E PERTENCIMENTO. 2015. (Seminário).

24.
Seminário de Monografias do Curso de Geografia 2015. 2015. (Seminário).

25.
III Seminário PIBID-UFPel: Avaliando e superando desafios da docência.Oficina itinerante - Consumo Consciente. 2014. (Seminário).

26.
II Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Perspectivas atuais e atividades docentes.Oficina itinerante - Consumo Consciente. 2014. (Seminário).

27.
II Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Perspectivas Atuais e Atividades Docentes. 2014. (Seminário).

28.
I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPel. 2014. (Seminário).

29.
I Seminário dos Cursos de Geografia: As diretrizes, o currículo e os profissionais que queremos formar.. 2014. (Seminário).

30.
X Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e VI Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata. 2014. (Seminário).

31.
IX Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e IX Colóquio Internacional sobre o Comércio e o Consumo Urbano. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, L. M.. V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel: Resistência e Resiliência do Fazer Geográfico. 2018. (Outro).

2.
ROSA, L. M.; BURKERT, F. A. ; ALEXANDRE, J. V. ; SILVA, A. P. M. . III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia - As Contribuições da Geografia Física para o Ensino de Geografia: práticas, perspectivas e aprendizagens. 2018. (Outro).

3.
ROSA, L. M.. V Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Reformas e desmontes - Por que Temer a Geografia?. 2017. (Outro).

4.
SIMON, A. L. H. ; SILVA, A. P. M. ; ROSA, L. M. ; BARBOSA, B. S. ; MEURER, M. . IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel: ?(Des)Continuidades do Pensar Geográfico?. 2017. (Outro).

5.
PIRES, C. L. Z. ; SUERTEGARAY, D. M. A. ; SILVA, C. A. ; ROSA, L. M. ; BARBOSA, B. S. . XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2017. (Outro).

6.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . IV Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Políticas educacionais - Formação e identidade docente. 2016. (Outro).

7.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. ; MARTINEZ, C. A. F. ; SPIRONELLO, R. L. . III Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Espaço escolar, possibilidades e vivências. 2015. (Outro).

8.
ROSA, L. M.; DIAS, L. C. ; SPIRONELLO, R. L. . II Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Perspectivas atuais e formação docente. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Proficiente em inglês pelo Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ITP 2017. / Aprovado no Teste de Competência em Leitura em Língua Estrangeira - Espanhol (TCLLE) CaExt/UFPel 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:46:45